Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1505153555671

Comentários

  • @Vlad%20Pen esse assento certificado é o que me foi enviado pelo Arquivo Regional da Madeira, correto? É basicamente uma cópia do livro de registro de batismo.
  • Pessoal, estou com mais uma dúvida em relação aos documentos...
    Não quero transcrever o casamento dos meus bisavós e pretendo entrar com o processo de atribuição da minha vó em VNG. Junto com os documentos da atribuição, devo enviar a certidão de casamento do meu bisavô português, que se casou no Brasil com uma brasileira? Fiquei com essa dúvida ao ler o manual para preenchimento do Formulário 1 C, que exemplifica a certidão de casamento como "outros documentos juntados" e pensei que essa talvez seria a maneira de provar que o casamento não transcrito não foi entre dois portugueses (o que é, afinal, uma exigência de VNG).
    Muito obrigada de novo, e desculpem pelas mil perguntas!
  • @ferrju exatamente isso
  • @ferrju a certidão de nascimento de sua avó já comprova, vai estar escrito que ela é filha de "nome do pai", natural de Portugal e "nome da mãe", natural de alguma cidade brasileira. Eu não acho que tenha necessidade de juntar cópia da certidão de casamento.
  • Pessoal, a conservatória de Vila Nova de Gaia fazem processos pessoalmente, como funciona, alguém já passou por isso?Estou tirando a nacionalidade do meu pai em tondela e vou transcrever o casamento dele em PD, depois disso vou para o Porto e pretendo fazer meu processo por lá mesmo. Vila nova de gaia fica próximo do Porto?
  • O processo de minha mãe começa com o numero 26, logo deve chegar. Porém o que mais me preocupa é a quantidade de brasileiros indo para Portugal como turista, e lá permanecem para buscar trabalho depois dos 90 dias de turismo quando na verdade a lei diz q tem que voltar! É por conta e risco da pessoa, mas na pratica as coisas estão acontecendo bem diferente, o que não falta no Youtube é videos de novos residentes ( que entraram como turista) incentivando mais "turistas"a irem para Portugal! Tá certo que existem outros meios de se legalizar em PT, mas aquele que eu achava o menos provável, parece q se tornou o mais fácil e barato,..e aquela historia de que o empresario português não pode(ria) contratar pessoas sem documento!? Sei lá, não entendo dessas leis direito, mas o que eu entendo é que essa conta não vai bater! Espero não estar sendo egoísta mas também não é justo q eu e milhares de pessoas q estão buscando a cidadania e q pretendem ir a Portugal não chegue lá e fique chupando dedo! (Não falando do tempo e dinheiro gastos com essas papeladas) Aprendi q para poder trabalhar em Portugal, a pessoa tem q estar legalmente no País, seja com cidadania, com vistos..enfim! Infelizmente, Portugal ainda continua ser o País da Europa em que o imigrante ilegal se legaliza mais facilmente!
  • Ricardo, bom dia. Não sei se você deve se preocupar com isso, acho que teus esforços serão recompensados. Cada um tem o seu merecimento valor nesta vida. Acho que ficar chupando dedo ninguém vai. Acredito eu que Portugal uma hora vai estreitar cada vez mais este caminho para imigrante ilegal. Eu penso ir para Portugal antes da minha cidadania ficar pronta, pelo menos depois que ela for numerada. Mas ainda fico pensando muito se vou conseguir trabalho sem documentos. Não sei se é tão simples assim, mas que realmente não falta vídeo no YouTube ajudando imigrantes, isso é verdade. Não sei o que te falar mais e nem pensar. Gostaria da opinião de outros também. Mas na verdade não sei nem se devemos estar falando isso aqui neste tópico. Obrigado.
  • Pois é amigo GuiBotter, espero que vc esteja certo mesmo, pq eu me recuso a acreditar que essa cidadania portuguesa faça mais sentido para quem quer ir para outro País da Europa do que para Portugal! é como vc disse, cada um tem seu merecimento e devemos fazer nossa parte, pq se o próprio conselho da União Europeia já criticou duramente Portugal por isso, e não deu em nada, quer dizer que o negocio é complicado mesmo. Portugal é um País maravilhoso, isso não temos dúvida, mas esse tema Emprego é delicado seja o país que for! A ideia de ir a Portugal,seja pra ficar por um pequeno período ou um longo período, é algo q mexe com todo mundo, afinal, vai ser uma experiência que vc vai carregar pro resto da vida! Mas sejamos sinceros, algo tem q ser feito, pq a conta não vai bater, nessa dança das cadeiras, muitos vão ficar de fora e espero q não seja eu, nem você e ninguém q dedicou tempo de suas vidas para fazer o correto.........Realmente, esse não é um lugar para esse tipo de assunto, peço perdão aos irmãos do Fórum! Obrigado GuiBotter pelo entendimento.
  • Julie PereiraJulie Pereira Member
    editado November 2017
    @Ricardogc Concordo com você. Sempre teve esse tipo de coisa mas atualmente devido a situação do BR está demais! Não acho que Portugal tenha espaço para todos e não sou nem um pouco otimista com essa situação...
  • Tenha um bom dia também GuiBotter!
  • Ah! Se puderem me por na planilha VNG meu numero é 26xxxx, o processo chegou lá dia 8 de junho, não sei que dia foi numerado. Obrigada.
  • Excelente dia pra todos também.
  • Pois é Julie, é torcer pra coisa não sair do controle!
  • Bom dia,
    Gostaria de confirmar se há exigência que o RG tenha sido emitido a menos de 1o anos . Recebi essa informação em outro tópico.
    Obrigada
    Cristina
  • @criscamila olha, eu li isso também em vários tópicos! Mas enviei os documentos hoje da minha vó e a RG dela é de 1994.. Sem condições dela topar ir comigo fazer outro RG pq ela já tem 90 anos e não curte muito sair, ainda mais pra enfrentar fila, então enviei uma Escritura Declaratoria de Vida... Caso caia em exigência, aviso aqui!
  • Algumas conservatórias aceitam CNH e Passaporte com filiação
  • Boa noite a todos!

