Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1151618202143

Comentários

  • Acabei de emitir o VP na ag central dos correios, 1 de março, ao lado do C. Cultural do banco do Brasil., Rio de Janeiro. Fiz como explicado no forum, sem problema algum. Atendente muito atenciosa. Só cash. Grato ao forum.
  • Posso fazer o Vale Postal em nome de outra pessoa?
  • @aline

    @wsteles, não sei se entendi o que quis dizer, mas para fazer um vale em nome de outra pessoa é necessário levar um xerox da identidade dessa pessoa.
  • @Aline...
    @Mariza...
    @wsteles...

    Eu recomendo levar também uma declaração simples...(Pode ser de próprio punho)...Contendo os dados...(Nome...RG...CPF...)...Do titular do Vale Postal autorizando o portador...(Também identificado nessa declaração)...A enviar o Vale Postal em seu nome para Portugal no valor de xxx,xx euros...
    Algum tempo atrás uma supervisora dos Correios só permitiu que eu fizesse um VP do processo de minha irmã depois dela...(Minha Irmã)...Ter Enviado uma declaração dessas para o email da supervisora...Que o imprimiu e anexou ao comprovante do VP que fica arquivado nos Correios...
    É um simples papel que não acarreta nenhum custo adicional ao processo...Então...Literalmente...Não custa nada prevenir...

    Ah...Também sempre levo o RG...(Original + 1 xerox)...Do titular do VP...

    Nunca mais tive qualquer questionamento por parte dos atendentes dos Correios na hora de enviar os VPs de meus familiares...
    Ontem mesmo fiz mais um VP para o processo de Atribuição de um primo na agência central dos Correios em São Paulo...Foi super tranquilo...
  • @Marcia @Vlad @Mariza @Mauro
    Peço ajuda
    Enviei hoje o vale postal de 175 euros para atribuição do meu filho.
    A funcionária enviou para a Conservatória de Tondela e não para IRN,IP. Quando percebi pedi para consertar, mas ela disse que não podia. Será que vai dar algum problema? Como devo proceder?
  • @aidirosorio sinto não ter informações sobre isso. Talvez o @Mtrin possa ajudar.
  • @Aline Kie,
    para fazer um vale em nome de outra pessoa, deve levar os números do CPF e do RG da pessoa (não precisa ser o documento físico, basta os números mesmo), além do nome completo e do endereço, claro.

    O problema relatado pelo @Nilton Hessel foi pontual, e em SP.
  • @aidirosorio,
    não dá problema. Mas, é um desconforto para a conservatória, pois tem que repassar a verba ao IRN. E, então, eles têm um trabalho "extra" com isso.

