Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

19394969899648

Comentários

  • @Fabio, vc diz a ida ao Consulado de Portugal? Se sim, eles mesmos comunicam no mesmo dia à Conservadora, Consulado de SP.
  • Obrigada, pessoal. Sorte a todos.
    @gandalf acho que não, mas tanto em Portugal como no Brasil estamos de quarentena por causa do corona vírus, melhor aguardar um pouco.
  • editado March 2020
    @Mi Bastos,
    Depende do que são suas "próximas etapas".
    Se voce está falando em CC e passaporte, esses devem esperar a crise passar.
    Se você deseja e pode aplicar para a próxima geração (descendentes), você consegue juntar os documentos e mandar pelo correio pra já entrar na fila.
    Não tem atendimento externo, mas ainda terá serviço interno por muito tempo, e como poucos farão, as chances de concluir rapidamente são boas. Nesse caso é melhor fazer já.
    Você consegue a maioria dos documentos por telefone e correio, e eventualmente um motoboy pra pagar e recolher.
    Consegue fazer tudo sem sair de casa, se já tiver RG recente e não precisar prova de vida.
    Somente as coisas que precisam certificação por autenticidade você tem que fazer no cartório. O Form-1C.
  • @gandalf obrigada, Vou avaliar :-)
  • O Consulado de Portugal no Rio de Janeiro encerrou o atendimento em 18 de março por conta do COVID-19. E seu retorno não está previsto enquanto perdurar essa situação.
  • FabioFabio Member
    @Mi Bastos

    Vc foi quando ao consulado de São Paulo?

    No consulado do Rio pediram para eu avisar à Conservatória.

    Acho que agora vai parar tudo ou reduzir bastante, pelo que tenho visto no noticiário.
  • @Fabio , dia 26 de fevereiro, quarta-feira de cinzas às 9h. O Assento em 13/03/2020. Ainda não recebemos em casa.
  • FabioFabio Member
    Acho que se eu tivesse ido 1 semana antes teria saído o assento.

    Valeu pela informação!
  • Pessoal, fiz uma pesquisa rápida e não encontrei. Vocês saberiam dizer quanto tempo estava levando para analisarem o cumprimento das exigências, após o recebimento?

    Eu sei que agora, durante a crise do coronavírus tudo é especulação, pois não sabemos como está o funcionamento da Conservatória. Ou sabemos?

    Obrigado!
  • FabioFabio Member
    Luis, acho q o meu levou uns 2 meses
  • @LuisSeabra, foram 22 dias no meu caso.
  • Oi pessoal! Entrei para ver no site, meu processo está marrom na fase 4....há uns bons meses.
  • @Mi Bastos, parabéns!
  • @Priscila Camargo, o meu está na fase 4 desde 15/08/2019.
  • E o meu desde 26/08/2019
  • @Fabio @Gustavo, obrigado pelas respostas!
  • Boa noite caros floristas.

    Hoje estou muito triste, o processo de minha mãe completou 2 anos, desde de que inventaram esse acompanhamento online está na fase 4 (Junho 2019)...
    Fiz com advogado, os dois processos o dela e, consecutivamente o meu. A minha ansiedade, ficou crônica e isso se deu ao fato de eu já morar fora do Brasil e, necessitar com urgência do passaporte vermelhinho... Nesse atual momento de crise global, os serviços em Portugal que já eram morosos para o nosso tipo de processo deve ficar um pouquinho mais devagar...
    Quero crêr que não, mas está muito difícil ter esperanças, não dá pra entender como os nossos processos chegaram a esse ponto de demora e, infelizmente tem pessoas no fórum que estão esperando a muito mais tempo do que eu...
    Perdoem me o desabafo, quero crêr que em breve postarei boas notícias. O meu desejo é que essa crise mundial passe logo e que nesse ano saiam todos os processos de netos.
  • editado March 2020
    @Daniel Emanuel Monteiro Lins,
    Não há muito que se possa dizer pra melhorar sua tristeza. Está tudo parado.

    Esse tópico é pra netos, pela nova legislação (1D). Imagino que você fez o processo de sua mãe como neta.
    Mas disse que o da sua mãe ainda esta em Análise e já entrou com o seu.
    Qual a modalidade de sua mãe e qual a sua modalidade?

    Pelo menos você conseguiu a senha de acesso para acompanhamento pela web.
  • Oi, Colegas,

    Já reuni os documentos para cumprir a exigência. Qual o meio mais seguro/rápido que vocês aconselham para o envio de documentos, nesse momento crítico (EMS, DHL, outros). Aguardo e agradeço. Abraços.
  • @ANJOSMARLENE, sem dúvida nenhuma envie pela DHL.
  • Obrigada, @Daniel!!! :)
  • @ANJOSMARLENE,

    Envei segunda feira 23/03 pela DHL. Previsão de chegada 31/03. 08 dias, portanto.

    Avisaram que esse prazo está acima do normal pela redução no número de voos..
  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado March 2020
    Oi, @LuisSeabra
    Obrigada pela informação. Já era esperado algum transtorno, não? Vou enviar na próxima segunda-feira e depois eu digo a previsão do meu envio. Será que você sabe me esclarecer: eu recebi a transcrição de minha avó por correio e solicitei também pelo civilonline. Que tipo de cópia eu mando para a Conservatória: cópia da certidão recebida pelo correio e autenticada em cartório ou pode ser só impressa (enviada via civilonline). Obrigada!!
  • editado March 2020
    @ANJOSMARLENE,
    Documentos portugueses informatizados podem ser cópia xerox simples. Eles só precisam dos dados e conferem lá.
    Não precisa autenticar. Só a cópia mesmo. Se não tivesse o documento, poderia até escrever os numeros numa folha de papel a mão e mandar.
    Só precisa ser o original com marca d'água para a certidão de batismo do Arq. Distrital daqueles nascidos antes de 1911, porque essa não está informatizada.
  • @gandalf

    Muito obrigada!! Só faltava a certidão da transcrição, mesmo. Os demais eu já enviei. Obrigada!!
  • Alguém tem informações atualizadas sobre o esquema de funcionamento da Conservatória de Lisboa?

    Recebi a informação da DHL agora que tentou realizar a entrega do envelope lá, mas que as premissas estavam fechadas (em torno do meio dia de hoje, segunda-feira).

    Imaginei que haveria alterações no funcionamento, principalmente ao público, mas não imaginei que haveria o risco de sequer ter alguém para receber correspondências..
  • @LuisSeabras não aconselhamos o envio de documentos agora para Portugal.
  • Desconhecia essa recomendação, oficial ou não. De toda forma já postei há 01 semana e hoje a informação da DHL é de que estava fechado.

    Por isso pergunto se alguém sabe oficialmente qual o esquema de funcionamento da conservatória dos registros centrais.
  • editado March 2020
    @luizSeabra,
    Numa crise como a atual, as coisas mudam de um dia para o outro. Você arriscou e não deu certo.
    Algumas restrições adicionais entraram em vigor a partir desse fim de semana.

    Veja aqui que Lisboa e O Porto estão na lista de Registos com atendimento encerrado. Todos os grandes estão.
    https://irn.justica.gov.pt/COVID-19-Servicos-de-Registo
  • Eu já tinha postado aqui, que todas as conservatórias estariam fechadas por 2 semanas e com chances de prorrogação. Agora vi que, a quarentena em Portugal se estendeu até junho!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.