Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1353638404143

Comentários

  • @gcarolinagobbo... o correto é "manutenção de residentes" Tem uma agencia dos correios tb na Ladeira Porto Geral ou perto. Muito cuidado na hora da conversão .
  • Gente, fui em 2 agencias do correio e me falaram que só fazem o VP se eu tiver o nome da pessoa que vai receber em Portugal. (E o nome de ACP Porto não serve.) Queria saber se posso fazer por transferência bancaria pelo Remessa Online ou se ACP Porto só aceita VP. Alguém aqui já fez assim?


    https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional#tab-1

    "Clientes que necessitem enviar ou receber dinheiro cuja finalidade seja Manutenção de Residentes ou Manutenção de Estudantes. As remessas que NÃO se enquadram nessas finalidades, tais como pagamento de compras, PAGAMENTOS DIVERSOS, envio destinados a empresas, entre outros, não poderão ser aceitas."
  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira ACP só aceita vale postal. E o nome do remetente deve ser IRN, IP. Sempre mencione que é para manutenção de residentes o propósito. Se caso não aceitarem procure outra agência.
  • Bom dia. Estou com vários problemas em relação ao vale postal.
    Estou fazendo o processo do meu pai e de mais dois tios, estamos fazendo o processo por Porto. Meu tio mandou o dele primeiro e deu certo, ele já está com o número de assento. Agora fui mandar o do meu pai e de outro tio, eles alegaram que valor do vale estava errado. Meu tio mandou outro vale com o valor correto, porém agora eles estão alegando que endereço está errado. Como pode isso, sendo que foi o mesmo endereço que meu primeiro tio mandou e já está com numero de assento, além disso é o mesmo endereço que todos mandaram aqui na comunidade. IRN, IP (somente atribuição) Rua Visconde de Setubal, 328-Porto- Portugal
    Alguém sabe me informar o que está acontecendo?
    Agradeço
  • lggslggs Member
    Pessoal, minha esposa foi ao correio fazer VP para transcrição de minha irma, e apesar de eu ter mandado tudo certinho, de ela ja ter feito todos os vales que pagamos para os processos, todos corretos, acho que o vale foi feito errado.

    Na minha conta, pela cotação de hoje do euro (4,7716), o valor seria 577,36 + taxas = 621,24

    Saiu assim o vale:
    Remessa DES: 104,54
    Cotação: 5,4023
    Valor da remessa: 564,78
    Total: 608,25

    Será que Ponta Delgada aceitaria fazer outro vale complementando esse?
  • editado July 2018
    @Iggs...

    "DES"... quer dizer DIREITO ESPECIAL DE SAQUE...E a cotação na página dos Correios hoje está acima de R$ 5,00...
    Ou seja...O atendente dos Correios usou a cotação errada e sua esposa não percebeu...
    Fez o VP com a cotação errada...
    Por esse motivo é que existe a orientação aqui no Fórum de pedir um comprovante prévio para verificar se está tudo ok antes de autorizar a emissão do VP...
    Se na conversão chegar o valor certo em euros...Seu VP passa...Mas...Você mesmo informa que o valor final em Reais foi menor do que deveria...

    Eu...Se fosse você...Já enviaria um VP complementar...

    O valor de um VP para transcrição...( € 120,00)...Hoje seria...R$ 572,592...
    Deveria levar um papel escrito assim...:

    VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL

    ------------R$ 600,00 ------------

    MANUTENÇÃO DE RESIDENTES
    PORTUGAL

    Nesse caso...teria enviado...** € 125,74 **... SE O ATENDENTE USASSE A COTAÇÃO CORRETA...
  • lggslggs Member
    editado July 2018
    O pior que ela ja fez uns 6 vales ao longo de 1 ano, todos foram corretos. O ultimo que ia fazer deu errado

    vou fazer isso, só nao sei qual valor complementar
    seria o Remessa DES: 104,54?
  • editado July 2018
    @Iggs...

    Você informa que o valor final...(Com taxas)...Ficou em R$ 608,25...
    Nas minhas contas...O correto seria...
    572,592
    8,588
    35,000
    -----------------
    **616,17**

    A diferença foi de apenas R$ 7,92...(Menos de € 2,00)...

