ola pessoal.. estou com uma duvida quanto ao preenchimento do modelo 2 de requerimento:
1 - na parte do topo, requerimento para transcricao..., coloco meu nome de solteira ou de casada?
2 - na parte declarante, coloco só meu nome de casada né? pois eu que sou a portuguesa, no declarante do meu marido deixo em branco? por ele ser brasileiro?
3- na parte: Se um dos nubentes for estrangeiro. No caso eu sou a portuguesa por atribuicao, e meu marido brasileiro. o que eu devo preencher nessa parte?
Pessoal enviei o processo de transcrição de casamento para ponta delgada e aparece a informação no site de rastreamento do ctt que foi feita uma tentativa de entrega e foi recusado. Isso já aconteceu com alguém? Porque recusariam o recebimento?
@Gabriela... Sim...Já aconteceu antes de a Conservatória não estar com as portas abertas no momento da entrega...Nesses casos são feitas outras tentativas de entrega da remessa...
É verdade @Liane... Curioso é que essa informação de que "Não foi possível efetuar a entrega" é recorrente em se tratando de PD...Oque me leva a acreditar que eles devam ter algum tipo de conduta no que se refere a horário de atendimento...Seja para o público...Seja para recebimento de correspondência...(Principalmente em períodos de "Situação de Greve"...)...
1 - Na parte inicial você coloca os nomes atuais dos dois nubentes...(Nomes de casado)... 2 - Sim...Apenas o nome do Português que será o declarante...(Não coloca o nome do nubente estrangeiro)... 3 - Nessa parte coloca o seu endereço e do seu marido na época que se casaram...(Residência à data da celebração)... Considere também essa questão para preencher o campo "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento"...No seu caso...(Atribuição / Nacionalidade Originária)...Sua Nacionalidade retroage à data de seu nascimento...Sendo assim...Nesse campo fica assim...: Nacionalidade do nubente...BRASILEIRA...(Se seu marido é Brasileiro)... Nacionalidade da nubente...PORTUGUESA...(Quem tem Nacionalidade Originária é considerado Português desde o Nascimento)...
***Em todos os campos onde pede endereço só coloca CIDADE / ESTADO / PAÍS...
Moro aqui no Porto, sou advogado, mas estou ajudando um primo meu.
DUVIDA: Consigo enviar um processo para a transcrição do casamento para Ponta Delgada daqui do Porto, com procuração (eu assinei o requerimento)? Ou com procuração é somente presencial?
Boa tarde, Já li alguns posts e o tópico ensinando como preencher. Porém continuo com algumas dúvidas. São elas: Usarei o modelo 1 e ambos são portugueses
1. É para utilizar apenas as informações da certidão de casamento? No campo "nubentes" Ex: Ambos os nubentes Só consta que nasceram em Portugal (não menciona freguesia, concelho e distrito) A residência a época do casamento só constam nome da rua e número (não consta município e Estado).
Nome da Nubente está diferente da certidão de nascimento, que só consta o primeiro nome (muito comum em 1909). Coloco como na certidão de casamento!?
2. Dados relativos à celebração do casamento
O lugar da celebração não consta município, estado e país, somente o nome do cartório.. Só isso é o suficiente!?
@Fabio utilizar apenas as informações que consta na certidão de casamento.Se ambos os nubentes são portugueses nascidos em Portugal vc deve obter a informação concelho e freguesia das certidões de nascimento deles.O nome dos nubentes deve colocar como está na certidão de casamento.Se casaram no Brasil..coloque estado e país. Na certidão de casamento deve constar pelo menos o estado onde foi feito o casamento.
Pessoal na primeira mensagem aqui desse tópico diz que não é necessário enviar o pacto nupcial para PD. Em outras postagens vi alguém dizendo que tinha que enviar. O meu casamento teve pacto e estou com dúvidas. Alguém sabe me informar? Outra coisa vi que na minha certidão de casamento consta que o local de nascimento do meu marido é Rio de Janeiro. RJ, foi um erro do cartório, pq na certidão dele de nascimento é Petrópolis RJ. Vcs acham que eu terei algum problema por isso? No caso ele é o Português e na certidão portuguesa dele também consta Petrópolis RJ.
