CRC - Lisboa: Processos enviados

17778808283107

Comentários

  • liguei hoje no CRC lisboa

    a atendente Maria me disse que estao a registrar processos 1-C de 30/10/2019.

    mesma data que disseram para a larissa em 13/05/2020.

    portanto acho que essa nao esta sendo uma forma eficaz de monitoramento uma vez que me parece que estao dizendo qualquer data apenas para que eu pare de incomodar.

    a atendente mencionou que os funcionarios entrarao em ferias em breve.

    definitivamente esse servico precisa melhorar muito.


    datas fornecidas pela atendente do CRC

    ====================================================

    registros em 06/05/2020

    manuseando - 07/10/2019

    ====================================================

    registros em 13/05/2020

    manuseando - 30/10/2019

    ====================================================

    registros em 21/10/2020

    manuseando - 30/10/2019

    ====================================================


    Att.

    Bernardo

  • Aí fica difícil mesmo... o meu 23xxx/20 e está parado na bolinha quatro marrom. Quando obtive a senha, em março, já estava aí..

  • Oi, pessoal. Boa tarde!

    Meu processo é o 52xxx/19 que foi enviado em julho e numerado em agosto. Recebi um e-mail com um ofício na data de hoje, onde eles me informaram o número do processo e senha para acompanhamento (eu já tinha pq liguei lá) e o processo andou para a bolinha 2. Alguém sabe se é assim mesmo?

  • Olá. o processo de um parente meu -De pai PT para filho BR- em 20/10/2019, chegou na etapa 6 (Despachado - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado, aguardando que se criado um registro...) até hoje está assim. Foi enviado via correios para Lisboa. Sabe quanto tempo levou o seu para ser terminado após isso ?

  • Olá @larissa_ . O processo de um parente meu -De pai PT para filho BR- em 20/10/2019, chegou na etapa 6 (Despachado - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado, aguardando que seja criado um registro...) até hoje está assim. Foi enviado via correios para Lisboa. Agora estou preocupado com essa data de 30 de outubro que você comentou. Alguém passando pela mesma situação ?

  • Eu realmente não sei como eles organizam essa parte dos registos. Talvez sejam vários conservadores e cada um vai pegando uma quantidade de processos na fila e pode ser q a conservadora q respondeu ao meu email estivesse trabalhando nos processos de 30/10/2019, mas não sei se é isso.. se ele ainda tem dúvidas, acho melhor ligar na LR ou mandar email perguntando sobre o processo...

  • Entendo seu ponto, quando eu pergunto a data a atendente me informa sobre os processo do artigo 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro)

    verifique se esse eh o artigo do processo da sua familia

    outra situacao que esta ocorrendo, eles as vezes demoram alguns dias para atualizar o portal justica.gov.pt

    se possivel de uma ligada essa semana e pergunte sobre os processos do mesmo artigo.


    att

    Bernardo

  • Obrigado!!! Finalmente ontem o processo foi finalizado. Agora meu avo é um cidadão PT. O processo foi feito via correios Lisboa. Levou 22 meses. Agora iremos fazer tudo novamente ate chegar nos netos. Saberia dizer por onde, via correios, seria mais rápido ? foram 22 meses de pura ansiedade.

  • wmariano

    Processos filho faça pelo ACP ou Tondela. Está bastante demorado mesmo, independente do local onde de entrada, deve demorar pelo menos um ano. Lisboa é o local mais demorado.

  • Pessoal, acabei de ver no site que meu processo foi finalizado ontem, pra minha surpresa!!

    Meu processo é do tipo 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro) de mãe pra filha e foi despachado dia 19 de dezembro de 2019 (eles estão bem rápidos nos registros).

    Vou compartilhar as minhas datas:

    Entrada na CRCentrais: 09 de agosto de 2018

    Despachado: 19 de dezembro de 2019

    Registo emitido: 27 de maio de 2020

    Obrigada a todos do fórum pela contribuição e boa sorte a todos que ainda esperam a finalização de seus processos!

