Duvida no preenchimento do formulário 1c
Pessoal, tentaram me ajudar, mas eu ainda estou tentando compreender, parece uma duvida boba, porém eu quero fazer tudo certo.
A atribuição de nacionalidade do meu pai foi feita pela ACP, só o tenho o número do assento, eu juntei todos os documentos e vou enviar o meu, só que na hora de preencher o Quadro 2, não sei se marco Conservatória do Registro Civil ou dos Registros Centrais.
Como a atribuição foi feita pela ACP, não sei se eles enviam para outra conservatória ou se eles mesmos concluem o processo.
Tive o auxilio desse belo manual, mas mesmo assim ainda fiquei nessa dúvida.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
A atribuição de nacionalidade do meu pai foi feita pela ACP, só o tenho o número do assento, eu juntei todos os documentos e vou enviar o meu, só que na hora de preencher o Quadro 2, não sei se marco Conservatória do Registro Civil ou dos Registros Centrais.
Como a atribuição foi feita pela ACP, não sei se eles enviam para outra conservatória ou se eles mesmos concluem o processo.
Tive o auxilio desse belo manual, mas mesmo assim ainda fiquei nessa dúvida.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
marca conservatória de Registos Centrais.
O que significa apelidos? é a mesma coisa do que aqui no Brasil?
No caso do formulário eu preciso assinar presencialmente no cartório para ser reconhecida minha firma por autenticidade ?
apelidos = sobrenomes
Sim, tem que assinar na presença do funcionário do cartório.
Se for fazer o pagamento por cartão de crédito utilize o formulário que vai receber por e-mail, já vem com o código de confirmação de pagamento.
Formulário 1C - instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Pois a quantidade de espaços de preenchimento é menor do que o número do meu CEP.. Tudo bem colocar um número fora de um espaço de preenchimento?
E no campo da naturalidade ficam em branco né?
Naturalidade = cidade, estado e país onde nasceu
De uma lida no link que te passei que tem detalhado tudo isso, não tenho o 1C aqui comigo.
Agradeço vocês pela ajuda mas como é a primeira vez tenho muitas dúvidas:
1 - Posso colocar o meu endereço (Porto Alegre) no formulário 1C que estou preenchendo para minha mãe que mora no Rio de Janeiro?
2 - Colocando o meu endereço no formulário será que o pessoal do Consulado do RJ não vão implicar quando ela for fazer a prova de vida e assinar o formulário?
3 - Caso coloque o endereço dela e eventual mudança de endereço tem como eu alterar?
4 - Como vou fazer com cartão de crédito posso imprimir dois formulários?
1 - Pode, nesse caso toda correspondência será enviada para esse endereço de Porto Alegre
2 - Pode ser que o consulado implique com isso sim, vai depender do atendente ler ou não a informação
3 - Não acho que seja possível fazer essa alteração posteriormente
4 - Se fizer por cartão basta imprimir o formulário que vai receber por e-mail e utilizá-lo, não precisa de enviar dois formulários
Mas na orientação para preencher o formulário 1C, li isso:
Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)".
Não tenho essa certidão de casamento. Ela é obrigatória?
Os documentos que tenho e já estava para enviar são:
-Certidão de batismo com selo (do português);
- Certidão de Inteiro teor de Nascimento Apostilada;
- Certidão Repográfica ( devo apostilar tb?)
- RG com firma reconhecido e apostilado.
- Prova de Vida( Devo apostilar tb?)
A Cópia reprográfica da certidão de nascimento do seu avô tem que ser apostilada.
Se a prova de vida foi feita no Consulado, não precisa apostilar, pois é considerada documento português. Se foi feita em cartório, precisa apostilar, sim;
O RG tem que ser cópia autenticada e apostilada
Pessoal, ja estou para enviar so que estou com uma duvida no preenchimento. Coml eu tinha todos os dados eu solicitei a certidao do portufues pelo civil online. Agora foi liberada, mas quando aparece vem escrito antes de abrir o doc assim " a impressao desse documento nao tem valor de certidao". Agora como preencho no formulario assinalo com um x na opcao de certidao de nascimento do portugues ou coloco em outros e escrevo certificado online de registro?
Sei que nao precisa mas so por garantia posso tambem preencher os dados do quadro 02 com freguesia..e etc? Tem algum problema preecher mesmo enviando o doc do civil online com as informacoes e o assento?
@thaiaga , pode imprimir a certidão e mandar no processo.
Vão consultar o número online para verificar a veracidade.