@nilton O meu documento que chegou em PD dia 04/10 teve a entrega recusada mesmo, e não houve nova tentativa de entrega. Segundo o rastreamento no site dos correios br, por ter sido recusado vai voltar ao remetente. No site do ctt só consta a tentativa de entrega e objeto recusado... A greve já terminou? Pois estava pensando em quando receber aqui já enviar pra lá novamente.
@Gabriela... Sim...A greve terminou... Isso está muito estranho...Confesso que nunca li algo semelhante...Qual o motivo da "Recusa"...? Faz apenas uma semana que sua remessa chegou a PD...Tem certeza que foi devolvida...???
Por enquanto...Tente consultar novamente pelo ctt.pt...Ainda acredito que sua remessa será entregue...(Qual modalidade de envio você usou...?)... Se EFETIVAMENTE ocorrer a devolução dos documentos...Provavelmente não terá tempo hábil para colocar os documentos dentro da Conservatória antes do VP atual caducar...Sendo necessário realizar novo VP...
@Andressa...nas últimas informações que tivemos , PD não estava mais exigindo a documentação sobre o pacto antinupcial.Sobre a divergência do local de nascimento, creio q não vai haver problema.
@vlad tô bem confusa. No grupo do Facebook o pessoal falou que tenho que enviar o pacto e 30 euros a mais. Eu enviei um e-mail para eles e eles não responderam o que eu perguntei, só colocaram uma resposta quase que automática sobre os documentos necessários.
Lendo todas as infos pra Transcrição me surgiu uma dúvida: a)Para filhos requerentes precisa incluir a certidão de nascimento ? b)Caso não tendo infos da Igreja onde foi celebrado o casamento religioso teria algum problema?
@Fabsenna, não precisa de certidão de nascimento do filho requerente, só o documento de identidade; Não tem problema não ter informações da Igreja, até porque nem todos casam no religioso! DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte). 2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica). 3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Se não for em língua portuguesa precisará da tradução juramentada apostilada. 4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente. (filho, no seu caso) 5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade.Vale postal 120 euros. (quem assina é o filho que está requerendo) Use o requerimento da página 1 deste tópico como exemplo, fazendo as adaptações necessárias.
@nilton Até hoje consta a mesma informação no ctt: “estado: não entregue. Motivo: recusado”. E nós correios: “ 04/10/2019 09:08 PORTUGAL / A entrega não pode ser efetuada - Cliente recusou-se a receber Objeto será devolvido ao remetente“.
Enviei pelo prioritário no dia 23/09. O vale postal tem validade de 30 dias, certo?
Sim @Gabriela...VP Vale por 30 dias... Realmente...Em quatro anos por aqui é a primeira vez que vejo algo assim... Problema é que ninguém pode ter certeza de quanto tempo vai levar para que você receba os documentos de volta... Creio que já que aconteceu esse problema...Você deve manter a calma...Aguardar a chegada dos documentos em seu endereço... Tentar descobrir o motivo da devolução...(Para que não aconteça de novo quando você reenviar os documentos)... Quanto a emitir ou não um novo VP...Vai depende de quando os documentos vão chegar em suas mãos... Pessoalmente...Creio ser recomendável que você emita novo VP e quando for fazer isso já procure se informar sobre como proceder para reaver o valor do VP anterior...
Acabei de receber um e-mail de Tondela dizendo que o meu Vale Postal caducou devido à freve deles e solicitando que eu envie um novo vale postal. Detalhe: cometí o erro de enviar os documentos apenas 2 semanas após a emissão do vale postal. Se eu tivesse enviado no mesmo dia não teria caducado.
@pietrorondon... Faça um novo VP o quanto antes...Digitalize o comprovante e envie como resposta a esse email que você recebeu de Tondela...Coloque no email também os dados do processo...Nome do requerente...Tipo de processo e a data em que os documentos chegaram á Tondela...