  • Bom dia!!! recebi um email falando o seguinte: em referência ao processo em epigrafe, informa-se a V.Exa. que o mesmo aguarda ordem análise de correio e que logo que possível será informado o que houver por conveniente. Alguém saberia me responder o que significa?

  • acabou a novela aqui tambem.

    Vou compartilhar as minhas datas:

    Entrada na CRCentrais: 08 de agosto de 2018.

    Despachado: 23 de dezembro de 2019.

    Registo emitido: 28 de maio de 2020.

    boa sorte a todos ;)

  • Bom dia!!! recebi um email falando o seguinte: em referência ao processo em epigrafe, informa-se a V.Exa. que o mesmo aguarda ordem análise de correio e que logo que possível será informado o que houver por conveniente. Alguém saberia me responder o que significa?

  • bom dia Jose

    Com a frase apenas fica dificil determinar algum sentido,

    qual o contexto em que ela se encaixa?

    em qual momento esta o seu processo?

    att

    Bernardo

  • Bom dia Bernardo!!! meu processo entrou em exigência por causa da transcrição do casamento de meus pais na fase 4 em novembro, no mesmo mês providenciei a documentação e enviei para Lisboa, foi recepcionado e já constava no sistema de consultas, só que meu processo desde de dezembro que não sai dessa fase 4 que é a verificação de documentos, mandei um email para saber o andamento do processo e recebi a mensagem acima

  • bom dia

    entendo, o que eles quiseram dizer e' que a documentacao enviada por correio esta sendo verificada.

    recomendo ligar na linha registos uma vez a cada 45-60 dias.

    pergunta se tem mais alguma coisa pendente, as vezes eles podem te dar algum direcionamento.

    eu costumava ligar na primeira hora de servico, entre 9 e 10am em lisboa.

    ficava entre 15 e 20 minutos esperando... em ligacoes durante a tarde ja cheguei a ficar 1h45m na espera.

    boa sorte


    **ontem solicitei meu cartao cidadao, chega em 2 semanas aprox. aqui em Varsovia.

  • muito obrigado Bernardo, vou fazer isso, só estranho que desde dezembro que tá parado no numero 4, que numero ligo para a Lisboa

  • entendo bem seu caso

    meu processo ficou parado em analise de outubro 2018 a dezembro 2019.

    segue o numero da linha registos:


  • Boa tarde a todos!

    Sou novato aqui no forum, e desde já agradeço muito a quem possa me ajudar.

    Dei entrada no processo de atribuição na CRC de Lisboa em 2018, com todos os documentos exigidos.

    Mas, recebi em 2020, um comunicado por escrito, solicitando "esclarecer" o lapso de tempo de 9 anos entre meu nascimento e o registro em cartório feito pelo meu pai português (registrou-me aos 9 anos de idade, vindo a falecer dois anos depois).

    Ocorre que, em razão da pouca idade na época, só posso "esclarecer" que meu pai não era casado como minha mãe, mas com outra mulher. E que, nesse supracitado lapso temporal de 9 anos, ocorreram os falecimentos da minha mãe e da esposa dele. Razão pela qual, ter feito meu registro de nascimento na condição de viúvo (conforme consta na minha certidão reprográfica).

    Minha dúvida é se a conservatória vai aceitar meus "esclarecimentos" ou exigir mais documentos, além dos previstos na lei, tais como da minha mãe ou da esposa do meu pai e, dessa forma, indeferir o meu processo.

    Agradeço a que possa ajudar!

  • João_Fontoura,

    Todo esclarecimento exige algum documento que comprove a filiação. Herança, escola, etc. Se não tiver, fica a critério do Conservador julgar somente pela sua palavra. É possível que aceite, mas se tiver algum documento assinado pelo seu pai em seu nome ajudaria muitíssimo.

    A parte mais forte é que seu pai não se casou com sua mãe porque permaneceu casado com a primeira esposa até a morte dela. E que no entendimento dele, cessado o impedimento do primeiro casamento, ele fez o seu registro ainda em vida. Mas voce deve explorar bem como vai escrever isso. Nada impede de você tentar. Normalmente registros tardios são feitos judicialmente, mas isso pode ser uma opção somente caso sua argumentação inicial não seja aceita.

