Obrigado pela ajuda de todos pessoa,estive lendo que o processo de naturalização é um processo burocrático e delicado e que para ter o mesmo é obrigatório comprovar alguma relação com portugal, isso procede?ou é uma das lendas iguais aquelas que "posso perder minha nacionalidade brasileira" que é falsa,e também sei que é cedo ainda perguntar mas é uma curiosidade,no processo de naturalização sendo meu pai falecido vou ter que enviar a certidão de óbito dele junto?por que como vão saber se estou "querendo pular geração" e se realmente ele faleceu.obrigado.
Eu mandarei a certidão de óbito do meu Pai....por desencargo de consciência...Referente a "ligação com PT" no nosso caso, eu CREIO que não tenha nada a ver, pois somos descendentes diretos....isso tem a ver qdo vc é casado com uma Tuga....(EU ACHO)
Certo, obrigado!Já providenciei no cartório as certidões de inteiro teor novamente.Agora tenho que achar a data e local do casamento dos meus bisavós para requerer a averbação do casamento deles,uma vez que não está descrito na certidão de bastismo,sabe onde posso requerer isso além do consulado?pois liguei hoje para lá e me disseram que é impossível requerer a averbação do casamento dos meus bisavós sem saber data e local,sei que em alguns casos algumas pessoas conseguiram a atribuição sem estar especificado o casamento na certidão deb atismo e sem a averbação do casamento,porém é um risco e gostaria de fazer tudo certo para que não haja problemas futuramente,
♠ ° Leandroツ ♠ °: Certo, obrigado!Já providenciei no cartório as certidões de inteiro teor novamente.Agora tenho que achar a data e local do casamento dos meus bisavós para requerer a averbação do casamento deles,uma vez que não está descrito na certidão de bastismo,sabe onde posso requerer isso além do consulado?pois liguei hoje para lá e me disseram que é impossível requerer a averbação do casamento dos meus bisavós sem saber data e local,sei que em alguns casos algumas pessoas conseguiram a atribuição sem estar especificado o casamento na certidão deb atismo e sem a averbação do casamento,porém é um risco e gostaria de fazer tudo certo para que não haja problemas futuramente,
ps:só sei que foram casados em portugal porque na certidão de inteiro teor de minha avó do ano passado eles declararam casados em portugal,porém sem detalhes.
Pergunte aos seus parentes mais velhos, talvez eles saibam, onde e quando seus bisavós se casaram. Pode ser que seja na freguesia onde nasceram e muito provável que um ano antes do nascimento do filho mais velho.
Al Tri: Na certidao de nascimento de sua vó quem declarou ? Se é alguem que detem a nacionalidade portuguesa pelo Porto a principio nao precisa a averbação.
Bom quem certificou a certidão foi o escrevente brasileiro,a declaração foi os pais dela,ambos portugueses presentes.
E que o batismo se dava so com o pre nome e a declaraçao esta com o nome completo.
E o Porto que esta exigindo a averbaçao ? Faça.
Sim,estão exigindo,estou procurando algum documento que traga as info do casamento,porém há outras forma de obter nome completo deles ex: certidao de nascimento inteiro teor,óbito etc.
Pessoal,estava preenchendo o formulário para atribuição da minha avó e surgiu uma dúvida : NO NOME , escrevo o nome de casada dela (que está no RG) ou de solteira?ambos nomes encontram na certidão de nascimento dela.
Quando fiz o processo da minha mãe preenchi com o nome de casada, pois foi assim que ele assinou presencialmente no final do formulário.(mod. 1C). Deu tudo certo.
A certidão portuguesa saiu com o nome de solteira.
Bom escrevi o nome de CASADA,porque ela assinou com esse nome,e o cartório exigiu o mesmo.
Estou com um problema agora: Na certidão de minha avó está escrito que meus bisavós foram casados em portugal,vasculhei os documentos e finalmente achei que foram casados em Outeiro Seco,Chaves em 1920,em uma carteira de saúde brasileira,enviei e-mail para tentar achar o casamento de 1920,1919 ou 1918 e não foi encontrado,Segundo o Mário(funcionário do ACPORTO) disse que é preciso ter o casamento de meus bisavós para continuar o processo de atribuição de minha avó, e o consulado disse o mesmo! O que faço?tive a ideia de ir ao cartório pedir para emitir uma outra certidão de nascimento dela sem essa informação dizendo que é falsa porque não há registro de casamento algum em Portugal,e que esse documento iria pra lá,agora não sei se ele farão isso... acho que estou perdido rsss...
Não entendi,como vou fazer a averbação de casamento de meus bisavós que Não Foi encontrada?averbar algo que nao foi encontrado?enviei e-mail para crc de chaves,para o mário e tb fui ao consulado,e ambos me responderam que sem certidão de casamento não se pode fazer a atribuição de minha avó,porque tem que legalizar a documentação de meus bisavós primeiro,mas preciso encontrar o casamento,uma vez que as datas estão errada,ou nunca houve casamento ou não teve registro por algum problema....mas ,estou vendo o que irei fazer.
De batismo tenho! mas na mesma não está averbado o casamento,falta a prova de casamento que estão exigindo que é obrigatório pelo casal ser português,mas sem sucesso até agora com as informações de casamento que tenho.
A igreja é paroquial de são miguel de outeiro seco ,concelho de chaves diocese de Braga , pela internet não consegui nenhum telefone ou e-mail para eu entrar em contato ,alguém sabe por onde posso obter essas informações e quem pode me ajudar para verificar isso?
