Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1101113151643

Comentários

  • Pessoal, apenas para contribuir com o fórum, informo que fui hoje no correio AC Butantã (R. Butantã, 235 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05424-140) ajudar o meu irmão a fazer o vale postal dele, e foi tudo sem problemas para emissão. Foi naquele esquema de "manutenção de residentes", o valor final de R$730,88.
  • @sidneioliveira
    É possível cancelar o vale, mas você vai demorar um bom tempo para receber este dinheiro de volta (+ de 60 dias),
    Quando se faz um vale postal é necessário informar que você quer mandar na moeda do pais de destino, no caso EURO. Como você ainda não postou nada, o melhor é amanhã fazer a diferença e mandar tudo junto. Vai dar certo da mesma maneira.
    De tudo o que eu já vi nos correios, eu não acredito que eles vão até uma agencia do CTT com um papelzinho na mão para receber o seu vale específico.
    O que deve ocorrer de fato é que um funcionário responsável, vai até o CTT e recebe todos os vales disponíveis daquela semana.
    Pega todos os recibos e de acordo com o que vão abrindo os envelopes vão juntado os vales enviado com as cópias dos vales que estão no envelope.
    Por isso é tão importante enviar a cópia dos vales nos envelopes.
    Espero que de tudo certo

  • @Mtrin muito obrigado pela sugestão.
  • Olá!
    Eu fiz o vale postal de 120 euros e o envio dos documentos para Transcrição de casamento para Ponta Delgada em 10/10/2017 na Agência Central dos Correios, na Primeiro de Março.
    A funcionária que me atendeu, inclusive, foi muito solicita durante todo o atendimento. Foi feito com extrema calma, tanto o vale quanto o EMS.
    Pelo que ando lendo TALVEZ seja falta de conhecimento dos funcionários (TALVEZ!) e não solicitação interna dos Correios porque vemos casos de pessoas que não conseguiram e outra que conseguiram na mesma agência. Ou seja, das duas uma: eles fazem quando querem ou falta informação, porque se não não ia dar pra fazer em lugar algum mas tem lugares que ainda fazem, mesmo que poucos.
  • Hoje voltei na Agencia Campo dos Afonsos - RJ, porque ontem o meu vale postal foi feito em uma cotação menor, para cancelar e fazer outro, ou fazer mais um com a diferença que ficou faltando e enviar os 2 junto com os documentos, porém de manhã estava for do ar, e à tarde quando retornei, a funcionária informou que o "diretor" disse que o sistema de vale postais estava sendo atualizado e ficaria fora do ar o dia inteiro. Espero que seja só isso mesmo ...
  • Como prometido outro dia voltei.... o resultado com o despachante foi positiva e ágil como ele me prometeu.
    Sem esquentar minha cabeça com vp e cotações erradas.
    Ele recebeu os meus documentos hoje cedo e hoje mesmo ele deu entrada no processo de transcrição dos meus sogros. Na terça estará pronto se não houver nenhuma exigência. Estou muito feliz....tudo resolvido em menos de 15 dias. Agora rumo a atribuição.
  • @sidneioliveira
    Acabei de entrar no sistema agora e realmente está fora do ar. Não tem como fazer. Não está aparecendo qual é a moeda que eu quero transferir.
  • Post recente de @Léo Mendes:

    “Eu enviei meu VP pela agência que fica na Esquina da Av. Almirante Barroso com Rua México, no Centro do RJ.
    O senhor que me atendeu, já sabia do que se tratava, disse que envia vários toda semana, só não tinha enviado nenhuma para ACP Porto. Não criou entrave nenhum.“
  • editado October 2017
    @sidneioliveira...
    (Você...Por acaso...Não é o do dono daquela rede de farmácias...É...???)... : ) : ) : )

    Creio que você deve seguir o que disse a @Mariza Guerra...E aguardar o contato da Conservatória...E se for o caso...Fazer um VP complementar...(Já vi casos assim postados aqui no Fórum...E no final...Acabou dando tudo certo...)...

