Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13994004024044051462

Comentários

  • @sergio_loureiro a gente se utiliza da planilha apenas para ter uma noção de tempo e sobre o desfecho de cada processo.

    Para saber sobre o andamento de um processo você deverá ligar na linha de registro (a LR). A linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado (caso opte por esta forma de pagamento). Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo.

    Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).

    O pessoal das Conservatórias recomendam que procurem a LR e não os contactem diretamente. O motivo é por conta de eles serem poucos para lidarem com uma demanda considerável de processos. Além disso, alguns deles visitam o fórum e lêem as postagens.
  • @Nilton, concordo que são muitas perguntas repetidas, mas quando você por uma sorte do destino encontra esse grupo e percebe o como é 'fácil' adquirir a cidadania, começa a suspeitar e quer confirmar se é isso mesmo. rs

    Talvez o ideal fosse compilar as informações atuais e mais importantes em um tópico fixo. Eu senti um pouco de falta disso quando encontrei o fórum. As informações estão muito esparsadas e você fica sem confiança de que esteja fazendo a coisa certa.

    No mais, só tenho a agradecer a todos que ajudam demais a nós neste objetivo, principalmente a Maria, Vlad e Pedro.
  • editado August 2018
    @Pedro Kormann , nao entendi se voce estava se referindo a mim, mas vamos lá.

    1- Eu nao tenho urgência temporal na conclusão do processo, e sim preocupação dele ter chegado ao ACP. A minha ansiedade, dessa forma, tem apenas a ver com o fato dos documentos terem sido corretamente entregues, uma vez que o processo (e consequentemente o dinheiro) nao sao meus, e eu convenci meu pai a embarcar nessa.

    2- Eu nao liguei pra perguntar se em agosto as coisas eram mais lentas, eu liguei pra perguntar se meu processo tinha chegado ao ACP, já que os Correios registraram a encomenda com o destinatário errado. A atendente, por sua vez, e de forma muito simpática, disse que ela só saberia informar se o envelope chegou lá quando o processo fosse numerado, e ai comentou sobre o mês de agosto, em que as pessoas viajam e tiram férias, motivo pelo qual me aconselhou a esperar mais uma semana para ligar.

    Estou tentando nao te levar a mal, mas parece que você ta tirando muitas conclusoes precipitadas e criando climão num fórum tão amistoso e prestativo como esse. Você está sendo grosseiro comigo de graça.
  • editado August 2018
    @Nilton Hessel concordo quando você fala sobre as nossas Conservatórias serem ágeis nesse ponto em comparação a outros países. Mesmo assim, esse ponto da ansiedade de cada um meio que seria o mesmo sobre discutir sobre algum assunto mais delicado ou coisa do tipo: é preferível evitar ou ter consciência em fazê-lo.

    Agora, sobre o resto eu concordo. Eu confesso que costumo ficar um pouco entediado por conta de certas perguntas. Mesmo assim, decido responder, quando tenho competência para tal. E se é para alguma ajuda mais específica, especialmente sobre a listagem de documentos ou coisa do tipo eu não penso duas vezes e respondo com mais vontade. Eu costumo lidar com isso como se eu fosse um professor a responder a pergunta do aluno. E para quem pretende seguir no ramo é uma boa oportunidade para ir praticando isso.

    Acho que a graça desse grupo é este: por mais que as pessoas tenham um meio de achar alguma informação e outra por conta própria há sempre alguém que se presta em dar uma assistência a elas. E é isso que enobrece todo o nosso trabalho, pois nós queremos apenas o melhor da outra pessoa. E fazemos isso não uma, mas várias vezes.

    @AlineXavier é uma ideia interessante, pois nós já temos alguma coisa do tipo. Mas por conta do que foi surgindo ao longo do tempo se faz necessário acresentar mais informações. E fico grato de poder lhe ajudar, de verdade. :)
  • editado August 2018
    @Pessoal sempre é pedido a todos mta calma.. temos contato com as conservatórias e é pedido o tempo todo para os requerentes da nacionalidade terem PACIÊNCIA e segurarem a ansiedade. Estamos em período de férias na Europa e as conservatórias funcionam a "meio vapor".Para quem entrou com processo na CRC de Lisboa ,estão amargando uma espera de mais de 1 ano. O Conselho é ESPERAR!! e quem espera..sempre alcança!!
  • editado August 2018
    @Pedro...

    Você...(Entre outros amigos aqui)...Presta um grande trabalho nesse Fórum..!!!

    Eu mesmo me mantenho no Fórum porque continuo ajudando alguns familiares em seus processos...Mas sempre que me deparo com alguma pergunta pertinente sobre um assunto pelo qual eu já tenha algum entendimento...Procuro responder...

    É uma maneira de retribuir toda a ajuda que consegui aqui...O que me permitiu não só conquistar a minha Nacionalidade Portuguesa...(2016)...Mas também montar e enviar os processos de meus irmãos e alguns primos...(A Família é grande)...