Olá, queria tirar duas dúvidas, por favor: 1- O filho requerente da mãe que ganhou a nacionalidade por atribuição precisa mandar a certidão de nascimento dele (além do RG) para a transcrição do casamento dela? Fui vendo os posts aqui mas não conseguir confirmar. 2- Qual seria o melhor lugar para mandar hoje em dia o pedido da transcrição? Já estou com tudo pronto Obrigado!
@ebvillela, basta a cópia autenticada e apostilada da identidade. Dizem que no Consulado de Portugal no RJ fazem na hora. Para fazer em Portugal, Ponta Delgada.
@Gabriela Kraemer, estranho! Tem certeza de que você colocou o endereço correto? Eles entraram em greve mas sempre fica alguém na Conservatória! Por que se recusaria a receber um documento?
Comentários
1 - na parte do topo, requerimento para transcricao..., coloco meu nome de solteira ou de casada?
2 - na parte declarante, coloco só meu nome de casada né? pois eu que sou a portuguesa, no declarante do meu marido deixo em branco? por ele ser brasileiro?
3- na parte: Se um dos nubentes for estrangeiro.
No caso eu sou a portuguesa por atribuicao, e meu marido brasileiro. o que eu devo preencher nessa parte?
Obrigada desde ja
Aqui na primeira página tem as orientações de preenchimento...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/110293/#Comment_110293
@Gabriela...
Sim...Já aconteceu antes de a Conservatória não estar com as portas abertas no momento da entrega...Nesses casos são feitas outras tentativas de entrega da remessa...
Curioso é que essa informação de que "Não foi possível efetuar a entrega" é recorrente em se tratando de PD...Oque me leva a acreditar que eles devam ter algum tipo de conduta no que se refere a horário de atendimento...Seja para o público...Seja para recebimento de correspondência...(Principalmente em períodos de "Situação de Greve"...)...
1 - Na parte inicial você coloca os nomes atuais dos dois nubentes...(Nomes de casado)...
2 - Sim...Apenas o nome do Português que será o declarante...(Não coloca o nome do nubente estrangeiro)...
3 - Nessa parte coloca o seu endereço e do seu marido na época que se casaram...(Residência à data da celebração)...
Considere também essa questão para preencher o campo "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento"...No seu caso...(Atribuição / Nacionalidade Originária)...Sua Nacionalidade retroage à data de seu nascimento...Sendo assim...Nesse campo fica assim...:
Nacionalidade do nubente...BRASILEIRA...(Se seu marido é Brasileiro)...
Nacionalidade da nubente...PORTUGUESA...(Quem tem Nacionalidade Originária é considerado Português desde o Nascimento)...
***Em todos os campos onde pede endereço só coloca CIDADE / ESTADO / PAÍS...
Moro aqui no Porto, sou advogado, mas estou ajudando um primo meu.
DUVIDA: Consigo enviar um processo para a transcrição do casamento para Ponta Delgada daqui do Porto, com procuração (eu assinei o requerimento)?
Ou com procuração é somente presencial?
Agradeço antecipadamente.
Já li alguns posts e o tópico ensinando como preencher. Porém continuo com algumas dúvidas. São elas:
Usarei o modelo 1 e ambos são portugueses
1. É para utilizar apenas as informações da certidão de casamento?
No campo "nubentes"
Ex: Ambos os nubentes
Só consta que nasceram em Portugal (não menciona freguesia, concelho e distrito)
A residência a época do casamento só constam nome da rua e número (não consta município e Estado).
Nome da Nubente está diferente da certidão de nascimento, que só consta o primeiro nome (muito comum em 1909). Coloco como na certidão de casamento!?
2. Dados relativos à celebração do casamento
O lugar da celebração não consta município, estado e país, somente o nome do cartório.. Só isso é o suficiente!?
Muito obrigado.
Abraços.
Fábio
das certidões de nascimento deles.O nome dos nubentes deve colocar como está na certidão de casamento.Se casaram no Brasil..coloque estado e país. Na certidão de casamento deve constar pelo menos o estado onde foi feito o casamento.
