Cartão cidadão e passaporte

RetnaRetna Member
Bom dia. Fiz a minha cidadania por acessoria. Fui casa e me divorciei em cartório, mas mudei o nome quando fui casada e voltei a usar o de solteira. Tive uma filha do meu segundo relacionamento que eu não casei. Já tirei a cudadania dela. A acessoria me orientou a transcrever o meu casamento para tirar o cartão cidadão o que já está em andamento. Já marquei para fazer o cartão cidadão. Alguém pode me responder se eu posso no dia falar que sou solteira visto que uso no Brasil nome de solteira mesmo em andamento a transcrição do meu casamento em portugal? Acho que a acessoria me orientou mal! Visto que eu e minha filha já temos cidadania. Talvez não fosse necessário transcrever meu casamento. Alguma luz?
«13456731

Comentários

  • @Retna no requerimento de pedido de cartão cidadão e passaporte vc tem que colocar seu estado civil atual ou seja : divorciada. Não é obrigatória a transcrição de casamento para pedir cartão cidadão e passaporte.
  • Boa noite!
    Por favor , alguém sabe o valor para requerer o passaporte?

  • @Ana Lúcia Garcia,

    veja nos sites dos consulados, se estiver no Brasil.
  • Pessoal, boa tarde,

    Aproveitando o tópico, algumas perguntas:

    1 - Quando agendamos o Cartão Cidadão no site, onde colocamos o pedido de urgência? É feito na hora, junto ao atendente?

    2 - O pagamento é feito na hora? No site tem a opção "imprimir boleto" mas não tem nada para clicar.

    3 - No site do consulado diz que são necessárias duas visitas para tirar o cartão cidadão e que "Ambas as visitas ao Consulado devem ser previamente agendadas." A primeira, ok, já está agendada. A segunda é feita na hora junto ao atendente, ou terei que entrar no site novamente para agendar?



  • @Luis qual consulado vc está querendo solicitar os docs? SP ou RJ
  • @Vlad Pen,

    Estou no RJ.
  • @LuisCarlos, já olhou as instruções no site do consulado. Me parece que no consulado do RJ o pgto. é feito por cartão de débito e não por boleto.
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    Oi @Vlad Pen, tem razão. Tem na página de agendamento de serviços sim.

    "O pagamento passou a ser efetuado por recurso a cartão de débito, na data do agendamento."

    Agora, sobre o pedido de urgência e o segundo agendamento, tem alguma informação?
  • @Luis Carlos..não tenho essa informação.
  • Obrigado @Vlad Pen. Caso eu consiga a informação, divulgo aqui. Abraço!
  • @Luis Carlos,
    No consulado do Rio de Janeiro, o pedido do urgência é feito na hora. Quanto a retirada do cartão e da carta pin, você pode confirmar isso, mas as últimas informações que tenho, (lidas no mural do próprio consulado, quando estive lá o mês passado), diz que tem que agendar,
  • @Mtrin, bom dia!

    Muito obrigado pelas informações!

    Saberia informar os prazos dos pedidos com e sem urgência?

    Vi no site de serviços do consulado, ao tentar agendar a entrega do cartão, a seguinte informação:

    "Os utentes que pretendam também agendar passaporte, não precisam agendar entrega de cartão de cidadão, que será facultado no dia em que vierem fazer o pedido de passaporte"

    Entendi que não preciso agendar a entrega do cartão cidadão, pois no dia agendado para o passaporte poderei retirá-lo. É correto meu entendimento?

  • @Luis Carlos,
    Está correto. No dia que for colher os dados para o passaporte, pode fazer a retirada do cartão. O agendamento da retirada do cartão é só para quem não vai fazer passaporte.
    Não sei informar os prazos. Se conseguir esta informação publique por favor aqui. Também tenho interesse.
  • @Mtrin,

    Beleza, informo sim. No site do consulado tem o seguinte:

    "Os utentes deverão agendar a entrega do cartão ou a solicitação de passaporte para uma data nunca anterior a 60 dias corridos após o seu atendimento no consulado, para pedidos normais, ou 40 dias corridos, para pedidos urgentes. Se agendarem em data anterior, estarão arriscando uma visita em vão ao consulado e a prejudicar outros utentes.

