Duvida preenchimento formulario 1C

2

Comentários

  • @Deborahlf , coloca o nome como consta da certidão de nascimento

  • talectalec Member

    Não sei se esse é o local correto para a dúvida, mas lá vai:

    Gostaria de saber se é necessário o apostilamento do formulário 1C. Fico em dúvida se o reconhecimento de firma seria aceito em Portugal sem apostilar. Grato pela atenção

  • @talec , o Formulário 1C é um documento português. Não precisa ser apostilado. A assinatura, reconhecida POR AUTENTICIDADE é suficiente. Imprima colorido, frente e verso e preencha sem rasuras.

  • @Leticialele Boa tarde, quanto ao Formulário 1C, posso requisita-lo, preenche-lo e assina-lo diretamente no consulado? também gostaria de saber se posso pagar a taxa de 175 euros diretamente por la, e se eles também fazem o envio da juntada de documentos ou terei que mandar pelos correios, obrigado!

  • @Rangelicojr , não vale a pena mandar o processo 1C para o Consulado!!

    Pague os emolumentos com cartão de crédito (pode ser de qualquer pessoa, colocando o nome do Requerente em local próprio). Use um cartão virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank, Pagseguro, etc) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email cadastrado, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

    Imprima-o colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Mande os documentos, preferencialmente, pela DHL, para o Arquivo Central do Porto:

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Em 6 meses, o processo será concluído.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Ola, sendo assim o passo a passo é esse ou estou esquecendo algo?

    1-pagar 175 euros em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    2-Preencher o 1C e assinar no cartório reconhecendo autenticidade

    3-Certidão de nascimento por cópia reprográfica + apostilamento

    4-CNH ou passaporte + apostilamento

    5- Cópia simples do Assento de Nascimento do progenitor português

    6-Enviar pela DHL para o Arquivo Central do Porto


    Agradeço sua ajuda até aqui! =)

  • @Rangelicojr , exato. Envie, também, um print do email que encaminha p fprmulário. Já relataram exigência nesse sentido em Tondela, umas 3 vezes. Não custa nada, mais uma folha de papel.

  • @Leticialele Acho q fiz confusão, no site https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    preenchi meu nome no campo Nome próprio e o nome do meu pai no campo Nome de Requerente (pois utilizei o cartão dele)

    recebi o formulario que aparece o nome do requerente (meu pai)

    isso significa que meu pai esta requerendo a nacionalidade? ou e assim mesmo pois o entendimento e que ele esta fazendo o pagamento?

    Se caso errei tem algo que possa fazer?  

  • @Rangelicojr

    Como pode alguém errar no pagamento com 4 campos a preencher? Hehehe

    Não se sinta mal. Preencha um formulário padrão com todos os dados corretos e assine no cartório e certifique por autenticidade; anexe o e-mail, e explique o engano em uma pequena carta, dizendo que trocou os nomes do português e do requerente. Imprima e deixe em branco o form-1C recebido por e-mail. Grampeie o e-mail e os dois forms, um preenchido correto, e o outro em branco com o pagamento. Não terá problemas.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

  • @gandalf Acho que e a emoçao kkkk, eles responderam


    Exmo Senhor

     

     

    Não tem problema em usar o formulário, de fato o erro está na plataforma que tem o campo mal indexado ao formulário.

     

     

       Com os melhores cumprimentos,

  • Boa tarde, estou com dúvidas no preenchimento no formulário 1C. É que não quero errar.

    No Estado Civil - Tenho união estável. Preciso mandar o documento da união, ou só quando for fazer a atribuição dos meus filhos?

    Local onde tem cód. Postal - Não cabe todos os números, posso colocar fora do quadrado 1 número que fica faltando?

    No Quadro 5: Assinaturas - Tem 2 vezes assinatura do declarante. Tenho que assinar nos 2 lugares?

    Desde já agradeço @gandalf e @Leticialele que estão me ajudando. 

  • editado July 2021

    @sue_morga

    No estado civil você escreve o que tem. solteira, casada, viuva, união estável. Essa última, somente se a UE estiver registrada em cartório. Se não estiver registrada, o estado civil é solteira (ou o que quer que fosse antes dessa UE. sem registro ela não terá efeito em PT). Não precisa mandar documento algum se não mudou de nome no RG. Se o nome no RG for diferente da certidão de nascimento, terá que mandar um documento que justifique essa mudança de nome. Tipicamente uma certidão de casamento em inteiro teor, certificada. Tome o conceito geral e aplique ao seu caso.

