Uma maneira indireta de acompanhar a transcrição de casamento (via Civil Online, se alterou nome)

Recentemente fiz a transcrição do casamento dos meus pais via Ponta Delgada (saiu em 17/11).
Como o processo de atribuição da minha mãe havia sido atribulado (feito via Consulado, caiu em exigência, levou 1 ano, etc), pedi uma certidão no Civil Online pra "ver para crer" (e foi bom, porque desde o início de outubro a atribuição dela foi concluída, até agora nada de chegar o assento em casa).
Pois bem, enquanto esperava o processamento da transcrição em Ponta Delgada, de vez em quando abria a aba de consulta de certidão e nada havia mudado; hoje, após o recebimento do email confirmando que havia sido feito na sexta feira passada, acessei a página de consulta de certidão (aquela que aparece depois de se informar o código de acesso) e o nome dela já aparecia como o nome de casada. Ao se clicar em "visualizar certidão" os dados não aparecem alterados, mas conforme o próprio site esclarece, as informações ali contidas são da época da solicitação, com o nome de solteira e sem averbações, portanto.
Fica a dica pra quem acompanha a transcrição de alguém que mudou de nome ao casar, e que precisou (ou por algum motivo quis) emitir a certidão online e não deseja incomodar a CRC com emails. Como a certidão online tem custo (uns 10 euros, pagáveis via multibanco ou com cartão), não vale a pena fazer a certidão apenas com essa finalidade.
«13

Comentários

  • Ola! Nao ficou claro pra mim se você teve que pagar a taxa de 10 euros novamente pra emitir uma nova certidão e verificar o nome de casado...

    Estou numa situação parecida: aguardando a averbação do casamento da minha vó pra poder dar entrada no pedido de nacionalidade do meu pai.

    A cidadania portuguesa da minha vó saiu 30/11/17 por Tondela. Eu já chequei o site Civil Online algumas vezes usando o mesmo código de acesso e o nome dela continua o de solteira. Também já tentei gerar a certidão de casada dela duas vezes, mas sempre eles respondem falando q a certidão não foi encontrada.

    No seu caso, quanto tempo levou pra averbar o casamento? Sabe quanto tempo leva por Tondela? Eu gostaria de ter uma ideia pra saber quando devo fazer o pedido de uma nova certidão no civil online.

    Obrigado
  • @Pedro2017
    Não gerei nova certidão não. Fiz por Ponta Delgada e demorou uns 15 dias depois que chegou lá. Por Tondela não faço ideia de quanto tempo demora.
    O Cívil Online mostra a informação em duas etapas quando você digita o código de acesso:
    (a) uma pagina "resumo" que abre no navegador; e
    (b) um .doc que baixa pro computador e abre no word ou similares.
    Inicialmente tanto (a) quanto (b) estavam com o nome da minha mae de solteira. Depois da transcrição feita, o (a) passou a mostrar o nome de casada.
    Se você ler a informação na página do próprio Civil Online (um texto grande na pagina de pedidos que a gente acaba passando direto), eles explivam que o (b) é feito com base nas informações disponíveis no momento da emissão da certidão (no momento do pedido).
    O (a) deve fazer uma consulta à base de dados toda vez que se insere o código. O (b) é o mesmo pelo prazo da assinatura (6 meses).
    Mas a menos que seja necessário apresentar para alguém ou algum órgão a certidão do casamento da sua avó (pro processo do seu pai você só vai precisar informar o número do assento de nascimento da sua avó - quando a CRC consultar ele já vai estar averbado), eu não pediria uma nova certidão não.... Seria gastar 10 euros à toa....
    Resumindo, com o mesmo código de acesso, o (a) atualiza quando concluem a transcrição e o (b) não.
    Boa sorte nos seus processos, logo será tuga também!
  • Obrigado pelos esclarecimentos! Uma boa dica a que você deu.

