Meu processo 3***/2018 numerado em 23-03-2018 via CG SP entrou em diligência para confirmar quais do meus nomes eram próprios e sobrenome (!?!?!?! sendo que preenchemos o formulário no consulado discriminando esses apontamentos).
A funcionária do consulado me disse que o processo retorna para o final da fila e que não pode fazer nada , já que foi uma diligência do CRC. O que a mesma me sugeriu foi enviar um e-mail solicitando (implorando) para o meu processo ter a continuidade normal, sem voltar ao final da fila.
Mas eu já esperava isso de entrar para o final da fila, infelizmente. O que não entendo é pq o processo da @Lis não foi concluido, já que a diligência dela foi tratada no final de Dezembro e teve gente aqui no grupo que deu entrada no processo em janeiro e já está concluído.... Será que existe uma fila diferente para os com diligência?
@Mila concordo com você, já realizamos muitas coisas antes de levarmos os documentos ao consulado. Autenticamos, Apostilamento entre outros..... As vezes me pego pensando se realmente faz sentido demorar essa tempo todo... apenas meu humilde pensamento...
1) Seus pais eram casados antes do seu nascimento? Não.
2) Qual o mês e ano do seu nascimento? 01/64
3) Quem foi o declarante do seu nascimento? Meu Pai
4) Quanto tempo após o seu nascimento foi feita o registo no cartório? 1 dias após.
5) Ambos (pai e mãe) são portugueses? Sim
6) Você fez a sua atribuição através da sua mãe? Pelo Pai e Mae
Os documentos foram analisados pelo Consulado e enviados para Lisboa. A Diligência foi solicitada pelo cartório e pelo que percebi o consulado engavetou, somente colocou a andar após eu conseguir falar com a pessoa que cuidava do processo. Agora, se a exigência é Pai ou Mãe ou ambos, pq fazer essa exigência de comprovação da mãe se eu estaria coberto pelo pai???
@humberto_jb Segue reposta que recebi hoje de Lisboa, após eu dar uma cobrada neles:
Exmª Senhora(a) Dada a enorme quantidade de processos instruídos pelos Consulados diariamente, esclarece-se que os processos em reapreciação, isto é, com diligencias solicitadas aos Consulados, de acordo com orientação superior, encontram-se a ser reapreciados nesta Conservatória, de acordo com a data de entrada do processo em sistema e no caso presente, também do seu posicionamento na lista de diligências tratadas (no caso, 07-08-2018) , podendo por isso a sua reapreciação poder estar sujeita a alguma demora, não sendo contudo possível dar previsão para a finalização do processo. Informa-se ainda que os processos só serão trabalhados com carácter de urgência, se o pedido fôr devidamente fundamentado e acompanhado de prova documental fidedigna da urgência alegada, que possa justificar a prioridade relativamente a outros processos mais antigos que aguardam no sistema a integração de assento, pedido este que está sujeito a decisão superior Desde já se alerta que o motivo muitas vezes alegado –“viagens”, não está a ser motivo bastante para o processo poder ser trabalhado prioritariamente. O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados, excetuando apenas os processos de menores de idade que são considerados prioritários.
Quando o registo estiver integrado o Consulado informará V.Exª. Apenas os processo de menores têm tratamento prioritário.
@Mila não acredito q processos q sofram diligências junto ao consulado voltem ao final da fila.O q sei é q processos q são pedidos diligências extras são para confirmar informações que constam nas certidões devido ao elevado número de fraudes constatadas pelas conservatórias.
A funcionária do consulado foi simpática comigo e soltou algumas informações: realmente o processo de diligencias voltam para o final da fila , mas uma fila das digilencias;
Ela deu a entender que o CG Sao paulo é totalmente dependente da conservatoria. O unica parte do processo que eles participam, é a triagem e o cadastro do assento. A avaliacao especifica e a integracao é pela Conservatoria. Entao, mesmo eles fazendo a triagem e estando tudo ok, se o funcionario do Crc duvidar de algo, o consulado nao pode fazer nada a nao ser responder a diligencia.
No meu caso, tenho junior no meio do nome completo, fazendo parte do nome e nao do sobrenome, como se ele estivesse no final do nome. Entao , mesmo preenchendo o formulario e a triagem do consulado esta ok, se eles desconfiam , eles questionam como o Vlad disse, evitar fraudes.
Aguardar agora. Pelo que acompanho, o meu processo foi analisado agora e se estivesse tudo ok, daria 8 meses de processo completo ( atribuicao para filho) .
