Cartão cidadão e passaporte

1356731

Comentários

  • caramba que sacanagem!!!

    Obrigado pelas informaçoes .

    Vou tentar entrar todos os dias sempre que possivel tb.

    Vc acha valido dar uma passada no consulado, ou é perda de tempo?


    Obrigado

  • editado September 2020

    @Ricardo Barbosa , se você tiver muita pressa, pode dar um pulo lá, pode ser que encaixem você em algum horário. Achei as pessoas lá bastante simpáticas!

    Vai gastar, no máximo, uma viagem ida e volta de uber...

  • @LucianaOCS Deve ser muita emoção receber o passaporte em casa, não?!!!

    Eu estou na fase um ainda rsrsrs Mas um dia ele chega rsrsrsr Bacana!!!!!!!

    Muito legal esse forum!!

  • @Natália Medeiros é isso mesmo!

    - a foto 3X4 é necessária para a sua inscrição Consular (fica no protocolo.com eles)

    Para o CC e PEP vc tira a foto na hora

    - o envelope comprei nos correios (chama-se envelope bolha Sedex). Ele tem o tamanho de metade de uma folha sulfite, vc já leva preenchido com teus dados no campo destinatário (*Não pode ser envelope comum de papel, tem que ser de plástico)

    - leve seu RG original

    - Não esqueça de imprimir o requerimento e a autorização para entrar no Consulado que vc vai receber por email (o código de Barras) se for no Consulado de São Paulo.

    Boa sorte!

  • @glcossalter é incrível a sensação de ter o teu "vermelhinho" em mãos!

    Logo mais é vc! Boa sorte!

  • @LucianaOCS


    Obrigada por responder!

    Ué, mas no site diz que é envelope que se compra em papelaria (que não seria do Sedex), PREFERENCIALMENTE de plástico...

    Estava pensando em levar o passaporte porque meu RG tem mais de 10 anos, e não sei se seria um problema p/ isso... de qualquer jeito, vc levou uma cópia também, né?!

    Não estava sabendo de autorização... eles mandam na véspera? Porque eu não receb nada até agora...

  • @Natália Medeiros sobre a autorização para a entrada no Consulado, eu recebi por email assim que agendei (vc receberá um email de serviços@......).

    Neste e-mail virá um link para vc imprimir, onde tem suas informações de agendamento e o código de barras que vc apresenta na entrada ao Consulado até para ter acesso ao estacionamento. Eles permitem a sua entrada em até 30 minutos antes do teu agendamento no estacionamento do Consulado. Se chegar muito antes, eles não autorizam a entrada... terá que aguardar ....

    Na papelaria não encontrei o envelope e optei por comprar na agência dos correios (eles não utilizam a DHL). Comprei o envelope de Sedex pequeno.

    Levei o RG original e cópia, mas não foi necessária a cópia. Creio que pode levar o passaporte porque nele tem a filiação. Na dúvida, eu levaria os dois! Rsrsrs

    Levei a foto e fiz o pagamento por cartão de débito na hora.

    Ontem chegou o passaporte da minha filha via correios.

    É tranquilo

  • @NiltonHessel

    Olá, obrigada pela ajuda!!!

    Ela preferia ter o nome de solteira nos documentos dela. O Consulado exige que faça a transcrição do casamento para obter o cartão cidadão? Se não exigir, e ela der entrada com o nome de solteira isso pode prejudicá-la em alguma coisa? Qual a finalidade do cartão cidadão? Ainda não consegui entender direito.

    Com relação ao meu processo, primeiro preciso fazer a transcrição? Tem alguma Conservatória que permite fazer tudo junto, a transcrição do casamento + minha cidadania?


    ..."Sua Mãe acabou de NASCER em Portugal..." hahaha adorei o comentário!!!!

  • editado September 2020

    O email que usei pra contatar o consulado de SP foi: duvidas.saopaulo@mne.pt

    Eu entrei em ctt primeiro por algum outro email que tava no site, e aí me orientaram a mandar msg pra esse endereço aí

  • @Futura portuguesa ...

    "...O Consulado exige que faça a transcrição do casamento para obter o cartão cidadão?..."