    Se você anotou no 1C do seu filho, o número do vale, tudo bem. Não se preocupe.
    Daqui a 20 dias, ligue para a LR e veja se o processo foi numerado. Ou, se preferir, escreva para o CTT e verifique se o vale foi sacado. Caso não tenha sido sacado em 30 dias, escreva para Tondela e explique a situação.
  • @aidirosorio,@MAUROMB,
    Quanto ao problema dos correios, a pessoa que te atendeu poderia ter externado na hora. Antes de finalizar é possível sim.
    Acho que o destinatário errado vai impedir a saque do vale. Acho que a @Marcia poderia explicar melhor. Se realmente eles não conseguirem sacar com estes dados , pode ser solicitado o cancelamento do vale. Leva um tempo para vc receber o dinheiro de volta, mas é viável.
    Vamos ver o que algum moderador responde.
  • @Mtrin,
    eles sacam e repassam o dinheiro (existe a possibilidade do saque sim!).
    Isso já aconteceu antes com outras pessoas. Não precisa refazer o vale.
    Só aconselho a ficar de olho, para que se evite qualquer transtorno.
  • @Marcia
    Obrigada, mais uma inform
  • @Marcia
    Obrigada, mais uma informação importante para todos.
  • Informação importante para todos
  • @MauroMB
    @Marcia
    @Mtrin
    Obrigada pela atenção. Que alívio!!!!
  • @Roberto, entendo que é como o @Mtrin falou: o vale complementar com os mesmos dados do primeiro. E aí eu faria como a @Maria Nélida disse: alguns euros a mais, só por precaução.
  • @marianaglguimaraes
    Quem quiser também pode fazer o vale na Agência Central dos Correios, na Av Guararapes. Fiz lá. Não se opuseram a fazer. O funcionário que me atendeu não tinha experiência, mas pediu ajuda de outro que tinha. Houve falhas, mas por minha culpa (Não tinha lido a página 14, Rsrs).
  • @JBorges O mesmo lá no Recife Antigo. O funcionário não tinha experiência e repassou meu vale para o que tinha.
  • editado November 2017
    bom dia a todos. fiz os dois vales postais para ponta delgada (um para o suprimento da certidao e outro pra transcriçao de casamento) pela agencia de correios de teresopolis e nao tive nenhuma dificuldade. porem, lendo agora alguns comentarios no topico sobre atribuição por Tondela, me deparei com um que me deixou muito preocupada. o rapaz disse que eh pra ter cuidado para nao enviar o VP em dolar e, conferindo o meu comprovante, consta que foi em dolar. eu fui bem clara com o atendente e pedi q fosse eu euro, um no valor de 100, outro de 120. ainda frisei, conforme dicas daqui do forum, que nao poderia ser pela cotação do euro exportação. ele disse q ja sabia disso e fez os dois vales. estou preocupadissima, pois, segundo o comentario do outro topico, nao ha possibilidade nem de reaver essa quantia no caso de ser enviada em dolar. quando reparei q o meu comprovante estava em dolar, achei que o procedimento era normal, semelhante ao do cartao de credito, que, quando eh usado em paises de moeda diferente, o valor eh automaticamente convertido em dolar para posterior conversao em reais. alguem pode me ajudar com relação a isso?
  • @rebecca naslausky
    Se você pegar o valor que vc mandou e converter para euro, ele está correto?
    O endereço e o nome do destinatário está correto?
    Se o resto estiver tudo ok, o vale sempre é pago na moeda do destinatário.
    Exp: alguém te manda 100 dólares dos EUA, quando vc vai receber na agência dos correios aqui, este valor é convertido para reais no ato do pagamento.
    Então eles vão receber em euros.
    De uma conferida nas contas.
  • editado November 2017
    @Mtrin, obrigada pela resposta. foi exatamente o q pensei qdo vi que a remessa foi em dolar, que o valor seria convertido para euros no momento do saque. porem, segundo o comentario, o valor enviado em dolar nao eh aceito. fiquei preocupada, mas achei estranho. afinal, toda remessa feita a partir dos EUA sao em dolar... enfim, quanto ao valor da conversao, no momento que fiz o vale ele fez a conversao , mas fico com receios de que o valor do euro aumente e a minha remessa seja insuficiente. somente depois que eu ja havia concluido, li uma sugestao aqui no forum de fazer sempre com uma pequena sobra, para evitar esse problema... mas agora tenho q esperar, nao tem jeito... ou preciso fazer algo para resolver antes do vp ser pago?
  • conferindo meus comprovantes, o que deveria constar 100 euros, consta USD 118,78. O q deveria ser 120 euros, consta USD 141,81. nao entendo absolutamente nada sobre qual taxa de conversao preciso utilizar para conferir se esses valores estao coincidindo direitinho... será q vai dar algum problema?
  • @rebecca naslausky
    Vamos lá:
    USD 118,78 - convertido para reais hoje - R$ 401,99 - pela taxa do euro hoje que está 4,0199 - você tem um total de 100,00 euros.
    USD 141,81 - convertido para reais hoje - R$ 479,94 - convertido pela mesma taxa de euros 119,39 euros.
    Por isso todos recomendam mandar dois ou três euros a mais. Mas como a diferença é muito pouca, pode ser que na data que for sacado o vale os valores confiram.
  • entendi... pena que eu so li esta orientação depois de ja ter enviado... de qq forma, se o valor na data do saque for menor q o valor da taxa, o que terei q fazer? mandar um vale adicional com o valor q falta?
  • @rebecca naslausky
    Se na hora do saque o valor for menor a conservatória irá entrar em contato para você fazer um vale adicional com o valor que falta.
  • @Mtrin ok... dos males, o menor...rss... muito obrigada pelas respostas!!!! voltarei aqui para postar o desenrolar dos meus vales postais...abraços
  • editado November 2017
    Faz um contato com o "fale conosco" da CTT. https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 (use o formulário - informações gerais)
    Os últimos vales que enviei (atribuição minha e da minha irmã), um na notinha que a gente recebe dos correios saiu expresso em reais, outro em euros. Como fiquei com receio de dar problemas, no email que mandei solicitando o acompanhamento, falei que estava preocupado com o valor do que estava expresso em reais, e o funcionário que respondeu ao email confirmou os valores.
    Mandei algo assim (mude o que estiver em negrito:

    Enviei dois vales postais internacionais aqui do Brasil. Gostaria de acompanhar o pagamento de ambos e mesmo de confirmar os valores denominados em Euros, já que receio que um deles tenha sido feito por lapso denominado em [moeda].

    Nº do vale: XXXXXXXXXX
    Valor: EUR 100,00 (BRL/USD xxx,xx) (talvez esteja em dólares)
    Data de emissão: XX/11/2017
    Loja emissora: AC Central do Rio de Janeiro (50300016) - ECT (Emp. Bras. de Correios e Telégrafos)
    Remetente NOME
    Beneficiário IRN, IP

    Nº do vale: XXXXXXXXXX
    Valor: EUR 120,00 (BRL/USD xxx,xx) (talvez esteja em dólares)
    Data de emissão: XX/11/2017
    Loja emissora: AC Central do Rio de Janeiro (50300016) - ECT (Emp. Bras. de Correios e Telégrafos)
    Remetente NOME
    Beneficiário IRN, IP


    Essa "loja emissora" uma vez me pediram, não sei se confundiram a solicitação com a de um vale emitido na própria CTT, mas por via das dúvidas passei a incluir nos meus pedidos de acompanhamento.

    Com esse pedido, aproveite para pedir para acompanhar quando o vale será sacado.
  • @jhmelman obrigada pela dica. farei isto.
  • @rebeca, se caso o VP foi enviado em Dólar, vc terá q acrescentar a diferença de Dolar para Euro.Eu não sei te informar como seria esse procedimento.
  • Acho que se tiver diferença, ela vai ter que fazer um outro vale postal com a diferença... No fim, vai sair 35 reais mais caro se o valor estiver incorreto... 70, se os dois estiverem incorretos.
  • @vlad pen e @jhmelman , eu queria evitar mandar email para a Lucia Medeiros, pois sei q isso eh meio chato, mas, tendo em vista esse problema, decidi enviar, perguntando qual seria a solução neste caso. ainda nao recebi a resposta, mas assim q eu receber, posto aqui. o mais chato disso tudo, alem dos possiveis 70 reais extras por causa de uma diferença de centimos, eh que isso pode protelar os processos... puxa vida... to na torcida de que no momento da conversao tudo de certo e os valores acabem correspondendo aos valores em euros.
    @jhmelman , eu tb enviei o formulario para o ctt.pt. qdo me responderem, posto aqui.
    obrigada a vcs pelas respostas e ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.