Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1565759616269

Comentários

  • A pergunta de 1 milhao... Com esse atual cenàrio, algume sabe o tempo medio que ta demorando a transcricao de casamento em Ponta Delgada? E Tondela? E ainda aceitam pelo correio?
  • editado February 2020
    @JairaGP,
    2 meses, pela ultima informação. O mesmo que antes.
    O problema de atraso somente esta afetando a concessão do assento para nacionalidade.
  • @JairaGP,
    Teve relato do @Bruno Patricio há três dias que uma que ele enviou demorou doze dias apenas
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214163/#Comment_214163
    Talvez PD esteja voltando aos prazos antigos. Tondela está demorando bem mais.
  • FabioFabio Member
    Boa tarde, os formulários e demais dados/instruções da primeira página permanecem atuais?

    Nos endereços posso simplesmente preencher Cidade- Estado-País?
  • @Fábio, no endereço você coloca a rua, número, Cidade, Estado! O endereço completo!! É para onde mandarão eventuais correspondências!! Ponha o CEP também
  • FabioFabio Member
    Liane,

    Tem dois campos para endereço. Eu tinha entendido que eram da época do casamento, por causa do nome de solteiro e do estado civil solteiro.

    E no cabeçalho do requerimento eu colocaria o atual com CEP.
  • Sim, está escrito "residencia à época do casamento". Normalmente tem na certidão de casamento; se não tem endereço, põe exatamente como está na certidão de casamento
    Poderá ser digitado ou manuscrito, nesse último caso que seja com a letra legível para não dar margens a futuras divergências.
    Modelos de requerimentos aceito pela Conservatória de Ponta Delgada:
    1ª – Modelo mais apropriado quando o requerente é filho ou neto dos cônjuges – o neto precisará enviar a certidão de nascimento simples para comprovar a linhagem.
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view


    Requerimento para transcrição de casamento


    .…………………………………………………………..………………………………………….....................................,
    titular do documento de identidade nº…………………..........., emitido por ......…..………… aos …………………
    Residência habitual…………………….....................………………..............…..………….…...………..…………..,
    bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………...................………………………..
    Tels:………………………..………………….., e-mail ……………………………………………………… vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)………………………………, a transcrição de casamento respeitante a:

    1º Nubente:
    Nome de solteiro: ……………………………………………………………………..………………………………….
    Data de nascimento: ……………..…………estado civil: …...…………………...………(à época do casamento)
    Naturalidade:………………………
    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………..…… concelho:……….…………………………
    Se nasceu no Brasil ou outro país, município:……………………………………….estado: …………......……….
    filiação:………………………………………………………………………………………………………………...........…
    Residência à data do casamento ………………………..……………………………………………………………..

    2º Nubente:
    Nome de solteira: …………………………………………………………………………..…………………………….
    Data de nascimento: ………………………estado civil: …...…………….……...………(à época do casamento)
    Naturalidade:………………………
    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..…
    Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …………………………….……………, estado: ……………….....
    filiação:…………………………………………………………………………………………………………………...........
    Residência à data do casamento ……………………………………………………………….………………………


    Dados relativos à celebração do casamento

    Hora e data: …………. horas e ….……. minutos, do dia ………... de ………………..………. de …………….
    Lugar da celebração: ……………………………………………..………………………………………....................
    Celebrante …………………………………………………………………………..…………………………………….
    Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico
    □ com convenção antenupcial □ sem convenção antenupcial

    Nome do(s) nubente(s) adaptado após o casamento:

    1º nubente: …………………………………………………………………………………….……………........................
    2º nubente: ……………………………………………………………………………………………………………..........

    Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens.



    Cidade, ………...… de …………………….…………. de …………............

    ______________________________________________________


    Assinatura do(a) requerente
  • FabioFabio Member
    Liane

    Mas eu estava usando o primeiro modelo. Posso adaptar o primeiro modelo, acrescentando itens do segundo modelo?
  • @Fábio Sim, pode mandar qualquer um, é apenas sugestão!!
  • Boa tarde,

    Estou providenciando a atribuição dos meus filhos, mas antes preciso fazer a transcrição do meu casamento, enviarei para Tondela tudo (transcrição + atribuição para os filhos)

    Relativo a transcrição de casamento fiquei na dúvida de qual modelo utilizar.
    Poderiam me auxiliar melhor, pois não compreendi qual devo utilizar.

    algumas informações para ajudar na dúvida
    * Sou brasileiro, filho de português e com a cidadania já emitida e já tenho o assento português, cartão cidadão e passaporte português

