Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1171820222343

Comentários

  • @ Nilton Hessel,
    Sim solicitaram, Eu apresentei uma cópia autenticada.
    Outra coisa, Eu tive que ajudar a atendente no processo do VP...rsrsr
  • Fiz meu VP na Florencio de Abreu, lá eles aceitam tudo sem questionar por causa da demanda de postagem. Moro do lado e os atendentes oq mais querem é atender rápido para eliminar fila. Qdo fiz o meu cheguei la as 16:10 e saí as 18:20h. O atendente só queria me atender, fechar o caixa e ir para casa kkk
  • Boa tarde ...

    Tenho curiosidade sobre uma questão e gostaria de deixar ¨no ar¨ por aqui...(E também nos demais tópicos que tratam de Vales Postais)...É o seguinte ...:

    Alguém leu algum depoimento nesse Fórum relatando um Vale Postal que tenha sido devolvido por não ter sido sacado no prazo pela Conservatória...?

    Eu acompanho o Fórum desde Maio / 2015 e não me recordo de ter visto tal relato...

    Mas pode ser que tenha acontecido e eu não me recorde...Afinal...Minha memória já anda a me pregar peças...: ) : ) : )

    Boa Sorte a todos...!!!
  • Nilton Hessel, também não me recordo, mas a minha memória igualmente não está servindo de parâmetro. rsrs
  • daniel5104daniel5104 Member
    editado December 2017
    Boa noite pessoal, estou com algumas dúvidas, desculpem se minhas perguntas forem redundantes.
    Estou dando entrada para meu Pai primeiro que é Neto de português, sua mãe (minha vó está falecida) e não adquiriu a nacionalidade antes.

    Bem ai vão elas:

    1ª Coletei toda a documentação necessária, existe algum post em que posso conferir este doc para Neto com comprovação de vínculo?
    2ª Pra onde mando estes documentos?
    3ª Como faço para embalar essa documentação do meu pai, é só entregar nos correios pedindo VP? existe alguma embalagem especifica?

    Desde já agradeço por toda ajuda prestada.
  • @daniel5104,
    processos de netos de portugueses devem ser enviados para a Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa.
    Veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos

    Neste caso, o pagamento pode ser feito por vale postal ou através da plataforma de cartão (o pagamento com cartão disponível apenas para processos enviados para CRCentrais Lisboa).

    Nos correios, peça o envelope branco do SEDEX EMS.
  • @Marcia obrigado pela resposta, deixa eu ver se entendi, o envio da documentação eu faço separado do vale postal? são dois serviços destintos ? essa opção do cartão de crédito eu faço por onde?
  • editado December 2017
    @Daniel5104 são dois procedimentos distintos. A opção pagar com cartão de crédito vc encontra no próprio requerimento 1D .
  • Boa tarde, gostaria de agradecer a todos que vem ajudando. Obrigado pela respostas, em breve terei o maior prazer em ajudar tbm.
  • @Osmir Renato
    Quando fiz o envio da do meu avô, eu, literalmente, fiz ele ir comigo nos Correios com todos os documentos originais. Eu já havia sido barrada anteriormente ao tentar fazer um VP no meu nome, justamente por não ter apresentado o documento original (na ocasião eu só estava com as cópias) e compreendo as normas que impedem isso. No Vale do Anhangabaú, se você não for a pessoa que enviará o VP, o ideal é estar com a pessoa que fará isso, ou ela mesma fazer.

    Fora essa coisa de "pessoa jurídica", sim é verdade. É proíbido emitir vales para PJs, por isso, acredito que todo mundo aqui não fale que está fazendo um Vale Postal para PJ, tanto que quando perguntam a finalidade, é costumeiro tratar como "Manutenção de Residentes".

