Quando o processo recebe uma numeração?

Prezados,
enviei o meu processo do Brasil para Lisboa a partir dos Correios. No rastreamento do mesmo, foi informado que o processo foi recebido em Lisboa, atestando o nome de quem fez o recebimento. No entanto, não recebi nenhuma informação de Lisboa. Eu liguei na CRC de Lisboa e, após 40 minutos esperando, me disseram que leva alguns meses. Alguém saberia me informar se é normal essa falta de informação? Eu esperava ao menos um email confirmando o recebimento, mas faz 20 dias que fiz o envio e ainda não recebi nada. Alguém sabe quanto tempo demora para receber a numeração e se após essa numeração, somos informados?
«1

Comentários

  • editado April 2019
    @Francisco os processos enviados a Lisboa demoram de 4 a 5 meses para serem numerados, mas podem ser numerados em um prazo menor. Para informações terá q ligar na linha de registro. (351) 211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • Obrigado pela dica. Vou ligar lá amanhã mesmo. Aviso aqui se conseguri alguma informação.
  • minha documentação chegou em Lisboa 10/2018, no mês seguinte (11/2018) quando enviei um email solicitando informações, já me responderam com o número do processo.
  • franciscoicmcfranciscoicmc Member
    editado April 2019
    Olá @Jonattan, obrigado pela mensagem. Para qual email você enviou? Eu enviei para rcentrais.diversos@irn.mj.pt e a resposta foi:
    "Se pretende informações sobre o estado do seu pedido de nacionalidade já apresentado na Conservatória dos Registos Centrais. Poderá contactar esta Conservatória através do n.º de telefone (+351) 211 950 500, onde lhe será prestada informação.""
    Parece que eles não informam por email, apenas por telefone. Eu liguei nesse telefone e me disseram que não podem dar informações enquanto o processo não receber um número. Ou seja, me resta confiar que foi entregue e esperar. O meu processo chegou em Lisboa em 03/04/2019.
  • @francisco seu processo ainda é muito recente para ter sido numerado. Espere uns 2 meses.
  • Obrigado a todos pelas dicas. Eu sou novo nesse projcesso e achei que seria mais transparente. Vou aguardar mais um tempo e então entrar em contato com o CRC.
  • @francisco, envio para: registos.centrais@irn.mj.pt
    mas de fato, seu processo ainda é bem recente, também aconselho a esperar um pouco, pois vamos ficando ansiosos e acabamos nos frustrando, porque o processo é demorado mesmo.
  • Meus amigos, boa tarde, meu processo já foi numerado porque dei entrada pessoalmente, vai fazer 01 mes em 16/05/2019, voces acham que ja posso ligar para saber de alguma posição? abraços
  • @normameireles..se vc enviou para ACP do Porto..espere pelo menos 3 meses.
  • Bom dia!!
    Aproveitando o assunto sobre número de processos....

