DÚVIDA BISNETO

13»

Comentários

• Denise, foi ele mesmo que disse que eu poderia fazer no ACP. 
    Mas as respostas dele ficaram meio confusas.
    Ele achou a certidão de nascimento do meu avô, só que eu estranhei o numero: 13**2/2008. 
    A atribuição dele foi feita ano passado, em outubro...
    Vou digitalizar o CC do meu avô e os meus documentos, e enviar por email para ter mais certeza!
  • Não sei se fui mto claro: O que eu quis dizer é: O numero xxxx/2008 não quer dizer uma certidão que foi lavrada em 2008? Ou isso não tem nada a ver?
  • Confirmei hj com o Mário que o ACPorto continua fazendo, somente, atribuição de filho de português nascido em Portugal.

Quanto ao 2008 significa que é do ano de 2008. Mas pelo nº 13 mil, acredito que seja de 2012. O meu tem 1 ano e é 11 mil.

• Wladmir, 

Quando começou o processo do seu avô, não foi 2008?  Na certidão do seu avô deve constar o nº do assento e o nº do processo.

O meu registro foi feito pelo consulado de São Paulo no dia 08 de outubro de 2012, o assento é nº 4xxx/2012 , mas o nº do processo é 8xxx/2012.
  • Estranho isso! Pois fizemos pelo CGPSP, e demos entrada no dia 19/10/2012. Em 2008 eu nem sabia que tinha direito a Cidadania Portuguesa (rsrsrsr).
    Eu ainda acho que ele se confundiu....
    Vou digitalizar o CC do meu avô e enviar para ele verificar melhor!
  • É o melhor mesmo, pois assim tira da dúvida,. Talvez ele tenha se confundido com nomes parecidos, ou até tenha achado alguma assento de algum parente seu.
  • É então!
    Vou digitalizar hoje a noite o CC e enviar!
  • Olá, gente!

Meu bisavô era portugues e o seu filho (meu avô) Brasileiro e ambos ja morreram. Consigo a cidadania?

Obrigado.
  • Olá, Luiz Fernando!

Atualmente a lei de nacionalidade não permite nacionalidade para bisnetos, apenas para filhos e netos, se o seu avô filho do Português estivesse vivo, poderia fazer o processo dele e posteriormente fazer o seu, mas sendo ele morto, o vinculo se quebrou.

Sua mãe ou pai, sendo neto(a) do português em questão, poderia adquirir a nacionalidade por serem netos do português, mas apenas transmitiriam esta nacionalidade para os filhos menores de idade, ou seja, do mesmo jeito você não obteria a nacionalidade pela idade que tem.

Mas, as leis de nacionalidade mudam de vez em quando, pode ser que em um futuro próximo a lei mude e contemple casos como o seu.
  • imageHerмαηø Torres:
    Olá, Luiz Fernando!

Atualmente a lei de nacionalidade não permite nacionalidade para bisnetos, apenas para filhos e netos, se o seu avô filho do Português estivesse vivo, poderia fazer o processo dele e posteriormente fazer o seu, mas sendo ele morto, o vinculo se quebrou.

Sua mãe ou pai, sendo neto(a) do português em questão, poderia adquirir a nacionalidade por serem netos do português, mas apenas transmitiriam esta nacionalidade para os filhos menores de idade, ou seja, do mesmo jeito você não obteria a nacionalidade pela idade que tem.

