Duvida preenchimento formulario 1C

Gente já paguei a taxa 175 euros pela internet e me passaram o formulario 1C.A duvida é...eu paguei a uns meses atrás para verificar pela civil online 10 euros para achar o assento da pessoa, possuo ela imprimida mas na hora de preencher o formulario 1c no quadro 2 - devo preencher tudo como freguesia e concelho ou somente colocar qual a conservatoria com numero do assento??? No quadro 4 Relação de Documentos. Devo marcar também a opção 3 e enviar a impressão que eles me mandaram??
«13

Comentários

  • @Wander envie apenas a copia do assento de nascimento, nao precisa preencher freguesia e concelho.

    QUADRO 2: 

    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

    O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.

    Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".

    QUADRO 4:

    Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2 e 3.

    Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar.
  • Amigo já enviei para Portugal como sei se chegou lá ?
  • @wander verifique pelo código de rastreamento .
  • Boa tarde,

    Estou preenchendo um rascunho do 1C e me surgiram as dúvidas abaixo:

    Dúvida 1- (Quadro 1, item 4): Irei usar o RG, mas não sei se devo colocar pontos e traços entre os numeros! EX: (12.345.678-9 ou 123456789)

    Dúvida 2- (Quadro 1, item 6): O RG foi emitido pelo SSP-SP, devo então preencher "SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO" ?

    Dúvida 3- (Quadro 6): Estou usando como rascunho o formulário deste link: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73

    Pretendo fazer o pagamento via cartão de crédito. Mas percebi que não tenho nenhum campo para que possa descrever esta forma de pagamento.

    Então minha dúvida é: quando o pagamento é via cartão de crédito, o formulário será outro? Como consigo ele?

    Dúvida 4- Aproveitando que falei a respeito do cartão de crédito, lembro de ter visto neste forúm que o pagamento via cartão não estava funcionando. Este já voltou a funcionar? (Pretendo fazer a atribuição via ACP- Porto)

    Muitíssimo obrigado!
  • Me surgiu uma última dúvida:

    Como ninguém na minha família tem cartão de crédito internacional, pretendemos usar o de um amigo. Tem algum problema? Pois o portador do cartão será diferente do requerente da cidadânia.
    Lembro de ter visto uma discussão parecida, mas não consegui entender qual foi o veredito.
  • Tem não paguei com o do meu irmão.
  • @Wander obrigado. : )
  • @Leonardo

    1-coloque os nr em sequência
    2-Se não couber tudo, pode abreviar " segurança "
    3-quando o pgto é feito por cartão de crédito vc vai receber o formulário 1C por email.
    4-ja voltou a funcionar.
  • @Vlad. Obrigado. xD
  • Boa tarde, estou com dúvida no preenchimento no quadro 2 do formulário. Estou enviando a certidão de batismo do meu bisavô português para o processo de atibuição da minha avó. Ele nasceu em 1905...o que devo preencher em relação ao número de assento e outras informações do quadro 2?
  • No quadro 4 assinalo que estou enviando a certidão de registro de nascimento do pai português ou não assinalo e coloco certidão de bastismo no campo outros documentos?
  • @fernandamabrandao, no quadro 2 deixe os campos referentes ao assento deixe em branco.
    No quadro 4 assinale certidão de registro de nascimento do pai português e em outros documentos especifique a outra certidão que irá enviar para comprovar a fixação do nome na maioridade (casamento ou óbito).
  • @DanielHenriques Muito obrigada. Preencho frequesia,concelho , país e data do nascimento também? ou deixo todo o item 1 do quadro 2 em branco?
  • Boa noite gente. Me surgiu mais uma dúvida.

    Como já citei no forum, existe uma pequena divergência no nome de meu avô (em Portugal ManUel e no Brasil ManOel), fui instruído por vocês a enviar o processo de atribuição de meu pai para ACP-Porto, sem fazer nenhuma retificação.

    Agora, preenchendo o 1C me deparei com a seguinte dúvida:

    Quadro 1, item 8 (Filiação)

    Preciso colocar o nome do cidadão português (meu avô) porém, não sei se coloco ManUel (nome que está na certidão de nascimento obtida pelo Civil Online) ou se coloco ManOel (o nome que está no RG do requerente (meu pai)).
  • @fernandamabrandao, não precisa indicar nada, os dados serão obtidos da certidão de batismo. No quadro 2 basta assinalar pai português e derrota assinalar sim em pretende manter a composição originária do nome.
    No próprio formulário está informado que os campos freguesia, Conselho, etc... só precisam ser preenchidos se não enviar a certidão (leia quadro 2 item 1)
  • @Leonardo Freitas, pode preencher como consta no assento português dele. Não havendo alteração da fonética do nome as conservatórias não entendem como divergência.
  • editado February 2019
    Boa tarde pessoal,

    Fui ao cartório hoje, para reconhecer firma por autenticidade do formulário 1C.
    Para a minha surpresa, a atendente disse que não poderia reconhecer firma sem que fosse preenchido o Quadro 2 Item 1 "Não sendo apresentada a certidão do registro de nascimento..."
    Tentei explicar a ela que não seria necessário preencher esse campo, pois eu já tinha a certidão extraída pelo Civil Online, porém ela continuou irredutível.
    Então decidi tentar preencher com os dados dê: FREGUESIA ; CONCELHO ; PAÍS ; DATA DO NASCIMENTO ; ASSENTO COM O N° ; DO ANO DE .

