CERTIDÃO DE NASCIMENTO - RIO DE JANEIRO

2

Comentários

  • editado November 2020

    @EMILIO_SALGUEIRO , sim, precisa da certidão Inteiro Teor. Nada é aceito em substituição.

    Não vão aceitar a certidão de Batismo porque em 1930 já existia o Registro Civil no Brasil.

    Os livros de 1930 das Circunscrições do Rio de Janeiro não estão indexados no Family Search;

    Creio que você vai precisar folhear um por um , a partir de 26 de novembro!

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTZS-3PP?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79SR-SWN2'

    Entre em cada circunscrição e folheie os livros a partir de novembro de 1930. Os Cartórios têm má vontade de fazerem essas buscas. Também tem que considerar que pode ter havido um registro tardio!

    Quem sabe um dos gênios em achar documentos aqui no Fórum, @Kleber Silva Aguiar e @Guilherme Moreira possam ajudar?

    Eu sou muito inexperiente nessas buscas, embora já tenha achado uma avó nascida em 1580 em Portugal!!!

  • OLá @Leticialele .

    Bom dia.

    Muito obrigado pelas dicas, vou tentar esse link que mandastes.

    Alô, alô,  @Kleber Silva Aguiar  e  @Guilherme Moreira @Guilherme Moreira.

    Se puderem me ajudar nessa empreitada serei muito agradecido, pois não estou conseguindo localizar a Certidão de Nascimento de meu pai ANTONIO SALGUEIRO.

    No aguardo pela força.

    Atenciosamente,

    EMILIO SALGUEIRO

  • @EMILIO_SALGUEIRO

    casamento dos pais Joaquim e Eridita https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-YWNL

    chegou a pesquisar nos arquivos da 7ª circunscrição?

    sabe se Antônio tinha irmãos?

  • editado November 2020

    @Kleber Silva Aguiar

    Olá Kleber.

    Boa Noite...

    Olha só o , muito obrigado pelo esforço companheiro. Muito mesmo.

    O casamento de Joaquim e Eridita tá safo.

    Quando o meu avô JOAQUIM SALGUEIRO (português) casou, ele deu o endereço da Rua dos Coqueiros 55, Bairro Catumbi, e realmente esse bairro faz parte dessa freguesia do 7º RCPN, que é da antiga 5ª Pretoria. Pensei nisso também, que eles morando lá no Catumbi, meu pai teria nascido lá e se registrado lá, 7º RCPN. Mas, não foi bem assim...Infelizmente.

    Acontece que minha filha Carmella esteve lá e pediu buscas e veio NEGATIVO.

    Kleber Silva Aguiar...Valeu mesmo.

    Mas, tenho que tentar e não posso desanimar. Agora mesmo estou vasculhando a 3ª Pretoria /1º Ofício, que hoje é o 3º RCPN.

    Sei que vai dar certo, eu aqui e mais pessoas que nem você me ajudarão. Tenho certeza de que conseguiremos.

    Receba um forte abraço e minhas sinceras considerações.

    Mais uma vez, o meu muito obrigado.

    EMILIO SALGUEIRO

  • @EMILIO_SALGUEIRO , o livro da 7ª Circunscrição está dificílimo de ler, muito claro! Só com muita paciência !!

  • editado November 2020

    Olá @Leticialele

    Boa Noite.

    Ainda não vi o da 7ª, eu vi o que eu tinha esperanças de encontrar, o da 6º Circunscrição que hoje é o 3ºRCPN, e que foi onde ele nasceu.

    Mas, no Governo do Getúlio Vargas, com o advento do Decreto 19.710 de 18/02/1931, fez uma correia danada aos cartórios para se fazerem os registros atrasados, haja vista, que se fazia sem MULTA por força do Decreto. A pessoas nascidas no território nacional, depois de 1 de janeiro de 1889 , seja qual for a idade.

    Então por exemplo: cidadão nasceu na rua tal ,número tal, bairro tal, pertencente a freguesia tal...Mas demorou a ser registrado, e nessa caminho de tempo os pais se mudaram para outro bairro, outra freguesia. Então registrou o filho(a) no cartório daquela freguesia. Pois essa era a exigência contida no Decreto. Aíííííííí, se nasceu aqui, mas depois foi morar lá, registrou lá.

    Mas, vamos conseguir....Fé.

    Muito obrigado @Leticialele ..O @Kleber Silva Aguiar também já deu uma força...

    Abri uma outra frente, a de encontrar o nascimento da minha tia, irmã de meu pai. Se eu conseguir, terei o endereço de onde ela nasceu, a freguesia, e também a freguesia ponde foi registrada.

