Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1119120122124125315

Comentários

  • juju86juju86 Member

    Prezados boa noite,

    alguém neste forum tentou fazer ou fez o pedido de urgência para o processo de nacionalidade pelo casamento e o mesmo tenha sido diferido?

    caso sim depois de ser deferido quanto tempo mais levou ate a conclusão do processo?

    acontece que eu pedi urgência ao meus processo que deu entrada a 12/19, em 02/2020 o processo foi numerado e recebi a senha para poder ir consultando no sistema.

    fui acedendo e ate a uma semana o processo continuava no numero 1, mas em maio entrei com um pedido de urgência...

    e vendo que em duas semanas não tinha nenhum retorno enviei um email para a área do secretariado do IRN e recebi a seguinte resposta:

    Boa tarde Colegas

    Por se tratar de processo desse sector, reencaminho email infra com pedido de urgência.

     Com os melhores cumprimentos

    Lurdes Teles

    Oficial de Registos - Secretariado.

    este email foi encaminhado para a área de aquisições do IRN.

    e passado 24 horas do secretariado encaminhar o email para a área de aquisição o status do processo mudou para o 3 mas até ao momento a área para aonde foi encaminhado do email não me responde e fiquei sem entender se o pedido de urgência influenciou na alteração do status do processo ou não.


    alguém aqui me pode ajudar?

  • @humnsa leia a resposta da @CláudiaL

  • @andrezza O meu Documento chegou lá num dia e recebi o e-mail com a senha de acesso no dia seguinte. Isso foi no início dessa semana. Docs chegaram lá na segunda e na terça eu recebi e-mail deles informando a senha.

    Você sabe se os documentos já foram entregues lá na CRC Lisboa? Está acompanhando algum tipo de rastreio?

    Se tiver certeza que já chegou lá os docs, sugiro já ligar e ver se já existe o número.

  • @gandalf bom dia! Vc sempre prestativo e atencioso!!!

    Obrigada em 1° lugar!

    Eu gostaria muito de dar continuidade à planilha e cuidar dela pq ela é de suma importância para termos noção dos prazos e etc, mas confesso que não vou conseguir até pq não tenho recursos para tal... (Não entendo de planilhas e não tenho computador, só o Cel... :(

    Não quero me comprometer com uma tarefa que não vou conseguir honrar... Peço mil desculpas ao grupo...

    Seria de grande valia que alguém pudesse dar continuidade aos cuidados dela... Espero que alguém possa e queira se habilitar...

    Fica aqui também, o meu convite para que alguém possa cuidar dela*

    Abraços!!!

  • Bom dia!!!

    Hoje foi concluído o processo de nacionalidade de minha esposa pelo casamento. Muito obrigado a todos pelas informações, compartilhamentos de informações e palavras de incentivo. Segue a linha do tempo de nosso processo para efeito informativo e comparativo.

    2018/Julho - Envio dos documento via DHL para Lisboa

    2019/Julho - Liberação das consultas via web - estava na bolinha 4. No mesmo mês passou para a bolinha 6

    2019/Agosto - Passou para a bolinha 7 e ficou aguardando a criação do registro

    2020/Abril - O processo foi redistribuído para Sintra

    12/06/2020 - Processo finalizado.


    Total de 1 ano e 11 meses

    Obrigado a todos

    Manoel

  • @brunotonel muito obrigada pelas informações Postei pelo CTT hoje cedo. Achas que semana que vem consigo o número e a senha?

  • @gandalf posso ajudar a manter a planilha ativa, porém não sozinha, se mais alguém puder......

  • Oi @andrezza ...

    Peço desculpas pois não tenho tido muito tempo para acessar o Fórum ultimamente e acabo demorando para ver as perguntas direcionadas a mim...

    Meu conselho é que você faça o seguinte...:

    1 - Se certifique que seus documentos foram efetivamente recebidos pela Conservatória...(Isso é possível por rastreamento junto aos Correios/ctt.pt)...

    2 - Aguarde o envio por parte deles da chave de acesso para consulta de seu processo no site do MJ Português...(Se depois de uns dois meses esse email não chegar)...***Porque para alguns não chega mesmo***...Obtenha o Número de processo/Chave de acesso ligando na Linha Registos...

    3 - A partir desse ponto...Programe-se para fazer uma consulta por semana no site do MJ para acompanhar o andamento de seu processo...Além disso...Não há muito oque ser feito pois como podemos ver pelo compartilhamento de informações aqui mesmo no Fórum...Processos de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo casamento beiram os dois anos de tramitação...

