Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1343537394043

Comentários

  • Parabéns @NiltonHessel, o estresse foi terrível, mas graças a Deus uma etapa superada, vamos ficar no aguardo de novas boas notícias, boa sorte amigo
  • Hj a cotação do euro estava em

    4,5276
  • thacmvthacmv Member
    Olá, boa tarde a todos!
    Tentei enviar o vale postal numa agência própria em SP (Haddock Lobo) e eles informaram que não estão fazendo para pessoa jurídica seguindo uma norma do Banco Central. Alguém de SP que tenha feito o Vale há pouco tempo poderia me dizer onde fez? Esse vale era para enviar os docs da transcrição de casamento em PD.

    aproveito para agradecer todos os participantes do grupo, principalmente Vlad e Marcia, eu consegui reunir tudo o que precisava graças a vocês, lendo o fórum por horas e horas. :)
  • @Thacmv Tente a Ag do Vale do Anhangabaú e tb Ag da Ladeira Porto Geral.
  • Enviei um Vale na agência central dos Correios na Rua Primeiro de Março (Centro do RJ) sem problemas. O funcionário colocou 0,90 euro a mais (total Remessa EUR 175,90) para não ter nenhum problema.
    Cotação do euro de hoje: R$ 4,5450
  • @Nilton Hessel
    Obrigada! Fiquei acompanhando o valor do Euro depois que postei e por enquanto o valor só baixou, talvez com isso seja capaz de chegar o valor correto né. Os documentos foram entregues ontem na ACP. Enviei email para ctt e ainda estou esperando respostas... Se eu liga na LR hoje e dependendo de como estiver o status do meu processo eu já irei saber se deu certo a questão do vale postal será?
  • @brunopeixotobarber não. Espere uma semana, após a data de entrega da documentação, para ligar na LR. E faça isso próximo do fim do expediente deles. Por aqui, isso seria entre o meio-dia e 1 da tarde.
  • @brunopeixotobarber...
    Como disse o @Pedro...Não adianta ligar já...
    #1 Rastrear os documentos até a confirmação da entrega no destino em Portugal...
    #2 A partir da data de recebimento dos documentos no destino...Aguarde de10 a 15 dias e ligue na Linha Registos para obter status...(N° do Processo)...
    #3 Volte a ligar depois de uns 30 dias na LR para consultar o status do processo...
    Procure sempre verificar sua caixa de entrada de emails...

    Boa Sorte...!!!
  • Pessoal, observando o recibo da minha vó. Conta o valor pago a mais. Na época 1,77 euros a mais:
    n°Conta
    1355 art 13°, 3 - Dec Lei 1,77
    art 18° 2.1.1 - R.E.R.N. 175,00

    O q significa td isso ? Pergunto só por curiosidade mesmo.
    Obrigado
  • @denis_mend ...

    Você quis dizer...A Fatura que vem por correio junto com o Assento...?

    Se for isso...Algum tempo atrás...Li aqui no Fórum um comentário sobre uma diretriz do IRN sobre recebimento de valores a mais...
    Talvez esse informe na fatura tenha passado a ser obrigatório...Descrevendo mais detalhadamente os valores recebidos...

    Mas é só um palpite meu...
  • mlgmlg Member
    Pessoal! Para ajudar, segue informações!
    Postei os documentos nos Correios de São Bernardo do Campo (Av. Brg. Faria Lima, 845) e não tive problemas em postar, apenas expliquei a atendente que estava efetuando o processo de Atribuição e que precisava pagar o Vale Postal e enviar os documentos e ela fez sem problemas.
    Pedi o vale postal sem ser Euro Exportação e mesmo assim na conferencia de valores vi que estavam divergentes da conta que havia feito (fui com uma simulação de valores do EURO do dia), ela conferiu e havia feito Euro Exportação e alterou para Remessa Euro e os valores bateram. Aconselho a pedirem para verificarem os dados antes do atendente enviar.
    Aproveito para enviar os prazos: documentos enviados dia 15/06/18, documentos foram recebidos ACP no dia 22/06/18. Aguardando ansiosamente para que dê tudo certo!
    Obrigada à todos pela ajuda!
  • Adilia RosaAdilia Rosa Member
    editado June 2018
    Bom dia pessoal,

    Podem me ajudar por favor.