O meu casamento teve pacto e estou com dúvidas. Alguém sabe me informar?
Outra coisa vi que na minha certidão de casamento consta que o local de nascimento do meu marido é Rio de Janeiro. RJ, foi um erro do cartório, pq na certidão dele de nascimento é Petrópolis RJ. Vcs acham que eu terei algum problema por isso? No caso ele é o Português e na certidão portuguesa dele também consta Petrópolis RJ.
Sim...A greve terminou...
Isso está muito estranho...Confesso que nunca li algo semelhante...Qual o motivo da "Recusa"...?
Faz apenas uma semana que sua remessa chegou a PD...Tem certeza que foi devolvida...???
Por enquanto...Tente consultar novamente pelo ctt.pt...Ainda acredito que sua remessa será entregue...(Qual modalidade de envio você usou...?)...
Se EFETIVAMENTE ocorrer a devolução dos documentos...Provavelmente não terá tempo hábil para colocar os documentos dentro da Conservatória antes do VP atual caducar...Sendo necessário realizar novo VP...
No grupo do Facebook o pessoal falou que tenho que enviar o pacto e 30 euros a mais.
Eu enviei um e-mail para eles e eles não responderam o que eu perguntei, só colocaram uma resposta quase que automática sobre os documentos necessários.
Lendo todas as infos pra Transcrição me surgiu uma dúvida:
a)Para filhos requerentes precisa incluir a certidão de nascimento ?
b)Caso não tendo infos da Igreja onde foi celebrado o casamento religioso teria algum problema?
Não tem problema não ter informações da Igreja, até porque nem todos casam no religioso!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).
2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
3. Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Se não for em língua portuguesa precisará da tradução juramentada apostilada.
4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente. (filho, no seu caso)
5. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade.Vale postal 120 euros. (quem assina é o filho que está requerendo)
Use o requerimento da página 1 deste tópico como exemplo, fazendo as adaptações necessárias.
Mais uma vez muito obrigado por sua ajuda e esclarecimentos!!
E nós correios: “ 04/10/2019
09:08
PORTUGAL / A entrega não pode ser efetuada - Cliente recusou-se a receber
Objeto será devolvido ao remetente“.
Enviei pelo prioritário no dia 23/09. O vale postal tem validade de 30 dias, certo?
Realmente...Em quatro anos por aqui é a primeira vez que vejo algo assim...
Problema é que ninguém pode ter certeza de quanto tempo vai levar para que você receba os documentos de volta...
Creio que já que aconteceu esse problema...Você deve manter a calma...Aguardar a chegada dos documentos em seu endereço...
Tentar descobrir o motivo da devolução...(Para que não aconteça de novo quando você reenviar os documentos)...
Quanto a emitir ou não um novo VP...Vai depende de quando os documentos vão chegar em suas mãos...
Pessoalmente...Creio ser recomendável que você emita novo VP e quando for fazer isso já procure se informar sobre como proceder para reaver o valor do VP anterior...
Acabei de receber um e-mail de Tondela dizendo que o meu Vale Postal caducou devido à freve deles e solicitando que eu envie um novo vale postal. Detalhe: cometí o erro de enviar os documentos apenas 2 semanas após a emissão do vale postal. Se eu tivesse enviado no mesmo dia não teria caducado.
Faça um novo VP o quanto antes...Digitalize o comprovante e envie como resposta a esse email que você recebeu de Tondela...Coloque no email também os dados do processo...Nome do requerente...Tipo de processo e a data em que os documentos chegaram á Tondela...
1- O filho requerente da mãe que ganhou a nacionalidade por atribuição precisa mandar a certidão de nascimento dele (além do RG) para a transcrição do casamento dela? Fui vendo os posts aqui mas não conseguir confirmar.
2- Qual seria o melhor lugar para mandar hoje em dia o pedido da transcrição? Já estou com tudo pronto
Obrigado!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13354/quanto-tempo-leva-a-transcricao-de-casamento-no-consulado-do-rj#latest
É o relato de uma forista.