    1 - Qual modelo para eu transcrever meu casamento (modelo 1 ou 2)
    2 - Quais documentos (meu e da minha esposa) - (já tenho a certidão de casamento por cópia reprográfica e apostilada em haya)
    3 - Enviarei em 3 envelopes dos documentos (casamento e das atribuições (2) em separados) dentro de um envelope
    4 - Vale postal no valor de 120,00 (euros) qual endereço do vale postal
    5 - Qual melhor forma de envio (correios EMS com ou sem seguro ou DHL)

    Já agradeço pelas ajudas...
  • editado March 2020
    @Samuel

    1- use o modelo 2
    2- leia a página 1
    3- Ok
    4- leia a página 1
    5- DHL
  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado March 2020
    @Vlad Pen

    Muito obrigado pelas informações.

    Sempre solicito a tds.

    Só +12coisa rsrsrs

    1 - o tempo médio para conclusão dos 3 processos está como? 2 a 3 meses ainda?
    2 - A certidão de nascimento da minha esposa (nubente) pode ser somente por cópia de inteiro teor e apostilada ou tem que ser por cópia reprográfica e apostilada?

    pergunto isso pq já vi de 2 formas falando. pelo que vi no site do consulado de Portugal RJ, fala somente (3. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de 180 dias.) por isso me gerou essa dúvida.

    um grande abraço
  • @Samuel a transcrição de casamento demora em torno de 5 meses e atribuição de menores 3 meses. A certidão da esposa pode ser original de inteiro teor apostilada.
  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado March 2020
    @Vlad Pen

    Obrigado.

    Esqueci de mencionar.

    Estarei enviando para Tondela.
    Pelo que vi lá fazem os 3 processos juntos.
    e em Ponta Delgada somente a transcrição de casamento.

    Depois de tudo juntado, postarei novamente.
  • @SamuelViana,
    Ponha cada processo em envelopes separados com toda a documentação dele.
    Depois ponha os envelopes juntos dentro do mesmo envelope externo e envie. Eu prefiro DHL sempre.
    (Não pode compartilhar documentos. Entenda que ao receberem, cada envelope interno segue seu caminho)

    Correção: "Sou brasileiro, [...] e já tenho o assento português". Se tem o assento você é português.
  • @gandalf

    Blz. farei isso e enviarei para Tondela.

    Obs.: Quando mencionei que sou brasileiro era para tentar explicar como fiz minha solicitação.

    Hj sou sim português. rsrsrs por atribuição certo?

    um grande abraço
  • Boa noite.

    Em relação ao vale postal para Tondela, tenho algumas dúvidas, rsrsrs mas né.

    Li em alguns tópicos com relação ao endereço e valor, mas ainda não entendi alguns pontos:

    1 - Valor do vale postal, devo pedir no correios para ser a cotação do dia do EURO? existe uma específica?
    2 - 120,00 euros é o valor da transcrição correto?
    3 - devo colocar dentro do envelope o vale postal ou tirar uma cópia do mesmo (comprovante) e enviar junto com os documentos?
    4 - O valor do VP tem que ser preciso ou se passar tem problema (já li relatos que alguns mandaram 5 euros a mas) não entendi. Seria interessante fazer uns 5 euros a mais para não ter problema com o câmbio oscilando assim?
    5 - O objetivo é para (manutenção de residentes) correto?

    Se tiver alguma informação a mais que possam me passar agradeço.

    Obrigado.
  • 1 - É interessante consultar o valor do EURO PARA VALE POSTAL antes de sair de casa, consultando
    https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php;
    2 - Sim, a transcrição custa 120 euros; Ao valor dos euros tem que se acrescentar as taxas cobradas pelos Correios (1,5% do valor e uma tarifa fixa que hoje está custando aproximadamente 40 reais)
    3 - Tire cópia do Vale Postal e coloque a cópia dentro do envelope com os documentos. Guarde o original com você;
    4 - Não tem problema se passar um pouco. Há pessoas que mandam 2, 3 euros a mais, para garantir a cotação, especialmente se mandar os documentos pelos Correios, que podem atrasar a entrega. Eu sempre mando tudo via DHL. Leva 3 dias úteis e é mais seguro. Custa mais 50 reais, aproximadamente, que o EMS dos Correios;
    5 - Sim, vale postal para manutenção de residentes - Destinatário IRN, IP, com o endereço de Tondela.
  • Complementando a orientação da @Liane...