Minha irma entrou com o processo no mesmo dia e nao teve diligencia. Vou informando vcs, espero agora dar uma nocao de quanto de plus terei no tempo total do processo: 2meses, 6 meses, 8 meses? Rs
@Mila essa verificação que vc diz que existe nos consulados nem sempre é segura e as conservatórias tem todo o poder para questionar e exigir informações adicionais que acham relevantes para o processo.Por isso não recomendamos fazer os processos pelos consulados.
@iangoo e demais colegas, comunico que minha solicitação está aprovada. Processo enviado à CRC Lisboa em 29/03/2018. O E-mail de confirmação do consulado de São Paulo chegou hoje 21/09/2018. Positividade a todos! Nos vemos na Europa!
@mila, o consulado de São Paulo confirmou a entrada no sistema em 23/02/2018. Fiz um follow up em agosto, cuja resposta foi que o processo levaria de 7 meses a 1 ano. E hoje 21/09/2018 fui surpreendido da sua conclusão.
Em seu processo foi aberta uma diligência que já foi tratada e respondida. Caso queira tentar um adiantamento do prazo de deferimento, poderá encaminhar e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt ou rcentrais.consulados@irn.mj.pt e informar o nº do processo de nascimento 3216/2018 deste Consulado Geral. Caso te respondam positivamente, favor me comunicar que dou continuidade ao pedido.
Pelo texto, dá entender que o CRC Lisboa avalia tudo e vai dando um "ok" para o consulado dar continuidade ao processo?
@joaotma que estranho, você disse que resolveu o problema e mandou os papeis pra eles em julho/2017 mas no e-mail da CRC eles estão dizendo que a sua diligência foi tratada no dia 07/08/2018 !!
@babilopes também não entendi por que não foi finalizado meu processo ainda, estava contado que fosse analisado junto com as pessoas que deram entrada em dez/2017, só que nada até agora. Se tiver mesmo uma lista de diligências eles estão mais atrasados que os processos normais, é muito estranho..
Eu fui ao consulado semana passada e consegui me informar sobre o motivo da diligência, o meu caso é parecido com o do @joaotma, ela me disse que quando os pais não são casados no momento do registro do nascimento da criança sempre dá problema!! No meu caso o meu pai é o português e eles pediram uma prova de paternidade, só que como foi ele que assinou minha certidão de nascimento não era para dar problema, eles reenviaram a minha certidão alegando isso...
A moça também me disse que nos casos em que mãe é a portuguesa é muito normal eles negarem o pedido de nacionalidade, porque a mãe não assina a certidão de nascimento ai não existe prova de maternidade. Isso tudo só por eles não serem casados!! É ridículo...
[LISTA DILIGÊNCIAS] Completei ai das ultimas pessoas que falaram ter tido diligências, vejam se está ok e completem o que falta pra gente poder ter um controle e uma ideia de quando serão finalizados os nossos processos.
Lis Leal: ** Entrada: Consulado de Curitiba Processo 1xx/2017 Numerado: 05/05/2017 Diligência tratada: 29/12/2017 FASE: Por Integrar Centrais
Babilopes: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 46XX/2017; Entrada em 05/09/2017; Diligência tratada em 21/05/2018 FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018 FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Joaotma ** Entrada: Consulado de ? Processo ?/2016 Numerado: março/2016 Diligência tratada: 07/08/2018 FASE: Por Integrar Centrais
humberto_jb ** Entrada: Consulado de São Paulo Processo 32xx/2018 Numerado: 23/03/2018 Diligência tratada: setembro/2018 FASE: Por Integrar Centrais
Boa tarde Amigos! Meu pai deu entrada no consulado do RJ em 14.03.2018, e hoje fui informado que ja esta integrado e o número do assento (menos de 7 meses). Com isso meu pai já é considerado cidadão português? faço essa pergunta pois vou transcrever o casamento dos meus pais para eu poder tirar minha cidadania! Com esse número de assento posso marcar a transcrição ? Obrigado!
Geente, com muita alegria compartilho com vcs que o meu processo tb saiu! O processo foi feito pelo Consulado Geral de SP. O status aguardando integração apareceu dia 06/04/2018, e foi integrado em 26/09/2018. Ou seja, não deu nem 6 meses! Mandei e-mail na conservatória por causa do post do Kyle. No Consulado ainda não consta, não sei pq...
Mas enfim, parece que tá andando mais rápido do que pensávamos! \o/
Por enquanto meu processo está “Por Integrar Centrais”:
Exmº Senhor(a)
Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.