    Por via das dúvidas...Eu mandaria + € 10,00...
  • lggslggs Member
    isso mesmo, fiz as contas e editei o post anterior

    vou enviar outro sim, ainda mais que é para minha irmã, obrigado @Nilton Hessel

    o fato de a remessa estar em DES nao impede de eles sacarem o vale, né?
  • lggslggs Member
    Conversando agora com minha esposa, descobri o que aconteceu. Ela disse que pediu o vale postal, 121 euros

    confirmou no computador estava 121 x euro vale postal internacional com cotação de 4,66.

    A conta bate, pq 564,78 da remessa dividido por 121 da 4,6676

    Só nao entendo pq no site do correios esta 4,7718 a cotação do euro, e na agencia ele disse e ela viu no computador 4,66.
    Alguem ja passou por isso?

    Alguem fez vale postal hoje, sabe me dizer o valor da cotação paga?

  • @lggs,
    Valor do euro no site: 4,7716
    Valor do euro sistema interno: 4,7716
    Euro na maior cotação
    as 14;20 horas dia 10/07/2018
  • Já li em outras mensagens que o computador da agência dos Correios não foi desligado no final do expediente do dia anterior, e então a cotação ficou com o valor do dia anterior, não foi atualizado. Por isso é importantíssimo antes de ir nos Correios, verificar na internet a cotação e fazer o cálculo, e levar estes valores anotados. Se o funcionário da agência disser que deu um valor total menor, não fique feliz, o valor está errado, e os documentos serão devolvidos devido ao vale postal com valor insuficiente.
  • @Nilton Hessel
    te mandei uma mensagem
  • @lggs,
    O DES é Direito Especial de saque, não é exatamente uma moeda. Portanto ela será influenciada pela subida ou descida do euro, dolar , libras e etc.
    Quando enviamos eu euros, o valor de euros enviado no dia é exatamento o valor sacado, não existe variação.
    Portanto acho melhor você comparecer a agencia solicitar o cancelamento deste vale postal e fazer outro de acordo com as orientações ;


    -----------

    Direitos especiais de saque, abreviadamente DES (em inglês: Special Drawing Rights, SDR) são um instrumento monetário internacional, criado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1969, para completar as reservas oficiais dos países membros.[1] DES são ativos de reserva em moeda estrangeira suplementares definido e mantidas pelo FMI. Seu valor é baseado em uma cesta das principais moedas internacionais, revista pelo FMI a cada cinco anos.[2] Com base na revisão realizada em 30 de novembro de 2015, a cesta dos DES era composta pelas seguintes cinco moedas: dólar estadunidense ($) 41,73%, euro (€) 30.93%, libra esterlina (£) 8,09%, iene japonês (¥) 8,33% e, mais recentemente, o yuan chinês (¥) 10,92%.[3][4] Os pesos atribuídos a cada uma das moedas na cesta de DES são ajustados de acordo com a sua importância atual em termos de comércio internacional e reservas nacionais de divisas.[3]

    Os DES não são uma moeda per se. Eles não representam uma reivindicação de moeda em poder dos países membros do FMI para os quais podem ser trocados. Como eles só podem ser trocados por dólares norte-americanos ($), euro (€), libras esterlinas (£), iene (¥) ou yuan chinês (¥), os DESs podem realmente representar uma reivindicação potencial do FMI sobre as reservas cambiais dos países membros, que geralmente são realizadas nessas moedas de reserva.
  • @lggs,
    O valor da cotação do DES hoje é 5,4703, portanto nem o valor do DES está batendo.
  • lggslggs Member
    editado July 2018
    Obrigado @Mtrin
  • lggslggs Member
    editado July 2018
    Pois é, não seí oq ocorreu
    Fui na agência agora no final da tarde e falei com o rapaz que fez o vale, ele me mostrou no computador dele, e quando colocou o euro apareceu realmete essa cotacao de 4,66 e uns quebrados

    Ele fez todo o processo como se fosse mamadeira outro, e não apareceu o 4,7716

    Disse tb quite não conseguia cancelar aquele vale

    Acho que vou complementar esse é torcer
  • @lggs,
    Como já expliquei anteriormente, o que provavelmente está acontecendo é que a atendente não desligou a computador hoje. Verifiquei no meu sistema e como desligo o computador todo dia o meu estava atualizado.
    Você tem como pedir cancelamento do vale, demora uns dias para receber o dinheiro, não é na hora não.
  • editado July 2018
    @Iggs...

