Fazer ou não a transcrição?

Pessoal, por favor, o site do consulado SP está mais deixando cada hora mais confusa.

Estou fazendo o processo para a nacionalidade de minha mãe. (Para depois solicitar a minha)
Minha mãe é filha de portugueses (ambos nascidos em Portugal), porém casaram no Brasil. Ambos atualmente falecidos.

O declarante da certidão de nascimento de minha mãe, é meu avô.
Já localizei a conservatória onde está o registro de nascimento de meu avô.
A minha dúvida é: É necessário fazer a transcrição de casamento e óbito de meu avô ou não?

Muito obrigada.

Comentários

• editado October 2017
    @Ariane quando os dois são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento em qualquer q seja a conservatória ou Consulado. Se fizer pela conservatória não precisa transcrever o óbito.Faça por Ponta Delgada.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
  • Olá muito obrigada pelo retorno.
    Apenas mais uma dúvida? É possível fazer a atribuição de nacionalidade de minha mãe por uma conservatória ou invés de fazer pelo consulado? Se sim, qual devo procurar?

Entrei em contato com Ponta Delgado, e já me enviarem o formulário e os documentos necessários para a transcrição, mas me informaram que este conservatório não pode fazer a atribuição desde 09/2016

Obrigada.
  • editado October 2017
    @Ariane..vc pode fazer sim direto por uma Conservatória.. Tondela, ACP, Ovar, 3ª CRC do Porto,Vila Nova de Gaia e Mangualde. Veja mais detalhes e documentos nesse tópico.Antes terá que transcrever o casamento dos seus pais.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • Pessoal, aproveitando a dúvida da colega acima.
    Meu bisavô é português e minha bisavó brasileira, o declarante na certidão de nascimento do meu avô foi meu bisavô português, mesmo assim preciso enviar e transcrever a certidão de casamento deles?

Outra dúvida pontual, aproveitando o post, a certidão de nascimento do meu avô eé melhor ser feita por cópia reprográfica ou de inteiro teor?

Obrigado.
  • @Luccas , pode fazer sem transcrever o casamento pelas Conservatórias do Porto ( ACP ) ou Via Nova de Gaia que,POR ENQUANTO,ainda aceitam.

A certidão de nascimento do seu avô precisa ser a reprográfica (xerox)do livro,com reconhecimento da firma do notário e apostilada
  • @Maria Nélida, Obrigado pelas respostas.

Qual das duas Conservatórias esta mais rápida e menos burocrática nos processos, sabe me dizer?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado October 2017
    @Luccas,em qualquer uma das duas o tempo médio para conclusão do processo tem levado 5/6 meses

Mas, eu tentaria pelo ACP
  • Boa tarde.

Estou começando os procedimento para atribuição de nacionalidade de meu pai.
    Ele é filho de pai português e mãe brasileira, ambos falecidos.
    Preciso transcrever o casamento ou só o óbito do português?

Muito obrigada
  • @Rafaela Patricio se o pai dele que foi o declarante do nascimento dele não precisa transcrever nada se mandar o processo para VNGaia ou ACP Porto.
  • Boa noite, li as dúvidas de colegas acima, mas como o processo é repleto de detalhes, não gostaria de cometer um erro por não consultar os mediadores.

Estou reunindo os documentos necessários para a atribuição do meu pai ( neto ), pela nova lei.
    Já consegui todas as informações sobre as certidões no Brasil e já estou providenciando a de Portugal ( nascimento do meu bisavô).

Pois bem, vamos lá:

Meu bisavô era português e minha bisavó brasileira, eles se casaram no Brasil e o declarante na certidão de nascimento do meu avô foi meu bisavô português.

Meu avô e minha avó eram brasileiros e casados aqui, o declarante na certidão de nascimento do meu pai, foi meu avô.

Meu pai ( o requerente ) e minha mãe, são brasileiros e casados também no Brasil.

Minha principal dúvida é:
    Terei que transcrever alguma certidão de casamento antes de dar entrada no processo de atribuição do meu pai?
    Ainda, quando sair o deferimento do seu processo, para fazer o meu ( sou bisneto e passarei a ser filho, correto?), terei que transcrever o casamento do meu pai?