Mas, as leis de nacionalidade mudam de vez em quando, pode ser que em um futuro próximo a lei mude e contemple casos como o seu.
    Esclarecido, Hermano. Uma pena, eu estava pensando em tentar uma vida por lá no futuro. Quem sabe eu dou sorte da lei mudar, haha. Obrigado pela explicação.
  • Bisnetos tem direito, dependo do caso, no meu caso meu bisavô era Português nascido em Portugal, meus avós conseguiram a nacionalidade por atribuição, agora é a vez do meu pai depois a minha, mesmo se meu avô falecer continuo tendo direito porque ele obteve a cidadania dele em vida 
  • Sim Douglas, foi como eu expliquei, mas é uma pena que no caso do Luiz o avô dele tenha morrido sem pedir a nacionalidade. 
  • voltei aqui para falar do status do processo de atribuição de minha avó,fui hoje aos correios,depois de tanta determinação e pela ajuda de amigos aqui da comunidade conseguiram achar o casamento de minha bisavó por um site chamado FAMILYSEARCH,se eu tivesse feito por consulado acredito que nunca conseguiria dar continuidade ao processo que apenas está começando,vale ressaltar que cada caso é um caso,foi exigida prova de casamento de meus bisavós porque ambos são portugueses parece que se um for brasileiro não precisaria,conforme informação do mário de ACPORTO,quaisquer novidades posto aqui..obg ;)
  • hj faz um mês que os docs de minha avó chegou ao AC PORTO e to sem respostas por parte do conservador...parece que há divergências nos nomes de meus bisavós e sem resposta de e-mail quanto tempo isso vai durar...
  • HOJE saiu a nacionalidade de minha avó... até que enfim! agora correr atrás da minha! obrigado a todos!
  • image♠ ° Leandroツ ♠ °:
    HOJE saiu a nacionalidade de minha avó... até que enfim! agora correr atrás da minha! obrigado a todos!
    Bom, então agora virou 'Dúvida Neto'.
  • Parabéns, Leandro.
  • Sim. Averbamento do casamento de sua avo tera obrigatoriamente que ser feito. Provavelmente foi seu avo que foi declarante na certidao do seu Pai(Mae). Essa e a unica duvida a ser provada as CRCs
  • Saiuuu

Saiu gente! Gracas a deus! Obrigado a todos que me ajudaram da comunidade pela paciencia e em especial o guilherme que achou a certidao de casamento dos meus bisas... E economizei muito fazendo sozinho... Deu bastante trabalho mas deu td certo ja peguei o cartao cidadao hj no consilado
  • Parabéns novamente.
    Tudo foi bem rápido!
  • Mais uma vez obrigada Denise, irei esse fim de semana verificar de perto o passaporte e tirar "essas  dúvidas" o portal que vc mencionou eu entrei no mesmo dia, fiz o cadastro e vi que são bem detalhados e precisos, eu sei onde minha mãe morou e até o distrito, alias, ainda tenho parentes lá.
    Você mencionou: " pedir uma certidão para tramite para menor" eu não entendi o termo "menor" se refere a minha mãe na época que viveu lá, seria possível eles terem tirado uma nova certidão dela lá? desculpe eu bombardear com tantas perguntas, mas é que minha mãe não tem muitas lembranças da época e é meio confusa devido a idade.
  • Renato,
    No Portal do Cidadao se concentram todos esses servicos. Se ela nao sabe qual é a Conservatoria, no Portal pode ser mais facil.
  • Concordo com a Denise, se a sua mãe conseguiu um passaporte português é porque ela antes conseguiu a certidao de nascimento portuguesa, o primeiro passo é vc conseguir este documento, para isso tem que procurar no cartório da região onde ela morou em Portugal (consegui minhas certidoes de nascimento portuguesas todas via internet, os cartórios estão on-line, facilita muito).

Depois vc tem que decidir se vc vai pedir a sua cidadania ou apenas sua filha, pois são 2 processos diferentes.
  • Zenaide,
    Como ela nasceu no Brasil é possivel que seus avos tenham pedido a atribuicao de cidadania portuguesa para ela, pois eles eram portugueses. Entao, sempre quando se solicita uma nacionalidade é emitida uma certidao de nascimento nova. Nessa certidao deveria aparecer que ela nasceu no Brasil em tal data, etc. etc.
    No portal do cidadao quando voce solicita uma certidao de nascimento ha um custo. Acontece que se essa certidao vai ser usada para fazer tramites relacionados com um menor de idade, nao ha que pagar.

• Estava vendo no Portal e nao encontrei a opcao que lhe mencionei acima. Se nao a encontra, faca um pedido normal.
  • Zenaide boa sorte para voce. Estou passando por aqui para lhe desejar todo o sucesso do mundo nesse processo. A luta é grande mais voce vai conseguir. Todos aqui, atravessamos o mesmo oceano que voce irá atravessar. As provas serão duras, porém lhe garanto com toda a certeza o sabor da vitória é indescritível. Eu me lembro, que nunca tive uma alegria tão grande, quando recebi em minha casa, minha certidão como Cidadão Português e saber que poderia gozar de todos os atributos concedidos pela União Européia. Nunca desista, insista e persista em seu objetivo, por voce nunca estará só, pois essa comunidade estará sempre aqui para lhe ajudar, a alcançar o seu objetivo...Boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.