    E...Se...No futuro...Você tiver que fazer um outro VP...Tem um jeito de fazer que não dá erro de valores...:

    Antes de sair de casa...Verifique a cotação do euro...(O DE MAIOR VALOR)... na Página dos correios...:

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

    Exemplo...Hoje (22/10)... 1 euro = R$ 3,9404

    175 X 3,9404 = R$ 689,57

    Anote em uma folha de papel VALE POSTAL ELETRÔNICO INTERNACIONAL VALOR R$ 705,00
    E Informe ao atendente que precisa que o valor da remessa em EUROS seja informada no comprovante...

    **(Eu procuro fazer sempre com um valor em euro um pouco acima...)...O Comprovante fica assim...:

    Remessa EUR : 178,91
    Cotação EUR : 3,9404
    Valor da Remessa R$ : 705,00
    Tarifas/Serviços R$ : 45,58
    Valor Efetivo Total (VET) : 4,20
    Valor Total a pagar R$ : 750,58

    O Importante é o valor da Remessa em Euro...Está impresso no comprovante...Não tem erro...!!!

    **Se o atendente do Correios disser que não é possível fazer assim...Peça para falar com um supervisor...

    **Para evitar stress eu costumo levar comigo o VP mais recente que estiver à mão e quando o atendente diz que ¨...não dá pra fazer desse jeito...¨...Saco logo o papelzinho... e...então...normalmente é o próprio atendente que chama um Supervisor para orientá-lo em como proceder para emitir o VP da maneira como reproduzi acima...

    Boa Sorte...

  • @Nilton Hessel

    Muitos comprovantes saem com a remessa em reais e a cotação: 1,0000. Tenho dois recibos assim, deu certo, mas o funcionário teve que me convencer que chegaria no destino em euros. A dica de levar o valor anotado é boa.
  • Como a @MarizaGuerra disse ..ha comprovantes do vale postal q é emitido em reais e não aparece o valor em EUROS.os meus dois vales postais foram assim e não teve problemas.
  • @Nilton Hessel, você explicou nos mínimos detalhes, com certeza irá ajudar muita gente, principalmente quem está enviando vale postal pela primeira vez. Muito obrigado.
    Com certeza irá faltar cerca de 8,50 Euros, então para não perder tempo, hoje já farei um novo vale postal de 10 Euros, enviarei os 2 comprovantes junto dos documentos e uma explicação do erro, que descreverei nas cópias dos comprovantes.
    E a propósito, eu não sou o dono daquela rede de farmácias rsrsrs
  • Ontem uma forista confirmou que essa agência fez o VP sem stress:
    AGENCIA CORREIO MÉIER Serviço do banco postal disponível
    Endereço: RUA DIAS DA CRUZ , 182
    Complemento: LOJA B
    Bairro: MEIER
    Município: RIO DE JANEIRO
  • editado October 2017
    Boa Tarde...

    @Mariza Guerra
    @Vlad Pen

    Concordo plenamente com vocês...Os Vales Postais emitidos em Reais são sacados em Portugal sem problemas...(Contanto que forem feitos no valor correto)...
    Os primeiros VPs que eu fiz saíram dessa forma e todos foram sacados...(Exceto um que por algum motivo que até hoje desconheço, não chegou a ficar disponível para o Arquivo Distrital de Leiria, sendo assim precisei me dirigir à agencia dos Correios obedecendo os prazos indicados e solicitar o reembolso do valor enviado)...

    Ocorre que algum tempo atrás li aqui no Fórum...(Não lembro onde foi porque faz um tempão)...uma explicação sobre como fazer para que o VP saísse com a Remessa em Euros...Resolvi seguir essa orientação e deu certinho...
    Desde então faço os VPs dessa forma...
    **É o passo a passo que relatei no post anterior**

    Eu acredito que os colaboradores dos Correios fazem os VPs em Reais porque estão condicionados a fazer dessa forma...Eles trabalham no *AUTOMÁTICO*... : )
    Explico...:
    99% das pessoas que vão até a agência dos Correios fazer Vale Postal dizem ao atendente...¨Quero fazer um Vale Postal no valor de 120 EUROS / 175 EUROS / 250 EUROS...(Lei antiga 6.4)...Ele insere o valor em EUROS e converte para REAIS...Tudo no AUTOMÁTICO...(Fazendo assim o VP sai TODO em REAIS)...