    Pode escrever o dígito extra do CEP à esquerda, fora da caixa.

    Você sendo maior assina na primeira linha somente. As duas linhas é quando o formulário for usado para menores, quando assinam o pai e a mãe que são os responsáveis.

    boa sorte

  • @gandalf muito obrigada pela rápida resposta! 

  • Boa tarde, meu RG eu tirei em 96 e nunca o atualizei para um recente pois acabei "substituindo" esse documento pela CNH na vida adulta.

    A pergunta é: terei problemas em preencher esse documento no campo (número do documento) no relatório 1C ou posso preencher normalmente uma vez que vou comprovar meus dados pelo passaporte autenticado?

    Obrigado

  • @Rangelicojr , O Arquivo Central do Porto aceita a cópia autenticada e apostilada da CNH.

  • talectalec Member

    @Leticialele Leticia, você fala sobre enviar pela DHL. Haveria alguma vantagem de ser por ela ao invés de pelos Correios, para além do prazo? Pelo que li, o envio da DHL chega em cerca de 3 dias úteis e os Correios 15 dias úteis, mas o valor da DHL é cerca de R$250, enquanto os Correios são cerca de R$26 (10 vezes menos!). Tendo a enviar pelos Correios se não houver alguma outra vantagem para além do prazo, como segurança do envio. Você pode compartilhar as vantagens e desvantagens?

  • @talec olha, eu já utilizei o serviço dos correios por duas vezes para remessa para PT, mas não foi essa opção mais barata, e não tive problemas. O "normal" é isso. Contudo, se acontecer algum problema, você pode "chorar"(rs), pois o atendimento ao cliente é sofrível. Não conseguem te fornecer uma informação exata da situação e, na maioria das vezes, terá que escrever para a ouvidoria e aguardar uma resposta por até 30 dias...

    A DHL te dá uma maior segurança e tranquilidade, pois todo o trajeto de entrega é realizado pela empresa, que, caso você precise de algum esclarecimento, te fornece informações detalhadas via chat (além do ótimo sistema de rastreamento deles).

    Sinceramente, em 3 anos que acompanho o fórum não me recordo de alguém que teve a encomenda "completamente"extraviada pelos correios, mas já vi alguns casos que os documentos ficam ˜perdidos~ por um tempo e o remetente tem muita dificuldade de conseguir alguma informação, o que acaba se resolvendo após algumas -várias- semanas rs

  • @talec , você está falando de dois tipos de envio diferentes - pela DHL, de fato, custa uns 250 reais e leva de 3 a 4 dias

    Por carta registrada, presumo, pelos Correios, deve custar mesmo 26 reais, e não sei o prazo para entrega.

    Mas, se comparar com o EMS (Sedex internacional), vai pagar uns 210 reais e leva 11 dias úteis.

    Mas a escolha é sua! Recomendo porque sei que é seguro e garantido, embora caro.

  • @Leticialele e @gsilvestre obrigado pelas respostas! Liguei nos Correios e o Sedex Mundi não existe mais. Vou listar aqui as opções por correio apenas para compartilhar informação. Para envio de documento, as modalidades que existem hoje são:

    • Documento Econômico (o mais barato, mas com rastreio muito fraco, apenas constando a saída e a chegada pelo que entendi - fica R$7,35. Prazo estimado de 14 a 19 dias úteis)
    • Documento Internacional Standard (mostra alguns trâmites no Brasil e o recebimento pela alfândega portuguesa. Ao que parece enviam um código para você acompanhar o trâmite pelos correios português ao chegar lá - fica R$12,90. Prazo estimado de 12 a 15 dias úteis)
    • Documento Internacional Expresso (mostra um passo a passo mais detalhado, mas o preço chega próximo ao da DHL, o que faz não compensar, ainda mas pelo prazo ser apenas estimado - fica R$ 200,70, com prazo estimado de 8 a 11 dias úteis)

    Tem também uma outra modalidade chamada Documento Internacional Premium, que é uma fortuna (cerca de R$800,00), com prazo garantido de 4 dias, mas não só não compensa financeiramente (melhor logo a DHL) como o envelope que comprei é maior do que o tamanho aceito nessa modalidade. Dá pra consultar e fazer simulações no site do Correios: https://efi.correios.com.br/app/simulaPrecoPrazoInternacional/index.php

    Estou dividido, mas agora tendendo a enviar pela DHL... rs

    Sobre outro assunto, inclusive mais relacionado a esse post em si:

    Tenho as informações da certidão de meu pai. Vocês recomendam que eu as preencha no Quadro 2 do formulário 1C ou que envie uma cópia da certidão que possuo? Essa certidão é mais antiga, então não possui o número da certidão já informatizada (número esse que felizmente consegui com uma funcionária de uma conservatória em uma das diversas tentativas de ligação, por total acaso, porque todas as outras vezes que liguei tentando confirmar o número, não quiseram passar informações).