    MAFALDA LONGO SALGUEIRO

    Filha de JOAQUIM SALGUEIRO e ERIDITA LONGO SALGUEIRO

    Data Nascimento: 14/12/1933 , acho que a data do registro é 14/01/1934..Beneficiada pelo DECRETO...

    Tenha uma boa noite.

    EMILIO SALGUEIRO

    @EMILIO_SALGUEIRO



  • Olá @Leticialele

    Boa Noite.

    Andei pesquisando o Livro da 7ª Circunscrição.

    É confiável apenas pesquisar pelos Índices de Nascimentos ???

    Pesquisei no Índice de Nascimento 1930, Out-1931, Jan

    Foi nessa época que papai nasceu, 1930 e possivelmente registrado até 1931.

    Mas não vi o nome dele lá.

    Vou ver o Índice da 6ª Circunscrição, pena que o Índice de Nascimentos (Certidão) só vai até 1929. E ele nasceu em 1930.

    Vou olhar Certidão por Certidão que tem até agosto 1931

    Abraços

    @EMILIO_SALGUEIRO

  • Olá @Leticialele ! Boa noite!

    Estou com um problema parecido com o dos colegas. Já pedi buscas no 8º RCPN e eles dizem que não há o registro. No familysearch, os livros deste Cartório só vão até 1930 e meu avô nasceu em 1931, na rua Dr. Catrambi, no Alto da Boa Vista.

    Diz a única irmã dele ainda viva que ele nasceu em casa, mas ela certamente ouviu essa história. Ela tinha 11 meses de vida quando ele nasceu.

    Já verifiquei também no site do TJ-RJ e no Detran. Nada.

    Tenho o casamento dele, 4º RCPN. Pedi buscas por lá e nada também.

    Tenho o certificado de reservista dele. Em último caso, posso tentar no Exército Brasileiro, mas não sei se essa busca é efetiva. Alguém aqui já tentou busca por lá?

    Há alguma outra fonte de pesquisa? Alguém pode me ajudar?

    Seguem os dados.


    Nome: Walter Anjo Lopes

    Data de nascimento: 10/04/1931

    Pais: Claudio Filgueira Lopes / Cassalina Anjo Lopes.

    Muito Obrigado!

  • editado December 2020

    @Eduardo Lopes Cavalcanti , os livros do 8º RCPN no Family Search, infelizmente, só vão até 18 de fevereiro de 1931 e não estão indexados!

    Já tentou pedir ajuda à Corregedoria? O pessoal daquele Cartório é extremamente antipático, Não salva um!!

  • @Leticialele A Corregedoria pode ser uma boa solução. Vou procurar saber como fazer.

    Por enquanto, eu pedi buscas também no 7º RCPN, pois localizei o batismo dele no Catumbi, o que eu achei estranho.

    Como a família se mudava muito, tudo é possível. Mas a irmã que está viva, que era a mais velha, nasceu em Laranjeiras e o registro dele não está no 4º RCPN.

    Você sabe se os livros seguintes ao que se encerra em 18 de fevereiro de 1931 estão microfilmados com acesso na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Pode ser um caminho, ainda que perigoso em tempos de pandemia.

  • editado December 2020

    @Eduardo Lopes Cavalcanti , não sei se os livros após fev 1931 foram digitalizados!

    Esse trabalho dos mórmons é fabuloso, amo! O problema são os Cartórios brasileiros! São de uma desorganização única!! A única coisa que importa para eles é ganhar dinheiro. O link para consultar todas as Circunscrições no Family Search é:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69D7-TFZ?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&wc=9GY8-7MH%3A113334201%2C149603201%2C151052101&cc=1582573'

    Dá para abrir cada uma e ver até quando vão os livros de nascimentos!

    E tem que folhear porque há vários não indexados, Eu costumo pesquisar a partir da data de nascimento de quem estou procurando.

  • @Eduardo Lopes Cavalcanti

    chegou a pesquisar nos arquivos do AN da 4ª Pretoria na freguesia da Glória e Coração de Jesus?

    registro da irmã Maria


    http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

  • @Kleber Silva Aguiar , como se faz pesquisa no AN? Fiz cadastro lá e nunca consegui achar nada! Acho que tem que escolher o Fundo, e não sei como se faz! É muito complicado!!

  • @Guilherme Moreira Muito obrigado! Ela é a irmã que está viva e que nos dá as informações. A certidão dela é a única dos 4 irmãos que está no Familysearch. Inclusive, o nome da minha bisavó está errado nesta certidão. Como na certidão de casamento do meu avô Walter o nome dela está correto, não levei isso em conta. O que consta na certidão da Tia Maria é o nome de solteira da mãe dela.