Espero não ter complicado, mas como dito, não desejo errar por omissão.

Gostaria de aproveitar a oportunidade, para agradecer a todos os integrantes do fórum, pela enorme bondade ao compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Obrigado.
  • @Marcus, o processo de atribuiçao de netos é feito somente na CRC de Lisboa e por consequencia a transcriçao de casamento dos avós do seu pai será obrigatória.

http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • Boa noite Vlad Pen,
    Já localizei o registro de nascimento da minha bisavó, para poder dar entrada na transcrição deles, para o processo do meu pai (neto).
    Possuo duas dúvidas:
    A primeira é com relação ao processo que pretendo encaminhar para Ponta Delgada. Eu como bisneto posso ser o requerente do processo de transcrição? A assinatura do formulário pode ser a minha e não precisa ser feita no consulado, apenas com firma reconhecida por autenticidade em cartório? É isso?
    A outra é se após esse processo, o meu pai (neto) poderá dar entrada normalmente por Lisboa, ou ainda terei que fazer a transcrição dos meus avós ( pais do meu pai )?
    Li um post recentemente que me criou essas dúvidas.
    Mais uma vez agradeço a ajuda.
  • editado December 2017
    @Marcus Acho q até como neto seria possivel ser o requerente da transcrição, mas como bisneto não sei se seria aceito.De qualquer forma ,mesmo sendo o neto o requerente ,é preciso enviar uma certidão de nascimento para comprovar o parentesco com os avós . A assinatura tera que ser reconhecida por autenticidade em cartório(não precisa ir ao consulado) .Como a atribuição de netos é feita somente em Lisboa, terá q transcrever o casamento dos bisavós. Leia mais detalhes sobre exigências para atribuição de netos nos links abaixo.

http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento#latest
  • Boa tarde!
    Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pelo fórum.
    Pessoal, me desculpem se estou repetindo pergunta. Estou juntando os documentos para dar entrada no processo de nacionalidade de meu pai (para posteriormente o meu). Mas, tenho dúvida no casamento do meu avô. Ele era Português e minha vó Brasileira casados no Brasil, na certidão de nascimento de meu pai o declarante foi o pai dele (português). Eu posso dar entrada na nacionalidade do meu pai direto? ou tenho que fazer o processo de transcrição(acho que é isso) de casamento do meu avô?
    Já tenho o número de assentamento do meu avô.
    Se sim, qual o melhor lugar pra enviar?

Muito obrigado pela ajuda!
  • @FelipePereira no caso do seu pai pode dar entrada sem fazer transcrição de casamento se fizer o processo em VNGaia ou ACP Porto. As outras conservatórias / consulado exigirão a transcrição do casamento de seus avós.
  • @Daniel Henrique Muito Obrigado pela informação. Eu tenho de enviar e-mail para lá avisando? ou pego os documentos e envio direto?
  • @FelipePereira não precisa mandar e-mail avisando, basta juntar toda a documentação e enviar para conservatória escolhida. O pagamento tem que ser por vale postal.
    Você já sabe os documentos necessários para o processo, etc?
  • Gente, queria apenas esclarecer uma coisa sobre transcrever casamentos.

Estou tirando a atribuição da minha avó. Meus bisavós eram ambos portugueses e se casaram em portugal. Ja me falaram que nesse caso, não preciso ter a certidão de casamento nem transcrever nada.

Porém, minha duvida é: o nome de batismo da minha bisavó, que consta em seu assento, é diferente do que esta no documento da minha avó, pois ja esta com o nome de casada. Isso não da problema? OU eu faço o processo pelo meu bisavô que não teve alterações de nome?

E nesse caso, o meu bisavô precisa ser o declarante da certidão de nascimento da minha avó ou apenas pelo nome nos documentos já é possível fazer o processo?
  • Minha mãe é portuguesa (esta viva) porem não casou com meu pai português, quero saber quais documentos são nescessario e como fazer os trâmites. Agradeço a ajuda...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.