    Só pra atualizar a discussão dos processos de atribuição por VNG
    Mais um processo concluído.
    Enviado em 10/03/17
    Numerado em 23/03/17
    Cumprida Exigência (prova de existência de vida) em 22/04/17
    Concluído em 26/10/17.

    Soube hoje pela LRC, o assento ainda não chegou.

    Processo do avô de uma amiga que eu ajudei e é praticamente fiz 95% de todo o processo pra ela.

    Requerente com 91 anos e o RG emitido em 1994. Foi preciso fazer uma declaração de vida no cartório de ofício de notas, apostilas e enviar.

    Declarante foi o pai. Não foi realizada a transcrição do casamento.

    Certidão de nascimento foi só de inteiro teor e apostilada.

    Enfim, 6 meses entre cumprida a exigência e concluído o processo.

    Não enviaram e-mail.

    Agradecimento a todos moderadores do fórum e outros integrantes que estão sempre dispostos a ajudar.
  • Pessoal, estive em gaia essa semana. E está muito congestionada. Ela não faz só processo de atribuições e todos os serviços estão bem corridos.

    Eles estão dando como prazo mínimo 6 meses, continuam aceitando atribuições sem transcrição quando o português é homem, pai de filho registrado por ele na menoridade, etc, etc...

    E eu perguntei de fazer a transcrição lá, ela atendente me disse que não era preciso apostilhar o RG do requerente, mas era uma pessoa do balcão, disse rapidamente, não daria mta chance a isso...

    Enfim, se querem fazer atribuições sem transcrição quando possível, optem por ACP que lá o prazo dado é de 3-4 meses, com perspectiva de melhorar nos próximos meses.


    @Julie, processo adicionado
  • Boaaaa Pedro, estava ansiosa pelo seu parecer hahahha.
    Tomara que eles desafoguem um pouco, fim de ano agora eles param também que nem setembro?

    Estou com medo de o documento da minha avó cair em exigência, ela tem 80 anos (fez esse ano), assinou o formulario em maio e eu enviei em julho porem o rg dela eh novo e o pai portugues foi o declarante. Tudo certo...Quando liguei na CRC central ha umas 3 semanas, me informaram que estava em analise inicial =(

    Estou na torcida para que nao caia em exigência e saia logooo hahaha, foi numerado em final de agosto.
    Bora que vai dar ceeeerto
  • Transcrevendo dúvida de @danvanuchi que estava em tópico trocado:

    Olá pessoal.
    Estou com umas dúvidas sobre o processo de atribuição pela forma convencional e de atribuição de netos pela nova lei.

    Dei entrada no processo de atribuição da minha avó pela conservatória Vila Nova Gaia (Processo numerado em agosto - ela é filha de português), e gostaria de saber se ao mesmo tempo que acontece o processo dela eu poderia dar entrada no processo da minha mãe pela lei nova de atribuição a netos.

    Gostaria de saber também se assim que concluído o processo da minha vó, eu poderia dar entrada no meu processo de atribuição para netos pela nova lei, visto que ela seria portuguesa, enquanto acontece o processo da minha mãe paralelamente.
    Como pretendemos nos mudar para Portugal, estamos procurando o meio mais rápido.

    Caso o processo pela nova lei for negado, eu entraria com o processo convencional (A recusa pode implicar em algo?)


    ===============

    Boa noite, @danvanuchi,

    os processos de nacionalidade dependem uns dos outros, com relação às gerações.
    Será preciso vocês esperarem sua avó ser portuguesa, para transcrever o casamento dela, e só então, solicitar a nacionalidade de sua mãe. A nova lei de atribuição de netos não funciona dessa forma, pois pula uma geração. Ou seja, sua mãe estaria pedindo a nacionalidade pelo avô dela diretamente (pulando sua avó), e ainda precisaria provar vínculos efetivos com Portugal. Depois que sua mãe for portuguesa, da mesma forma, terá que transcrever o casamento de seus pais, para então pedir a sua nacionalidade. Nada pode ser paralelo, pois são dependentes.