    Se não tiver documento nenhum, talvez não fosse má ideia se aconselhar com um advogado da área. Só uma consulta. Não entregue o caso a ele sem tentar primeiro por conta própria. A consulta vai lhe ajudar a saber como redigir sua carta de forma a deixar "ganchos", caso seja necessário recorrer judicialmente depois.

  • Obrigado, gandalf !

    Mas o único documento que prova minha filiação já foi entregue no processo, a saber: minha certidão por cópia reprográfica (onde consta como "declarante" o meu pai e sua condição de viúvo, bem como declara a minha mãe como falecida). Também foram inclusos meu documento de identidade (originado dessa mesma certidão) e a certidão de óbito do meu pai. Todos eles devidamente apostilados. Cumprindo todas as exigências previstas em lei para o processo atribuição de nacionalidade.

    Serei obrigado a responder, mas considero descabido o pedido de esclarecimentos acerca do registro tardio feito pelo meu pai, já que esse ato decorreu exclusivamente da vontade dele e, sendo de cunho estritamente pessoal, nada posso esclarecer a respeito. Afinal, eu tinha apenas 9 anos na ocasião do registro e completaria 11 anos quando ele faleceu.

    Gostaria de saber de outros casos semelhantes ao meu para orientar minha resposta.

    Grato.

  • Pessoal, boa noite!

    O processo da minha avó foi indeferido, solicitaram a transcrição de casamento dos avós dela (em Agosto/19), demos entrada na transcrição de casamento pelo consulado de São Paulo, solicitamos prazo para Conservatória de Lisboa e anexamos ao processo o pedido da transcrição. O Consulado levou 6 meses para a transcrição, dessa forma quando foi em Janeiro recebemos a notificação que não seria atribuída nacionalidade por falta da transcrição de casamento, mas ainda teríamos um prazo para recurso. Entramos com um recurso hierárquico dentro do prazo pois conseguimos a transcrição (Jan/20), mas agora recebemos o indeferimento desse recurso, pois alegam que a transcrição do assento de casamento foi após ter sido notificada do indeferimento do pedido. Alguém sabe informar se é possível alguma apelação para um caso desse ou tenho que dar entrada no processo novamente? Minha vó já tem 88 anos, e dá uma certa preocupação esse tempo todo de espera....

    Muito obrigada!

  • @João_Fontoura , faça um documento explicando exatamente o que relatou. Mande a certidão de casamento inteiro teor de seu pai e a certidão de óbito da primeira mulher para comprovar o que diz.

    Mais ou menos assim:

    Declaro, para fins de esclarecimentos junto à CRC de Lisboa, que meu pai, à época de meu nascimento era casado com Fulana de tal (certidão de casamento anexa) . Somente após o falecimento de sua esposa (certidão de óbito anexa) , meu pai, que não foi casado com minha mãe, fez meu registro. Isso é o que se pode deduzir dos documentos , já que eu contava apenas com 9 anos à época. Meu pai faleceu quando eu tinha apenas 11 anos , conforme certidão de óbito que consta do Processo nº XXX/XXXX. Reconheça a firma por autenticidade e apostile a declaração. Isso deve resolver.

  • João_Fontoura,

    A instrução da Leticialele esta perfeita. Faça exatamente assim.

    O pedido não é descabido. Eles estão apenas seguindo a lei. É uma lei complexa que visa garantir direitos a herança e títulos de nobreza aos filhos dentro do casamento e fora dele. Existem muitas situações que precisam ser cobertas. Os direitos dos pais e das mães não era igual. Lembre-se de que mesmo o direito ao voto das mulheres demorou muitos anos.

    Veja na wikipedia sobre D. Pedro I, os filhos tem várias situações comentadas sobre o reconhecimento deles e os direitos que coube a cada um. Não é um documento oficial, mas lhe dá uma ideia do motivo para a lei.

  • Muito obrigado, Leticiaele e gandalf!