    Os prazos referidos são meramente indicativos, podendo sofrer alterações por motivos alheios ao Consulado."
  • @Luis Carlos,
    Meu cartão cidadão está agendado para 17/12. Qualquer informação que eu conseguir extra aviso;
  • Fiz o meu passaporte no consulado do RJ no dia 12/11. Não pedi urgência e o mesmo chegou em minha casa em apenas 6 dias corridos!
  • @Luis Carlos, respondendo sua pergunta (3): A primeira visita é para tirar a foto, biometria, levar os documentos, etc... a segunda é apenas para pegar o CC. Se você tiver com o passaporte agendado, você pode pegar o CC no mesmo dia. Caso não esteja, você agenda a retirada do CC. Mas só poderá fazê-lo após 60 dias da data em que você deu entrada para fazer o CC, se não me engano.

    (2) Só aceitam pagamento por débito.
  • EjohnEjohn Member

    Olá, pretendo tirar o Cartão Cidadão + Passaporte em Curitiba, alguém saberia informar quanto tempo leva em média entre o pedido e o recebimento dos documentos, sem taxa de urgência ? No site do Consulado-SP tem mensagem recomendando pedir com urgência pois os pedidos sem urgência não possuem prazo de entrega, porém são bem mais caros. Não tenho pressa, porém gostaria de saber quanto tempo demoraria em média o pedido sem urgência.

  • Bom Dia, depois de um ano de ter dado entrada na minha solicitação de atribuição de pai pra filha, saiu minha cidadania. Dei entrada pessoalmente na conservatória de Porto. A pergunta é: Vale a pena tirar o CC e o passaporte europeu? Vou ter vantagens pra viajar se tirar eles, ou um deles? Depois que me aposentar, que vai durar ainda uns 7 anos, tenho interesse de ir morar em Portugal.

  • Aline Matos

    Cartão do cidadão é o documento de identidade, como o RG brasileiro. Tem certa demora para receber pois é feito em Portuga e remetido para o Brasil. Mesmo o urgente costuma demorar pelo menos um mês para ser entregue e para fazer o passaporte você vai precisar dele.

    O passaporte é o documento para viagem, se pretende viajar para o exterior vai precisar dele. Vantagens do passaporte europeu, além, é claro, de passar pelas fronteiras da união europeia sem dificuldades você também não necessita de visto de turismo para os Estados Unidos, faz a solicitação do ESTA pelo site, paga uma taxa muito menor que o visto e tem entrada muito facilitada na imigração. Outros países também tem acordos para dispensa de visto para cidadãos europeus, vai depender de qual lugar você pretenda visitar. Passar na imigração também é muito mais rápido, na Europa você vai pra fila de cidadão europeu, que é muito menor que a outra, nos EUA também tem fila para cidadão europeu.


    Recomendo fazer o cartão do cidadão que tem validade de 10 anos.

    O passaporte peça um pouco antes de quando for viajar pois fica pronto em pouco temo, o meu demorou apenas uma semana, mesmo sem ser urgente. O passaporte tem validade de 5 anos

  • Olá bom dia, o assentamento do meu marido ficou pronto no final do ano passado. Ele ainda não foi fazer o cartão cidadão, pois moramos no interior e aqui não tem consulado. Ele tinha deixado pra se organizar pra ir esse ano, mas com a pandemia tudo se enrolou. A minha dúvida é, depois de quanto tempo que sai o assentamento ele tem que ir fazer o cartão cidadão?? Tem um prazo?? Pode demorar mais de um ano pra ele ir ao consulado fazer esse pedido???

    Estamos com medo dele demorar mto pra ir faZer o CC e dar algum tipo de problema.

    Obrigada Paula

  • @Paulampp , não se preocupe, não tem prazo! Ele pode fazer o cartão cidadão quando e se quiser!

    Se pretendem ir a Portugal, ele deve levar o assento de nascimento e dizer, na imigração, que está indo tirar o cartão cidadão e o passaporte lá.

  • @Leticialele mto obrigada pela resposta. Mas para dar entrada na aquisição da nacionalidade dos nossos filhos ele precisa estar com o cartão cidadão né?

    Pelo menos já ter dado entrada no pedido do cartão cidadão dele antes de mandar os documentos das crianças para Portugal? Ou pode fazer o pedido sem o cartão cidadão??

  • @Paulampp, processos feitos pelas conservatórias independem do cartão do cidadão. Os consulados exigem como uma maneira de obrigar os utentes a solicitar o documento.