    Enviei minha documentação e de minha irmãs no dia 06/06 e chegou lá no dia 13/06, liguei no CTT e me informaram que o vale postal havia chegado com valor menor 166 euros. Pedi ajuda aqui no fórum e o Sr. Nilton me orientou a fazer um vale complementar.

    Antes de fazer o vale, enviei um e-mail pra conservatória no dia 18/06 informando que o vale tinha chegado com valor menor e perguntei se eles aguardariam o envio de um vale complementar e responderam o e-mail informando que sim, fiz o vale no dia 18 a tarde, no valor de 16 euros e enviei os comprovantes para eles.

    No dia 21 enviei um e-mail para a conservatória e para a contabilidade do IRN perguntando se estava tudo ok e o IRN me respondeu que a documentação e os vale haviam sidos devolvidos pq o valor estava menor. Fiquei desesperada e enviei novamente um e-mail a contabilidade do IRN explicando o que avonteceu, que a conservatória autorizou o envio de um vale complementar e eles me responderam que eu teria q ver direto com a conservatória.

    Então desde o dia 21 já mandei três e-mails pedindo pra eles confirmarem se a documentação foi realmente devolvida e até agora nenhum e-mail foi respondido.

    Liguei no CTT novamente pra verificar os status dos vales e até agora nenhum deles foi sacado.

    Podem por favor me dar uma luz de como conseguir a confirmação se eles devolveram ou não a documentação, não sei mais o que fazer.

  • @Adilia Rosa a documentação provavelmente foi devolvida. Você terá que sacar todos esses vales, refazer e mandar a documentação de novo.
  • @Yuri Santos, obrigado por responder.

    Acabei de receber um e-mail do CTT informando que os vales foram sacados hoje... eu quase chorei quando li rsrs, que alivio... então acho q eles seguraram a documentação.

    Vou aguardar pra ver se eles respondem os e-mails ou se não depois ligo na LR.

  • @Adilia Rosa excelente notícia! Nos avise do resultado final do seu processo. Boa sorte!!
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado June 2018
    Relato sobre diferenças no valor:

    Levei tudo por escrito na agência, para facilitar o atendimento e evitar erros, inclusive o valor, que eu havia consultado e calculado pela cotação do dia no site dos correios. O atendente não estava conseguindo chegar no mesmo valor. Tentou várias vezes até que, quando virou o monitor para me mostrar, deu certo! O valor bateu! Enviei 125 euros na cotação do dia (04/06/18) para transcrição de casamento em Ponta Delgada. No comprovante saiu em reais. Dia 26 agora eu recebi a resposta da consulta que fiz sobre o vale no site dos correios de Portugal. Foi informado que o valor recebido foi 125 euros, com validade até 05/07/18.

    Conclusões:
    1. Essas diferenças ocorrem por erro da cotação no computador do atendente e não por variação do câmbio. Provavelmente o sistema demora um pouco para atualizar e se não tomar cuidado, sai errado mesmo.
    2. Não importa se saiu em euros ou reais no comprovante. O importante é a cotação estar correta, atualizada, e não usar euro exportação.
    3. A validade sempre foi uma dúvida, pelo menos para mim. E pela consulta que fiz, o vale fica disponível em Portugal por 30 dias corridos.
  • @pessoal usem sempre esse link dos correios que mostra a cotação real do dia.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @Adília...

    Seu procedimento foi correto...

    O que poderia acontecer seria o complemento do VP chegar DEPOIS da devolução dos seus documentos pela Conservatória...
    Vamos torcer para que isso não tenha acontecido...

    De acordo com a resposta do ctt.pt seus VPs foram sacados...Isso é bom...

    Tente contato com a Conservatória...No seu caso isso se justifica...

    Coloque como assunto do email algo que chame a atenção deles...

    "...ENVIO DE VALE POSTAL COMPLEMENTAR AUTORIZADO PELO IRN..."

    Tente encaminhar esse email do IRN te autorizando a fazer o VP complementar...

    Avisa aqui quando surgirem notícias...



  • @Vlad Pen, onde ficam essas agências dos correios Ag do Vale do Anhangabaú e tb Ag da Ladeira Porto Geral? Vc tem os endereços? Procurei no google e não achei. Achei um agência dos correios na Rua Boa Vista.