    Se chegar para o atendente com um valor em REAIS escrito em uma folha de papel e dizer que quer fazer um Vale Postal naquele valor...E dizer também que é imprescindível que conste no comprovante/recibo o valor da REMESSA EM EUROS...Ele provavelmente vai dizer que ¨NÃO DÁ PRA FAZER ASSIM¨...

    INSISTA...Dá pra fazer assim sim...Muitos já tem feito VPs da forma correta...Se não for possível resolver com o Atendente...Peça pra falar com um supervisor...Eu já passei por isso várias vezes...E...De uma maneira ou de outra...Sempre consegui emitir o VP em Euros...

    A meu ver...O bacana de fazer o VP em Euros é que a chance de enviar o valor errado diminui muito...(Teria provavelmente evitado o problema que teve o @sidneioliveira ...Por exemplo)...

    Mas Prestem atenção...:
    Hoje fui fazer o VP ... (Atribuição de uma Prima)...que não pude fazer na sexta feira passada por conta de problemas no Sistema dos Correios...

    Hoje o Sistema estava OK...Entreguei uma anotação à atendente com o Valor R$ 695,00 e informei que era importante que a remessa em Euros saísse no comprovante...Ela já sabia fazer...(Era a mesma atendente que tinha feito os VPs das Transcrições de Casamento de Meus Irmãos uma semana antes)...Porém quando ela converteu os Reais em Euros deu...(184,85 Euros)...Muito acima dos 175,00 do custo do processo...

    Eu disse...Tem alguma coisa errada...Ela me mostrou a tela do computador...E ali estava o erro...Ela estava usando o EURO Exportação...Eu Pedi pra ela mudar para *EURO PARA EMISSÃO DE VALE POSTAL INTERNACIONAL*...
    **(Juro que estava escrito assim na tela do computador)**...!!!!!!!!!! : ) : ) : )...

    Quando ela alterou deu EXATAMENTE o valor em EUROS que eu havia calculado antes de sair de casa...ATÉ OS CÊNTIMOS...(176,05 Euros)...

    Muito do que eu aprendi até hoje sobre... AQUISIÇÃO...APOSTILA...ATRIBUIÇÃO...TRANSCRIÇÃO...VALE POSTAL...CTT...IRN...etc...Eu aprendi aqui no Fórum...E também *Batendo cabeça* nos Cartórios e agências dos Correios por São Paulo afora...E o motivo de eu postar alguma coisa aqui de vez em quando...É somente com o intuito de ajudar quem está chegando agora...Da mesma forma que tantas vezes fui ajudado aqui...

    Se eu cometer algum equívoco aqui peço desculpas...De qualquer forma...Eu continuo aprendendo muito com o acompanhamento do Fórum...dia após dia...(Me considero um aprendiz aqui)...

    Boa Sorte a Todos...!!!

    PS...: Perdoem o tamanho da mensagem... : )





  • @Nilton Hessel

    O seu relato ajudará muita gente!
  • @Nilton Hessel
    Seu relato está ótimo e o que aparece na tela dos correios é isso mesmo Euro para emissão de VP Internacional. Muito estranho mesmo.
    O bom deste fórum é que estamos sempre aprendendo mais um pouco.
    Obrigada
  • Um forista postou ter feito VP hoje sem stress na seguinte agência:
    AGENCIA CORREIO ITAGUAÍ Serviço do banco postal disponível
    Endereço: RUA GENERAL BOCAIUVA , 251
    Bairro: CENTRO
    Município: ITAGUAÍ
    Cidade: ITAGUAÍ
  • PRNPRN Member
    Obrigado Nilton Hessel, você foi bastante didático!
    Obrigado também MAUROMB pelo registro!
  • @Nilton Hessel

    Poderia verificar o comprovante do meu vale postal abaixo? Pode dizer se está correto? De tantos comentários acerca disso, acabo ficando preocupada....