    Sim...O Consulado costuma exigir que se faça a Transcrição antes de emitir CC e PEP...Mas todos tem liberdade para tentar fazer diferente...No final...É o pessoal do Consulado que decide se emite ou não os documentos Portugueses de sua Mãe sem que a Transcrição tenha sido feita...

    "...Qual a finalidade do cartão cidadão? Ainda não consegui entender direito..."

    Cartão de Cidadão é o documento Português usado pelos cidadãos como documento principal de identificação...Seria o equivalente ao nosso RG...Porém o CC Português é um documento mais moderno e completo...Além do Número de identificação Civil...(RG)...Trás também NIF...(CPF)...Número da segurança social e Número de Utente da Saúde...Além de ter um Chip onde podem ser inseridas informações adicionais...

    O Cartão de Cidadão de sua Mãe NÃO É NECESSÁRIO PARA FAZER A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO NEM PARA FAZER SEU PROCESSO...!!!

    Se sua mãe não pretende viajar usando os documentos Portugueses ela NÃO PRECISA fazer CC ou PEP...Pois para fazer tanto a Transcrição do Casamento dela como o seu processo somente cópia simples do ASSENTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS DELA SERÁ NECESSÁRIO...

    "...Com relação ao meu processo, primeiro preciso fazer a transcrição? Tem alguma Conservatória que permite fazer tudo junto, a transcrição do casamento + minha cidadania?..."

    Quando a Nacionalidade Portuguesa vem da Mãe Portuguesa...(Não do Pai Português)...A Transcrição de Casamento é obrigatória...Sem concluir essa Transcrição do Casamento de sua Mãe em Portugal você não pode iniciar seu processo de Atribuição...

    "..."Sua Mãe acabou de NASCER em Portugal..." hahaha adorei o comentário!!!!..."

    Pois é...Parece brincadeira...Mas na verdade...Esses processos enviados hoje para Portugal devem seguir a mesma sequência dos Atos Civis do interessado quando esses foram originalmente registrados no Brasil...E muitas pessoas não compreendem isso...!!!

    Senão vejamos...:

    Sua Mãe não poderia ter se casado no Brasil se ela não tivesse uma Certidão de Nascimento Brasileira...Certo...?

    É exatamente a mesma coisa em Portugal...Com a emissão do Registo de Nascimento Português de sua Mãe...Ao final do processo dela...Ela NASCEU EM PORTUGAL...

    Se você é fruto de um casamento oficial de sua Mãe...(Ato Civil registrado em Cartório Brasileiro)...E essas informações constam de sua Certidão de Nascimento Inteiro Teor...Você só poderá NASCER EM PORTUGAL depois que sua Mãe se case lá...Daí a obrigatoriedade da Transcrição do Casamento...

  • Pessoal, entrei hj cedo (6h50) no site do consulado de SP e consegui antecipar meu agendamento do dia 29/10 pra semana q vem, dia 02/10!!!

    Não desistam! Entrem cedo no site que vcs vão conseguir agendar! Mta boa sorte a todos!

  • @Nilton Hessel

    Muito obrigada pelas explicações. Você é top! Como fazer a transcrição do casamento dos meus pais? Qual a melhor conservatória e documentos necesssários? Obrigada

  • @Futura portuguesa

    Na página do link abaixo...Encontrará a relação de documentos necessários mais de uma vez...Além de orientações complementares...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/225455/#Comment_225455

    Sorte...

  • Mandei email p/ consulado na sexta sobre a autorização e continuo sem receber nada, sendo que meu agendamento é p/ amanhã. Todo mundo recebe mesmo??

  • Fui no consulado hoje e não falaram nada sobre essa autorização... aliás, eu que tô acostumada c/ tudo tão rígido p/ cidadania, achei tudo tão de boa lá... e o cara que me atendeu foi super simpático! Perguntei sobre o local aparecer como Santos e ele disse que não tinha problema, falei do RG ter mais de 10 anos e ele disse que não tinha problema... e que inclusive podia levar a CNH como documento (no site só diz RG ou passaporte)!


    Só que eles passaram o dia sem sistema! Cheguei lá umas 15h30 e logo reagendaram todo mundo, porque o cônsul disse que o sistema não voltaria mais hoje. Eu dei sorte que era minha primeira visita, então deu p/ fazer (só não deu p/ deixar agendado o retorno), mas todo mundo que era retorno, voltou p/, casa de mãos vazias.

