Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô português

Pessoal, boa tarde!!

Eu preciso muito encontrar a certidão de nascimento do meu avô português, mas eu não acho de jeito nenhum.

O nome dele é Benjamin dos Santos, filho de Abel dos Santos e Clementina dos Santos, nascido em 20/jun/1911, no distrito de Viseu.

Eu já tentei de tudo e não sei mais o que fazer :(. Alguém pode me ajudar, por favor?

Eu também sei o nome dos avós dele e dos outros irmãos portugueses.

«1345

Comentários

  • Olá @MarcosPimentel

    Sabe se Benjamin tinha irmãos?

    Talvez a emigração da família https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1320775

  • Meu Deus, eu estou até nervoso aqui, porque sem sombra de dúvidas são eles mesmo. Muito obrigado! Eu procuro isso há uns 4 anos já, mas eu vi que o documento foi postado em 2019. Não sei como agradecer. Se eu puder contribuir com algo, por favor, me fale.

  • @MarcosPimentel

    Talvez os processos para casamento e naturalização do irmão ajude

    http://arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=160

    Ficha: 63929 / Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)

    Assunto: Habilitação para casamento de Carlos dos Santos e Olivia Domingos Coelho

    Ano Inicial: 1929 / Número: 2534 / Maço: 221 / Gal: A


    No registro de óbito do irmão Carlos cita que foi naturalizado brasileiro https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77P4-4C2M

    http://arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=17

  • Como faço para conseguir a segunda via da certidão de nascimento de meu avô português, Bernardino Corrêa de Noronha ???

  • @Cristinavn

    Veja com "seu primo" se pode ajudar https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/216932#Comment_216932

    A emigração do Bernardino, se esse passaporte tiver emissão após 1905 há chances de ajudar com informações http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

    ID 19826 / Bernardino / ID Titular 28142 / Libânia da Silva Gonçalves / Filho / 5/ Masculino / Solteiro

    ID 28142 / Libânia da Silva Gonçalves / Cinfães / Cinfães / Franicsco da Silva Lobão / &bnsp; / &bnsp; / 35 / Rio de Janeiro / Casado

  • Obrigado, @Kleber Silva Aguiar!

    Eu já consegui identificar a certidão de nascimento da irmã mais velha dele. Infelizmente, por conta do ano de nascimento, não tinha registros dele no site Tombo, mas eu já mandei e-mail para a conservatória correspondente para solicitar sua certidão.

  • @Cristinavn

    Assento número 5 do ano de 1899, freguesia de Moimenta, concelho de Cinfães:

    https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=16685&FileID=183835

  • Senhores, boa noite!

    Preciso de ajuda para localizar a certidão de batismo de Fernanda da Conceição. Nascida em 05.06.1909 em Lisboa e batizada na igreja de São Cristóvão e São Lourenço em Lisboa. O nome da mãe é Maria Augusto, embora esse seja do segundo casamento, e o pai ignorado.

    Vasculhei tudo e não encontrei nada, na verdade é uma tentativa de achar o concelho da mãe, Maria (Augusto) ou de seu marido Acácio Augusto que são avós do pai de um amigo.

  • @Marcelo_Livreiro

    Você trabalha em escritório e/ou presta serviço de assessoria para processos de nacionalidade?

  • @Kleber Silva Aguiar não trabalho com isso, sou engenheiro e apenas um curioso tentando ajudar os amigos.

    Meu avô faleceu durante a gestação de meu pai e minha avó casou de novo, as memórias de meu avô ficaram perdidas. Portanto, eu sabia não nada da origem paterna portuguesa de meu pai e por conseguinte, da minha.

    Até que em 2018 resolvi pesquisar. Tinha 3 informações que meu avô era de trás os montes, o nome dos meus bisavós de meu pai e o nome do meu avô. Fui pesquisando, apesar de todos falarem que era uma agulha no palheiro, mas em um golpe de sorte e ajuda dívida achei o inventário de minha bisavó e fui desenrolando o fio da meada.

    Descobri primos no Brasil, em Portugal e hoje sou o maior conhecedor da história da família, isso me aqueceu o coração e a alma. Por isso, tento dividir o pouco que sei com amigos.

    Acaba que as vezes dá certo e um pede para ajudar a outro e vou tentando.

    Só que isso foi virando uma cachaça, que me dá prazer imenso em pesquisar.

    Bem espero ter esclarecido sua dúvida.

    Por fim, não posso deixar de registrar que admiro sua capacidade de encontrar informações sobre as pessoas.

  • Confrades, boa noite !

    sera que alguém consegue me auxiliar em minhas buscas, continuo tentando ajudar um amigo, mas as buscas se mostram infrutíferas.


    será que alguém tem uma orientação para ajudar ?

    Vou postar o cado novamente.

    Preciso de ajuda para localizar a certidão de batismo de Fernanda da Conceição. Nascida em 05.06.1909 em Lisboa e batizada na igreja de São Cristóvão e São Lourenço em Lisboa. O nome da mãe é Maria Augusto, embora esse seja do segundo casamento, e o pai ignorado. 

    Vasculhei tudo e não encontrei nada, na verdade é uma tentativa de achar o concelho da mãe, Maria (Augusto) ou de seu marido Acácio Augusto que são avós do pai de um amigo.

  • @Kleber Silva Aguiar , boa tarde !

    Desculpe não responder antes, mas não estou recebendo ou enviando mensagem inbox. Não aparece mais essa opção para mim desde as mudanças recentes. Achei que tinha sido revogado para todos, mas vejo que o problema é apenas comigo.