    O que me incomoda é ver uma pergunta do tipo que referi na minha postagem anterior muitas vezes sendo formulada por um sujeito que se cadastrou no Fórum há duas horas...

    Eu acredito que se alguém se decidiu a iniciar algo tão importante como a busca pela Nacionalidade Portuguesa...Deveria primeiramente dedicar algumas horas em pesquisas antes de sair "Metralhando" perguntas para todos os lados dentro do Fórum...

    Ter um manancial de informações como temos aqui no Fórum...Sem custo...É formidável...Pena que muitos não sabem fazer bom uso disso...

    @AlineXavier...

    Na maioria das vezes...Apenas uma leitura atenta do que já foi publicado no Fórum é suficiente para sanar a maioria das dúvidas básicas...(Como essas que eu referi na postagem anterior)...

    Essa questão que você citou...(Compilar as informações básicas em um tópico fixo...)...É ótima ideia...E...Em muitos assuntos como "Documentos" e "Endereços"...Já é feito há algum tempo aqui no Fórum...

    O que eu acho que seria uma ótima ideia é fazer uma atualização de tempos em tempos com o registro da data dessa atualização no título do tópico...Dessa maneira as pessoas ficariam mais seguras nas pesquisas...
  • @Nilton Hessel primeiramente fico grato pelas palavras. Nós somos uma equipe que não deve nada aos profissionais pagos. Disso, temos que nos orgulhar.

    Eu compreendo você nesse ponto. Vira e mexe vejo muito disso acontecendo por aqui. No meu caso, prefiro ignorar e responder. No fundo, porém, há alguma frustração, pois bastaria alguns instantes de pesquisa para notar que a informação está ali.

    A minha teoria para que isso ocorra vai mais da insegurança que a pessoa tem e querer ter certeza absoluta, já que será por conta dela que o processo todo ocorrerá (em outras palavras: ela estará sozinha nisso). Mesmo que ela veja alguma resposta que lhe sirva ela não se sente segura o bastante e decide perguntar. Uma segunda opinião ou ajuda sempre é bem-vinda, isso é fato. Mas, quando é algo de caráter mais simples a resposta que ela viu poderia vir a servir, poupando tempo a ela e a nós nesse processo.

    De qualquer forma, o bom é que, por mais que se haja esse tipo de comportamento o nosso grupo dispõe de uma gama de informações, sem custo algum, como você mesmo disse. E melhor ainda: há sempre alguém para ajudar, não importa se começou há x anos ou apenas ontem. E isso também não tem preço.
  • @pedro concordo com vc. Tambem acho que é insegurança.

    @nilton, eu tenho ciência da existência destes topicos fixos, mas quando comecei a ler vi que eram antigos e nao me sentia segura de que era a situação atual.
    Comecei entao a ler este tópico de traz pra frente e as informações sao esparsas. Depois q vc comeca a acompanhar o fórum, vai se inteirando e tudo fica claro. Mas no inicio é um quebra cabeca.

    Enfim, minha sugestão é essa: um topico fixo atualizado para poupar trabalho principalmente aos moderadores e ao pedro, que sao os que mais sanam as duvidas por aqui.
  • Ingrid PSIngrid PS Member
    editado August 2018
    A gente fica impaciente, é natural, mas temos que ficar tranquilos pois sabemos que os processos estão sendo trabalhados.
    Ontem quando consegui falar com alguém mais simpático na LR, ou que o cérebro não estava cozido, ele me disse que estão com poucas pessoas, pois a maioria está de férias.
    Antes eu havia mandado um e-mail para a crc e recebido essa resposta:
    "Exmo(a). Sr(a).

    Dado o elevado volume de serviço ainda não nos foi possível digitalizar todos os documentos entrados nesta Conservatória.
    Só depois de serem digitalizados é que é gerado um número de processo e a partir daí será possível obter informações do mesmo.

    Com os melhores cumprimentos

    O oficial

    Fernando Castim"

    Eles devem estar tão atolados que ele nem leu minha mensagem, pois eu já havia mandado o número do processo. :/
    Então, vamos tentar ter menos ansiedade, mais calma e entendimento.
  • Obrigada, @Pedro Antonio Pereira
  • Olá!

    Meu caso é o seguinte: Meu esposo não foi registrado pelo pai e na época a mãe (filha de português) era solteira, tinha 18 anos, sendo ela a declarante na certidão de nascimento dele.

    - Gostaria de saber se é necessário transcrever o casamento dela para Portugal?

    Hoje ela é casada, mas seu casamento foi após o nascimento do meu esposo.

    **Li em alguns tópicos, e inclusive aqui http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/, que não precisa transcrever caso os pais são sejam casados. Mas em outros lugares encontrei outra informação.

    ***Nosso planejamento é solicitar a nacionalidade da MÃE e do FILHO juntos, mas sem transcrever o casamento dela.

    Desde já agradeço pela disponibilidade de vocês!

