Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17917927947967971451

Comentários

  • qual a conservatória mais rápida para menor?
  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado November 2019
    andrezza,

    Ah, ok. Para menores, a orientação aqui no fórum é Tondela. Mas tem que transcrever o casamento. Pode enviar os dois processos para lá. Na pág 791, tem uma ajuda do @Daniel Henriques (pra mim inclusive rs) falando sobre isso.
  • @andrezza parabénsss!!!

    como você fez o pedido de urgência? Pessoalmente?
  • Amigos, vim aqui dividir uma boa notícia com vocês. O processo do meu marido recebido em 29/05/2019 na ACP Porto e finalizado em 28/10/209, já teve o registo homologado. Recebemos a carta do IRN em 09/11/2019. Então, acho que tudo voltou à normalidade. Agora é transcrever meu casamento e enviar meus docs e dos filhos tb.
  • @jhonpc o cartão cidadão presencialmente no Porto demora muito? Pergunto porque minha filha dará entrada no processo dela agora e estaremos no Porto em junho próximo. Ela cogitou fazer o cartão cidadão e passaporte lá, caso o processo já tenha finalizado. Por isso pergunto do prazo. Obrigada!
  • Bom dia pessoal! Meu processo foi recebido em 12/06 e foi para a bolinha 2 ha exatamente 1 mes (10/10) porem ate agora nao mudou, tendo em vista que muitos processos recebidos em Julho (1 mes depois do meu) ja foram para despacho e o meu nada. Será que houve alguma exigencia? É normal? O que voces me aconselham fazer? Estou evitando de ligar la e aguardando mas estou começando a ficar preocupada.
  • @LeticiaMonte, bom dia,

    Leva um certo tempo mesmo para sair da fase 2. Existe alguma mensagem indicando exigência no site? Logo abaixo das bolinhas existe um texto. Se ali não falar sobre exigências, o jeito é esperar. Mas, se a ansiedade for muita, tente contato com a LR.
  • @Milena Arine, o meu processo enviado em 26/07, recebido por Hermogenes em 07/08 também está na bolinha 1, recebi o email com a senha em 10/09. Aguardando...

  • @mariapaulafernandes sim, pessoalmente e apresentando documentos, no caso o contrato de trabalho e carta explicando a urgência
  • @Chris Brito, bom diaa
    Vcs pediram urgência?
  • Chris Brito já falou em outros posts que não pediu urgência.
  • o meu processo foi numerado dia 02/05 despacho dia 22/08 eu fiz a consulta agora no site continua aguardando assento.....
  • Nossa , otima notícia, quem sane essa semana sai o registroda minha mãe..
  • Informação para aqueles que estão acompanhando.
    O processo do meu pai está aguardando o número de assento desde o dia 02 de Agosto. Processo Numerado final de Abril.


  • @andrezza
    Não sei de onde vc é, mas, tenho visto bastante "zun zun" de que alguns consulados estão fazendo isso mais rápido que as conservatórias....não sei.... Eu, perguntei por e-mail para o consulado de Santos e disseram que transcrição de casamento, sai em menos de 30 dias...
  • Pessoal, bom dia!

    Alguem poderia por favor incluir os dados do meu marido na planilha?

    Leandro CPP
    Enviado via CTT em 16/10/19
    Pago: cartao de credito
    Numerado dia 25/10/19
    Numero: 85***/2019

    O atendente informou que ainda nao é possivel ter a chave de acesso ao site e que o processo esta na fase de analise.
  • @JCCS Estou no Porto. Morava em Santos Obrigada pelas inf
  • Boa tarde
    Alguém poderia incluir o processo do meu sogro na planilha...