    Interessante, não conheço essa pessoa, vou perguntar meu amigo, se conhece esse parente, mas creio que não.


    Muito obrigado!

  • @Kleber Silva Aguiar , boa tarde !

    Consegui acessar a caixa de mensagens, vi as informações. Fico cada dia mais impressionado com sua capacidade em encontrar essas informações.


    muito obrigado em meu nome e da família de meu amigo que estão exultantes, eles perderam a matriarca esse mês e de certa forma, essa notícia trouxe um acalanto a eles.


    Muito obrigado e forte abraço !

  • @Marcelo_Livreiro peça ao @Admin se ele pode dar uma olhada pra por que seu INBOX não funciona. (ele já vai ler essa aqui)

  • Boa noite a todos,

    preciso muito de ajuda.

    relendo a certidão de casamento do meu bisavô,

    descobrimos que ele é natural de moinhos ( ilha de são miguel )

    mas nao consigo achar nenhum meio de solicitar pesquisa pelo arquivo distrital .

    alguém conseguiria me ajudar a localizar o nascimento ???


    segue os dados

    João malheiro da graça

    nascido: 26/01/1899 ( moinhos - ilha de são miguel )

    Pais : antonio malheiro nascido em : 20/02/1841 

    maria da graça nascida em : 10/03/1858


    desde ja muito agradecida

  • Olá @ingridyviolante

    Onde conseguiu a informação "ilha de são miguel"?

  • @Kleber Silva Aguiar , boa noite!

    perguntei ao meu amigo, ele cu soltou os familiares e não conhecem aquela pessoa da consulta que vc perguntou se eu conhecia.


    interessante que se aqueles dados Daquele consulente estiverem certos, os pais vieram para o Brasil antes da filha, pois qd ela chegou, eles já haviam casados e tido dois filhos.

    Mais uma vez obrigado !

  • @gandalf , boa noite !

    Dei uma fuçada na minha conta e consegui acessar a caixa postal, não queria abrir, mas depois de algumas tentativas funcionou.

    Agradeço pela gentileza e preocupação.

  • Ola

    kleber, através do registo de casamento do meu bisavô , diz que ele é natural de moinhos , pesquisei sobre o lugar e cheguei Pelo documento ele é de Moinhos, Ilha de São Miguel nos Açores.

    mas não consigo achar nada sobre arquivo distrital pra pedir pesquisa ou até mesmo solicitar o nascimento .

  • @ingridyviolante

    Sabe se João tinha irmãos e os nomes?

    Sabe detalhes da emigração? ...idade, data, veio só ou com parentes, etc

  • @Kleber Silva Aguiar bom dia !

    a família não sabe nenhuma dessas informações.

    nessa certidão de casamento do meu bisavô diz a data de nascimento dos seus pais , não sei se ajuda em algo.

    João malheiro da graça ( meu bisavô ) nascido :26/01/1899 ( chegou ao Brasil sozinho )

    pais : antonio malheiro ( meu trisavô ) nascido 20/02/1841

    - maria da graça ( minha trisavó) nascida 10/03/1858.

    acredito que todos sejam desse lugar

    chamado “ moinhos “ tanto o nascimento , quanto ao casamento dos meus trisavós .

  • @Kleber Silva Aguiar , procurei no Google e achei, na Wikipedia: " https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_S%C3%A3o_Miguel

    "A Praia dos Moinhos está localizada na freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira GrandeIlha de São MiguelAçores."

    Também tem Praia dos Moinhos em Alcochete.

    Não sei se isso ajuda, mas como você é expert no assunto...

  • @Kleber Silva Aguiar desculpa pelas mensagens , mas a família está mandando áudios em partes .

    joao malheiro da graça chegou ao brasil

    com 26 anos ( 1925 - Porto do Rio de Janeiro )

  • @Kleber Silva Aguiar a família diz que o bisavô afirmava que era de Braga .

    então todos dizem que eu ele é de Braga porque ele contava para todo mundo .

  • Bom dia, estou procurando incansavelmente o assento dos meus bisavós portugueses, consegui encontrar do meu bisavô Marcellino, mas o da minha bisavó não consigo encontrar, solicitei ao cartório que eles se casaram a habilitação do casamento, entretanto só consta:

    Vangelina de Jesus Oliveira data de nascimento:10/11/1900 ou 10/05/1900 - na habilitação para o casamento traz a primeira data e na certidão de registro de estrangeiro traz a segunda data. Nesta certidão diz que ela chegou ao Brasil em 1908 acompanhada pelos pais.

    Funchal - Ilha da Madeira

    Filha de Manoel de Oliveira e Francisca da Incarnação


    Alguém poderia me ajudar?

  • Olá para todos!

    Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com a minha pesquisa. Estou procurando a certidão do meu bisavô, mas não estou tendo sucesso. Estamos procurando para dar entrada no processo do meu pai.

    Nome: ANTÔNIO JOAQUIM DOS SANTOS

    29-07-1885 // 12-09-1975

    Registro Estrangeiro RG 613-539 - 27-075

    pais: José Paulino Rodrigues dos Santos e Ana Teixeira

    Esposa:

    Maria Emília Correia Dias dos Santos (mas na certidão do meu avô está só como Maria Emilia Santos)

    Local de Nascimento:

    Trás-os-Montes (mas não sabemos o concelho ou freguesia)

    Sabemos que ele chegou no brasil no Rio de Janeiro no dia 18/10/1907.


    Agradeço qualquer ajuda,

    Abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.