    A razão pela qual precisei averbar o casamento da minha vó, é para comprovar a filiação do meu pai na menoridade, pois foi meu avô brasileiro quem registrou meu pai quando ele nasceu.

    Você aconselharia eu mandar os documento do meu pai logo pra Tondela, com o número do registro de nascimento da minha vó (que já tenho), pois quando trabalharem no processo dele daqui a uns meses o casamento da minha vó já estará averbado? Ou aconselha esperar sair a averbação pra enviar os documentos do meu pai?

    Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos! :)
  • Aí realmente não sei dizer... A princípio, como demora um tempo de correios e para depois que chega, um tempo para o início do processo, pode ser que até lá já esteja concluído... Talvez nesse caso o mais seguro (tirando esperar ficar pronto e mandar só depois) seja mandar a atribuição para a mesma conservatória que está fazendo a transcrição, e anexar uma informação de que o processo está em andamento no momento do envio... Isso depende muito da pressa que você tenha para dar andamento...
  • ótima dica! valeu
  • funcionou perfeitamente!

    acessei hoje de manhã, estava nome de solteira
    e após o almoço ao acessar de novo foi para casada!

    ótima dica
  • @jhmelman
    como consegue esse código de acesso para consultar as certidões?
  • @Berthinha tem que fazer o pedido de certidão no civilonline, após a conclusão do pedido é emitida a certidão solicitada e você recebe o código de acesso a certidão e cerca de 1 dia. Cada certidão tem um custo de 10 euros e fica disponível por 6 meses.
  • @Berthinha
    http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
    "Pedido de Certidão Online"
    "Entrar sem autenticação"
    Escolha o tipo de certidão e preencha os dados.
    Para pagar tem que ter cartão de crédito internacional habilitado para uso no exterior (alguns bancos bloqueiam e o titular do cartão precisa fazer a liberação uns minutos antes pela central de atendimento ou internet/app) ou, se você tiver conta em algum banco português, pode pagar com multibanco.
  • Obrigada
  • Pessoal, boa tarde.

    Acompanhei a transcrição de casamento do meu progenitor português por meio do CivilOnline e ocorreu desta forma. O nome de solteiro foi alterado para o nome após o casamento no dia que o assento saiu, mas a certidão de nascimento continua vindo sem essa averbação.
  • editado February 2018
    Sim, a certidão é emitida com base nos dados do momento da solicitação (pedido+pagamento). Só a tela de consulta que atualiza.
    No site mesmo tem a explicação: "...Este serviço está acessível a qualquer cidadão, salvo as excepções previstas na lei, e disponibiliza por um período de seis meses, acesso à informação que se encontrar registada à data da emissão da certidão."
  • Pessoal vim deixar meu feedback. Sou de Recife e o que realmente demorou foi a chegada dos documentos em Portugal. Demorou 14 dias úteis pelo Sedex Ems. Ao chegar em Portugal com 4 dias úteis já estava em Ponta Delgada. Chegou em Ponta Delgada no dia 02/02 e hoje ao consultar minha certidão pelo civil online já se encontra com o meu nome de casada. Agradeço a todos que de forma direta e indireta me ajudaram!!
  • Ola amigos, aproveitando esse tópico onde vejo que vários usuários são utilizadores da ferramenta Cilvil Online gostaria de fazer uma pergunta.
    Acabei de realizar o pedido de uma certidão de nascimento e efetuar o pagamento, irei receber o código de acesso via E-mail ou sms via celular? Se sim, qual a estimativa de tempo para eles enviarem alguma resposta?
    Desde já agradeço a atenção.
  • por email