    É a primeira vês que tenho conhecimento de alguém que tenha emitido um Vale Postal nessa cotação...(DES)...

    Como a diferença parecia ser pequena...Achei que um VP complementar pudesse resolver o problema...
    Porém...Eu não tinha conhecimento dessa variação a qual o DES está sujeito...

    Creio que a melhor coisa a fazer seja seguir a orientação passada por @Mtrin e enviar um novo VP...

    Creio que de qualquer maneira você poderá reaver o valor correspondente aos euros enviados nesse primeiro VP...
    Se não conseguir o cancelamento agora...Poderá fazer isso depois que o VP "Caducar"...

    Mais importante é garantir o pagamento dos Emolumentos...Evitando assim que os documentos sejam devolvidos...

    IMPORTANTE...:Quando for enviar o Vale Postal...Se o valor apresentado pelo atendente dos Correios não for exatamente igual ao que você calculou em casa...NÃO FAÇA...!!!


  • lggslggs Member
    Vou voltar hoje na agência e conversar novamente

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos
  • Boa tarde...

    Para aqueles que estão em São Paulo e procuram uma Agência dos Correios para fazer o Vale Postal...

    Acabo de fazer um VP na Agência da Rua Boa Vista...(Centro de São Paulo)...

    Excelente atendimento...Simpatia da atendente...(A moça do guichê ao lado ficou acompanhando porque nunca tinha feito um VP...E queria entender como fazia...)...

    Absolutamente nenhum questionamento sobre IRN...Pessoa Jurídica...Ou coisa que o valha...

    Quando a moça finalizou o atendimento...(E...Como a agência estava vazia...)...Aproveitei para conversar um pouquinho com as meninas...
    (Um rapaz que estava no guichê ao lado...*Do outro lado*...Também entrou na conversa...Rss...

    Disse aos três que muitos processos estão sendo devolvidos por conta de uma diferença do valor em euros que chega em Portugal...E que...Muito provavelmente isso ocorre por se ter usado a cotação errada na hora de emitir o VP...

    Disse que é importante sempre que eles forem fazer um VP para o IRN, IP ...Devem verificar se a cotação que está na tela é mesmo do dia...E a de maior valor do euro disponível...

    PS...:É muito claro que falta investimento em treinamento por parte dos Correios...Mas...Em minha opinião...O problema maior é a má vontade de alguns colaboradores...
    Quando se tem Boa vontade...As coisas acabam se resolvendo com uma simplicidade incrível...

    PPS...:A moça que fez meu VP usou inicialmente a cotação errada...O valor final da remessa estava dando mais de 188,00 euros...
    Pedi para ela ver o verso do papel onde marquei...VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL...R$ 850,00...

    No verso estava anotado o cálculo que fiz em casa...

    Cotação na página dos Correios em 11/07/2018

    € 1,00 = R$ 4,7363

    VP --------------- 850,00
    + 1,5 % --------- 12,75
    TAXA FIXA ---- 35,00

    Valor total a pagar = R$ 897,75

    A partir daí ela finalizou meu VP corretamente...
    O valor em meu comprovante saiu exatamente igual ao que eu anotei no papel...(Até os Cêntimos...)...

    Deve chegar no ACP € 179,46...
  • a questao é que eles fazem isso pouquissimas vezes, quando fiz o processo do meu pai e moça nao tinha feito sequer uma vez isso em mais de 8 anos
  • @Leonardo...

    É por essa razão que quem vai ao Correio para fazer o VP deve se informar aqui no Fórum sobre o passo a passo de como proceder para que o VP não saia errado...

    Aqui tem muita informação confiável...De qualidade...E de graça...Postadas por pessoas que já passaram pela experiência de fazer Vales Postais...(Muitos desses...Mais de uma vez)...!!!

    Eu mesmo já fiz alguns...Hoje...(11/07/2018)...Fiz um VP para Processo de Atribuição...É o 20º VP que faço...Nunca tive problema com emissão de VPs para pagamento de processos às Conservatórias...Tais como valor enviado a menos...Etc...

