Judeus Sefarditas - Informações e processos

134689155

Comentários

  • Pessoal, tentei achar algumas informações aqui no fórum mas fiquei muito confusa com alguns detalhes. Será que alguém pode me ajudar?

    1 - para casos de judeus sefaraditas TEM que ser enviado para Lisboa? Vi que a conservatória de Lisboa está com pedidos novos suspensos (site consulado de São Paulo). Não é possível enviar a outra? E é possível entregar direto lá.por parente? Minha cunhada vai para Lisboa e se ofereceu para levar.

    2 - no site do irn fala o seguinte sobre o requerimento "a assinatura do requerente, reconhecida presencialmente, salvo se for feita na presença de funcionário de um dos serviços ou posto de atendimento com competência para a receção do requerimento. Quando o procurador seja advogado ou solicitador, é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação do número da respectiva cédula profissional."
    Não ficou claro para mim neste ponto. Como faço esse reconhecimento?

  • @Daniela Shmayev,

    1. Sim, só na CRCENTRAIS Lisboa. Pode ser entregue pessoalmente, desde que os documentos estejam como se fossem a ser enviados pelos correios.

    2. O reconhecimento do requerimento é sempre presencial:
    - nos consulados
    Ou
    - nos cartórios (através de reconhecimento da assinatura por autenticidade).
  • Márcia entendi! obrigada.

    Mais uma.dúvida se a minha cunhada for entregar pessoalmente ainda preciso mandar o dinheiro por vale? Ou pode ser euro em notas?
  • @DanielaShmayev sua cunhada pode fazer o pgto em € euros.
  • Pessoal, também fiquei com dúvida quanto ao preenchimento da parte do pagamento no requerimento que o irn dispibilibiliza. Só tem as opções cheque ou vale postal. Se for pagar em euro ou pelo site como preencher essa parte?
  • Olá a todos,

    Quanto demora para receber o certificado digitalizado da CIP, se for concedido?
  • N'minha época era por correio, agora é eletrónico?
  • editado January 2018
    @mahlomar, enviei minha documentação para CIP por email na terça no início da tarde e literalmente 2h depois já tinha a resposta positiva.

    Agora depois de efetuar o pagamento da contribuição, eles pedem que os documentos sejam enviados pelo correio e em seguida o certificado digitalizado é emitido (a promessa deles é de até 4 semanas).

    Qualquer dúvida fique a vontade em me enviar uma mensagem.
  • Não tenho certeza sobre esse assunto, já que meu certificado foi emitido pela CIL e não pela CIP, e a CIL só entrega certificados físicos.

    Mas eu acho que fica um questionamento adicional, já que o documento eletrônico não possui carimbo, e eu creio que as autoridades da Conservatória exigirão ou um documento original, ou um documento certificado por alguma autoridade cartorial de lá. Ou seja, talvez utilizar um documento eletrônico seja ainda mais problemático. Alguém com essa experiência?
  • Amigos e amigas, estou finalizando meu processo para dar entrada na CIL - Comunidade Israelita de Lisboa, agradeceria se aqueles que ja o fizeram pudessem esclarecer algumas duvidas:
    1 - A CIL exige algum formato especifico da arvore genealógica familiar a ser encaminhada juntamente com os documentos? Exemplo: arvore de costados ou arvore tradicional ou tanto faz?
    2 - Não consegui esclarecer se o valor dos donativos eh 250 ou 500 Euros (valor mínimo)? alguém poderiam esclarecer?
    3 - Voces realizaram a transferencia por qual meio? Vale postal ou transferencia bancaria?
    4 - Alguma dica adicional ou informação que possa ajudar de quem ja passou por essa fase?
    Obrigado
  • Respondendo: 1. Não necessariamente: no meu caso fiz um gráfico no paint e uma tabela no Word com tudo "desenhado"; 2. Que eu saiba são 500 euros para o primeiro processo e 250 para os demais (em caso de vários familiares); 3. MoneyGramm, 4. qual fase?
  • @Igor Torres, enviei para CIP e lá eles aceitaram apenas um "print screen" da árvore genealógica que tenho no site do Geni.

    Os donativos na CIL custam 250 euros. Na CIP o primeiro da família custa 500 e os demais 250.
  • Rbgans e Cesar Machado, obrigado pela informação.
  • Olá, pessoal! Andei lendo aqui algumas postagens e não ficou muito claro em relação a alguns pontos sobre os documentos necessários para Conservatória. Desculpe se alguma pergunta já foi respondida.

    1) É necessario apostilar as copias do Passaporte e do RG? Se sim, como proceder? Apostila todas a páginas do passaporte ou uma apostila é suficiente para o documento inteiro?

    2) A certidão de inteiro teor precisa ser emitida há menos de 6 meses? No site da CRC não menciona isso, mas no da CIL, sim.