    Então minha dúvida é:
    Qual N° de registro devo usar.

    O que está logo na segunda linha da certidão do civil online " Assento de nascimento n° xxx do ano de 2013"
    Ou devo usar o que está na segunda folha da certidão do civil online "cota : informatização do assentamento n° xxx/1924, lavrado em xx/xx/1924, na conservatória de Santana."
    PS: Imagino que o primeiro n° de assento seja o do civil online; já o segundo, imagino que seja o registro original de meu avô em Santana.


    Obrigado.
  • @Leonardo coloque o nr do assento XXX de 2013
  • editado February 2019
    @Vlad tem um quadradinho na frente de cada um desses itens : freguesia ; concelho ; país ; conservatoria do registro civil_________ ; conservatória dos registro centrais.

    Devo marcar um "X'" em algum deles?
    Imagino que sim pelo menos em algum desses dois "conservatoria do registro civil _________ ; conservatória dos registro centrais". Para indicar se o registro está em uma conservatoria do registro civil ou na conservatória dos registro centrais.
  • @Leonardo coloque conservatória de registro central
  • @VladPen

    Aproveitando o topico ja criado, estou com um duvida, vamos la, to dando entrada no processo de atribuição da minha mãe. Meu avo é o Português.
    -Eu já efetuei o pagamento da taxa de 175 euros;
    - Tenho o numero de assento e nascimento do meu avo;
    - Pedi para conservadoria de Portugal enviar a certidão de nascimento do meu avô ( so pra ter um documento oficial dele);
    -ja pedi todos os documentos necessário para atribuição da minha;

    Agora que começou minha duvida no preenchimento...
    1) O nome do meu avo no documento da minha mae veio MANOEL + Sobrenome (este consta certo), e a certidão dela por copia reprográfica também veio escrito Manoel + Sobrenome, ate ai tudo certo....mas o documento de certidão (copia integral) dele que pedi a conservatória de Portugal o nome dele veio MANUEL + sobrenome( esta consta igual aos documentos da minha mãe) minha duvida é : não sei qual colocar no 1C pois agora nao sei qual é o nome certo do meu avo.. oque devo preencher?
    2)Estava pensando em enviar a xerox da certidão de nascimento dele, porem vai da essa pequena divergência no nome, sera que tem problema?
    3) E o assento de nascimento que eu enviei para Portugal solicitando a Certidão nascimento foi um , e a certidão que me enviaram veio com outro numero de assento ( acho que foi uma possível atualização) mas quero confirma se isso acontece mesmo?
    4) qual numero de assento devo usar o antigo que eu tinha ou o novo? no formulario 1C, caso vcs me aconselhem a não enviar a xerox da certidão e sim os numero de assento?
  • @Lucas Rocha
    1 e 2 - Manuel e Manoel não tem problema pois não altera a fonética do nome. As conservatórias não consideram isso como divergência. O nome correto é o que está registrado no assento português.
    3 - O número antigo deve ser do assento original e o novo do assento informatizado
    4 - Se quiser preencher o número é do assento informatizado mas é melhor enviar uma cópia do assento já que você está com ele em mãos.
  • helenoheleno Member

    no quqdro 2 do formulario 1c , no pedido de cicadania do meu filho estou apresentando o meu cartao cidadao , Preciso preencher mais dados ou so o documento basta .

  • @heleno , você tem que mandar, ao menos, o número da sua certidão de nascimento portuguesa!

    Não adianta mandar cópia do cartão cidadão.

    Escreva sua data de nascimento, o número do assento e o ano

    E marque Conservatória dos Registos Centrais

  • helenoheleno Member

    No cartão cidadão ou no passaporte tem o numero do assento ? Se tiver onde está localizado?

    Fiz minha nacionalidade pela conservatoria de Pombal. Como.registo isso

  • @heleno nao tem

    voce precisa do assento que recebeu quando fez sua nacionalidade. se não o tiver, terá que pedir no civilonline

  • Olá, boa tarde. Estou com uma dúvida no preenchimento do formulário.

    Meu marido está preenchendo para solicitar atribuição através da mãe que já tem a certidão em mãos.

    No preenchimento do nome da mãe no form-1C, ele coloca o nome que está na identidade atual dela (está com sobrenome de um segundo casamento) ou coloca o nome de solteira que está na certidão portuguesa dela ?

    A mãe dele já transcreveu o primeiro casamento (com o pai dele).

  • @Deborahlf , pode marcar apenas "mãe portuguesa" e colocar o número da certidão portuguesa, XXX/XX, da Conservatória dos Registos Centrais.

  • @Leticialele Mas no quadro 1 pergunta a filiação, nessa parte que há dúvidas de qual nome colocar da mãe dele, o de solteira ou o atual de casamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.