    Depois de um tempo você se acostuma a consultar o site em um determinado dia da semana...(Just in case)...

    Eu acompanho alguns processos de familiares e me programo para fazer as consultas sempre às sextas-feiras...**Confesso que quando tenho algum tempo livre dou uma espiada no meio da semana também ...☺️

  • andrezza, Obrigado. Vou lhe mandar uma msg no INBOX.

  • Boa noite.

    Alguém por acaso tem algum link ou a lista de documentos necessários para fazer a solicitação de nacionalidade para o cônjuge?

    Adquiri a nacionalidade portuguesa lem 2016, me casei em 2017 e logo em seguida fiz a averbação do casamento no consulado do RJ.

    Não sei se o pedido será deferido, mas gostaria de tentar, estávamos planejando em nós mudarmos para Portugal, porém acabamos nos mudando para o Canadá.

    Tem um escritório do consulado português aqui, que é vinculado ao consulado de Toronto, há apenas um funcionário, já fiz algumas solicitações por lá, como passaporte, renovação de cartão cidadão e a nacionalidade do meu filho, porém com relação à nacionalidade da minha esposa a pessoa diz q lhe será negada, que é melhor não fazer...

    Como sinto que ele embora tenha boa vontade, mas não me parece conhecer a fundo os processos, gostaria de tentar fazer o processo eu mesmo.


    Desde já agradeço

  • Joaquim Martins Neto

    Você disse que adquiriu a nacionalidade, seu processo foi como filho (atribuição) ou como neto, pela lei antiga (aquisição)?

    A pessoa ter disse para não tentar agora por algum motivo, pode ser por não ter o tempo necessário para comprovar laços com a comunidade ou pelo tipo de nacionalidade que você tem, se não me falha a memória se sua nacionalidade foi como neto, pela lei antiga, não passa para o cônjuge. Você teria que fazer o processo para solicitar nacionalidade originária (atribuída - netos lei nova) para então poder passar para a esposa.

    Quanto aos laços com a comunidade portuguesa, em geral, a maneira mais fácil é pelo tempo de casamento. A lei determina que deve ser pressuposta a existência de laços com três anos de casados desde que tenham filho(s) em comum e que este(s) tenham nacionalidade portuguesa atribuída ou cinco anos de casamento sem filhos. Se não cumprir esse requisito aguarde o tempo pois senão a chance do processo será indeferido será grande.

    Sei que no fórum um tópico com a lista dos documentos, mas não localizei agora, então vou deixar o link da página do IRN aonde constam as informações da documentação, https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

  • editado June 2020

    Parabéns @manoelengel !!!

    Sucesso na nova etapa!!!

    Obrigada por compartilhar

  • Obrigado pela resposta @Daniel Henriques

    Eu fiz meu processo pela lei antiga como neto, porém já fiz a convolação, que já foi concluída em novembro de 2019

    Solicitei a cidadenia portuguesa para o meu filho em 23/10/2019 e ele recebeu em 12/12/2019.

    O cônsul do escritório aqui em Winnipeg diz que no geral os processo que ele fez são negados pela falta de vínculo com a comunidade portuguesa e que ainda no geral os aplicantes, no caso a maioria canadense, não se saem bem na prova de português.

    Vendo sua explicação, acredito que somos elegíveis, nós nos casamos dia 7/3/2017 a averbação foi feita em 17/05/2017 e nosso bebê já tem a cidadania portuguesa.

    Vou ler o link que vc enviou, muito obrigado.

  • Joaquim Martins Neto,

    Se já fez a convolação acredito que não haverá nenhum problema. Ela já consegue comprovar os vínculos pelo tempo de casamento e filho atribuído. Se sua esposa é brasileira ela não precisa comprovar conhecimento da língua portuguesa.

    Junte também a documentação do processo cópia do assento de nascimento do seu filho e qualquer dívida poste no fórum que sempre tem pessoas dispostas a ajudar.

    Boa sorte no processo

  • juju86juju86 Member

    Prezados boa noite,

    alguém neste forum tentou fazer ou fez o pedido de urgência para o processo de nacionalidade pelo casamento e o mesmo tenha sido diferido?

    caso sim depois de ser deferido quanto tempo mais levou ate a conclusão do processo?

    acontece que eu pedi urgência ao meus processo que deu entrada a 12/19, em 02/2020 o processo foi numerado e recebi a senha para poder ir consultando no sistema.

    fui acedendo e ate a uma semana o processo continuava no numero 1, mas em maio entrei com um pedido de urgência...

    e vendo que em duas semanas não tinha nenhum retorno enviei um email para a área do secretariado do IRN e recebi a seguinte resposta:

    Boa tarde Colegas

    Por se tratar de processo desse sector, reencaminho email infra com pedido de urgência.