  • editado December 2020

    @Kleber Silva Aguiar Muito obrigado! Como é que faz para pesquisar no AN? Tem como ver os registros do 8 RCPN no AN? Acho que isto já resolveria.

  • @Leticialele O AN já me atendeu por e-mail certa vez. Eu pedi o prontuário do meu bisavô para tentar descobrir de que local da Espanha ele era. Me enviaram depois de alguns meses uma resposta me perguntando se eu queria cópia e informando o valor para envio pelos correios. Infelizmente, no prontuário ele havia informado "Espanha", como em todos os outros documentos. Fui descobrir apenas quando localizei o casamento religioso dele. Lá constava o local de batismo. Uma pequena aldeia da Galícia, província de Ourense. Mas a certidão dele, já está ok para a transcrição do casamento. Nosso foco agora já são os documentos para a atribuição para a minha mãe e tia.

  • @Leticialele Realmente, o atendimento do cartório do 7RCPN é muito bom. Estou aguardando apenas o prazo que me deram, caso não resolva, vou realmente na Corregedoria. Infelizmente, parece ser a solução. Para a minha sorte, minha mãe não está registrada neste cartório, mas minha tia está (nascimento e casamento) e meu primo, que está fazendo as pesquisas junto comigo, passará por esta mesma dificuldade.

  • @Leticialele Descobri como faz para abrir os livros no Arquivo Nacional. Você tem que ter o Código de Referência para usar no campo "Fundo" da pesquisa do SIAN. Por exemplo: BR RJANRIO 6Q é o "Fundo" para a antiga 5ª Pretoria da Cidade do Rio de Janeiro.

  • @Eduardo Lopes Cavalcanti

    Ola, eu ja fiz pesquisas so SIAN e para acessar os livros não é tão complicado.

    Vai na aba favoritos e busca registro civil (ou algo assim). Ai todos os livros estarão disponiveis (nem sempre completos) de 1929 a 1960.

  • @Eduardo Lopes Cavalcanti , @guimoss , muito obrigada!!!

    Estou montando a árvore genealógica da família. Em Portugal, já achei até os oitavos avós, nascidos em 1695. No Brasil, não acho nada!

  • Olá, @Leticialele! Estou com um problema similar ao discutido aqui. Hoje dei entrada para busca da certidão de nascimento da minha avó no 3º RCPN do Rio . Dela eu tenho a certidão de casamento (emitida pela 8º RCPN) e também tenho a certidão de casamento dos pais dela (emitida pela 6º RCPN / atual 3º).

    Tenho buscado pelo FamilySearch e não encontrei resultado indexado. Estou de olho na antiga 7º RCPN (atual 11º), região onde moravam, mas não consta os livros após 1920.

    Nome: Mariana Gomes Cereja

    Data de nascimento: 16/09/1926

    Pais: João Lopes Cereja Sobrinho / Germana Martins Gomes Cereja

    Qualquer ajuda é muito bem-vinda!

    Obrigado! :)

  • @Leticialele Uma dúvida, caso não consigamos localizar por nenhum meio a certidão de nascimento do meu avô, haveria algum meio de suprir essa falta documental no processo de atribuição de minha mãe?

  • @Eduardo Lopes Cavalcanti , se o avô é o filho do português, a certidão de nascimento dele é fundamental para o processo!

  • Boa noite. Voces poderiam me ajudar? Qual a validade de uma certidão de nascimento e casamento brasileira, inteiro teor e apostilada? o que aconteceu é que minha mae está solcitando a nacionalidade portuguesa por ser filha de pai portugues, declarante o pai, sobrenomes e nomes corretos, papelada devidametne enviada a Tondela em Agosto do ano passado 2020. Eu ahcei que seriam rapidos e fiz a minha documentação tbem. Não recebemos nada de Tondela ainda.....será que terei que refazer as minhas outra vez? Obrigado pela ajuda.

  • editado February 2021

    @mramazzina

    Documentos brasileiros valem por 1 ano entre a emissão no cartório e a numeração do processo em PT.

    Na prática, se a certidão completa mais de 9 meses, você deve considerar pedir outra. Até 10 meses ainda pode tentar, se mandar por DHL. Eles podem demorar 4-6 semanas pra numerar, e tem o tempo de trânsito dos documentos. Ficaria no limite. Você não vai querer cair em exigência antes mesmo de começar o processo.

    Seu pai deve demorar 20-30 dias para completar, se não houver exigências.

    Você devia incluir na planilha para acompanhar. Use o FILTRO para selecionar somente os processos de maiores (todos exceto grátis), clicando no funil da coluna "I" e em "OK". Verá que os Despachos de aprovação devem acontecer em 1 semana, e concluir até o final do mês.

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.