Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1495052545571

Comentários

  • @Mariza Guerra

    Certo, vamos correr atrás. Porém, nem a certidão de nascimento possuímos, apenas a de óbito da mãe de meu pai.
    Estamos planejando uma viagem a cidade onde residiam para tentar procurar por lá.
  • @Nathan

    A transcrição de casamento seria dos avós do seu pai. O assento da avó portuguesa vc possui e a de casamento precisa ser encontrada. Poderá ter informações importantes sobre o seu bisavô já q vc mencionou não saber a nacionalidade dele. Da sua avó, filha dos portugueses, vc precisará da certidão de nascimento e casamento, nesse caso sem transcrição pq ela não obteve a nacionalidade. Normalmente a mulher precisa provar ligação com o filhos pois raramente é declarante do nascimento.

    Mas, o seu pai possui ligações com Portugal?
  • Os processos de atribuição entregues pessoalmente em Gaia tem prioridade? Quanto tempo demora em média para conclusão?
  • @moniqueoliveira3 pra fazer pessoalmente não seria melhor ir em uma conservatória que só aceita pessoalmente? Assim só tem uma fila. Veja esse tópico:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8678/todas-as-conservatorias-que-aceitam-processo-de-atribuicao-por-correio#latest
  • Pessoal, na semana passada consegui finalmente enviar os docs da minha sogra.
    Agora, como transcorre o processo?
    Eles recebem a correspondencia, depois sacam o vale postal e depois numeram o meu processo (no caso, o da minha sogra...)?
    Em algum momento eles enviam e-mail para informar a numeração?
    Quem já passou dessa fase, pode me falar como funciona?

    Obrigada.
  • @AnaMSC algumas conservatórias informam por e-mail a numeração, outras não.
  • @Ana MSC qual foi o endereço que voce enviou?


    é este????

    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)


    • IRN, IP
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia

    ______________________________________________

    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
    Via SEDEX EMS (cerca de R$ 110 com o envelope plástico do EMS e seguro de R$ 100 já inclusos no preço + prazo de cerca de 10 dias) ou
    via DHL (valor a ser orçado, com seguro de R$ 1000 e envelope já inclusos + prazo de 2 a 5 dias)


    • CRC de Vila Nova de Gaia
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia

    Tel - +351 22 374 9010
  • Vila Nova de Gaia não exige transcrição é isso???
  • @glaucianunes VNGaia não exige transcrição de casamento quando o português declarou a paternidade do filho. .No caso de ser a mulher a portuguesa ou dois forem portugueses ( marido e mulher} é obrigatória a transcrição do casamento.
  • @glaucianunes , Sim, fiz o envio de vale postal e documentos para o endereço da CRC de Vila Nova de Gaia.
  • @VladPen , quando a conservatória não envia e-mail. Como descobrimos a numeração e se o vale postal foi sacado?
  • @AnaMSC.aguarde de 20 a 30 dias após a chegada dos documentos em Portugal e depois ligue na Linha de Registro.
  • editado October 2017
    gente uma dúvida. Vou fazer o processo de aquisição de minha vó (filha de ambos pais portugueses) para depois fazer o processo do meu pai, e depois o meu.
    1 - preciso transcrever casamento dos meus bisavós (casamento foi no Brasil, ambos portugueses).

    2 - Devo mandar no mesmo processo da aquisição de minha vó, o registro de nascimento e a certidão de casamento dela para fazer a transcrição e eu poder fazer o processo do meu pai? (meu vó foi declarante no nascimento do meu pai, por isso precisarei fazer a transcrição do casamento da minha vó)
    ou tenho que primeiro enviar só o registro de nascimento dela e quanto terminar o processo de aquisição dela enviar o casamento para ser transcrito, e só depois enviar o processo do meu pai?

    3 - esse é o caminho mais indicado mesmo?

    desde já agradeço.
  • Bom dia,
    Quero dar inicio ao meu processo de atribuição. Pretendia fazer pelo consulado do Rio, já estou com todos os documentos, porém a cerca de 2 meses tento agendamento sem sucesso, por isso resolvi enviar os documentos para Portugal (Vila Nova de Gaia)
    Agradeço muito se puderem me ajudar com informações, pois tenho ainda algumas duvidas.
    Sou filha de portugues, vivo, casada com brasileira. Os documentos que tenho são:
    - Cópia simples da certidão de nascimento do meu pai
    - Minha certidão de nascimento de inteiro teor com apostila de Haia
    - Cópia do meu RG com apostila de Haia
    - Formulario 1C
    Minha duvidas:
    1- Os documentos estão corretos?
    2- Preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais?
    3- Quanto ao formulario posso reconhecer assinatura no cartorio ou tem que ser no consulado?
    4- Na certidão de nascimento do meu pai os nomes dos meus avós estão diferentes da minha certidão de nascimento, posso ter problemas com isso?
    5- Meu pai tem um documento original de portugal declarando que os meus avos não se sabe porque eram recinhecidos com 2 nomes diferentes(quando chegaram ao brasil assinaram o nome sem o sobrenome, e por isso os documentos deles ficaram com nome diferentes do que estava na certidão de nascimento do meu pai). Envio esse documento junto com os demais?
    6- Meu pai não tem a original da certidão de nascimento dele, é possivel solicitar junto no mesmo processo, ou tem como conseguir pela internet?
    7- O cartorio de Gaia tem email de contato, caso positivo, eu posso enviar os documentos por email para eles verificarem se esta tudo ok, antes de enviar pelo correio? Li em algum lugar que alguns cartorios pretavam essa ajuda antes.