    Ricardo Teixeira de Souza
    Cartão de crédito
    Enviado via correio
    Postado dia 27/09/19
    Recebido dia 04/10

    Número de processo 6608xxxxx
  • @Chris Brito
    Parabéns ao seu marido. Agora poe um bigodão nele e vai num bom restaurante portugues comemorar, o pá.
    Aparentemente a numeração estava certa e foi em 29/05 como voce disse. (voltei pra data original na planilha)
    Alexandre foi um dos "sortudos" em que o assento saiu bem antes do previsto.
  • editado November 2019
    @thaluama
    Algo esta errado com a sua informação.
    As datas e o número de processo não batem.
    Reveja o número do processo novamente caso tenha acesso via web (logo acima do nome).
    Confira as datas e numero de processo diretamente na planilha. (Talvez seja 860XX/2019)
  • @luiscarlos boa tarde! nao tem nenhuma mensagem de exigencia, só estou com essa duvida pois vi muitos que foram depois do meu irem pra despacho :( mas tudo bem, se a exigencia aparece la fico mais tranquila e vou aguardar. Obrigada!
  • editado November 2019
    @LeticiaMonte
    No topo do TAB de "Instruções de preenchimento" da planilha tem as mensagens usuais que caracterizam cada estado.
    Quando esta na bolinha 2, ela aparece tipicamente em branco, e a mensagem correspondente esta abaixo.
    Quando estiver em Despacho as bolinhas de 1-5 verdes, a bolinha 6 estará em branco, a bolinha 7 avermelhada.
    A Mensagem é que manda. A bolinha confunde mais do que ajuda.
  • Gente, meu processo foi despachado favoravelmente dia 10/09.
    Eu tenho acompanhado a planilha e a data de “previsão” tá sempre aumentando.
    A tendência é aumentar mais esse prazo né?
  • editado November 2019
    @mariapaulafernandes
    Obrigado por perguntar... Eu explico.

    Se as coisas não estão andando, os processos vão empilhando, e a tendencia fica sendo demorar cada vez mais.
    Todos os esforços de modelagem de comportamento baseado no passado não estão surtindo efeito.
    Então... a gente vai fazendo correção, baseado na expectativa por conta daqueles que estão quase saindo.
    Tem um pouco de chutômetro, e muito de matemática.
    Ele se ajusta automaticamente, e se faz uma correção aqui e ali, uma vez por semana ou em caso de greve.

    Matematicamente é assim: Olha-se os últimos concluídos (Ignora-se os que foram emitidos em urg/exig porque podem afetar a media). Ignora-se os 5% mais altos da amostragem (que também estão fora da curva e pode ser que não informaram exigência), e toma-se esse valor. Chama-se Percentil-95%. Esse número esta sintetizado no TAB de análise (coluna U).
    No momento está entre 191 (se olhar somente os Concluídos) e 205 (se incluir os que estão aprovados em Despacho).
    Olha-se também a média dos últimos +-40 aprovados sem urg/exig, e faz-se uma eventual correção.

    A gente tenta ser "otimista" e puxar pra baixo, mas usa esse calculo aí acima para aferir a previsão de conclusão.
    A Previsão esta em 195 dias, mas só tem pequenos ajustes manuais no final de semana, se necessário, dependendo "do andar da carruagem".

    ET: só uma pequena nota: Para se escolher a amostragem, considera-se um certo prazo que garanta +-40 concluídos. Costumava ser 90, 120, 150 dias, e atualmente esta em 220 dias pra conseguir uma amostra razoável.
  • @mariapaulafernandes
    Desculpe o matematiquês.
    Sim, a previsão ainda esta aumentando
    Como pode ser visto pelo gráfico do TAB de análise, com uma curva fortemente ascendente.

    Esta tão cheio de anomalias que não se pode colocar no gráfico os poucos que foram concluídos no mês seguinte.
    Vai levar tempo pra limpar a pilha de processos acumulados, e não vai acontecer de uma hora pra outra.
    Os funcionários estão se esforçando por garantir o direito de quem tem direito. Demora mas sai.
    Então entre na fila, seja aprovado, e aguarde sem ansiedade. O seu direito e de toda a próxima geração estará garantido.
    Se for o caso de urgência, ou se decidir se mudar pra lá, basta só completar o processo.