Mais se informa que se encontram agora a ser trabalhados os processos inseridos em sistema por este Consulado no inicio de Abril 2018, não sendo contudo possível a esta Conservatória fornecer qualquer previsão para conclusão do presente processo e consequente integração do assento.
@Lis Leal Entrada Consulado de São Paulo em 09/03/2017? Processo 23xx/2017 Numerado: março/2017 - Diligência enviada e recebida pelo Consulado em: 13/06/2018 FASE: No site do consulado não tem status. Recebida na CRcentrais em 07/08/2018 e mais nenhum retorno de previsão...obrigado pela sua cooperação
Mandei e-mail para CRCentrais perguntando se existem duas listas de processos (se tem uma fila especialmente para os casos com diligência). Não entendi muito bem a resposta.... Se alguém aqui for bom de interpretação de texto de português me ajuda! hahha
Exmª Senhora(a)
Continua actualizada a informação que tem vindo a ser prestada por esta Conservatória, e, tal como foi também informado continua a não ser possível fornecer uma previsão para conclusão dos processos e consequente integração dos assentos, uma vez que por directivas superiores, os processo encontram-se a ser avaliados pela ordem de entrada em sistema e consequente data em que a diligência foi cumprida pelo Consulado.
Os senhores Conservadores têm em mãos uma Lista de processos com diligencias que já se encontram respondidas mas que estão a trabalhar pela ordem acima referida, ao mesmo tempo que se encontram a ser vistos os processos novos, isto é, que entram em sistema diariamente.
Assim, sugere-se aos interessados que vão verificando os seus processos, porque este processos com diligências já cumpridas/respondidas, a seu tempo serão trabalhadas
São muitos Consulados e muitos processos com diligencias, pelo que o tempo de demora é superior ao que se pretendia e seria previsível.
@babilopes Os senhores Conservadores têm em mãos uma Lista de processos com diligencias que já se encontram respondidas mas que estão a trabalhar pela ordem acima referida, ao mesmo tempo que se encontram a ser vistos os processos novos, isto é, que entram em sistema diariamente.
Babi, pelo que entendi sim, tem duas filas. No texto acima deu a entender que os Conservadores vão analisando as diligências respondidas pelo consulado e alternando com os casos novos. O sistema deve intercalar e montar "a fila"para eles analisarem.
Comentários
Meu processo 3***/2018 numerado em 23-03-2018 via CG SP entrou em diligência para confirmar quais do meus nomes eram próprios e sobrenome (!?!?!?! sendo que preenchemos o formulário no consulado discriminando esses apontamentos).
A funcionária do consulado me disse que o processo retorna para o final da fila e que não pode fazer nada , já que foi uma diligência do CRC. O que a mesma me sugeriu foi enviar um e-mail solicitando (implorando) para o meu processo ter a continuidade normal, sem voltar ao final da fila.
Quando me responderem, deixo vcs informados.
As vezes me pego pensando se realmente faz sentido demorar essa tempo todo...
apenas meu humilde pensamento...
Segue:
1) Seus pais eram casados antes do seu nascimento? Não.
2) Qual o mês e ano do seu nascimento? 01/64
3) Quem foi o declarante do seu nascimento? Meu Pai
4) Quanto tempo após o seu nascimento foi feita o registo no cartório? 1 dias após.
5) Ambos (pai e mãe) são portugueses? Sim
6) Você fez a sua atribuição através da sua mãe? Pelo Pai e Mae
Os documentos foram analisados pelo Consulado e enviados para Lisboa. A Diligência foi solicitada pelo cartório e pelo que percebi o consulado engavetou, somente colocou a andar após eu conseguir falar com a pessoa que cuidava do processo.
Agora, se a exigência é Pai ou Mãe ou ambos, pq fazer essa exigência de comprovação da mãe se eu estaria coberto pelo pai???
Segue reposta que recebi hoje de Lisboa, após eu dar uma cobrada neles:
Exmª Senhora(a)
Dada a enorme quantidade de processos instruídos pelos Consulados diariamente, esclarece-se que os processos em reapreciação, isto é, com diligencias solicitadas aos Consulados, de acordo com orientação superior, encontram-se a ser reapreciados nesta Conservatória, de acordo com a data de entrada do processo em sistema e no caso presente, também do seu posicionamento na lista de diligências tratadas (no caso, 07-08-2018) , podendo por isso a sua reapreciação poder estar sujeita a alguma demora, não sendo contudo possível dar previsão para a finalização do processo.