    Desculpem tantas perguntas, mas quero que esteja tudo certo
    Muito obrigada
    Cristina
  • @GabrielaKramer O processo se chama atribuiçao.

    1-Precisa http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    2-Documentos para atribuiçao.
    Cópia simples do assento(certidão)de nascimento do pai (o português)
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro) com firma reconhecida do notário e apostilada (sua avó)
    Xerox autenticada e apostilada do RG
    Formulário 1C preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
    Vale Postal de €175 euros.

    https://onedrive.live.com/?authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&cid=7D945833B4DC4203&id=7D945833B4DC4203!117394&parId=7D945833B4DC4203!117391&o=OneUp



    Obs: primeiro a transcricão de casamento dos bisavós,depois a atribuiçao da avó..depois seu pai e por fim vc.Um processo de cada vez.
  • Bom dia!
    Liguei para Linha de Registo e meu processo de atribuição foi concluído e o assento enviado, porém não quiseram me informar o número.
    Agora é aguardar chegar o assento para transcrever o casamento.
    Agradeço a todos a disponibilidade em compartilhar as informações necessárias para concretização de um sonho!
    Abraços.
    Kátia
    A título de informação: processo numerado em 29/05/2017, nº 23.xxx/2017.
  • @Kátia Macedo Mendes

    Parabéns. mais um tunga.

  • @Kátia Macedo Mendes
    Parabéns!
    Meu processo também está em Gaia.
    O número dele é 21.XXX/2017
    VOu ligar na linha de Registos na segunda-feira para perguntar se foi concluído,
  • Pessoal, quinta e sexta estou com a agenda exclusiva pra ir em Vng ver se dao uma ideia melhor de prazo e como estão os trabalhos.

    Espero trazer uma notícia boa, como a conclusão do processo da Katia em menos dias q os anteriores

    Abs a todos
  • @Pedro Kormann

    Muito Obrigado, estou com o processo do meu filhos em Gaia. Este chegou em 20/07.
  • Enviei meu processo para Gaia em 03/05/2017. Liguei agora na linha de registos e informaram que foi concluído e as informações enviadas pelo correio. Fiquei tão feliz que esqueci de pedir o número de assento, mas não vou ligar novamente hj pq fiquei uns 15 minutos de manhã (desisti) e agora a tarde fiquei mais uns 10 minutos para ser atendido.
  • Pessoal, algumas dúvidas sobre o processo de atribuição em Gaia:
    - permanece possível atribuir ao filho sem a transcrição do casamento entre português e brasileira quando o português foi o declarante da certidão? Além disso, é verdade que o filho deve ter sido registrado com menos de um ano de idade?
    - o RG do filho do português deve ter menos de 10 anos?
    - a cópia da certidão de nascimento do português é simples?

    Muito obrigada!!
  • @ferrju..todas as informações que vc passou estão corretas.A certidão do Português ,se foi após 1911 o seu nascimento ,pode ser apenas uma cópia simples.
  • @Vlad muito obrigada, sempre me salvando haha. A certidão é de batismo, de 1902. Vou ter que enviar a original então =)
  • editado October 2017
    @Ferrju, as conservatórias pedem assento certificado para nascidos anterior a 1911.
  • bom dia,
    Enviei a documentação e vale postal em 30/10 para VNG. Qual o próximo passo após essa etapa, só esperar? consigo rastrear o recebimento do vale postal pela conservatória?
    O prazo para conclusão, caso esteja tudo ok com a documentação, está demorando em média 6 meses mesmo? Alguém tem alguma notícia sobre isso?
    Assim que meu processo for resolvido farei a atribuição para meu filho que é maior de idade. No caso dele terei que fazer a transcrição de meu casamento já que o declarante do nascimento foi o pai que é brasileiro? E depois quais os documentos necessários?
    obrigada.
  • @denise..aguarde uns 30 a 40 dias e ligue na Linha de Registro para saber se o processo foi numerado, depois disso é só guardar.Os prazos tendem a ser maiores de 6 meses.Quando seu processo for concluido é só seguir as dicas nesse tópico para fazer a transcrição do seu casamento.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @Vlad Pen muito obrigada pela informação. !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.