    E é BEM normal ter que ensinar os atendentes. Nas minhas duas operações tive que falar como fazia pro atendente... E só consegui por ter lido milhares de vezes o processo aqui no Fórum.
  • @Flavia s_r
    Verdade....mas sobre pessoa jurídica, nem falei mas o IRN, IP o atendente já descobre que não é pessoa física. Ficava cargo dele fazer ou não.
  • editado December 2017
    Pessoal,
    Acabei de fazer o VP na AG (AC AVENIDA NACOES UNIDAS) PRAIA DE BOTAFOGO - RJ para ACP.
    Confesso que fiquei nervoso foi a primeira vez, rs. A atendente quando viu IRN, IP já disse NÃO é Pessoa Física eu disse que era, que o cara era gringo, mas não colou, ela disse eu vou fazer, mas é por sua conta em risco...
    Eu falei mas você vai colocar que é para PJ? Ela disse não tem como, só se faz para PF, então blz e Manutenção de Residente ok? Ela Ok. Então Blz.
    Quanto a cotação é a maior ok? Ela disse não tem como escolher só existe uma, EUR Vale Postal Internacional, eu blz mas ta quanto? Depois apareceu o valor R$ 4,0681 bateu com o do Site data de hoje blz 12/12/2017.
    Eu pedi para que o comprovante o valor da Remessa tinha que vir em Euro, ela disse que não estava saindo mais, depois que atualizou o sistema. Eu estava fazendo com valor de 177 Euros, aí ela me deu o papel para eu conferir e vi que Realmente ela colocou o valor em Euro no sistema, usou a cotação correta, e o comprovante veio em Real.
    Fiquei bolado na hora, nessa altura ela já estava mais simpática no atendimento, então com receio, pedi para ela voltar e colocar 180 Euros para não correr o risco que bater um valor a menor no Saque para ACP.

    No comprovante final vi que o cotação saiu com um valor de 1,0000, acho que aqui que foi o equivoco, mas ela selecionou EUR VP Internacional e digitou o valor que eu pedi 180 Euros.... O sistema que converteu para Real...

    Resumindo o recibo ficou assim:

    Remessa EUR: 732,26
    Cotação R$: 1,0000
    Valor da Remessa R$ 732,26
    Tarifas/Serviço R$: 45,98
    Valor Efetivo Total (VET): 1,06
    Valor Total a Pagar R$: 778,24

    Será que vou ter problemas? Onde será que foi o erro ou sistema mudou mesmo?
  • @jefferson

    Tenho comprovante de vale postal exatamente assim e não tive problemas.
  • @Jefferson Oliveira...
    @Mariza Guerra...
    O comprovante saiu mesmo com esse valor todo de Remessa em EUR...?
  • @Nilton

    Nãooo! Eu quis dizer o modelo. A cotação foi 1,000 e o valor da remessa em reais.
  • editado December 2017
    @Nilton HesselNilton Hessel
    Exatamente como coloquei acima está no a descrição do meu recibo: ( o valor da remessa está em R$)

    Remessa EUR: 732,26
    Cotação R$: 1,0000
    Valor da Remessa R$ 732,26
    Tarifas/Serviço R$: 45,98
    Valor Efetivo Total (VET): 1,06
    Valor Total a Pagar R$: 778,24

    Acabei de enviar os documentos agora na hora do almoço, via EMS na mesmo agencia dos Correios, tirei uma cópia e coloquei dentro do envelope, escrevi a caneta a cotação de hoje R$ 4,0681 e ERU 180,00 do lado das respectivas linhas.
    Mandei ERU 5 a mais para não ter problema, agora e esperar e torcer para dar tudo certo.
    Foi o processo de atribuição da minha esposa, esse foi o primeiro que eu fiz, depois tem mais 3 processos pela frente. A transcrição do nosso casamento, a atribuição do meu filho(menor de 14 anos) e a minha atribuição (mais de 5 anos de casado).
    Sendo que enviei para ACP, porque não transcrevi o casamento dos pais da minha esposa...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pessoal, tive notícia que a Agência do Santos Dumont (RJ) que sempre faria, parou de fazer VP.
    Alguém confirma? Informação esta me foi passada por um amigo que trabalha no consulado português do RJ

    Essa onda de ignorância dos Correios em soltar circulares inúteis está começando a fechar o cerco de VP na maior parte das agências. Enfim...
  • editado December 2017
    @Jefferson ...

    Creio que você não tem por que se preocupar...O valor que você enviou é mais que suficiente para cobrir os 175,00 euros dos Emolumentos...
    Só perguntei porque é a primeira vez que vejo um comprovante sair assim...Com o valor de Remessa EUR tão alto...!!!
    Não tem lógica vir impresso no comprovante...:

    Remessa EUR : 732,26.............E logo abaixo................Valor da Remessa R$ : 732,26......................