  • Só para constar

    Consulado do RJ:

    Cartão cidadão: Consegui agendamento no início de agosto pelo site para o dia 14/08. Entrei aleatoriamente durante o dia e tinham duas datas disponíveis com vários horários, agendei o meu e do meu irmão.

    Compareci ao consulado do RJ, fiz o pagamento no débito, tirei foto, fiz a digital e solicitei que quando estivesse pronto para solicitar o passaporte também.

    Na semana do dia 7/09 me ligaram informando que estava pronto o cartão cidadão e agendaram para o dia 25/9 para retirada e pagamento do passaporte.

    Fiz o pagamento do passaporte sem urgência no mesmo dia, colheram digitais e foto novamente e o passaporte chegou hoje, dia 02/10.


    Está bem rápido o processo, meu irmão solicitou com urgência acabou chegando junto com o meu que solicitei prioridade normal.


    Abs!

  • Bom dia pessoal!

    Estava querendo tirar meu cartão cidadão pelo consulado do RJ, mas sou casada e ainda não fiz a transcrição do casamento. Vocês sabem se eu vou ter que refazer o CC depois de transcrever ou não precisarei alterar?

  • @viviassumpcao , você pode fazer antes do casamento, mas aparecerá como solteira em Portugal. O cartão tem validade de 10 anos. Se, para você, não tem problema, pode fazer. Só que, do jeito que as coisas andam no Consulado do Rio, há tempo suficiente para você transcrever seu casamento antes de conseguir agendar um horário!

  • Olá pessoal.

    Alguém aqui teve a experiência nos dias atuais de realizar o processo do Cartão Cidadão + Passaporte em Porto-PT?

    Preciso realizar algum agendamento?

    Vi que eu poderia solicitar extrema urgência com um dia útil em Lisboa (53 euros CC + 100 euros Passaporte), porém, estou com duvida se consigo fazer o mesmo em Porto e com as circunstancias atuais.

    Grato pela atenção dos senhores(as).

  • @vitorfp , em Portugal há vários lugares onde você pode pedir o Cartão Cidadão.

    Veja aqui:

    https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao"

  • @Leticialele Verdade, está demorando demais. Mas estava tentando evitar a taxa da transcrição nesse momento com o euro nas alturas. Obrigada pela resposta!

  • @viviassumpcao , se não faz diferença pra você figurar como solteira em Portugal, deixa para fazer mais tarde!

  • Pessoal, esse link http://www.consuladoportugalrjservicos.com/public_html/exec está com aviso de domínio expirado. Alguém sabe se há outro link ou se faz muito tempo que isso vem ocorrendo?

  • Sim @Leticialele. Porém o link para agendamento é aquele ali em cima (é o mesmo que consta no site, ao clicar em agendamento). Está com aviso de domínio expirado.

  • zitzit Member

    Pessoal alguém esta conseguindo agendar o passaport em algum consulado do Brasil ? Em Santos precisamente...ta dificil eu não consigo agendar nada lá no sistema deles...help me

  • editado October 2020

    @zit , se você tem como justificar a necessidade de viajar para Portugal, mande um email para o Consulado, explicando a situação.

    Para fazer o passaporte, precisa primeiro do cartão cidadão.

    Outra alternativa é comprar uma passagem, pela TAP (Azul e latam não deixam embarcar) , com seu passaporte brasileiro e sua certidão portuguesa e tirar o cartão cidadão e o passaporte lá!

  • zitzit Member

    @Leticialele obrigado pela informação :)

    O cartão cidadão vai estar pronto agora na semana que vem, portando não consigo agendar o passaporte, como tenho uma grande justificativa para ir até lá será que eles conseguem me encaixar horário o quanto antes????

  • @zit , quando fui buscar meu cartão cidadão, no Consulado do Rio, já preenchi uma solicitação de passaporte! Quando fui atendida, desbloquearam o chip do cartão e tirei foto para o passaporte. Paguei urgência e, em 7 dias, o passaporte chegou em minha casa, por DHL

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.