DÚVIDA BISNETO

Pessoal ano passado estava reunindo os documentos para tentar tirar minha cidadania portuguesa,não sei se ainda tenho direito,segundo o consulado de Santos eu não tenho direito,porém alguns advogados e pessoas dizem que possuo direito em obter a cidadania,situação:

Bisavós - Portugueses (falecidos)
Avó - VIVA ( Brasileira sem cidadania)
Pai - ( falecido sem cidadania)

Eu(querendo obter cidadania por bisavós)  é possível ? 
«13

Comentários

  • Vc tem direito sim!!

    Peça a cidadania da sua avó por ATRIBUIÇÃO e a sua por NATURALIZAÇÃO.

    Jaja aparece o pessoal ai pra dar os contatos do Sr Mario Vales do  AC Porto... Depois vc manda seu pedido de Naturalização pela CRC de Lisboa....
    Meu caso é idêntico ao seu...
  • Olá Leonardo,

     Como o Wlad explicou, você terá que fazer o processo de sua avó por atribuição e posteriormente o seu por naturalização.

    O processo de sua avó poderá ser feito pelo Arquivo Central do Porto, é rápido seguro e eficiente, ou até mesmo na CRC se quiser esperar de 3 a 4 meses.
    O seu processo poderá ser feito exclusivamente na CRC ou no consulado, no seu caso acho que é melhor fazer pela CRC já que segundo o consulado vc não teria direito, então, já deu pra perceber que eles não estão por dentro do assunto, melhor não correr riscos e fazer pela CRC.
      
    Para saber quais são os documentos necessários para cada processo, contatos e etc, recomendo que dê uma lida no guia de ajuda, ele ajuda bastante...  outras duvidas, pergunte por aqui no tópico. 
  • Oi Wladmir! voce conseguiu dessa forma?

    Desculpe a ignorancia mas o que é CRC? onde está esse guia Hermano,voce tem alguma empresa para me indicas advogados etc?
  • imageWladmir Jordão:
    Vc tem direito sim!!

    Peça a cidadania da sua avó por ATRIBUIÇÃO e a sua por NATURALIZAÇÃO.

    Jaja aparece o pessoal ai pra dar os contatos do Sr Mario Vales do  AC Porto... Depois vc manda seu pedido de Naturalização pela CRC de Lisboa....
    Meu caso é idêntico ao seu...
    Oi Wladmir! voce conseguiu dessa forma na mesma situação a sua cidadania?
  • Leandro,

                    vc sabe a data e o local de nascimento de pelo menos 1 de seus bisavós? É necessário para conseguir a atribuição de sua avó.

                    O "Guia de Ajuda" está lá junto do perfil da comunidade.

                    O objetivo desta comunidade é que as pessoas consigam a nacionalidade de forma INDEPENDENTE, sem a necessidade de advogados.

                    

  • imageGuilherme Moreira dos Santos:

    Leandro,

                    vc sabe a data e o local de nascimento de pelo menos 1 de seus bisavós? É necessário para conseguir a atribuição de sua avó.

                    O "Guia de Ajuda" está lá junto do perfil da comunidade.

                    O objetivo desta comunidade é que as pessoas consigam a nacionalidade de forma INDEPENDENTE, sem a necessidade de advogados.

                    

    Oi o local de nascimento é Chaves e nascida em  1898 rs
  • Chaves é o Concelho que conta com + de 50 Freguesias.

    Dá uma olhada aqui: http://www.etombo.com/concelho/chaves.html 

    Quando disse 'local' quis dizer Freguesia e 'data' é data...

    No site acima tem os links onde é possível pesquisar online, mas acho que com tão pouca informação fica bem difícil.

  • Chaves - Outeiro Seco - 20/02/1898 
  • image♠ ° Leandroツ ♠ °:
    Oi Wladmir! voce conseguiu dessa forma na mesma situação a sua cidadania?
    Eu ainda não consegui! Enviarei meu processo a CRC (é tipo um Cartório Central que tem em Portugal) agora em Janeiro... Já respondi teu scrap...qqr coisa "tamo ai"....rsrsrs
  • Olá Leandro, os colegas acima já te responderam as perguntas que fizeste, sobre a certidão de nascimento do seu bisavô (na verdade certidão de batismo) como ele nasceu a mais de 100 anos provavelmente este documento esta sobre posse do Arquivo Distrital de Vila Real, entre em contato com eles por email ou telefone se preferir, e peça para fazerem uma busca, quando eles acharem te notificam, você paga e recebe pelo correio a certidão dele.

    Site do Arquivo Distrital de Vila Real:   http://www.advrl.org.pt/

    Tente pesquisar você mesmo pelo site: http://www.advrl.org.pt/documentacao/pesquisa_navv2.html  em grupos de arquivos selecione "paroquiais" e depois selecione "outeiro seco" 

    Caso o sistema não ache, não se preocupe, as vezes o sistema não acha mas mandando um e-mail para eles, eles acabam encontrando.