    Também achei a sugestão excelente, e acredito que seria aceita. A dificuldade seria localizar essas certidões, pois são muito antigas e eram manuscritas no cartório, provavelmente já não devem existir devido a precariedade dos cartórios do interior da Bahia. Além do mais, deram um prazo de apenas 20 dias para responder.

    Acho que vou mesmo precisar de uma assessoria com algum advogado da área, como sugeriu o gandalf.

    Enquanto isso, vou pensar um pouco como poderia fazer um abordagem menos complexa e que tenha chance de ser aceita. Depois, vou postar aqui no forum. Talvez possa servir para alguém futuramente.

    Espero contar sempre com pessoas gentis como vocês.

  • editado June 2020

    @João_Fontoura , não vejo motivo para contratar advogado!

    Mande uma carta para a CRC Lisboa e peça dilação do prazo, dizendo que está providenciando os documentos comprobatórios. Eu colocaria na carta a mesma história da declaração, faltando apenas os documentos!

    Veja em que cidade no interior da Bahia foi o casamento e, eventualmente o óbito da primeira mulher.

    Procure no google o cartório e telefone para lá. Explique seu problema. Normalmente, o pessoal de cartórios no interior é muito gentil, você só precisa falar com jeito.

    Pegue todos os dados que possui, as datas aproximadas e pede para eles fazerem buscas . Pergunte quanto custa, incluindo o envio, veja como sugerem uma forma de você pagar e voilà;

    Meu sobrinho nasceu no interior de Goiás, estava complicado, Mas bastou um telefonema gentil e meu irmão conseguiu a certidão!!

  • Leticialele

    Consultar um advogado não é o mesmo que contratar um advogado.

    Consultar é somente uma consulta informal. Geralmente se faz antes de responder a algum caso mais complicado, de modo a facilitar eventuais recursos, caso eles venha a se necessário.

    Contratar, significa que ele vai fazer por você. Não é isso que eu quis dizer.

  • @gandalf, você está certo!

    Desculpe, é o que dá ler rapidamente... Vou tomar mais cuidado, prometo!! Mas, no caso comentado, não vejo necessidade de advogado, nem para consulta ou contratação!!

  • >> Dados estatísticos de Portugal, pedidos de atribuição/aquisição.

    https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas/Atribuicoes-de-Nacionalidade-Aquisicoes-de-Nacionalidade-Perdas-e-Indeferimentos


    Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO LISBOA:

    Nome - Local - Data entrada - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fernando - Lisboa - abril 2016 - março 2019 - 42xxx/2016 -Abr/19. Concluído. (mãe, neta de português) (36 meses)

    ***Cesar - Lisboa - Jan.2017 - Julho.2017 - 18XXX/17 - Mai/18 - Concluído*** (16 meses)

    ***Marcon - Lisboa - Fev.2017 - Agosto.2018 - 24XXX/17 - Dez/17 - Concluído*** (17 meses)

    Luciana Caffé - Abril/17 - Outubro/17 - 33xxx/17 - 30/08/19 - Concluído.*** ( 28 meses )

    ***Jessica - Lisboa - maio.2017 - agosto.2017 - 68XX/2017 -? - 09/05/2018 Concluído*** (12 meses)

    Marta - Lisboa - agosto.17 - janeiro.2018 - 50XXX/17 -09/08/2018 - despacho (por casamento)

    ***Gilda - Lisboa - setembro.17 - ? - 51xxx/17 - 24/05/2019 - Concluído*** (18 meses)

    Elaine - Lisboa - Setembro.17 - 52xxx/17 - Nac-B - Dez/2018 - Analisado*

    Rubens - Lisboa - janeiro.2018 - janeiro.2018 - 7XX/2018 - ? - ?

    ***Monique - Lisboa - outubro.17 - janeiro.2018 - 12XX/18 NAC B - 13/09/2019 - CONCLUÍDO*** (23 MESES)

    Paulo Sebadelhe- Lisboa - novembro.17 - 25/02/2018 - 66XX/18 - 19/03/2019 - EM EXIGÊNCIA

    Chris - Lisboa - novembro.17 - março.2018 - 81XX/18 - 12/04/2018 - Análise. CONCLUÍDO JANEIRO/2019.

