Documentos e envio para conservatória

2»

Comentários

• EjohnEjohn Member

Oi alguém pode me ajudar a esclarecer uma dúvida ?

Pretendo encaminhar o pedido de atribuição de nacionalidade dos dois filhos pequenos dos meu irmâo, um de 1 ano e outro de 5 anos. Ambas as crianças nao possuem rg e nem passaporte, apenas a certidao de nascimento.

No caso de criança, menores de 14 anos, é possivel enviar o pedido de atribuição apenas com a certidao de nacimento + docs dos pais ?

Obrigada !

• BrianaBriana Member

Boa tarde!!

Fui comprar o vale postal e o serviço está interrompido!! Posso pagar pela internet?? A única coisa é que gera um novo formulário 1C com os dados do pagamento.

Preciso mandar esse novo formulário 1C preenchido ou posso mandar esse recibo Do pagamento anexado?

Obrigada!!

• Prezada Liane

Minha mãe já tem a cidadania por atribuição e já foi feita a transcrição do casamento com meu pai, que é brasileiro.

Nesse caso, para encaminhar meu processo deverei colocar a certidão de nascimento dela (emitida em cartório brasileiro) ou somente aquela do civil online resolve?

Grato.

• marianemqmarianemq Member

@Davi Guimarães não é necessário apostilar o formulário, apenas reconhecer firma por autenticidade.

• marianemqmarianemq Member

@Briana Você pode pagar pelo cartão de crédito, que eles enviam o formulário pra você informando que já foi efetuado o pagamento ou vale postal.

• gandalfgandalf Member

@Davi Guimarães, Não precisa.

Documentos portugueses basta uma cópia xerox simples (assento, transcrição de casamento). A única excessão são certidões de batismo (antes de 1911) obtida diretamente no arquivo distrital correspondente, que precisa ser enviada o original com marca d'agua em relevo.

O formulário 1C não precisa apostilar. Somente certificados por autenticidade (presencial).

O RG tem que autenticar e apostilar.

As certidões têm que ser apostiladas. (de nascimento por cópia reprográfica, e quando for o caso, de casamento ou óbito em inteiro teor). São válidas por um ano desde a emissão do documento até ser numerado.

Todos os documentos brasileiros que sejam anexados têm que ser certificados e apostilados.

A autenticação de documentos feita no consulado não precisa apostilar. (RG, 1C, etc)

• O formulário c1 existe um prazo de validade assinatura? Pois devido a pandemia meu pai assinou o formulário em fevereiro, existe ou não vencimento. Pois ainda não enviei.Tondela está funcionando normalmente @Vlad Pen

• gandalfgandalf Member

@raphaelvalerio,

certidões de nascimento e casamento valem por 1 ano da emissão.

formulário 1C não tem validade, mas você deve assumir também 1 ano, e a data não deve ser muito diferente da dos outros documentos. Se você fez o pagamento por cartão de credito, recebeu um formulário por e-mail. O bloqueio do valor pode ter alguma implicação, porque eles bloqueiam (reservam) o valor no seu cartão por algum tempo, mas só cobram quando for de fato sacado pela conservatória. Se não sacar dentro de um prazo, o cartão bloqueia. Verifique antes com o banco se o pagamento ainda está ativo, e até quando.

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner

@raphaelvalerio sim, Tondela está funcionando.

• @Vlad Pen O processo da minha sobrinha está demorando muito no registro da ACP, isso é normal ? Desde de fevereiro

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner

@marianemq os processos estão todos atrasados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.