    Remessa EUR: 175,00
    Cotação EUR: 3,9404
    Valor da Remessa R$: 689,57
    Tarifa/Serviços R$: 45,34
    Valor Eetivo Total (VET): 4,20
    Valor Total a Pagar R$: 734,91
  • @Fcamuri kkkk, relaxa!

    Tá certinho... boa sorte
  • Como o vale posta que fiz, a funcionária utilizou a cotação incorreta, e ficou faltando cerca de 8,35 Euros, hoje eu fiz um segundo vale de 10 Euros para enviar os comprovantes juntos. Por sugestão de vocês, eu olhei no site dos correios a cotação, e já fui com o valor em reais anotado. Se não fosse isso, iria fazer errado novamente. Só não fiz questão, de estar escrito em Euros no comprovante, já que o primeiro também estava em Reais.
    A remessa estar escrito em Euros, deixarei para pesquisar com a funcionária dos Correios, nos próximos vales postais.
    Obrigado à todos. Obrigado @Nilton Hessel pelos detalhamentos.
  • FcamuriFcamuri Member
    editado October 2017
    @Regilmar

    Kkkkkkkk
    Isso da o maior nó na minha cabeça, e eu sou nova hein (se é q 40 anos pode se considerar nova ainda, rs), imagina os meus sogros, que foram para mim nos correios, e que são idosos. É pra deixar qualquer um doidinho.

    Mas obrigada aí pela boa sorte, porque vou precisar, já que minha caminhada é grande (são 3 processos, minha avó, minha mãe e depois eu). Haja ansiedade!!!!! : )
  • Para ninguém erar mais:
    Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica.
    Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Essa é a maior cotação.
    Depois disso é só concluir e pronto.
    Até agora não existe no sistema nenhuma proibição de realizar vales postais. Todas as agências estão aptas a realizar o serviço, incluindo as agências franqueadas.
    Estou sempre monitorando qualquer modificação e áviso a todos qualquer mudança.
  • @Fcamuri...Como disse o @Regilmar...Pode ficar sossegada...Você fez certinho... : )
  • editado October 2017
    @Fcamuri...
    Creio que muitas vezes a gente fica ansioso pra resolver tudo logo e pode acontecer de deixar passar alguma informação equivocada na hora de fazer o VP...ou o envio dos Documentos...(Acontece com gente nova...Eu mesmo (4.8)... já me enganei algumas vezes... : ) : ) : )...Todo cuidado é pouco)...E nesses momentos a paciência dessas pessoas mais experientes...(Como seus sogros)... vem a calhar... : ) : ) : )
    Não se preocupe com sua *Grande Caminhada*...
    Com ajuda do pessoal aqui do Fórum você terá informação de qualidade para fazer tudo certinho...E quando você receber seu Assento de Nascimento em casa...Terá a recompensa pelo bom trabalho realizado...
    Boa Sorte...!!!
  • editado October 2017
    @Mtrin
    @PRN
    @Mariza Guerra
    @Guilherme Moreira
    @sidneioliveira
    @Fcamuri
    *Tamo junto* ...... : ) : ) : )
  • @Nilton Hessel

    Muito obrigada pelas palavras, fiquei comovida... Sem o fórum, realmente, eu não teria chegado aonde cheguei....muito obrigada a todos : ) : )
  • @Nilton Hessel

    “Tamo sim” : ) : )
  • Sempre tirei minhas dúvidas aqui. Estou muito nervosa depois de preparar todos os documentos para transcrição de meu casamento para enviar para Ponta Delgada, fui em 3 agências hoje no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, inclusive a do Barra Shopping onde no passado fiz atribuição de meu filho, a informação foi a seguinte: O Banco Central soltou uma norma interna para as agências de correios proibindo o envio de vale postal internacional para pessoa jurídica, mesmo para a manutenção de residentes. Somente pode enviar para pessoa física. No caso eles já sabem que IRN, IP è jurídica. Questionei mas não teve conversa, quando cheguei em casa liguei para outra agência e a moça simpática falou a mesma coisa, ela não sabe quanto tempo irá durar essa proibição. Vi aqui que tem uma agência no Centro que fez, mas já tem alguns dias. Amanhã vou tentar, mas já liguei para 2 do Centro e disseram a mesma coisa e agora??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.