    O certo seria constar em Remessa EUR o valor que você enviou em EUROS ou seja...Remessa EUR : 180,00

    Veja essa foto que a @Mei postou de um VP...(120,00 - Transcrição de Casamento)... feito da maneira correta...:



  • @Nilton Hessel,
    Essa remessa foi emitida em reais, por isso está assim. Vai ser convertido para euros apenas em Portugal.
    O sistema que gera o vale tem varias alternativas de preenchimento, os atendentes na maioria das vezes não leem direito o preenchimento.
    Isso na maioria das vezes não ocasiona problemas para o saque.
  • editado December 2017
    @Mtrin
    Certa vez fiz uma remessa para Portugal por uma corretora, no boleto de câmbio apareceu o seguinte:
    Código da Natureza : 12036.00.0.05.90 - Encomendas Internacionais
    Código de relação de vínculo entre o cliente e o pagador/recebedor no exterior: 30 - Operação em que cliente e/ou pagador/recebedor não é empresa

    Era outro serviço (Swift, para depósito direto na conta do interessado, e feito online no site da corretora), mas por acaso não existe um outro código de natureza que não seja o de manutenção de residentes? Porque lembro que as outras opções quando enviei a remessa eram manutenção de residentes, pagamento de cursos, de saúde e acho que também tinha de serviços turísticos... (e na verdade esse acho que aparecia como "pagamento de pequenas compras via internet")
    É só uma dúvida mesmo, porque a rigor o enquadramento para o Bacen fica errado quando o dinheiro sai como manutenção de residentes, e se tivesse como sair "certinho" (sob a ótica de Contas Nacionais) poderia evitar todo esse perrengue que o pessoal tem passado... (e tb tô perguntando porque se não me engano você trabalha nos Correios, não é isso?)
  • @jhmelman,
    No sistema só tem duas opções de motivo, uma é manutenção de residentes que nós usamos e a outra se não me engano (posso até confirmar isso amanhã) é para estudantes.
    Não existe nenhum para compras ou similares.
    É realmente para não ter envios para pessoa jurídica.
  • @Mtrin
    Obrigado pela informação! Uma pena mesmo não ter nenhum outro motivo de envio no sistema que não desse margem a essa confusão toda... :(
    Por enquanto "tô bem de VP", consegui quando precisei ("bati na trave" em uma, mas tinha uma outra agência perto que fazia), mas em breve (a depender da 3a CRC do Porto) vou precisar de dois para transcrição de casamento, tomara que consiga sem dificuldades quando precisar! :)
  • @jhmelman,
    Por enquanto não tem nenhuma norma que impossibilite a emissão do vale. Até agora temos apenas picuinhas regionais.
    Acho que pelo andar da carruagem não teremos mudanças. Mas vou continuar monitorando e informo qualquer mudança.
  • editado December 2017
    boa tarde. estou super preocupada com o seguinte: hoje recebi o codigo de rastreio para acompanhar a entrega dos documentos que a conservatoria de ponta delgada me devolveram. junto virão os vales postais que paguei para a conservatoria e que nao foram sacados, pois os processos nao poderão prosseguir por la.
    segundo o site ctt, a validade dos vales vai expirar em 27/12 e estou muito preocupada com o tempo que demorarei para receber estes vales em maos, pois os documentos foram postados em 11/12 mas ainda nem saíram de portugal (pelo menos eh o que consta no site ctt.pt). alem disso teremos os feriados de fim de ano.
    entao, o que posso fazer para garantir que receberei o estorno do valor que paguei? se a validade expirar e eu nao tiver recebido os vales em mãos perderei o dinheiro? estou muito preocupada
  • @rebecca naslausky...
    Quanto aos Vales Postais ...Eu tive um devolvido...Foi um pagamento que fiz ao Arquivo Distrital de Leiria por uma Certidão de minha Avó...
    Isso ocorreu há mais de dois anos...Mas na ocasião recebi uma carta dos Correios citando o endereço de uma agência mais próxima de minha casa...E me orientando para que eu fosse até lá para receber o $ do VP de volta...
    PS...Só devolvem o valor do VP...As taxas dos Correios não são reembolsáveis...
  • Enviei meus documentos de transcrição para PD, e acabei de receber email de que o valor do vale postal esta menor do que os 120 euros :/ e falaram pra eu enviar o restante até dia 19/12! Alguém passou por isso? será que chega a tempo?
  • editado December 2017
    @nilton hessel, minha preocupação maior eh o prazo de validade dos vales. eles vencem em 27/12, mas nao sei se retornarão ao meu endereço ate essa data, pois nem sairam de portugal ainda... se vencer eu perco o dinheiro?
  • editado December 2017
    @AdrianoSM pode ocorrer sim, devido a variação cambial ou ter sido calculado com o euro exportação que tem valor menor, o correto é a euro (site dos correios) ou euro para vale postal (no sistema deles) vá até a agência e faça novo vale com o valor da diferença que te passaram. Mande 1 euro a mais para garantir que será o suficiente. Depois mande e-mail informando que foi feito o Vale e foto do comprovante. O Vale é feito eletronicamente, em pouco tempo, acho que em 1 ou 2 dias já fica disponível para saque em Portugal. Não precisa mandar o comprovante pelos correios para lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.