    Porém, caso você possua os vínculos com Portugal, pode pedir o processo da sua mãe em paralelo com o da sua avó. Contudo, não acredito que você vá ganhar tempo com isso, pois só Lisboa tem competência para atribuir netos, e lá é bem mais demorado. Além do mais, corre risco de ser negado e você ser mal interpretada (parecer fraude). Acho mais conveniente, sinceramente, seguir de geração em geração.
  • @Marcia MUITISSIMO obrigada pela ajuda.
    Analisando bem acho que realmente não compensa ja que atribuição de pai pra filho é garantido como o vlad falou.
    Vou aguardar o processo de minha avó para dar entrada na transcrição dela e depois da minha mãe e então o meu,
    Obrigada.
  • Bom dia pessoal.

    Vocês sabem mais ou menos em qual numeração estão? Liguei hoje na LR e falaram que nem começou a analisar o da minha avó, sendo que um mes atrás falaram que já estavam analisando. Isso é muito estranho.

    Enfim. Vamos aguardar. Beijos e bom final de semana.
  • @Danvanuchi ,VnGaia é uma das conservatórias mais demorada com os processos .Ha q ter mta paciência com eles.
  • PROCESSO CONCLUIDO - Procº.221xx/17

    Pessoal, processo de nacionalidade do meu pai foi concluído. enviamos em 09/05 para VNG, a certidão saiu dia 23/10 e chegou ontem em casa.

    não tivemos nenhuma exigência para corrigir documentos (havia uma pequena diferença de grafia no sobrenome). Pai português declarante do nascimento, o casamento e falecimento já estavam averbados na certidão do português.

    obrigada a todos pela ajuda!

    agora vou iniciar o meu processo, tentando não averbar o casamento de meu pai e minha mãe (que são divorciados), já que o meu pai (agora o portugues) foi o declarante de meu nascimento.
  • @renatacfgf parabéns!

    Enviei o meu processo no dia 03/05/2017. Liguei na Linha de Registos e informaram que o processo foi concluído e as informações enviadas pelo correio, mas ainda não recebi!

    O número do processo era 21XXX-17

    Vc mora aonde?
  • Prezados,

    o processo de atribuição do meu Pai 25xxx/17 foi concluído em VNG, estando em fase de registro (informado pela linha de registro)

    - Processo numerado em 29/05/2017.
    - Solicitação de Prova de Vida em 19/06 (via e-mail) e enviada em 23/06 (ele tem 91 anos).
    - Solicitação de Prova de Vida Recebida em VNG em 01/07/2017.
    - Concluído em 10/11/2017 - Informação obtida na Linha de Registro.

    Considerando que o processo foi analisado a partir da prova de vida entregue, levou 4 meses.

    Vou enviar um e-mail para VNG para tentar obter o número de registro, antes da emissão da certidão, para que eu possa encaminhar o meu processo de atribuição.

    Já morei em Portugal, Porto, em 07/08 para fazer pós-doc na FEUP, e na época peguei cópia da certidão do meu avô no Arquivo histórico de Aveiro (hoje se pode obter direto na internet). Na época, ao voltar ao Brasil tentei fazer a cidadania, mas o Consulado em Porto Alegre exigiu várias correções de nome e averbações das certidões. Nesta época desisti pela "processo trabalhoso" que seria.

    Antes de decidir fazer a solicitação de atribuição, após descobrir este fórum, fiz uma leitura atenta sobre todas as informações relacionadas a atribuição, restrição de cada conservatória quanto a nomes (letra dobradas, falta de partículas, etc), necessidade de averbação de casamento e de certidão de inteiro teor reprográfica. Posso dizer que TODAS AS MINHAS DÚVIDAS foram resolvidas por os posts deste fórum.

    Aos novos que estão chegando, lendo este fórum pela primeira vez, o façam com atenção, anotando as dicas e conselhos, indicações de como proceder, etc, e garanto que todas as perguntas estão respondidas. Tenham paciência, não escrevam comentários duplicados, contenham a ansiedade de enviar e-mail as conservatórias (estão cheias de processos como relatado pelo Pedro e outros). Cedo ou tarde, se for devida, sua atribuição será realizada.

    Obrigado a todos deste fórum que contribuíram para a concretização desse processo, em especial a MARIZA GUERRA @marizaguerra com quem troquei msgs para montar o processo do meu Pai e me deu conselhos valiosos, que foram seguidos e agora está aí o resultado, meu Pai Atribuído Português.

    Bom final de semana a todos.

  • Otimas notícias!

    Parabéns pelos processos concluidos
  • @flemos

    Parabéns para o seu pai e para você!!A determinação é a chave, pois mesmo com toda a ajuda do Fórum é preciso que a própria pessoa queira. A sua gratidão demonstra que você possui valores importantes. Foi um prazer te ajudar e estou verdadeiramente feliz com a conquista. Beijos.
  • Pedro @Pedro Kormann

    por favor, atualize a planilha e envie-me uma cópia. Obrigado.
  • é nome Joaquim?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.