  • Mto obrigada pela resposta. Já vou começar a papelada dos guris. Só eu vou ser a brasileira da família, vou ficar na fila da imigração sozinha kkkkkk . Parabéns aos moderadores do fórum. Respondeu minhas milhões de dúvidas. Obrigada ????????

  • @Paulampp, se os filhos forem menores de idade faça a transcrição de casamento e os processos dos deles por Tondela, processos de menores de idade tem prioridade lá. O processo dos menores é gratuito, vai pagar só a transcrição, por vale postal, 120 euros.

    Ficar sozinha na fila de imigração, de maneira nenhuma. Passam todos juntos pela fila de europeus. Os que já tenham a nacionalidade entram como portugueses e você como cônjuge. É importante levar os documentos que comprovem o que é informado, por exemplo, se não tiver o cartão do cidadão leve o assento de nascimento em papel, leve também a certidão de casamento, se já estiver com o casamento transcrito a certidão portuguesa é melhor ainda. Seu marido diz que está entrando no país com a família, você como cônjuge de cidadão tem direito a entrada no país.


    Veja a documentação necessária em para o processo dos filhos em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para a transcrição de casamento é idêntico ao explicado aqui http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    a única diferença se fizer por Tondela é o endereço para envio do vale postal que será o de Tondela e não o de Ponta Delgada.

  • @Daniel Henriques jura? Não sabia que podia ir junto na fila. Pra entrar em qualquer país da Europa ou pra entrada em Portugal? Ou poderia ir na fila de europeu com eles??

    Nosso casamento já está transcrito lá em Portugal. Ficou pronta no comecinho desse ano. Só tenho uma cópia simples. Mas acho que dá pra pegar no site on-line depois né?? Até pq não temos nenhuma viagem à vista pelos próximos meses com tudo isso que está acontecendo no mundo.

    Nossos filhos são menores sim. 16 e 11 anos. Pretendo fazer pro Tondela como já li por aqui. Inclusive fiz uma pergunta num outro tópico e não tive resposta ainda. O meu filho de 11 eu acabei preenchendo com o RG dele e só depois vi que não precisa. Tem problema mandar assim? Vou anexar o RG tb. Coloquei tb o estado civil deles, não sabia que não era pra colocar. Só descobri esse fórum agora ???????? oi acha melhor preencher um novo 1C?? Ainda não fui no cartório autenticar.

    Mto obrigada pela atenção

  • @Paulampp, eu preencheria outro formulário já que ainda não está com firma reconhecida. É um documento a menos para tirar cópia autenticada e enviar, um documento a menos para uma possível divergência e alguma solicitação.

    Quanto a fila do aeroporto, lembre que em Portugal eles tem como regra não barrar um cidadão do país, mesmo este não estando com todos os documentos (passaporte, cartão do cidadão), eles fazem a checagem da identidade com o documento brasileiro e conferem no sistema o registo português. Outros países não terão acesso ao sistema e, provavelmente, não terão a boa vontade de fazer alguma solicitação internacional para verificar a veracidade do que está sendo afirmado. É melhor não arriscar, nunca se sabe. Você passar junto com o restante da família acho que é válido em qualquer aeroporto, a família passa pela imigração toda junta.

    Você não deve ter dificuldade de passar na imigração na maioria dos países membros da comunidade europeia pois a maioria tem leis que permitem a residência do cônjuge juntamente com o cidadão europeu, não tem lógica poder residir no país mas ser impedida de cruzar a fronteira.

    Recomendo que confira no site oficial da União Europeia que os direitos e obrigações comuns ao cidadãos que são aplicáveis a comunidade estão lá, vale a pena se informar https://europa.eu

  • Bom dia a todos!

    Alguém que tenha pegado o cartão cidadão ou passaporte no consulado de santos ou São Paulo após a reabertura? Queria ter uma ideia de prazo, uma vez que a intenção é usá-los na Inglaterra antes do Brexit.

    Obrigado

  • @marco mota

    É imprevisível. Geralmente 2 meses, depois que você conseguir a marcação para ter o CC, e mais 20 dias para ter o Passaporte.

    Melhor ir diretamente a PT e solicitar no balcão. Você pode pedir urgência, e conseguir em 1 semana.

    Há alguns posts com as instruções, de antes da pandemia.

    "https://discourse.cidadaniaportuguesa.com/t/meu-relato-acerca-do-processo-de-atribuicao-pessoalmente/2349/677"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.