    3) Vi que no site da CRC, é possível fazer o pagamento por cartão de crédito. Alguém já teve sucesso fazendo assim?


    Grato.
  • @Daniel seu processo é atribuição normal ou vc é descendente de judeu sefardita?
  • @Vlad, sou descendente de sefardita.
  • editado February 2018
    @Daniel eu não sei se para atribuição de judeus sefarditas as exigências com relação à documentação é diferente.Vou me abster de responder e esperar q alguem possa sanar suas dúvidas. Mande um olá para o @CesarMachado ..tem o perfil dele aqui nesse tópico.
  • 1: Uhum, precisa apostilar o passaporte inteiro. Basta levar em qualquer tabelião de notas para apostilar.

    2: Uhum, eu emiti uma novinha em folha verbum ad verbum e cópia reprográfica., mas creio que a cópia reprográfica já resolva.

    3: Não sei, fiz o meu via MoneyGramm.
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado February 2018
    Pessoal, para quem interesse, foi-me informado que a CIL vai passar a remeter certificado com assinatura digital e remeter via e-mail.
  • Uma dúvida: perante a conservatória sabem se já é necessário juntar certidão de casamento juntamente com o requerimento de nacionalidade ou se deve informar isso apos a concessão dessa?
  • É possível entregar os documentos pessoalmente, no CRC do Porto? Ou têm de ser entregues em Lisboa? Obg
  • @Mahlomar para processo de judeus sefarditas somente na CRC de Lisboa.
  • @VladPen Obrigado pela informação.
  • Olá e Bom dia.
    Preciso de ajuda. Gostaria de entrar em contato com o CRC lisboa e perguntar sobre o meu aplicação se estiver em análise e qual a pessoa responsável pelo aplicação. Uso o "google translate" e não quero cometer erros na gramática portuguesa que influenciará minha aplicação de alguma maneira. Vocês podem escrever em português para mim, por favor? Descendente de judeu sefardita (artigo 6 n. 7). Muito obrigado, Gil
  • Boa Tarde,
    O meu processo junto a CRC Lisboa já foi atribuído um número agora em fevereiro/2018. Alguém sabe qual a próxima fase? Qual a média de tempo para conclusão do processo? Obrigada
  • A próxima etapa são as diligencias oficiosas, depois vai para análise, depois parecer, por fim vai para decisão de Sua Excelência a Ministra da Justiça, por fim vai para lavratura de assento. Tempo? cerca de 16 meses.
  • Boa noite!
    Recebi um email da CIL com a aprovação de quatro processos em andamento informando que agora os certificados são emitidos em formato digital.
    Para dar início à próxima etapa me surgiram algumas dúvidas que de ante mão agradeço aos que puderem me ajudar a sana-las:
    1. Há algum formulário a ser enviado à CRC junto com a documentação?
    2. Posso pagar à irn por 4 processos em um único pagamento? Se sim, onde informo o nome de todos os requerentes?
    3. Como enviar o certificado digital?

    Grato!
  • @T_Braga , no site do Instituto dos Registos e do Notariado (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_3_f0/Artigo_6-7-cheque.pdf?nocache=1425311922.79) está disponibilizado esse formulário que varia a depender da forma de pagamento. Há modalidade de pagamento por cartão de crédito, por vale postal internacional (mais indicado) e cheque. O formulário relativo às últimas duas formas de pagamento é o mesmo e diferente da primeira forma. Está nesse link disponível.

    Pelo que me consta, para cada pessoa é feito um requerimento de aquisição da nacionalidade em separado, que gerará processos diferentes, a demandarem pagamentos de emolumento de 250 euros por cada um deles.

    O envio da documentação e do formulário podem ser feitos via postal para o endereço da Conservatória de Registos Centrais de Lisboa (unicamente para esta conservatória, Rua Rodrigo da Fonseca, 198, Lisboa, Portugal, 1099-003). Deve ser reconhecida a firma da assinatura no formulário. A cópia de todos os documentos produzidos no Brasil devem ser apostiladas (serviço prestado por alguns cartórios). O certificado da CIL basta ser impresso e enviado enviado em cópia.

    Demais informações estão nos sites da IRN (( http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-da8318/) e da CIL. Há ainda os seguintes e-mail e fone da Conservatória de Registos Centrais de Lisboa: registos.centrais@irn.mj.pt ; (+351) 211.950.500 . Bom ver antes todas a orientações por escrito. No site do Consulado Português de São Paulo também há as informações necessárias.

    Boa sorte.
  • @Nazira você poderia confirmar tempo entre o recebimento de sua documentação pela CRC e da atribuição do número ao processo?

    Alguém mais tem posição dos andamentos dos processos de aquisição pela via sefardita na CRC de Lisboa?
  • Muito obrigado @AlexandreLS!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.