DÚVIDA BISNETO
Pessoal ano passado estava reunindo os documentos para tentar tirar minha cidadania portuguesa,não sei se ainda tenho direito,segundo o consulado de Santos eu não tenho direito,porém alguns advogados e pessoas dizem que possuo direito em obter a cidadania,situação:
Bisavós - Portugueses (falecidos)
Avó - VIVA ( Brasileira sem cidadania)
Pai - ( falecido sem cidadania)
Eu(querendo obter cidadania por bisavós) é possível ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Peça a cidadania da sua avó por ATRIBUIÇÃO e a sua por NATURALIZAÇÃO.
Meu caso é idêntico ao seu...
Leandro,
vc sabe a data e o local de nascimento de pelo menos 1 de seus bisavós? É necessário para conseguir a atribuição de sua avó.
O "Guia de Ajuda" está lá junto do perfil da comunidade.
O objetivo desta comunidade é que as pessoas consigam a nacionalidade de forma INDEPENDENTE, sem a necessidade de advogados.
Chaves é o Concelho que conta com + de 50 Freguesias.
Dá uma olhada aqui: http://www.etombo.com/concelho/chaves.ht ml
Quando disse 'local' quis dizer Freguesia e 'data' é data...
No site acima tem os links onde é possível pesquisar online, mas acho que com tão pouca informação fica bem difícil.
Solicitei o Batismo dele, em menos de 15 dias corridos chegou!!
Leandro,
vc está por aqui desde julho/2011, localizou a certidão dos bisavôs, precisa providenciar a atribuição da avó para conseguir a sua; então, está esperando o que?
Outra coisa, não precisa tirar os documentos, basta o assento de nascimento.
Eu providenciava já pelo Porto, em menos de 1 mês estaria pronta.
Após o falecimento, não faria, nem com o formulário já assinado, nem com procuração, nem com advogado, nem...
Al Tri,
aonde vc viu que o Porto não faz, até onde sei o ACPorto para a nacionalidade funciona como uma extensão da CRC-Lisboa, somente com a limitação dos pais terem nascido em Portugal.
Leandro,
onde li enviar docs para Lisboa, vc queria dizer Porto, certo?
O seu caso é igual ao do Wladmir Jordão, com a diferença que ele já fez a atribuição do avô.
Vc só precisa do consulado de Santos para legalizar documentos. As certidões dos seus bisavós podem ser enviadas cópias simples dessas que vc tem (por curiosidade são impressas em computador e tem a averbação do casamento?). Com os documentos que vc já tem, mesmo tendo de solicitar nova certidão de sua avó, já pode preencher o formulário 1C, ver o melhor dia para levar sua avó ao cartório para o reconhecimento por autenticidade, ou talvez até conversar com o pessoal do cartório para colher a assinatura em casa. E se tiver dúvidas dirimi-las aqui. É só perguntar.
Catarina,
dá uma olhada no tópico abaixo (26 out).
O ACPorto só faz nacionalidade por atribuição e no form. 1C não tem nenhuma menção a dados de avô.
Leandro,
valeu, pensei que eles tinham transcrito o assento de batismo para os "meios informáticos". Desculpe ser insistente, mas vc vai esperar o tempo do consulado fazendo por lá? Como disse, vc só precisa do consulado para legalizar documentos.
Dê uma olhada no form.1C: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_ registral/registos-centrais/docs-da-naci onalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/ downloadFile/attachedFile_10_f0/Artigo_6 -1_cheque.pdf?nocache=1336406043.94