    Entendo que bastaria colocar as informações, mas queria saber se vocês recomendariam por algum motivo o envio da certidão antiga, ou mesmo realizar um novo pedido de certidão no Civil Online. Obrigado pela atenção e desculpe o comentário grande!

  • @talec , pode informar apenas o número no formulário, se a certidão já está informatizada.

    Quanto ao envio, creio que a DHL é muito mais rápida e segura. Custa uns 240 reais.

  • @Leticialele FELIZMENTE!!!! rs... chegou meu dia de enviar os documentos, e seguindo suas orientações devo enviar para o (Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setúbal, nº 328 / 4200-498 – Porto) porém no formulario 1C que paguei no cartão e recebi por e-mail indica enviar para Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

    E agora?

    MUITO!!!! Obrigado até aqui! saiba que vc será responsável por mudar minha vida!!!

  • @Rangelicojr , não se preocupe com o endereço indicado no Formulário!! O Formulário é padrão!

    Pode enviar para o Arquivo central do Porto sem medo!

    É muita responsabilidade mudar a vida de alguém!! Meu Deus!!!

    Toda sorte do mundo para você!!

  • @Leticialele ola, uma duvida.

    meu marido preencheu o formulario 1c e na hora de autenticar foi pedido que fizesse uma linha nos espaços e m branco (como por exemplo na parte de tras e na parte que não preenchi os da certidão portuguesa da mae dele). Está correto ou pode dar problemas?

  • @Deborahlf , o ideal é não riscar, mas vários Cartórios brasileiros fazem isso.

    Não creio que terá problemas!!

  • @Leticialele olá, Tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento do Formulário 1C.

    Minha mãe é filha de pais portugueses e estou requerendo sua cidadania.

    Minha mãe é casada e seu nome na Identidade é diferente ao de nascimento. Assim, devo apresentar a certidão de casamento apostilada? Neste caso, seriam: Certidão de nascimento, RG e casamento apostiladas?

    Já tenho em mãos pelo civilonline a certidão de nascimento da mãe dela ( constando averbados: casamento com meu avô, óbito do meu avô e óbito dela). Basta eu imprimir tal documento pelo site civilonline e enviar?

    No campo 2 : marcaria (x) mãe portuguesa , neste caso eu não necessito de solicitar a certidão do meu avô ou preciso também enviar a certidão dele ?

    Cordialmente.

  • @xanderhang

    Mande a cópia simples da certidão de sua avó com o casamento averbado;

    Certidão de nascimento de sua mãe, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar, APENAS para justificar a diferença entre o nome no nascimento e no RG;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com assinatura reconhecida em cartório por autenticidade, obtido após o pagamento do emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminhou o Formulário.

    Envie os documentos, preferencialmente por DHL, para o Arquivo Central do Porto.

  • @xanderhang

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • Boa tarde. Ano passado eu retirei pelo civilonline a certidão de nascimento da minha avó para realizar a nacionalidade da minha mãe ( constando averbados: casamento com meu avô, óbito do meu avô e óbito dela). Ocorre que já se passaram 6 meses da consulta pelo site, mas eu tenho impresso a certidão com as informações quando estava na validade da consulta (6meses). Para este documento específico, basta eu imprimi-lo e enviá-lo com o formulário 1C?

  • @xanderhang , sim! Basta mandar cópia simples. a certidão portuguesa emitida pelo civil online não tem validade. Eles consultam a autenticidade pelo sistema.

  • @xanderhang

    É como foi dito. O documento PT que possui não tem prazo de validade.

    Saiba que a cópia em PDF que você tem, pode ter alguma atualização do software, e letras com acentos pararem de funcionar. PDF é um software e tem atualizações. Um belo dia, 2 anos depois, você tenta imprimir o documento PDF antigo, e sai cheio de sinais espúrios.

    Guarde 2 cópias xerox em papel, enquanto pode imprimir, e tirar xerox. O papel é imune a atualizações de software. :-)

    Tinta pode borrar ou clarear com o tempo. Xerox ou impressão a Laser é o melhor, porque a tinta é seca, um pó derretido. É muito durável.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.