  • @alinexavier @nilton @pedro

    Acho que a atualização/expansão dos tópicos fixos, como sujerido, ajudariam muito esse processo de "busca de informações" e evitaria dúvidas recorrentes. Ganha todo mundo.
  • editado August 2018
    @CrisMeloEira1 ele foi registrado com quanto tempo de vida? Foi com até 1 ano de idade?

    Você terá de fazer o processo de atribuição e aí transcrever o casamento dela. Não há como escapar disso, pois é algo obrigatório para pessoas do sexo feminino.

    E não há como fazer todos os processos ao mesmo tempo. Você terá de fazer o processo de atribuição primeiro. Após terminar este você inicia a transcrição. Por fim, você pode solicitar o processo do filho.

    O ACP não realiza transcrições de casamento, somente processos de atribuição. A melhor opção para a transcrição seria fazer por Ponta Delgada.
  • @Pedro, assim que nasceu.

    Muito obrigada pelas informações!
  • Boa noite pessoal!

    Estou com uma pequena dúvida em relação ao preenchimento do formulário 1C e gostaria da ajuda de vocês.
    Não houve espaço suficiente para o preenchimento do endereço, devo anexar mais um formulário contendo apenas as informações faltantes exatamente da onde parei?
    Se sim, qual dos formulários deve conter as assinaturas, o primeiro com todas as informações ou o segundo contendo apenas as informações complementares?
    Obs: As informações que faltaram foram apenas o nome do bairro referente ao endereço da minha esposa que não é a cidadã portuguesa, essa informação é necessária, tendo em vista que o cep já foi informado?

    Desde já agradeço a atenção.
  • nao precisa colocar o bairro

    no campo "residente em" coloque apenas nome da rua, numero, e complemento se tiver
  • Muito obrigado @ Pedro Kormann
  • Gente, boa noite,

    pretendo efetuar o pagamento pelo cartão de crédito, no entanto o formulário 1C não possui a alternativa "cartão de crédito", como posso fazer com que eles encontrem meu pagamento?

    obrigado.
  • @outrolucas,
    Eu nunca fiz por cartão de crédito, mas existe um tópico específico para isso. Acho que vai te ajudar a encontrar respostas! http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
  • Prezados tenho uma simples dúvida..

    minha mãe portuguesa, não se divorciou legalmente do meu pai, ela possui apenas uma Separação consensual que consta no verso da certidão de casamento. eu precisarei transcrever casamento de divorcio em Portugal antes de solicitar minha cidadania?

    Obs: o declarante da minha certidão é meu pai.
  • Bom dia!
    Acompanhei o Fórum para me informar dos documentos e procedimentos necessários para a atribuição de nacionalidade. Resolvi fazer pela ACP depois das dicas de vocês e venho informar que meu processo foi concluído! Já atualizei as informações na planilha!
    Envio: 07/06
    Recebimento: 15/06
    Numerado: 18/06 (31XXX/18)
    Concluído: 30/07

    Agradeço imensamente ao fórum e aos moderadores/participantes pela grande ajuda que prestam à todos!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Yuri, você tem que averbar o casamento dos seus pais antes de fazer sua atribuição, o divórcio é desnecessário
  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado August 2018
    @outrolucas Então, o meu já fiz o pagamento por cartão de crédito e já efetuei o envio. No pagamento com cartão, o IRN te envia um formulário diferente por email, nele consta o número do pagamento com o nome.

    Se você fizer o pagamento no cartão, deve utilizar esse enviado por email.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Isac está correto. Há casos porém de gente que já tinha preenchido o 1C e reconhecido firma e não queria pagar novamente reconhecimento de firma e, portanto, apenas anexaram o 1C que receberam por email junto ao que já tinham e no campo VALE POSTAL preencheram com o número que veio no que é enviado por email pelo IRN.
  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado August 2018
    @David Lima Ahh, bacana. Não sabia que dessa forma também desse certo.
    Obrigado pela observação.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Isac, acho que não há casos já concluídos desta forma pois são recentes no fórum, mas há gente que já mandou assim... mas não entendo o porquê de ser um problema, acho que nesse caso é apenas a comprovação do pagamento então vai dar certo deste modo.
  • @Pedro Antônio... Vlw pela resposta... vou esperar um pouco e, após ler a informação do Vlad_Pen que o pessoal do cartório está de férias, só vou ligar na linha que vc indicou lá pro final do mês...
  • @AdrianaF parabéns pela conquista! Ficamos gratos de saber que pudemos lhe ajudar com isso.
  • Alguém poderia postar o link do formulário 1C para maior de idade para processo de atribuição de filhos de portugues por favor?
  • Bom dia!
    Já vi aqui algumas pessoas dizendo que mandam o processo no início de mês, mas não sei se isso é uma "regra" porque o processo funciona melhor dessa forma ou apenas coincidência. Alguém pode me informar isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.