    Milene - Lisboa - novembro.17 - ? - 14XXX/18 - ? - Tramitação Processual

    Jorge R - Lisboa - Novembro.17 - ? - 54xxx/17 - 18/09/2019 - Concluído (22 meses)

    Yatri - Lisboa - dez.2017 - ? - 15XXX/18 - ? - ?

    Ronaldo - Lisboa - dez.2017 - abril/2018 - 16XXX/18 NAC B - Abril/2018 - Análise > Abril/2019 - DESPACHO FAVORÁVEL

    Jana Gaspar - Lisboa - Dez/2017 - Jul/2018 - 17XXX/2018 - 12/2018 - CONCLUÍDO MARÇO/2019

    Ana - Lisboa -Dez/2017 - MARÇO/2018-20***/18 - 12/03/2019 - ANÁLISE

    Rafael - Lisboa - Março/2018 - Agosto/2018 - 42XXX/18 NAC C - 18/07/2019 – CONCLUÍDO (26 meses)

    Ana - Lisboa - Abril/2018 - jul/2018 - 49xxx/18 - 09/04/2018 - Análise

    BernardoGalastri - Agosto/18 - Maio/18 - 59xxx/18 Artigo 1-C - 11/12/2019 - CONCLUÍDO (21 meses)

    Lilian Cristina - Lisboa - Abril/2018 - Setembro/2018 - 41xx0/2018 - NAC B - 09/03/2018 - Análise

    Nylton Tavares - 20/07/2018

    Kau - Lisboa - 02/08/2018 - Outubro 2018 - 59xxx/18 - 15/10/2018 – Análise

    RonaldoF - Lisboa - Jan.2018 - abril/2018 - 19XXX/18 - Março/2019 - Análise

    Jonattan - Lisboa - Out/2018 - Nov/2018 - 69xxx/18 - Maio/2019 - Análise

    Rose - Lisboa - Janeiro/18 - Agosto/18 - 35xxx/18 - NAC C - 17/06/2019 - Despacho - 10/02/20 - CONCLUÍDO (24 meses)

    Jonathan Maga - Lisboa - Fevereiro/20 - Fevereiro/20 - 14xxx/20 - 20/02/20 - Numerado

    Fernanda Camboia - Junho/2018 - junho/2018 - 24/03/2020 - CONCLUÍDO (19 meses)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO POR CONSULADOS:

    Pessoal, tem um tópico voltado exclusivamente para os processos via Consulado http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos/p1


    Nome - Local - Data entrada - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ***Bruna - CGP.RJ - abril.2017 - julho.2017 - ? - 04/04/2018 - CONCLUÍDO*** (12 meses)

    Raquel - CGP.SP - abril.2017 - abril.2017 - 279XXX/2018 - 09/05/2018 - Aguarda Integração CRCentrais

    Babi Lopes - CGP.RJ - setembro.17 - ? - 46XX/2017 - 24/05/2018 - por integrar as centrais

    Luiz Rodrigues - CGP.RJ - outubro/2017 - ? - 39XX/18 - 15/10/2018 - ANÁLISE

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Planilha de acompanhamento de processos de ATRIBUIÇÃO PELOS CORREIOS:

    Nome - ENVIO - - Mês numeração - Nº processo - Data do status – Status

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Carol - novembro/16 - junho/2017 - 13XXX/17 - 10/04/2018 - Despacho

    ***Caio - Abril/2017 - Dez/2017 - 38XXX/17 - 11/10/2018 - CONCLUÍDO*** (18 meses)

    Thiago Hilário - 31/07/17 - Novembro/17 - 486xx/17 - 14/02/19 - CONCLUÍDO*** (19 meses)

    Pedro Botelho - 31/07/17 - Novembro/17 - 485xx/17 - 14/02/19 - CONCLUÍDO*** (19 meses)

    Fernanjesus - novembro/2017 - fevereiro/2018 - 49XX/2018 - 10/04/2019 - CONCLUÍDO*** (17 meses)

    Maria Merlotto - janeiro/2018 - Maio/18 - 23xxx/18 - 25/04/2019 - Despacho com Exigência.