    A agencia em que fiz os outros vales (secretaria da fazenda) não quer mais aceitar fazer sem colocar nome e cpf do destinatário. :(

    Obrigada
  • @tatiana infelizmente não tenho o endereço correto. Vou pesquisar e te informo.
  • Vou tentar ir na agencia central dos correios que fica na Praça Pedro Lessa, vale do anghagabaú. Talvez seja essa. E na agencia da rua Boa Vista.
    Falo se consegui mais tarde

  • editado July 2018
    Acabei de fazer um VP na Agência do Vale do Anhangabaú para pagamento de dois Assentos de Nascimento...Enviei 40 euros...Sorte que não era para processos...
    Mal eu disse que queria fazer um VP para Portugal a mulher já fechou a cara e disse que não fazia para IRN...

    Mas creio que depende muito da sorte e da conversa...

    @tatiana...Se você abrir o Google maps na Praça do Correio / Centro de São Paulo...Vai localizar de cara a agência...É um prédio enorme que fica na esquina da Avenida São João com o Vale do Anhangabaú...

    Se não conseguir fazer por lá...As agências Boa Vista...Ladeira Porto Geral...Florêncio de Abreu estão todas a uma caminhada de menos de 10 minutos do Vale...

    Em último caso...Soube que na Agência da Vila Leopoldina...Próximo ao CEASA...Não se negam a fazer o VP ...

    Semana que vem terei que emitir um VP para Atribuição...Estou pensando seriamente em ir direto nessa última que citei...(Apesar de ser fora de mão para mim...)...

    PS... Na primeira página do site dos Correios tem um botão de busca de agências...Aparecem TODAS...
  • Pessoal consegui fazer na agência da Boa Vista. Mal eu falei que iria fazer um Vale Postal Internacional, a moça me perguntou: pra Portugal? Ela fez de boa.

    Obrigada pela ajuda @Nilton Hessel e @Vlad Pen
  • Bom saber @tatiana...

    Essas indicações de agências que fazem os Vales Postais ajudam muito a quem ainda está por fazer...Obrigado por compartilhar aqui... : )

    Como escrevi acima...Vou precisar fazer um VP para Processo de Atribuição nos próximos dias...Para mim...O acesso a essa agência da Boa Vista é bem mais tranquilo...
  • Pessoal,

    Os correios do Méier / RJ está fazendo tranquilamente o envio do vale postal. Enviei meu processo hoje.
  • Além da Agencia Central do Vale do Anhangabaú, tem mais agências que vocês podem me indicar aqui em São Paulo? Uma dúvida: então teria que chegar no correio falar que quer fazer um vale postal em euro e que seria para manutenção de residencia? É isso?
  • Eu estou um pouco perdida e preocupada, pois é a primeira vez que envio um documento para o exterior......
  • Eu vou enviar os documentos para a conservatória de Ponta Delgada. Eu apresento dessa forma o endereço?
    IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada

    E ai falo que é para manutenção de residência?
  • E no meu caso vou pagar 120 euros pois vou fazer a transcrição do casamento. Quanto mais ou menos devo colocar a mais em reais?
  • editado July 2018
    @gcarolinagobbo

    OS ENDEREÇOS PARA VALE POSTAL E PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1

    Aqui nessa mesma página...Nesse mesmo tópico...Tem as informações que você procura sobre as agências em São Paulo que estão fazendo o Vale Postal...

    O mais importante é você calcular o valor da cotação do euro na página dos Correios no dia de fazer o VP antes de se dirigir aos Correios...

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

    Hoje...Por exemplo...O euro para VP está valendo R$ 4,7745...

    Se eu fosse fazer esse VP hoje...Levaria um papel onde estaria escrito...:

    VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL

    ------------------------R$ 600,00-----------------------------

    Veja...600,00 dividido pela cotação de hoje...(4,7745)...Sairia um valor em euros de $ 125,66...

    Mandando + - 5 euros a mais está de bom tamanho...

    Mas recomendo que você leia com muita atenção os tópicos sobre VPs antes de ir fazer o seu...Se seguir as orientações que já estão disponíveis aqui no Fórum...Não terá problema algum...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.