Quando precisei de uma certidão de Outeiro Seco pedi pelo email- correio@advrl.org.pt, , mandei um requerimento, em 4 dias mandaram a resposta que haviam encontrado. Boa sorte.
Quando precisei de uma certidão de Outeiro Seco pedi pelo email- correio@advrl.org.pt, , mandei um requerimento, em 4 dias mandaram a resposta que haviam encontrado. Boa sorte.
Luiza não há certidões de casamento na crc então tenho que verificar na paróquia onde nasceram onde possivelmente se casaram,acredito que meus bisavós não se casaram no civil.
Leandro, A localizacao de uma certidao depende do ano em que se deu o evento. Antes de 1910 nao havia registro civil em Portugal e as igrejas eram as responsaveis. Se a sua certidao é de antes de 1910 pode procurar no arquivo distrital da sua regiao. Depois de 1910, nas conservatorias. Tambem está o portal do cidadao onde, tendo as datas corretas, voce pode solicitar.
Segundo as informações que encontrei eles foram casados em 1920 ,porém não registros na conservatória de Chaves,então me aconselharam para verificar na paróquia de onde foram batizados que muito provavelmente o casamento foi realizado lá,porém fiz pesquisas e não achei algum telefone ou e-mail dessa tal paróquia,acho que vou enviar um e-mail para a crc de chaves para ver se eles podem me informar...
Os portugueses se casaram em alguma paróquia do Distrito de Vila Real?
Porque o Arquivo Distrital de Vila Real detém documentação produzida pela quase totalidade das paróquias do distrito, a certidão de batismo(nascimento) dos seus bisavós que o consulado emitiu provavelmente foi encontrada lá, como antigamente eles registravam tudo em livros nas paróquias e essas paróquias não tem espaço para guardar tantos documentos antigos, é bem provável que o registro de casamento deles também se encontre por lá. Enquanto vc não consegue entrar em contato com a paróquia, tente o Arquivo, mande um email com todos os dados possíveis:
Só não entendi, porque "Igreja é paroquial de são miguel de outeiro seco ,concelho de chaves diocese de Braga" não entendi, Por que Braga?, Se Outreiro Seco fica no Distrito de Vila Real?
Herмαηø Torres: Só não entendi, porque "Igreja é paroquial de são miguel de outeiro seco ,concelho de chaves diocese de Braga" não entendi, Por que Braga?, Se Outreiro Seco fica no Distrito de Vila Real?
Já enviei e-mail para eles,porém mandaram eu enviar e-mail para a crc de chaves ,o qual mandei e-mail tb e me responderam que não há registros de casamento... na questão escrito Braga,não sei lhe dizer,só escrevi o que estava escrito na certidão.
Herмαηø Torres: Só não entendi, porque "Igreja é paroquial de são miguel de outeiro seco ,concelho de chaves diocese de Braga" não entendi, Por que Braga?, Se Outreiro Seco fica no Distrito de Vila Real?
Até 1922, o distrito de Vila Real pertencia à diocese de Braga. Somente em 1922 foi criada a diocese de Vila Real.
Se vc já mandou um Email para o Arquivo Distrital de Vila Real e eles não encontraram, mesmo eles sendo os responsáveis pelos registros paroquiais de Outeiro Seco, devido as circunstâncias, mande então, um e-mail para o Arquivo Distrital de Braga também... quem sabe né?
Meu processo agora sera por Naturalização, já que meu pai faleceu em novembro passado (não deu tempo de fazer a atribuição dele). Deveria enviar o processo para a CRC de Lisboa.
Estava trocando emails com o Sr Mario Vales do AC Porto, e ele me disse que eu poderia fazer o processo por lá. Eu acho que ele se confundiu, ou realmente procede a informação?
Comentários
A localizacao de uma certidao depende do ano em que se deu o evento. Antes de 1910 nao havia registro civil em Portugal e as igrejas eram as responsaveis. Se a sua certidao é de antes de 1910 pode procurar no arquivo distrital da sua regiao. Depois de 1910, nas conservatorias.
Tambem está o portal do cidadao onde, tendo as datas corretas, voce pode solicitar.
Conservatoria do Registo Civil de Braga
Os portugueses se casaram em alguma paróquia do Distrito de Vila Real?
Porque o Arquivo Distrital de Vila Real detém documentação produzida pela quase totalidade das paróquias do distrito, a certidão de batismo(nascimento) dos seus bisavós que o consulado emitiu provavelmente foi encontrada lá, como antigamente eles registravam tudo em livros nas paróquias e essas paróquias não tem espaço para guardar tantos documentos antigos, é bem provável que o registro de casamento deles também se encontre por lá.
Enquanto vc não consegue entrar em contato com a paróquia, tente o Arquivo, mande um email com todos os dados possíveis:
E-mail: correio@advrl.org.pt / mail@advrl.dglab.gov.pt
Procure no site do Arquivo Distrital de Vila Real. Eles tem os registros paroquiais de Outeiro Seco.
Quem sabe consegue algo ai.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/
Boa Sorte!
Me surgiu uma duvida boba:
Meu processo agora sera por Naturalização, já que meu pai faleceu em novembro passado (não deu tempo de fazer a atribuição dele). Deveria enviar o processo para a CRC de Lisboa.
Eu acho que ele se confundiu, ou realmente procede a informação?
Esclareca com o Sr. Mario, pois se ele lhe responde que pode fazer pelo Porto seguramente será más rápido.