Consulado do Rio de Janeiro- agendamentos

12467

Comentários

  • Poxa, não aparece nenhuma data para Cartão Cidadão...


    Será que só ano que vem ?

  • @PJSouza tem que ficar olhando todo dia basicamente toda hora rs eu marquei pra minha mae, abriram datas pro fim de agosto no dia 06/08 as 10h40 +- e essa semana dia 19/08 as 12h55 abriram pra vagas em setembro

  • Eu estou um pouco desesperado pois eu tenho uma oferta de emprego e minha cidadania chegou agora semana passada.

    Será que falando no consulado eu consigo algo ?

    Alguém aí tem alguma vaga para agora e gostaria de trocar ? Eu tenho marcado para Outubro.

  • @PJSouza , vá para Portugal com o assento de nascimento e tire os documentos lá OU

    mande um email para o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, ouvidoria.cgrio@mne.pt, explicando seu caso e solicitando um encaixe. Se for possível, eles atenderão. O Chanceler de lá, Eng. Abílio, é muito gente boa!

  • Alguém saberia dizer se ainda estão realizando a transcrição do casamento no mesmo dia no consulado do RJ?

  • Foristas...Há pouco o consulado do Rio abriu agenda para cartão cidadão para o dia 16/11/2020. Quem precisa, corre lá. Agora são 13:52hr

  • @Jeanette , mto obgda pela dica, consegui agendar o CC para o meu pai no dia 16/11!!

  • viviassumpcaoviviassumpcao Member
    editado October 2020

    @PJSouza

    Envia um e-mail pedindo encaixe para agendamento.cgrio@mne.pt. Anexaria a proposta de emprego para justificar a urgência. Eles são atenciosos e tenho certeza que te ajudarão a encontrar uma vaga em um dia próximo! Os dados que eles pedem são:

    "Mas, se tiver urgência, poderemos tentar lhe encaixar, usando a taxa prevista em lei. Para isso informe os dados (nome completo, data e local de nascimento, CPF, número do cartão de cidadão e data de validade do mesmo, e telefone de contato) assim como o tipo de serviço pretendido e o motivo da urgência, para lhe encaixarmos para uma data próxima."


    Horário de marcação:

    Atualizando sobre os horários que abrem vagas, entrei todo dia as 6:00h e não encontrei nada, no dia 22/10 (quarta-feira) entrei às 14h e tinha 3 dias livres em novembro (9, 10 e 11). Em resumo, não tem um horário e dia específico para abertura de vagas, o jeito é entrar todo dia em horários diversos!

  • Pessoal, agora (11:24) há disponibilidade de agendamento para Cartão Cidadão no Consulado do Rio para o dia 19/11/2020. Abs!

  • Galera. nesse momento, 10.53, vagas lá para dois dias.

  • Prezados, finalmente saiu o registro meu e de minha irma, agradecendo a todos pelo apoio desse tempo todo, no total foram 1 ano e 6 meses.

    Agora precisamos dar entrada no pedido do cartão cidadão pelo consulado do Rio de Janeiro só que infelizmente a pandemia veio devastar muitas famílias inclusive a nossa, pois perdi meu cunhado para a Covid 19 e agora preciso mudar o estado civil de minha irma para viúva, gostaria da ajuda de como proceder? e quais os valores para o cartão cidadão e passaporte.

    Grata desde sempre! sorte e união a todos

  • @jaqueline amaral , lamento por sua perda.

    O Consulado do Rio tem aberto vagas em qualquer dia da semana, em qualquer horário.

    Você tem que ficar consultando diariamente!

    Mês passado consegui vaga para minha filha hoje, 11/11.

    Sua irmã já transcreveu o casamento em Portugal? Pode transcrever tanto o casamento quanto o óbito do marido no Consulado, pelos Correios, antes de fazer o cartão cidadão e já ficará com o estado civil atualizado. O cartão cidadão vale por 10 anos, o passaporte, por 5.

    Para a transcrição de casamento:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    Para averbação do óbito do marido:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a"

    Quanto aos custos, aqui está a tabela de emolumentos.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tec112020.pdf"

  • Olá amigos! preciso de ajuda. Tenho dúvida se faço a emissão do CC ou não. Pois , não pretendo a curto prazo morar em Portugal, somente visitar. A não emissão do CC implicaria em alguma dificuldade de passar na emigração?

  • @ciça , somente depois de obter o cartão cidadão você pode pedir o passaporte português.

    Para viajar, atualmente, apenas com o assento de nascimento português, você só pode comprar passagem pela TAP, que conhece as certidões.

    Tem que entrar com seu passaporte brasileiro.

