Duvida no preenchimento do formulário 1c

Pessoal, tentaram me ajudar, mas eu ainda estou tentando compreender, parece uma duvida boba, porém eu quero fazer tudo certo.
A atribuição de nacionalidade do meu pai foi feita pela ACP, só o tenho o número do assento, eu juntei todos os documentos e vou enviar o meu, só que na hora de preencher o Quadro 2, não sei se marco Conservatória do Registro Civil ou dos Registros Centrais.
Como a atribuição foi feita pela ACP, não sei se eles enviam para outra conservatória ou se eles mesmos concluem o processo.

Tive o auxilio desse belo manual, mas mesmo assim ainda fiquei nessa dúvida.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

Comentários

  • @Claudio Luiz,
    marca conservatória de Registos Centrais.
  • oi pessoal

    O que significa apelidos? é a mesma coisa do que aqui no Brasil?
    No caso do formulário eu preciso assinar presencialmente no cartório para ser reconhecida minha firma por autenticidade ?
  • @mariaji salvador,
    apelidos = sobrenomes
    Sim, tem que assinar na presença do funcionário do cartório.
    Se for fazer o pagamento por cartão de crédito utilize o formulário que vai receber por e-mail, já vem com o código de confirmação de pagamento.

    Formulário 1C - instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
  • editado December 2018
    @daniel henriques obrigada novamente ! Agora o código postal é a mesma coisa que cep? não
    Pois a quantidade de espaços de preenchimento é menor do que o número do meu CEP.. Tudo bem colocar um número fora de um espaço de preenchimento?

    E no campo da naturalidade ficam em branco né?
  • @mariaji salvador, sim CEP = código de endereçamento postal, a mesma coisa que código postal. Coloque o primeiro número antes pois o formato do CEP é diferente entre Brasil e Portugal.
    Naturalidade = cidade, estado e país onde nasceu
    De uma lida no link que te passei que tem detalhado tudo isso, não tenho o 1C aqui comigo.
  • Boa tarde,
    Agradeço vocês pela ajuda mas como é a primeira vez tenho muitas dúvidas:
    1 - Posso colocar o meu endereço (Porto Alegre) no formulário 1C que estou preenchendo para minha mãe que mora no Rio de Janeiro?
    2 - Colocando o meu endereço no formulário será que o pessoal do Consulado do RJ não vão implicar quando ela for fazer a prova de vida e assinar o formulário?
    3 - Caso coloque o endereço dela e eventual mudança de endereço tem como eu alterar?
    4 - Como vou fazer com cartão de crédito posso imprimir dois formulários?
  • @sue_morga,
    1 - Pode, nesse caso toda correspondência será enviada para esse endereço de Porto Alegre
    2 - Pode ser que o consulado implique com isso sim, vai depender do atendente ler ou não a informação
    3 - Não acho que seja possível fazer essa alteração posteriormente
    4 - Se fizer por cartão basta imprimir o formulário que vai receber por e-mail e utilizá-lo, não precisa de enviar dois formulários
  • Daniel Henriques, mais uma vez obrigada pela ajuda.
  • Pessoal, estou para enviar a documentação (atribuição para meu avô(nascido em 1941) que tem o pai português como declarante na certidão de nascimento).Li que quando o português é o declarante na certidão do filho, não precisa enviar certidão de casamento do português. Português nascido em 1910. Vou enviar a certidão de batismo com número de assento (com selo, etc) que solicitei no Arquivo Regional de Madeira do português.

    Mas na orientação para preencher o formulário 1C, li isso:

    Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)".

    Não tenho essa certidão de casamento. Ela é obrigatória?

    Os documentos que tenho e já estava para enviar são:

    -Certidão de batismo com selo (do português);
    - Certidão de Inteiro teor de Nascimento Apostilada;
    - Certidão Repográfica ( devo apostilar tb?)
    - RG com firma reconhecido e apostilado.
    - Prova de Vida( Devo apostilar tb?)
  • @Ana Paula Alvarenga, a certidão de casamento serviria para fixar o nome do português, pois os nascidos antes de 1911 só tinham o primeiro nome na certidão.
    A Cópia reprográfica da certidão de nascimento do seu avô tem que ser apostilada.
    Se a prova de vida foi feita no Consulado, não precisa apostilar, pois é considerada documento português. Se foi feita em cartório, precisa apostilar, sim;
    O RG tem que ser cópia autenticada e apostilada
  • Pessoal, ja estou para enviar so que estou com uma duvida no preenchimento. Coml eu tinha todos os dados eu solicitei a certidao do portufues pelo civil online. Agora foi liberada, mas quando aparece vem escrito antes de abrir o doc assim " a impressao desse documento nao tem valor de certidao". Agora como preencho no formulario assinalo com um x na opcao de certidao de nascimento do portugues ou coloco em outros e escrevo certificado online de registro?

    Sei que nao precisa mas so por garantia posso tambem preencher os dados do quadro 02 com freguesia..e etc? Tem algum problema preecher mesmo enviando o doc do civil online com as informacoes e o assento?

  • @thaiaga , pode imprimir a certidão e mandar no processo.

    Vão consultar o número online para verificar a veracidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.