    Quando ligamos para o CRC para saber informações sobre o processo, informamos o nome do interessado? Antes de se saber o número do processo... É isso?
  • @Gabriela..vc tem que ligar na linha de registro e informar o nome completo e a data de nascimento.
  • prezados, depois de 3 meses consegui o número do processo. Dica: quando conseguirem o número, peçam a chave (senha) para acessar a situação do processo pelo site: https://nacionalidade.justica.gov.pt/
  • Prezados, minha mãe enviou os documentos para a ACP do Porto dia 13 de maio, e foi entregue no dia 21 de maio. Com quanto tempo posso ligar pra saber se saiu a numeração? E posso ligar para esta conservatória através do n.º de telefone (+351) 211 950 500, ou para a ACP do Porto?
  • @NathyCA, deve estar numerado. O número para ligar é esse mesmo que você escreveu (LR). Não ligue para a conservatória, eles não costumam atender telefone e só atrapalha e atrasa mais o serviço.
  • @Daniel Henriques obrigada!
  • Quais informações que o pessoal da LR costumam perguntar pra eu saber qual o número do processo e a chave de registro ?
  • @PJSouza nome do requerente, data de nascimento e tb podem pedir o endereço
  • Bom dia à todos. Sou novo no fórum e queria compartilhar com vocês um pouco da minha odisséia. Tenho 48 anos e desde 2017 tento obter minha cidadania portuguesa, já que sou filho de português. Infelizmente meu falecido pai alterou a grafia do próprio nome ao entrar no Brasil nos anos 1950 e isso me obrigou a alterar todos os meus documentos, o que demorou cerca de 1 ano. Quando finalmente ajustei todos eles, dei entrada na documentação via Consulado em Recife - Pernambuco em 05/2018. Estive ontem no Consulado e fui informado que o processo foi devolvido por Lisboa em Abril último por inconsistência na solicitação. O próprio Consulado fez a alteração solicitada (não informaram qual) e remeteram de volta para Lisboa ainda em Abril. Me forneceram um número de processo de Nascimento (xxx/2019) e disseram para aguardar. Já tentei ligar para o número de informações lá em Portugal mas sempre estão com as linhas ocupadas. Será que ainda terei que aguardar mais 1 ano e meio para fornecerem um número de registro? Alguém passou por situação semelhante? Sei que o processo é demorado, mas aguardar por anos e anos é angustiante. Ainda tenho que aguardar o desfecho para iniciar os processos de minha esposa e Filha de menor. Será que demorarão também tanto tempo assim? Agradeço pela ajuda que puderem fornecer e pela oportunidade.
  • @pvitorino.. processos enviados a Lisboa infelizmente são demorados. Terá que ir acompanhando o andamento do processo pelo site de consultas ou pela linha de registro.
  • O problema é que não tenho um número para acompanhar pelo site e por telefone não consigo ser atendido...
  • Quando meu processo for finalizado, vocês me aconselham a enviar a documentação referente à minha filha e esposa diretamente para alguma conservatória ou terei que obrigatoriamente enviar também para Lisboa via Consulado? Obrigado.
  • @pvitorinosantos, já deu uma olhada no tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade#latest
    Os foristas tem conseguido a chave de acesso ao site por e-mail. Note que a chave de acesso não é o número do processo. Mande seu nome, data de nascimento e filiação e solicite a chave de acesso.
    Tem também a discussão http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos específica para processos pelos consulados, lembro que existe um e-mail apenas para esse tipo de atendimento, da uma procurada nesse tópico que você deve encontrar.
    Processos de filhos se for menor de idade faça por Tondela, maior de idade pelo ACP Porto, Processo de aquisição pelo casamento apenas Lisboa.
  • Boa noite, aproveitando a discussão: estou com a documentação do meu filho menor de idade separada para envio, melhor para Tondela que para o Porto? Se sim, qual o endereço?
  • Lembrando que o processo dele é por aquisição.
  • @Natália vc ou seu marido ja tem a nacionalidade portuguesa? se tiverem , o processo do seu filho é atribuição e não aquisição. O endereço consta no topo do fórum..só procurar. Para menores pode ser tanto Tondela , quanto ACP do Porto.
  • @Vlad Pen, obrigada pelo retorno.
    Enviei para a ACP do Porto como atribuição, conforme me orientou.
    Já recebi a AR do recebimento lá na ACP, estou agora na fase de adquirir a senha para acesso ao novo portal de acompanhamento do processo. Enviei e-mail pra eles solicitando a senha. Espero que me retornem em breve.
    Muito grata à ajuda de vocês!!
  • Prezados,
    meu processo foi numerado e está no mesmo estágio (1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio) desde maio de 2018. Vocês saberiam dizer se o site é bem atualizado ou se seria melhor ligar para o CRC?
    Grato.
  • gtsgts
    editado October 2021

    Prezados,

    Dado o grande periodo de tempo para processamento da numeracao de processo de cidadania pela conservatoria. Qual a media atual de tempo recomendavel para espera de numeracao ou para um eventual reenvio de documentacao nao perdida ou nao recebida?

    Agardeco qualquer informacao ou dicas nesse contexto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.