  • @ciça

    Imagine assim: num estado de excessão (como o que vivemos agora pela pandemia, mas também em situação de conflito e outras), o que vale é o documento na mão. Depois que a coisa ficou preta, tentar tirar o documento, não consegue mais.

    Antes da guerra, quem tinha documentos saiu do pais. Quem não tinha, sofreu. E quem não tirou, não conseguiu mais. Tem que tirar o documento enquanto está disponível, e mantê-lo válido.

  • editado November 2020

    Prezada @Leticialele, Quando demos entrada, a documentação de minha irma já era de casada, achei que não seria necessário a transcrição em Portugal? precisamos fazer?

    A documentação toda enviada foi a de casada, inclusive na certidão de Portugal esta com nome de casada, então não seria agora só a averbação do óbito?

    Desculpa tantas dúvidas...

  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado November 2020

    @jaqueline amaral @Leticialele

    Boa noite Jaqueline,

    Primeiramente sinto muito pela sua perda, também perdi familiares por COVID e só nós sabemos como é difícil.

    Marquei a Leticia porque a sua marcação saiu errada e ela não receberia a notificação.

    Quando o seu registro e o da sua irmã foram criados, vocês "nasceram" em Portugal. Ninguém nasce casado(a), então deve sim ainda realizar a transcrição de casamento e em seguida o óbito.

    Boa sorte pra vocês.

  • editado November 2020

    @jaqueline amaral , o @lucasmalafaia está certo!

    Sua irmã precisa transcrever o casamento e, se desejar, averbar o óbito do marido. Os Consulados do Rio (abrange RJ e ES) e de Santos (SP e MS) aceitam os documentos pelos Correios, e têm feito rapidamente.

    A transcrição de casamento custa 120 euros e a averbação do óbito é grátis.

    Entre todos os dias, pela manhã e à tarde, no agendamento do Consulado do Rio. Eles têm aberto vagas regularmente!

  • Boa Tarde

    Eu consegui realizar o agendamento para fazer o cartão cidadão no consulado do Rj no dia 15/12, mas confesso que estou com receio de ir por causa do aumento de números de casos de Covid 19 no Rio de Janeiro.

    Vocês saberiam me dizer como estão os protocolos de segurança no Consulado?

    Está muito cheio o atendimento?

    Desde já agradeço a atenção.

  • @Fernanda Cavallari , todos os cuidados estão sendo tomados no Consulado do Rio.

    Aferem a temperatura à entrada, colocam álcool em suas mãos. Só pode entrar de máscara. Há distanciamento entre as pessoas e não entra muita gente de cada vez.

    Se for de carro, há um estacionamento pago a poucos passos. Depois que passa a entrada do Consulado ( Rua São Clemente 424), há um Colégio e, ao lado, uma entrada para o estacionamento. Estive lá mês passado, fiquei de 10:30 às 13h e paguei 7 reais.

  • Bom dia, gostaria de avisar que tem vagas disponíveis no site para os dias 16 e 17 de dezembro. Acabei de agendar.

    E gostaria de saber o que é preciso levar no dia, já que no site não achei a informação. Se alguém puder me ajudar ficarei agradecido.

  • @Leticialele obrigado pela resposta rápida.

    Uma última dúvida, você saberia o valor do Cartão Cidadão? Sei que o pagamento é em débito, mas o valor eu não me recordo.

  • Boa tarde, pessoal!

    Estou tentando trocar a data do meu agendamento do cartão cidadão, e toda vez que clico na "agendinha", aparece a mensagem "Só é permitido remarcar o agendamento amanhã". Já está assim há 1 semana! Mais alguém nessa situação? Já até entrei em contato pela Ouvidoria, mas eles só podem encaixar para a mesma semana e ainda estou no aguardo da transcrição do casamento.

  • Boa tarde colegas!

    Há uma semana tentando marcar para fazer o cartão cidadão de meus filhos e não abre agenda. Fico entrando toda hora...

  • A emissão das certidões de nascimento de meus filhos atrasou 10 meses e com isso perdi os agendamentos.

  • @DIOGENES , consulte diariamente às 11h!

    Se não conseguir, mande um email para a ouvidoria e peça o agendamento, informando o nome e o CPF dos requerentes.

    ouvidoria.cgrio@mne.pt

    Eles reclamam muito porque muita gente agenda e não comparece!

  • @Leticialele obrigado. Vou fazer isso amanhã.

  • @lucasmalafaia @Leticialele , Obrigada Lucas e letícia. desculpe pelo erro, meus sentimentos tb por sua perda Lucas, momento muito difícil o que estamos vivendo. agora entendo sua colocação e de Letícia, Vou providenciar então a transcrição de casamento. demoro um pouco para responder devido ao trabalho. Só mais uma dúvida, è obrigatório a averbação do óbito..Agradeço a ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.