     Com os melhores cumprimentos

    Lurdes Teles

    Oficial de Registos - Secretariado.

    este email foi encaminhado para a área de aquisições do IRN.

    e passado 24 horas do secretariado encaminhar o email para a área de aquisição o status do processo mudou para o 3 mas até ao momento a área para aonde foi encaminhado do email não me responde e fiquei sem entender se o pedido de urgência influenciou na alteração do status do processo ou não.

    liguei para a linha de registos na sexta feira aonde uma senhora muito simpática me disse que haviam enviado o pedido de informação ao SEF e que só depois das consultas externas o conservador da o parecer favorável ou não diante do pedido de urgência.

    alguém aqui ja esteve diante de um pedido de urgência e o procedimento foi o mesmo?

    qual seria o tempo em media para o parecer favorável ou não ao meu pedido de urgência?


    OBS: ja havia feito a postagem a semana passada mas ninguém aqui no forum me respondeu ate ao momento.

    alguém aqui me pode ajudar?

  • Oi @juju86 , boa tarde!

    Já houveram pedidos de urgência por aqui sim, porém os que foram feitos aqui foram de Processos já aprovados (na fase despacho). Particularmente nunca vi um pedido de urgência enquanto o processo estava em fase de tramitação como no teu caso. Eu creio que se eles atenderam teu pedido (me parece que sim), estão aguardando as consultas que são feitas as entidades oficiosas / externas (SEF, MP, etc... e que são mesmo mais demoradas), darem um retorno a respeito destas consultas.

    Só depois dessas consultas, o Conservador vai dar o parecer favorável ou não. É neste momento que saindo o parecer favorável eles podem literalmente atender o teu pedido de urgência.

    O @Vlad Pen, @Daniel Henriques ou @gandalf podem te explicar ou orientar melhor. Mas creio que seja este o motivo de não terem finalizado ainda o teu processo, caso tenham atendido ao pedido de urgência.

    (Na minha opinião eles aceitaram pq se deu entrada em dez/19, ele ficaria com certeza ao menos 12 meses no estágio da 1a bolinha. Como na sequência foi para a bolinha 3, penso que eles estejam agilizando teu processo).

    Espero que ter ajudado!

    Boa sorte!!!!

  • juju86, as entidades externas não entram nessa parte da urgência, o pedido deve ter sido aceito, como a LucianaOCS comentou porém, o trâmite dos outros órgãos que tem que responder as consultas vão no tempo normal deles.

    O processo será mais rápido que o normal mas não tão rápido como um processo que só dependa do serviço interno da conservatória.

  • juju86juju86 Member

    muitooooo obrigada pelas vossas respostas,

    manterei o forum informado caso ocorra alguma mudança.


    cpts

  • @juju86 Mantenha-nos sim informado, pois as informações aqui postadas podem auxiliar em outros casos. Seu pedido de urgência foi trabalho ou doença?

  • @juju86 Você conseguiu atualizar a planilha? Se não, posso te chamar no privado para confirmar os dados para atualizá-la?

  • juju86juju86 Member

    Andrezza foi trabalho.

    ainda não actualizei não me ajude por favor

  • @juju86 já encaminhei msg a você no privado :)

  • juju86juju86 Member

    muito obrigada Andrezza

  • Pessoal é com grande alegria que informo que foi finalizado hoje 17/06, o processo do meu marido. Foi distribuído para Cartaxo.

    Para acompanhamento segue datas:

    Recebido em Lisboa em 9/07/2018

    Aprovado em 24/06/2019

    Finalizado 17/06.

    Agradeço a todos que contribuem sempre com o fórum, minha saga termina aqui.

    Grande beijo a todos

  • @amandacorreia PARABÉNS!!!

    ÓTIMA NOTÍCIA!!!

    SUCESSO na nova etapa!!!

  • @CláudiaL obrigado.Sim, por aqui só faltava conclusão do processo dele.

    @LucianaOCS obrigado, na verdade ja moramos em Portugal a quase 2 anos, mas a conclusão do processo era muito aguardada.

    Boa sorte a todos

  • Ahhh por favor podem atualizar na planilha, não sei mexer.

  • Parabéns @amandacorreia!!!

    Mais um processo finalizado! \o/

  • @amandacorreia parabéns!!!

  • @amandacorreia planilha á atualizada, mais uma vez, parabéns!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.