Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1835836838840841

Comentários

• Bom dia.

Para fins de contagem do tempo: vale a data de entrada que consta no comprovativo de entrega de pedido de nacionalidade, ou vale a data em que foi submetido?

Por exemplo,

entrada: 5/11/2024;

Submetido: 25/10/2025.

Qual das datas inicia a contagem de tempo.

Obs.: sabendo que não há um tempo exato, fixo até a resposta do pedido.

• Boa tarde!

Dei entrada no processo , como neta, em maio/2021. Só foi para análise em 30/9/2024. Me foi solicitado um documento em Janeiro/2025, que enviei e foi recebido em Fevereiro/2025. Até hoje continua com o mesmo status, " em análise". Alguém pode me esclarecer se isso é normal?

• @NadirAntunes qual o nome da conservador(a) que ficou com o seu processo? O nome da pessoa no caso

• LilaDiasLilaDias Member

@NadirAntunes o processo do meu pai tb caiu em exigência e aguarda desde janeiro/2025 a decisão. Há outros relatos da mesma situacao aqui no fórum tb...é muito desgastante...

• @NadirAntunes O processo de meu pai (neto +75) caiu em exigência em set/25, a mesma foi cumprida em out/25 mas ate agora, nada de decisão. Coragem!!!

• Olá, estou iniciando um processo de filho de português

Precisa averbar a certidão de casamento do português com a brasileira lá em Portugal? Ou alguma outra orientação com esse documento?

Somente a certidão de nascimento do filho e o assento do pai é suficiente? Com RG e demais necessários.

• Pessoal, bom dia.

Gostaria de saber se alguém tem informações mais concretas sobre a ordem cronológica após cumprimento de exigência nos processos de atribuição para netos maiores (CRC Lisboa).

• @Tregina

Isso não existe, depende da boa vontade do conservador, tem uns que demoram uma semana e tô vendo aqui uns com 1 ano e meio

• Bom dia, pessoal.

Acompanho os posts há algum tempo por aqui, mas é a minha primeira vez postando.

A submissão da minha avó (+90) é de junho/22, com uma movimentação dupla em setembro/24 (época da mudança no sistema) e até hoje se encontra na etapa “Para decisão” com lápis .

Em maio/25 enviei um e-mail para a CRC e, no retorno, me informaram que estariam analisando os pedidos de urgência recebidos na segunda quinzena de janeiro/22.

Desde então, nunca mais obtive nenhuma resposta e, pelo que acompanho aqui, algumas datas ficaram desencontradas da minha. Já nem sei mais no que acreditar.

Alguém teve alguma atualização de data mais recente para esses casos de urgência?

Obrigado!!

• @felipevas

parece que concederam a urgência , estão em 01/2022 e veja o do meu pai abaixo.

• @felipevas Ola, eu nao vejo muita diferenca nesses processos (+75) quando existiam...a coisa caminha conforme a vontade deles, nao tem muita logica ou padrao. O processo da sua avo esta ate melhor do que o da minha mae que tem 89 anos e deu entrada em 05/2022 e esta em submetido ainda. Andar e parar como no seu caso tambem nao adianta, so da uma alegria momentanea e em seguida um desapontamento, fica parecendo que a pasta do processo caiu por acidente atras da mesa e vai ficar ali perdida ate um faxineiro resolver fazer uma deep cleaning e achar a bendita pasta. Uma coisa aprendi em Portugal quando estudei ali, eh aceitar e esperar quando a boa vontade aparecer, especialmente se for relativo de algo vindo de um brasileiro.

• FlaviajjFlaviajj Member

Ola, faz tempo que nao entro aqui. Processo da minha mae neta de portugues maio/22 ate agora em bolinha 1. Alguem sabe dizer qual ano e mes lisboa esta?? Quase 4 anos de processo ja e nada. Eu as vezes ate esqueco que tenho isso rolando, minha esperança de morar em outro país já até acabou.

• @Flaviajj, pelas tabelas, Lisboa está analisando janeiro de 2022, então não deve faltar muito pro seu. Com sorte sai esse ano ainda.

• bom dia a todos!

@marcellasantiago o meu processo de neto estava em Lisboa e depois foi enviado para o Porto, foi submetido 16/11/2021 está em análise desde o dia 22/05/2025. E ainda nada!

• Boa tarde!