    Vivian - Janeiro/2018 - maio/2018 - 28XXX/18 - 27/05/19 - Despacho - 17/12/19 CONCLUÍDO (23 meses)

    Luana - Fevereiro/2018 - 35XXX/18 - 10/07/2018 - ANÁLISE

    Nicole - Abril/18 - abril/18 - 568XX/18 - 22/10/2019 - TERMINADO

    Álvaro - Lisboa - Abril.2018 - Setembro.2018 - 47.XXX/18 - 08/04/2020 – CONCLUÍDO (24 meses)

    Jose Claudio - 24/05/18 - 52xxx/18 - Despacho favorável.

    FINALIZADO em 30/04/2020.

    Mendonça Junior - 06/06/2018 - 10/2018 - 527xx/18 - 15/10/2018 - ANÁLISE

    Suzana Martins - 04/07/2018 - 10/2018 - 55xxx/18 - 23/10/2018 - Análise

    Vany N - Julho/2018 - 10/2018 - 57xxx/18 - 27/12/2019 - CONCLUÍDO (17 meses)

    Guilherme - 09/08/2018 - 10/2018 - 604XX/18 NAC C - 10/10/2018 - Concluído 10/01/2019***(5 meses)

    Sofia - 09/08/2018 - 10/2018 - 604XX/18 NAC C - 10/10/2018 - Concluído 10/01/2019***(5 meses)

    Tiago Sant'Ana- Lisboa - Agosto.2017 - Outubro.2017 - 50.XXX/17 - 15/03/2019 – CONCLUÍDO (19 meses)

    Luciana - 26/09/2018 - 18/10/2018 - 6XXX4/18 - 19/12/2018 - ANÁLISE

    Francisco - 03/04/2019 - ? - 28XXX/2019 - 13/01/2020 - ANÁLISE

    F M Andrade - Janeiro/2019 - Fevereiro/2019 - 14xxx/19 NAC C - 23/01/2020 - Recebido

    Larissa Tomais - Lisboa - Julho/2019 - Agosto/2019 - 52xxx/2019 - 20/04/2020 – Numerado

    Simone S - Lisboa - Janeiro/2020 - Janeiro/2020 - 79XX/20 Artigo 1º C - 20/04/2020 - Numerado

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fases do processo de atribuição*:

    1) Numeração

    2) Análise/Tramitação processual

    3) Despacho

    4) Registro e conclusão

    *Caso esteja com algum equívoco, por favor me informar.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quem quiser compartilhar as informações na planilha, por favor enviar os dados abaixo.

    Lembrando que a planilha é somente para processos de atribuição (pai para filho)

    Local de entrada: (correios - consulado - pessoalmente em lisboa)

    Data de entrada:

    Mês numeração: (se souber)

    Nº processo: 56xxx/18 "NAC B" (é importante informar os números e siglas do processo)

    Data do status:

    Status:

  • Obrigado! Leticialele e gandalf.

    Desculpem a demora em agradecer, pois estou na correria. Enviei um email (pois não atendem telefone) para o provável cartório onde foi feito o registro de óbito da esposa do meu pai, solicitando, caso seja localizada, uma 2ª via em inteiro teor digitada ou por cópia reprográfica (desde que esteja legível). Se meu pai foi o declarante, certamente vai constar como viúvo dela, e talvez não haja necessidade da certidão de casamento (pois não faço a menor ideia de onde e quando se casaram).

    No documento que recebi, deram-me um... "prazo de 20 dias úteis, acrescidos da dilação de mais 30 dias úteis"...Mas fiquei em dúvida se devo dar logo uma primeira resposta no prazo inicial de 20 dias úteis, como sugeriu Leticialele.

    Vocês estão me ajudando bastante, e espero que seus preciosos comentários ajudem a outros também.

    Assim, à medida que surgirem fatos novos, vou postando aqui.

    Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.