    Tive um problema com o 1º VP que fiz em 2015 para pagar por uma Certidão de Casamento de meus Avós...Que solicitei ao Arquivo Distrital de Leiria...E...Por uma razão que até hoje não sei qual foi...O VP não foi sacado em Portugal...
    Nos Correios me diziam que o VP estava disponível para saque em Portugal...O Pessoal do AD de Leiria jurava de pé junto que não haviam recebido notificação alguma sobre o meu VP...No final das contas...Fui até a agência e peguei meu dinheiro de volta...Acabei retirando a Certidão que buscava uns meses depois em Portugal...Diretamente no Balcão do AD de Leiria...

    Depois desse primeiro problema...Procurei me informar sobre como fazer o VP corretamente e desde então foram 18 VPs sem nenhum problema...Como espero que tenha sido esse que eu emiti hoje...(Só vou ter certeza quando for sacado pelo ACP)... : )



  • @Nilton Hessel,

    Estava lendo seu post sobre o valor do VPI enviado hoje, 11/07. Também enviei um VPI ref. ao processo de atribuição do meu filho, mas mandei apenas 1 Euro a mais. (176,00), em razão das oscilações cambiais do momento. Quando fiz meu processo ano passado mandei exatos 175 euros e não tive nenhum problema. Vi que mandou quase 5 Euros a mais. Qual o motivo? Agora fiquei preocupada.
  • Posso pedir para um amigo enviar o vale postal pelos Estados Unidos já que está tendo muitas dificuldades no correios? Teria algum problema o vale postal não estar no meu nome?
  • sim daniel tem que ser no seu nome
  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira o recomendável é que o VP e o nome do remetente no envio dos documentos sejam sempre no mesmo nome da pessoa que for realizar o processo. Assim, evitará futuras dores de cabeça junto à Conservatória.
  • lggslggs Member
    Solicitei o cancelamento do meu vale postal errado, ligando para o atendimento dos correios. Na agencia não cancelaram.

    Agora vou fazer outro, eu pessoalmente. Minha esposa já tinha feito vários, nunca teve problema. Mas acho que foi porque o vale foi feito certo, dessa vez que erraram ela não percebeu.

    O rapaz dos correios foi muito atencioso, mostrou para mim o monitor e todo o processo do vale postal, mas questionei o porque de ter sido feito em DES e não em euro, ele ficou surpreso, não soube explicar. Saiu e foi perguntar para outra pessoa. Provável falta de atenção.

    O outro problema foi o valor da cotação. Quando ele seleciona o EURO, automaticamente já aparece a cotação. Vc não pensa em estar errado, pois o valor é gerado pelo próprio sistema. Eu vi na tela dele
    Esse problema da atualização dos valores nunca tinha ouvido falar.
    Sempre me preocupei com o euro exportação, que realmente é bem mais barato, e fácil de perceber se vc tem uma noção do valor do euro normal antes de fazer (hoje mesmo a diferença é 0,22, para 120 euros da 26 reais de diferença). Agora variação de alguns centavos fica mais difícil de perceber, quando vc não tem o valor exato. Vc faz a conta em casa, e da uns 570 por exemplo, guarda mais ou menos o valor, leva dinheiro a mais, arredonda para cima e pronto. Se a cotação do sistema esta 5 centavos a menos ja falta dinheiro e vc nem percebeu.

    Talvez seja por isso que uns enviam o valor exato e nao tem problema, e outros enviam e depois falta algum pouquinho. Essa falta de atualização do sistema quando o euro sofre variação para cima de um dia para o outro.

    Fica como mais um exemplo, de sempre levar a conta feita na agencia, e não fazer o vale caso os valores não batam.
  • @Iggs o importante é verificar a cotação do euro q consta no site dos correios.Nem sempre o q está no monitor do atendente está correto.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Então, já que eu estou fazendo o processo de atribuição para a minha avó o VP tem que estar no nome dela? (Vou precisar levá-la para os correios junto certo?) E na hora de enviar os documentos a mesma coisa então? (Só quero confirmar para não ter problemas posteriores.)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.