prova de vida e autenticação de documentos - preciso ir ao consulado?

Bom dia gente!

Pretendo dar entrada na nacionalidade do meu avô, que é filho de português e já tenho providenciei todos os documentos necessários:

  • Certidão de nascimento por cópia reprográfica (foto do livro) apostilada;
  • Certidão de casamento “inteiro teor” apostilada;
  • Certidão de nascimento do genitor português;

Ainda estou com dúvidas em relação a alguns pontos:

  • cópia autenticada e apostilada do RG (APENAS RG CIVIL, DETRAN OU IFP); //// a certidão do meu avô é de 2011, não consegui agendar uma mais recente por conta da pandemia... Mas tem menos de 10 anos, será que daria problema?
  • Prova de vida (escritura) / documento obrigatório para o filho do português com idade acima de 70 anos ; //// essa prova de vida pode ser feita em cartório? teria que ser específica para a atribuição de nacionalidade ou basta ir no cartório e pedir uma certidão declaratória de que ele está vivo? Pergunto isso porque moramos longe da capital e nesse momento seria muito difícil e arriscado de levá-lo até lá.

Quando ao formulário I-C A ser preenchido:

  • A assinatura poderia ser reconhecida também por cartório? nesse caso seria preciso apostilar? Estou na dúvida porque vi muita gente falando sobre reconhecer essa assinatura no consulado, mas como disse, vai ser difícil para a gente agora.

Desde já agradeço por qualquer ajuda, qualquer informação e conselho que puderem me dar em relação a esses pontos!!!

Comentários

  • @maylimac ...PV pode ser feita em Cartório...Até o momento...Só tem sido necessária a PV feita pelo consulado se o processo for enviado para o ACP...

    Passe uma "Vista D'olhos" nessa discussão para começar a compreender melhor sobre o assunto...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13497/prova-de-vida/p3

    Para saber a configuração correta dos documentos precisa saber para onde vai enviar seu processo...Lendo as 5 últimas páginas do tópico de Atribuição pelo ACP você encontrará essas informações postadas várias vezes...Dando a você uma boa ideia sobre o assunto...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p872

    Se mesmo depois de ler pelo menos as páginas mais recentes dos tópicos indicados suas dúvidas persistirem...Pergunte lá mesmo...Assim as respostas direcionadas a você servirão para outros foristas...!!!

    MUITO IMPORTANTE...Documentos e procedimentos para a instrução de processos pelos CONSULADOS SÃO DIFERENTES daqueles necessários quando se envia os processos pelos correios direto para uma CONSERVATÓRIA...

    NÃO MISTURE AS COISAS...!!!

  • muito obrigada! @Nilton Hessel !!!!

Esta discussão está fechada.