    Tem um passo a passo aqui para emissão de um VP para Atribuição...(€ 175,00)...
    Mas creio que as informações podem ajudar você @Samuel...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214655/#Comment_214655
  • @Liane
    @Nilton

    obrigado novamente pelas informações.

    Quase tudo protnto para enviar a Tondela. rsrsrs

    Depois passarei meu feedback.

    abs
  • Boa.

    Alguém sabe informar se o funcionamento das conservatórias de Tondela e ponta delgada estão funcionando?

    estarei providenciando o envio dos documentos daqui a 10 dias.

    obrigado.
  • @SamuelViana, por enquanto foi restrito apenas o atendimento pessoal aos utentes, exceto para serviços de urgência, mas a situação está mudando a cada dia. Não tem como afirmar que o que funciona hoje também funcionará amanhã.
    Considere a possibilidade de fazer a transcrição pelo consulado. O escritório consular de Santos-SP tem feito a transcrição rapidamente.
  • @Daniel Henriques

    Obrigado pelas informações.

    Sou do RJ e esta sem data para fazer a transcrição aqui. Mas devo encaminhar para Tondela mesmo. ate pq tenho ainda um prazo de 1 ano para a mudança. so devo ir mesmo em Março/2021.

    Se por acaso mudar aqui no RJ, tenho acompanhado. irei ver a possibilidade.

    Abraços
  • Boa tarde
    Enviei meu processo de transcricao e atribuicao de menor e foi recebido em tondela no dia 24/03.. como proceder para acompanhamento dos processos?
    Desde ja agradeço
  • @tatiis, as conservatórias estavam mandando e-mail com a senha de acesso ao site de acompanhamento quando abriam o processo, como tem pouco tempo que os documentos chegaram aguarde mais alguns dias. Se não receber nada, quando tiver perto de um mês ligue na linha de registos pra obter alguma informação. Podem ter atrasos por cauda do vírus.

    Linha de Registros 00 xx (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
  • @tatiis,
    No final de maio ligue na LR pra saber o status, e aproveite pra obter a senha.
  • Boa tarde pessoal
    Eu mandei o processo da minha mãe para a Conservatório do Porto em janeiro eu vi no site justiça.gov.pt que o processo foi aprovado e que esta aguardando o registro de cidadão português. Eu vi que para dar continuidade no processo da linhagem, que seria o meu processo, eu preciso transcrever o casamento dela com o meu pai que e Brasileiro. Eu gostaria de ajuda com os documentos e melhor conservatoria para esse processo de Transcrição de casamento.
    Obrigado.
  • @Diego Brito,
    Você só pode fazer a transcrição quando sair o numero de assento. Quando o status mudar pra Concluído.
    Tem também que esperar a crise passar, porque no momento somente urgências.
    Não é o momento para iniciar nenhuma nova aventura.

    Mas se você somente quer se antecipar, e se educar, você esta no tópico certo.
    Em 99% dos casos o melhor lugar tem sido Ponta Delgada. As excessões são para atribuição de menores (que Tondela faz os dois quase juntos, e tem prioridade para menores), e caso haja divergências de nomes ou datas.
    Comece escolhendo na primeira pagina desse tópico o requerimento que se ajusta ao seu caso, e busque nele do fim pro começo alguma lista de documentos. Nada mudou. Os documentos continuam os mesmos.
    Pagamento só por Vale Postal.

    Para a transcrição do casamento:
    1 – Requerimento assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade. (Podem assinar qualquer dos nubentes, filhos, ou netos)
    2 – Cópia do RG (ou CNH) da pessoa que assinou o requerimento, autenticada e apostilada
    Se o RG do item (2) for o neto/neta, juntar uma certidão IT apostilada do neto (nova diretriz a partir de fev/2019)
    3 – Certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    4 – Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor apostilada
    5 – Cópia simples do assento do nubente Português.
    Se for certidão de batismo (anterior a 1911), devem ser emitidas certidões pelos Arquivos Distritais respectivos, e enviar o original com marca d'água.
    6 – Vale postal de €120 (enviar o recibo)

    IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada
  • Boa Tarde,

    Apenas para passar informações: O pedido de transcrição do casamento de minha bisavó, feito por Tondela em 24/10/2019 foi concluido em 12/03/2020 e os documentos chegaram no Brasil em 02/04/2020.

    Agora estou esperando o Arquivo Central do Porto dar continuidade no processo de atribuição da minha avó.

    Att,
    Fred
  • Subindo o tópico

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.