Uma maneira indireta de acompanhar a transcrição de casamento (via Civil Online, se alterou nome)

13»

Comentários

  • Não costuma demorar não. Já pedi e veio no mesmo dia, já pedi e veio no dia seguinte... Hoje ou amanhã você já deve saber.
  • @jhmelman muito obrigada.
  • Pessoal NÃO estou estendi nada, pfv peço q alguém me ajude.
    Paguei a certidão pelo civil online dia 24/07 e fiquei esperando o código de acesso. Como até ontem NÃO haviam me enviado resolvi mandar um e-mail para o site do civil online. E recebi diversos e-mails como resposta hj, porém NÃO entendi.Vou colar aqui.

    #Primeiro email

    "De civilonline@irn.mj.pt
    Para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Cc lucianastella20@yahoo.com.br

    Boa tarde
    Informo que foi emitida a certidão online solicitada. Deverá promover a transcrição do casamento para Portugal.

    Aguarde código de acesso via sms e e-mail.
    Com os melhores cumprimentos"

    # Segundo email:

    "De: Civil OnLine
    Enviada: 26 de julho de 2018 12:40
    Para: CRCentrais - Certidoes
    Cc: lucianastella20@yahoo.com.br
    Assunto: FW: Assunto: RE: senha

    Exmos. Senhores,

    Consultada a Listas de Trabalho Certidão Permanente e Online, verificamos que o pedido de certidão nº 6xxxx/2018 encontra-se pendente de emissão nessa Conservatória, pelo que, solicitamos o favor de proceder à sua emissão com urgência"

    Não entendi quando falaram que "deverá promover a transcrição do casamento para portugal "
    ALGUEM FAZ ALGUMA IDÉIA?
  • Nem ideia, mas note que você só está copiada no email, então aguarde ou alguma resposta dos dois destinatários ou o código.

    Pelo que estou entendendo, você pediu a de casamento, foi isso?
  • @jhmelman eu pedi a de nascimento p ver se tinha sido averbado. Mandaram a senha o mim mas não mudou nada ainda. EU deveria ter pedido a de casamento ou é a de Nascimento msn q pede?
  • Nascimento. Quando você entra com a senha, mostra uma tela com um link pra baixar a certidão. Nessa certidão que baixa, o nome não muda porque usa os dados na época da emissão. Mas na página que tem o link aparecem as informações, se o nome já estiver alterado pro de casada, é porque a transcrição já foi concluída.
  • @jhmelman obrigada. Ainda está o nome de solteira.
  • Boa Tarde,

    Enviei os documentos para fazer a transcrição do casamento do meu avô dia 11/07, chegou em PD dia 17/07 queria acompanhar o processo e vi que vocês acompanham pelo Civil Online, mas o nome do meu avô não mudou depois do casamento, vocês saberiam me dizer como posso fazer para acompanhar?