Nossa! @ALEX2312, 10 meses em análise?! É normal demorar tanto?

Achei que a grande demora seria começar a análise... 😵 Não sabia que demorava tanto nessa etapa também.

• Pessoal, boa tarde.

O processo de neto do meu sobrinho foi concluído em agosto/2024, mas no e-mail que enviaram informando da conclusão, não veio o anexo com o assento, como aconteceu para outro sobrinho que fiz.

Desde então, diz algumas solicitações por e-mail, mas sempre respondem com uma mensagem automática dizendo que o volume de demandas está alta e tem escassez de recurso humano.

Passou tanto tempo que até já tinha esquecido desse detalhe, mas agora ele precisa tirar o passaporte e queria saber se tem algum local que eu possa pedir uma segunda via, mesmo que seja pago, já que não tenho retorno do Arquivo Central de Porto.

Agradeço a atenção.

• @FabricioN civil online, custa 10 euros:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

• Muito obrigado @LeoSantos !

Que Deus abençoe.

• FlaviajjFlaviajj Member

@SergioM muito obrigada! Estou na torcida. Maio completa 4 anos de espera

• Puxa vim ver se algum processo de 2021 tinha andado depois que caiu em exigencia mas pelo visto não. Dia de 16 de março o processo de mamãe completa 5 anos ! Olha que sou uma pessoa paciente mas é muito dificil não se sentir frustrada. Pior é o desânimo de depois continuar o processo para mim... já sei que não vou contratar advogado em Portugal pq é furada ! Além de caro nem eles entendem como funciona o andamento do processo. E somado a isso fico sem acesso a detalhes do processo. E se for para durar esse tempo todo é melhor ser com o custo minimo e com a possibilidade de receber toda a comunicação do processo. Alias eu que vi que tinha caido em exigÊncia e tive que acionar o advogado para buscar informação completa da exigÊncia, então no final eu que estou fazendo o acompanhamento do processo.

• Boa noite, pessoal!

Processo de neto do meu pai está para decisão desde 26/01/2026. Sabem me dizer quanto tempo em media ainda levará?

Está em Lisboa desde 01/2022.

Obrigada.

• @fgsouza no caso de idoso com 80 anos portador de doença grave e progressiva , conseguiria prioridade ? Pela possibilidade de perda do direito?

• editado March 10

@Rach

Infelizmente o mais provável é que recusem como tem feito já há algum tempo. É importante não ter grandes esperanças para não se frustrar, pois é praticamente certo que vão recusar.

Dito isso, você não tem muito a perder fazendo o pedido, afinal como dizem por aí “o não você já tem”.

Obviamente precisará juntar documentos, laudos médicos para fundamentar o pedido, apostilar tudo e enviar, ou seja, terá algum custo com isso.

• @Tregina

@felipevas

Meu processo de atribuição para neto foi submetido em 22/09/2022, mas com número de processo de 2023, até agora não teve nenhuma movimentação. Está em Lisboa.. Já enviei um e-mail e a resposta é padrão.. Não dá nem pra estimar uma data..

• Pessoal, alguém tem informação mais atual sobre a ordem cronológica de decisão dos processos de atribuição de netos maiores no CRC de Lisboa após cumprimento de exigência?

Pelo que tenho acompanhado, parece que os processos estão há muitos meses na segunda quinzena de janeiro de 2022.

Alguém teve processo decidido recentemente que tenha cumprido exigência depois dessa data?

Se possível, poderiam informar:

• data de entrada do processo

• data em que cumpriram a exigência

• e quando saiu a decisão.

• @taisas2002

Estou na mesmíssima situação.

O processo da minha mãe completa 5 anos no final desse mês e aguarda resolução da exigência que enviamos há mais de 1 ano.

Também via advogado.

• @Fabiana Balsalobre Alves

O meu está para decisão desde abril de 2025....

• Acho que a moral da história é evitar cair na exigência, porque as consequências de aguardar para ser novamente examinado são extremas.

Mas não sei até que ponto isso é possível.

• Olá pessoal, boa noite, tudo bem? Eu queria pedir uma informação para vocês, se possível. Eu vi que muitos falam que no processo, o que conta, é a data que foi submetido, e não a data de entrada, mas eu vi pessoas falando que é a data de entrada que conta. Eu gostava de saber se quando falam que estão analisando é no submetido ou na data de entrada. Obrigado, abraços! .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.