    normalmente algumas horas depois, se for em horario comercial lá em portugal
  • editado March 2018
    @PedroKormann Muito obrigado pela informação,ficarei no aguardo da resposta via E-mail.
  • Vou fazer a transcrição do casamento do meu bisavô para poder dar entrada no processo de atribuição da minha avó, porém, o assento de nascimento do bisavô, por ser muito antigo, é a sua certidão de batismo emitida pelo Arquivo Distrital (logo, seu assento não está digitalizado, nem é possível localizá-lo no Civil Online). Minha pergunta é a seguinte: depois que sair a transcrição do casamento vai ser possível consultar o assento atualizado pelo Civil Online?
  • @PauloBenith vc podera localizar o assento de casamento pelo civilonline.
  • Por um descuido, não salvei o código de acesso que me foi enviado quando solicitei a certidão de nascimento. Ocorre que agora entrei com pedido para averbação de casamento em PD e gostaria de acompanhar o processo (alteração do nome de solteira para casada). Minha pergunta: é possível eu obter esse código de acesso que recebi ao pedir a certidão de nascimento (e perdi) sem precisar recolher novamente os 10 euros? Obs: essa certidão de nascimento foi solicitada há menos de 03 meses, portanto ainda dentro dos 06.
  • @ERicci
    Não sei se tem como pedir uma "segunda via"... Mas tente rever nos seus emails, tente entrar na página de consulta e clicar nos campos, às vezes seu navegador pode ter o número no histórico... https://imgur.com/lpuTYJp
  • Boa tarde pessoal, necessito fazer a transcrição do meu casamento e pelo visto acho que vou por Ponta Delgada.
    Bem, no meu caso, sou casada e o meu processo de atribuição acabou de sair, logo na minha certidão saiu com meu nome de solteira. Além disso veio faltando uma letra no sobrenome da minha mãe e ascendentes (meus avós materno)
    1- quais são os documentos necessários para enviar para Ponta Delgada para a transcrição e
    2- a quem me reportar, que órgão para que seja feita essa correção dos sobrenomes da minha mãe e avós?
    Grata.
  • @Valente para retificação envie um e-mail para rcentrais.retificaçoes@irn.mj.pt e para transcrever ..de uma olhada nesse tópico.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @jhmelman

    Muito obrigada pela dica. Consegui localizar o email e achei o código de acesso. Abraços!
  • Vlad Pen,
    Já me responderam,
    Agradecida,
    Agora partir para a transcrição.
    Grata.
  • Pessoal,

    Certidões de quem nasceu há mais de 100 anos não estão contempladas pelo sistema Civil Online?
    Mesmo as digitalizadas?

    Abraços
  • Joao CoutinhoJoao Coutinho Member
    editado May 2018
    Olá,
    Enviei documentos e requerimento de trascrição do casamento de meu pai para Ponta Delgada, mas não consigo resposta deles. Já mandei emails para civil.pdelgada@irn.mj.pt e rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.
    Meu pai não trocou o nome dele quando casou. Quais são exatamente os passos para eu tentar descobrir se o processo foi feito ou não?
    Se o processo não estiver concluído ainda, eu posso continuar pesquisando por 6 meses, certo?
    Eu consigo pesquisar certidão de mais de uma pessoa com o mesmo código?
    obrigado,
    João
  • @wsteles. Chegaram lá dia 02/05/18
  • @JoaoCoutinho
    Você consegue pedir uma certidão válida por 6 meses ao custo de 10 euros (tanto a de casamento, como a de nascimento, que terá uma averbação informando o casamento). Obviamente ela só será emitida se a transcrição já tiver sido feita. Se sua necessidade for só saber se está feita e não tiver pressa, PD sempre envia a certidão ao final, via CTT/Correios.

    O código de acesso é válido para cada certidão solicitada.
  • @jhmelman Obrigado!
    Tenho pressa sim. Quero saber se foi feita para poder tirar o cartão cidadão do meu pai o mais rápido possível, pra depois entrar com o processo de Convolação dele. Para depois tirar a minha cidadania.
    Então eu faço a solicitação da certidão de nascimento dele ou de casamento, pago os 10 euros, recebo um código de acesso e fico pesquisando até aparecer a averbação (se solicitei a de nascimento) ou até encontrar a de casamento (se solicitei a de casamento). É isso?
    Obrigado novamente,
    João
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.