    Boa Sorte!

  • O do meu avô tbm é de Vila Real. Pessoal MUITO atencioso e eficiente!!
    Solicitei o Batismo dele, em menos de 15 dias corridos chegou!!

    O email deles é crc.vilareal@dgrn.mj.pt 

    Meu contato lá foi com a Maria Manuel, muito atenciosa!
  • Meu BISAVÔ, não meu avô...desculpem...
  • Pessoal eu ja tenho a certidao de nascimento dos meus bisavós que pedi no consulado de santos ano passado..nao se ainda vale vou tentar..são tantas informações que fico até confuso de todas as documentações..vou tentar tirar a nacionalidade da minha avó pelo consulado de santos que é todo enrolado e não gostam muito de dar informação...obrigado!dificil tb vai ser levar minha avó no dia para a biometria porque ela tem dificuldades pra andar me deram a ideia de eu procurar um advogado para fazer uma procuração caso nesse meio tempo ela possa falecer que daí com a procuração mesmo ela falecida eu consigo...nao sei oq acham?abs
  • Leandro,

                    vc está por aqui desde julho/2011, localizou a certidão dos bisavôs, precisa providenciar a atribuição da avó para conseguir a sua; então, está esperando o que?

                    Outra coisa, não precisa tirar os documentos, basta o assento de nascimento.

                    Eu providenciava já pelo Porto, em menos de 1 mês estaria pronta.

                    Após o falecimento, não faria, nem com o formulário já assinado, nem com procuração, nem com advogado, nem...

    **************

    Al Tri,

              aonde vc viu que o Porto não faz, até onde sei o ACPorto para a nacionalidade funciona como uma extensão da CRC-Lisboa, somente com a limitação dos pais terem nascido em Portugal.

  • imageAl Tri:

    Esta nacionalidade o Porto nao faz por ser antes da Republica.

    Talvez consigas visualizar on line este batismo: http://etombo.com/

     

    Faz sim Al, o Senhor Mário vez o processo do meu avô, sendo o pai dele nascido a 122 anos atrás...
  • imageGuilherme Moreira dos Santos:

    Leandro,

                    vc está por aqui desde julho/2011, localizou a certidão dos bisavôs, precisa providenciar a atribuição da avó para conseguir a sua; então, está esperando o que?

                    Outra coisa, não precisa tirar os documentos, basta o assento de nascimento.

                    Eu providenciava já pelo Porto, em menos de 1 mês estaria pronta.

                    Após o falecimento, não faria, nem com o formulário já assinado, nem com procuração, nem com advogado, nem...

    **************

    Al Tri,

              aonde vc viu que o Porto não faz, até onde sei o ACPorto para a nacionalidade funciona como uma extensão da CRC-Lisboa, somente com a limitação dos pais terem nascido em Portugal.

    Sim eu estou aqui desde julho estava todo animado para fazer esse processo mas nesse meio tempo meu pai morreu,daí já nao quis mais e agora resolvi de novo tentar fazer,segundo o consulado a certidão  de inteiro teor da minha avó precisa ter menos de 1 ano,precisarei fazer de novo,essa semana irei no consulado de novo ou ligar pra ver a documentação que precisa ser feita tudo direito para enviar os docs pra Lisboa.
  • imageAl Tri:

    Como o mundo e dinamico, confirme.

    mario.m.ferreira@irn.mj.pt

    esse é seu email?
  • Esses são os e-mails do Mário Vales, Leandro, postei umas coisas no Guia de Ajuda, vai lá ver...

    Al, 
    Também não entendi, mas ele fez o do meu avô 
  • Leandro, dá uma lida no guia de ajuda... já achei mt coisa lá...

    Al,

    Também já usei o Porto, minha bisavó nasceu em 1885...

    Aproveitando....

    Alguém ai sabe em qual cartório devo reconhecer documentos de outros estados para poder mandar uns documetos para o consulado do RJ onde moro? 

    Obrigada! 
  • Leandro,

                     onde li enviar docs para Lisboa, vc queria dizer Porto, certo?

                     O seu caso é igual ao do Wladmir Jordão, com a diferença que ele já fez a atribuição do avô.

                     Vc só precisa do consulado de Santos para legalizar documentos. As certidões dos seus bisavós podem ser enviadas cópias simples dessas que vc tem (por curiosidade são impressas em computador e tem a averbação do casamento?). Com os documentos que vc já tem, mesmo tendo de solicitar nova certidão de sua avó, já pode preencher o formulário 1C, ver o melhor dia para levar sua avó ao cartório para o reconhecimento por autenticidade, ou talvez até conversar com o pessoal do cartório para colher a assinatura em casa. E se tiver dúvidas dirimi-las aqui. É só perguntar.