    Lembre-se que na Italia leva em média 8 anos. Estamos no lucro. :-)
  • Passando para informar que já estou com o meu cartão cidadão e passaporte Português nas mãos! Cartão cidadão fiz na 4° CRC do Porto, paguei 53 euros para o de extrema urgência (se solicitar antes das 12:59 fica pronto no mesmo dia, e foi o que eu fiz) , e o passaporte eu paguei 85 euros (um pedido urgente, mas não o de extrema urgência).

    Cartão cidadão: fiz na 4° CRC do porto e peguei na Loja do Cidadão do Porto no mesmo dia.
    Passaporte: fiz na Loja do Cidadão do Porto e retirei na própria Loja do Cidadão do Porto.

    Obs.: Cheguei na Loja do Cidadão, tirei a senha e fui logo atendido. Não gastei nem 10 minutos nas 2 vezes que fui lá.

    Meus melhores cumprimentos,
    Caio Azevedo
  • @gandalf , eu desisti da minha cidadania italiana justamente por esse motivo, no consulado de SP está na espera pra 12 anos, fora o valor, em torno de 10.000!!!
    Assim, peguei carona com meu marido e vou tirar minha Portuguesa, muito mais rápido, 6 meses não é nada!!!! O processo da minha sogra caiu em exigência, vai atrasar um pouco, mas mesmo assim, é tudo muito rápido
    Só quando a gente tem um comparativo é que conseguimos enxergar o quão rápido é a cidadania portuguesa!
    Abraço à tds :)
  • editado November 2019
    @mariapaulafernandes
    Mais explicação de por que a previsão muda de vez em quando:

    Até ontem, 220 dias de amostragem incluíam os registros numerados em 05/04/19.
    Passou-se mais um dia, e os próximos numerados serão de 08/04/19 pra cima. O número de amostras caiu de 41 pra 35.
    A media se deslocou à direita na curva ascendente, e a previsão passou de 195 pra 197. Automaticamente.

    Em mais 2 dias, os quatorze numerados em 08/04/19 também ficarão pra trás.
    A media vai se deslocar novamente à direita na curva ascendente, e muito provavelmente vai subir novamente.
    Se não houverem novas conclusões, o numero de amostras pode cair pra 20, e será necessário um ajuste, subindo a amostragem de 220 pra 240 dias, pra fazer voltar o numero mínimo de amostras a +-40 ou 50.

    Não é que alguém muda a previsão. É que como não há conclusões, o tempo de espera está aumentando mesmo.
  • @deiseljo
    Que bom que voce tem essa opção. Desejo-lhe sorte e que o prazo reduza.
    Mesmo fazendo o da sogra, do esposo, e 2 transcrições pra depois fazer o seu, ainda vai ser mais fácil, barato e rápido.
    Atualmente se satisfizer rapidamente a exigência (envie por DHL), os processos têm retomado o fluxo normal e não tem tido atraso na conclusão. Tem concluído junto com os outros da mesma data.

    Dê uma atualizada na planilha e ajuste o status para Exigência e explique o motivo resumidamente em Observações.
    Voce ajuda os outros e evita erro no cálculo do prazo de conclusão estimado.
    Busque pela numeração de 22/07/19 (no momento linha 84).
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
  • Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

    Enviei os documentos dia 10/10 e segundo o rastreio do correio, chegou dia 15/10 em portugal. Mas a partir desse ponto não teve nenhuma atualização na página de rastreio. Foi enviado via EMS.

    Quando enviei o do meu pai (por volta de outubro de 2018) não lembro se demorou esse tempo todo para atualizar o rastreio. Pode ter acontecido algo?

    Estou pensando em ligar para pedir o número do processo, sexta agora já faz um mês que os documentos chegaram em portugal, não sei exatamente quanto tempo chegaram no ACP Porto (se é que chegaram).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.