Documentos e envio para conservatória

2»

Comentários

  • EjohnEjohn Member

    Oi alguém pode me ajudar a esclarecer uma dúvida ?

    Pretendo encaminhar o pedido de atribuição de nacionalidade dos dois filhos pequenos dos meu irmâo, um de 1 ano e outro de 5 anos. Ambas as crianças nao possuem rg e nem passaporte, apenas a certidao de nascimento.

    No caso de criança, menores de 14 anos, é possivel enviar o pedido de atribuição apenas com a certidao de nacimento + docs dos pais ?

    Obrigada !

  • BrianaBriana Member

    Boa tarde!!

    Fui comprar o vale postal e o serviço está interrompido!! Posso pagar pela internet?? A única coisa é que gera um novo formulário 1C com os dados do pagamento.

    Preciso mandar esse novo formulário 1C preenchido ou posso mandar esse recibo Do pagamento anexado?

    Obrigada!!

  • Prezada Liane

    Minha mãe já tem a cidadania por atribuição e já foi feita a transcrição do casamento com meu pai, que é brasileiro.

    Nesse caso, para encaminhar meu processo deverei colocar a certidão de nascimento dela (emitida em cartório brasileiro) ou somente aquela do civil online resolve?

    Grato.

  • @Davi Guimarães não é necessário apostilar o formulário, apenas reconhecer firma por autenticidade.

  • @Briana Você pode pagar pelo cartão de crédito, que eles enviam o formulário pra você informando que já foi efetuado o pagamento ou vale postal.

  • @Davi Guimarães, Não precisa.

    Documentos portugueses basta uma cópia xerox simples (assento, transcrição de casamento). A única excessão são certidões de batismo (antes de 1911) obtida diretamente no arquivo distrital correspondente, que precisa ser enviada o original com marca d'agua em relevo.

    O formulário 1C não precisa apostilar. Somente certificados por autenticidade (presencial).

    O RG tem que autenticar e apostilar.

    As certidões têm que ser apostiladas. (de nascimento por cópia reprográfica, e quando for o caso, de casamento ou óbito em inteiro teor). São válidas por um ano desde a emissão do documento até ser numerado.

    Todos os documentos brasileiros que sejam anexados têm que ser certificados e apostilados.

    A autenticação de documentos feita no consulado não precisa apostilar. (RG, 1C, etc)

  • O formulário c1 existe um prazo de validade assinatura? Pois devido a pandemia meu pai assinou o formulário em fevereiro, existe ou não vencimento. Pois ainda não enviei.Tondela está funcionando normalmente @Vlad Pen

  • @raphaelvalerio,

    certidões de nascimento e casamento valem por 1 ano da emissão.

    formulário 1C não tem validade, mas você deve assumir também 1 ano, e a data não deve ser muito diferente da dos outros documentos. Se você fez o pagamento por cartão de credito, recebeu um formulário por e-mail. O bloqueio do valor pode ter alguma implicação, porque eles bloqueiam (reservam) o valor no seu cartão por algum tempo, mas só cobram quando for de fato sacado pela conservatória. Se não sacar dentro de um prazo, o cartão bloqueia. Verifique antes com o banco se o pagamento ainda está ativo, e até quando.

  • @raphaelvalerio sim, Tondela está funcionando.

  • @Vlad Pen O processo da minha sobrinha está demorando muito no registro da ACP, isso é normal ? Desde de fevereiro

  • @marianemq os processos estão todos atrasados.

  • Olá pessoal,

    Conclui o processo do meu pai e já está com passaporte em mãos e agora vou fazer o meu.

    Como me casei, tenho que encaminhar também o documento para transcrição de casamento nesse processo. Ou são processos separados e temho que esperar finalizar?

  • @DiegoQueiroz

    São documentos separados, primeiro você irá fazer sua nacionalidade como filho de portugues (art. 1-C), o final deste processo será a emissão do seu assento de nascimento português. Todos nascem "solteiros". Após você ter seu assento de nascimento é que você poderá dar entrada na transcrição do seu casamento, inclusive o assento de nascimento do conjuge portugues é um dos documentos essenciais deste segundo processo. O pedido de filho corre no ACP (Porto) e a transcrição de casamento o pessoal está mandando para a CRC do Porto (note que são orgãos diferentes na mesma cidade) ou se você residir no RJ ou ES o COnsulado do RJ tem sido o lugar mais rápido, porém só atende residentes destes dois estados. Boa sorte!

  • @DiegoQueiroz


    so faz a sua transcricao depois de obter a cidadania portuguesa.

  • @AlanNogueira e @eduardo_augusto

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Fiz o pagamento e a solicitação dos documentos hoje no cartório aqui em SP e assim que ficar pronto vou encaminhar para a ACP.

    Assim que ficar pronto a primeira parte e com assento ou dar sequência na transcrição.

    Obrigado. 👏

  • @AlanNogueira @eduardo_augusto

    Uma outra dúvida.

    Hoje eu sou casado, mas no preenchimento do formulário 1C para solicitação de cidadania tenho que colocar meu status como solteiro?

  • @DiegoQueiroz


    Se você é casado, seu estado civil é casado.

  • @eduardo_augusto

    Ok. Obrigado.

    Achei que tinha que colocar como solteiro e depois de concluído atualizaria com a transcrição.

    Vou encaminhar o processo este semana.

    Obrigado,

  • @eduardo_augusto

    Referente ao número do assento.

    Meu pai me mandou esse documento com o número de assento de nascimento dele. XXX/2018 (apenas 3 dígitos).

    Devo encaminhar a cópia desse documento tbm?

    Pq agora fiquei na dúvida se esse assento é apenas no consulado ou na conservatória.


  • @DiegoQueiroz


    Essa folha é só um comunicado. Seu oai deve ter recebido junto uma cópia do registro portugues dele. Se nao recebeu, vc pode pedir no Civil Online.


    O documento que vc precisa tem essa aparencia: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTr1xlbWv0d-mikdAruA2o3YcV-BVxGIE1z8A&usqp=CAU

  • editado September 2023

    @DiegoQueiroz peça o certidão de nascimento dele através do civilonline, aqui explica como fazer. Custa 10 euros e chega em poucos dias por email mesmo: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • @eduardo_augusto e @AlanNogueira

    Obrigado pela ajuda.

    Esse é o último documento que estava faltando.

    Acabei de solicitar e agora é esperar.

    Obrigado.

  • @DiegoQueiroz se pagou com cartão deve receber amanhã provavelmente… depois nos conte se deu certo.

  • @AlanNogueira

    Sim, deu certo. Fiz a solicitação com pgto via cartão de crédito às 9h e recebi o documento às 12h.

    Assim que finalizar o envio aviso vcs aqui.

  • @AlanNogueira

    Qual a diferença de Enviar para Arquivo Central do Porto - Rua do Cunha, 404 - 4200-250 Porto - Portugal e Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto ?

    E Posso enviar por SEDEX normal?

  • @DiegoQueiroz sugiro que mande para o endereço indicado no tópico de filhos aqui no site (ver em guias e informações úteis na barra verde acima)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.