    ********************

    Catarina,

                     dá uma olhada no tópico abaixo (26 out).

                   

               O ACPorto só faz nacionalidade por atribuição e no form. 1C não tem nenhuma menção a dados de avô.

              

  • image

               O ACPorto só faz nacionalidade por atribuição e no form. 1C não tem nenhuma menção a dados de avô.

              

    guilherme quanto a sua pergunta a certidao nao é pelo computador parece uma xerox de um livro bem mal tirado e dificil de ler..quem me deu isso foi o consulado de santos que pedi lá e averbação do casamento não sei se tem,como disse essa semana vou ver direito o que precisa ser feito no consulado..ainda to meio confuso com tantas informações quero saber passo a passo.
  • Leandro,

                    valeu, pensei que eles tinham transcrito o assento de batismo para os "meios informáticos". Desculpe ser insistente, mas vc vai esperar o tempo do consulado fazendo por lá? Como disse, vc só precisa do consulado para legalizar documentos.

                    Dê uma olhada no form.1C: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_10_f0/Artigo_6-1_cheque.pdf?nocache=1336406043.94

  • imageGuilherme Moreira dos Santos:

    Leandro,

                    valeu, pensei que eles tinham transcrito o assento de batismo para os "meios informáticos". Desculpe ser insistente, mas vc vai esperar o tempo do consulado fazendo por lá? Como disse, vc só precisa do consulado para legalizar documentos.

                    Dê uma olhada no form.1C: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_10_f0/Artigo_6-1_cheque.pdf?nocache=1336406043.94

    gente sou leigo no assunto rs..eu ia pedir informação no consulado sei lá é o  único lugar que posso recorrer além da ajuda daqui claro..guilherme voce conhece todo o processo?vc ja fez?abçs!
  • pessoal quem puder me ajudar que tem mais conhecimento no assunto só pra eu nao encher ou poluir aqui a comunidade me add no msn leandro.allves@hotmail.com ou facebook: leandroalves234@gmail.com abçs e obrigado.
  • Leandro,

    Que coincidência! Meu avô também era de Outeiro Seco. 

    Enviei os documentos da minha mãe pra a CRC de Lisboa em 20/12/ 2011 e em 02/04/2012 eles fizeram o registro dela, dizem que pelo Porto é mais rápido, mas na época eu não sabia disso.

    Os documentos que você precisa para mandar são:

    1) registro de nascimento do português para poder preencher os dados no formulário mod. 1C,  pode enviar uma cópia simples para facilitar a busca que eles farão lá.  Em alguns casos eles pedem que o casamento esteja averbado, o  do meu avô não estava  e não teve problema.

    2) registro de nascimento em Inteiro Teor da sua avó. Tem q reconhecer firma do escrevente,  em seguida enviar ao Itamaraty, depois  legalizar no consulado. (selo branco).

    3) formulário mod. 1C preenchido e assinado  por sua avó na presença de um funcionário do cartório. (firma por autenticidade)

    4) cópia autenticada do RG ou passaporte da sua avó.

    5) ir ao correio e pagar através do vale internacional o valor de 175 euros,  preencher  o número do comprovante no mod. 1C, tirar xerox do comprovante e juntar aos outros docs. 

    Por todos os docs num envelope e mandar por sedex para Lisboa ou Porto.

    Todas essas informações tem no Guia de ajuda da comunidade. 

  • Se puder,  faça o mais rápido possível, pois caso aconteça de sua avó falecer você perderá o direito de pedir a sua naturalização,  Boa sorte.
  • Obrigado! vou correr o mais rápido possível sim tenho só mais 2 dúvidas nao sei se vao saber me explicar como eu disse anteriormente eu emiti a certidao de inteiro teor da minha avó e a certidão dos meus bisavós pelo consulado(que tem que fazer um esforço imenso pra ler porque é tipo xerox de livro) em 2011 será que vou ter que emitir novamente?porque no site do consulado de santos está escrito que na certidão de inteiro teor tem que ser 6 meses desde da emissão no máximo para enviar pra portugal,outra dúvida se minha avó falecer no processo da minha naturalização eu consigo ainda?mesmo ela falecida com a atribuição?chega rs não perguntarei mais nada hehe obrigado mesmo pela força pessoal
    imageA.Luiza Tk:
    Se puder,  faça o mais rápido possível, pois caso aconteça de sua avó falecer você perderá o direito de pedir a sua naturalização,  Boa sorte.
  • Sim Leandro, as certidões tem apenas 6 meses de validade!

    Posso estar errado, mas não tem nada a ver essa história de falecimento. Sua avó não precisa assinar nada para enviar para PT. Ela é Portuguesa e vc é o 2º na linha...tem direito a Naturalização....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.