    Desde ja, obrigada !
  • Aí o Civil Online não ajuda, a menos que você peça nele a certidão de casamento... Mas aí já não sei se vale a pena gastar 10 euros com isso. PD é bem rápida, já deve estar pronto a essa altura, e sempre manda a carta com o assento quando conclui. Já vai adiantando a documentação do seu pai/mãe que até ficar tudo pronto e chegar em Portugal já está tudo ok com a transcrição do casamento do seu avô.
  • Ah tudo bem, vou fazer isso sim, obrigada !!
  • Boa tarde, bom ano!
    Alguém sabe informar se através do "assento de transcrição de casamento" eu descubro alguma informação sobre a data de nascimento correta do conjuge?
  • @Lu Stella,
    1 - Nesse pedido já feito não, agora só por multibanco.
    2 - Não, pode entrar no site e tentar fazer um novo pedido. Após 2 dias você vai receber e-mail informando o cancelamento por falta de pagamento do pedido que você não conseguiu pagar
  • Hoje já fiz duas tentativas no civilonline para obter a certidão de nascimento de minha mãe para realizar a transcrição do casamento dela,por pagamento de cartão de crédito e não consegui. Aparece a mensagem de erro no pagamento com cartão. Alguém sabe se há problemas no civilonline para pagamento com cartão de crédito. O que devo fazer?
  • @Carlos Arthur Ruy, as plataformas de pagamento tem problemas eventuais. Tente fazer a solicitação novamente depois de algumas horas.
  • editado April 2019
    @Carlos Pagamento com cartão voltou a funcionar no civil online, fiz um pedido agora e consegui pagar, inclusive recebi e-mail confirmando o pagamento.
  • @Vlad Pen, @Daniel Henriques
    Fiz o pedido de transcrição do meu casamento, minha esposa que é portuguesa, mas não houve mudança de nome. O vale postal foi sacado no dia 08/06/19. Como saber se já foi concluído. Gostaria de enviar os documentos de meus filhos o quanto antes para fazer a atribuição deles. Alguma sugestão?
  • @DIOGENES, oficialmente não existe uma maneira de acompanhar transcrição de casamento, se teve alteração no nome consegue saber pela página de acesso do civilonline mas, se não houve alteração, fica mais difícil.
    Algumas pessoas conseguem saber ligando na LR e pedindo pro atendente verificar se existe a averbação do casamento no assento de nascimento mas não é sempre que eles estão dispostos a informar.
    PD não tem respondido e-mails pois está com problema de falta de funcionários.
    Pode tentar mandar e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt passando os dados (nome, filiação, data de nascimento e número / ano do assento) e perguntando qual estado civil consta, as vezes respondem mas vai de ter sorte também.
    Eu esperaria mais uns 15 dias para tentar alguma dessas opções que deve estar finalizada a transcrição, pelo que tem sido postado aqui no fórum.
  • Boa tarde!
    Procurei aqui mas não encontrei minha dúvida.
    Pedi a transcrição de casamento dos meus avós (ambos portugueses), já tenho acesso a certidão de nascimento do meu avô, porém no Civil Online aparece somente como José (como estava no assento de batismo) e o nome completo dele é José de Mattos Lourenço.
    Minha dúvida é: quando o casamento for transcrito eles acrescentam o sobrenome na tela do Civil Online ou aparece essa alteração somente se a pessoa mudou de nome?
    Se for somente a segunda opção eu esperarei um tempo e pedirei uma nova para ver se já foi feito a transcrição.
    Obrigada!
  • @De Godoi...

    No ato da Transcrição em Portugal do Casamento de Cidadãos Portugueses realizados no estrangeiro...Os dados que entram no Assento de Casamento Português são aqueles da Certidão de Casamento Brasileira...:

    Se ler a Certidão de Casamento Inteiro Teor poderá verificar que inicialmente constam os nomes dos nubentes na ocasião do Casamento...**(Solteiros)...
    **José de Mattos Lourenço**...

    Em seguida vem a filiação...Etc...
    Ao final...Aparece a informação relativa aos nomes Dele e Dela *A pós* o Casamento...

    Se houve alteração de nome **PELO CASAMENTO... Existe a possibilidade de verificar essa alteração na página de acesso do civilonline.pt...
    Não é possível verificar andamento de transcrição pelo nome de seu Avô da maneira que você sugeriu...
  • @Nilton Hessel agradeço a explicação.
  • Pessoal, eu preciso pagar uma nova certidão para ver se o nome mudou? A que pedi antes de enviar a transcrição não atualiza o nome?
  • editado December 2019
    Nenhuma Certidão de Registro Civil jamais terá o nome alterado...Nem se você pagar novamente...(Nem em Portugal..
    Nem no Brasil)...

    **Após a conclusão da Transcrição do Casamento...As "Novas" informações...(Casamento + Alteração de nome)...Entram NO FINAL do documento na forma de AVERBAÇÕES/AVERBAMENTOS...

    Nessa maneira indireta de verificação apresentada nessa discussão o nome APENAS MUDA NA PÁGINA DE ACESSO AO CIVILONLINE.PT...***NÃO NA CERTIDÃO...
    E mesmo assim...Isso só acontece se o nubente Português teve seu nome alterado ao se casar...

    Se você tivesse lido pelo menos essa página do Fórum...NESSA DISCUSSÃO QUE TRATA ESPECÍFICAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO...Já teria encontrado a resposta...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/202265/#Comment_202265
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.