Informa-se ainda que os processos só serão trabalhados com carácter de urgência, se o pedido fôr devidamente fundamentado e acompanhado de prova documental fidedigna da urgência alegada, que possa justificar a prioridade relativamente a outros processos mais antigos que aguardam no sistema a integração de assento, pedido este que está sujeito a decisão superior
Desde já se alerta que o motivo muitas vezes alegado –“viagens”, não está a ser motivo bastante para o processo poder ser trabalhado prioritariamente.
O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados, excetuando apenas os processos de menores de idade que são considerados prioritários.
Quando o registo estiver integrado o Consulado informará V.Exª.
Apenas os processo de menores têm tratamento prioritário.
Com os melhores cumprimentos
Recebi o mesmo email padronizado das diligencias.
A funcionária do consulado foi simpática comigo e soltou algumas informações: realmente o processo de diligencias voltam para o final da fila , mas uma fila das digilencias;
Ela deu a entender que o CG Sao paulo é totalmente dependente da conservatoria. O unica parte do processo que eles participam, é a triagem e o cadastro do assento. A avaliacao especifica e a integracao é pela Conservatoria. Entao, mesmo eles fazendo a triagem e estando tudo ok, se o funcionario do Crc duvidar de algo, o consulado nao pode fazer nada a nao ser responder a diligencia.
No meu caso, tenho junior no meio do nome completo, fazendo parte do nome e nao do sobrenome, como se ele estivesse no final do nome. Entao , mesmo preenchendo o formulario e a triagem do consulado esta ok, se eles desconfiam , eles questionam como o Vlad disse, evitar fraudes.
Aguardar agora. Pelo que acompanho, o meu processo foi analisado agora e se estivesse tudo ok, daria 8 meses de processo completo ( atribuicao para filho) .
Minha irma entrou com o processo no mesmo dia e nao teve diligencia. Vou informando vcs, espero agora dar uma nocao de quanto de plus terei no tempo total do processo: 2meses, 6 meses, 8 meses? Rs
Alguem chuta.?
Processo enviado à CRC Lisboa em 29/03/2018.
O E-mail de confirmação do consulado de São Paulo chegou hoje 21/09/2018.
Positividade a todos! Nos vemos na Europa!
Olha esta resposta do CG São Paulo:
Em seu processo foi aberta uma diligência que já foi tratada e respondida. Caso queira tentar um adiantamento do prazo de deferimento, poderá encaminhar e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt ou rcentrais.consulados@irn.mj.pt e informar o nº do processo de nascimento 3216/2018 deste Consulado Geral. Caso te respondam positivamente, favor me comunicar que dou continuidade ao pedido.
Pelo texto, dá entender que o CRC Lisboa avalia tudo e vai dando um "ok" para o consulado dar continuidade ao processo?
Tentei semana passada, me derama resposta padrão das diligências.
Será que, com a diligência, meu processo conclui em até 1 ano?
@babilopes também não entendi por que não foi finalizado meu processo ainda, estava contado que fosse analisado junto com as pessoas que deram entrada em dez/2017, só que nada até agora. Se tiver mesmo uma lista de diligências eles estão mais atrasados que os processos normais, é muito estranho..
Eu fui ao consulado semana passada e consegui me informar sobre o motivo da diligência, o meu caso é parecido com o do @joaotma, ela me disse que quando os pais não são casados no momento do registro do nascimento da criança sempre dá problema!! No meu caso o meu pai é o português e eles pediram uma prova de paternidade, só que como foi ele que assinou minha certidão de nascimento não era para dar problema, eles reenviaram a minha certidão alegando isso...
A moça também me disse que nos casos em que mãe é a portuguesa é muito normal eles negarem o pedido de nacionalidade, porque a mãe não assina a certidão de nascimento ai não existe prova de maternidade. Isso tudo só por eles não serem casados!! É ridículo...
Completei ai das ultimas pessoas que falaram ter tido diligências, vejam se está ok e completem o que falta pra gente poder ter um controle e uma ideia de quando serão finalizados os nossos processos.
Lis Leal: ** Entrada: Consulado de Curitiba Processo 1xx/2017 Numerado: 05/05/2017 Diligência tratada: 29/12/2017 FASE: Por Integrar Centrais
Babilopes: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 46XX/2017; Entrada em 05/09/2017; Diligência tratada em 21/05/2018 FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018 FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Joaotma ** Entrada: Consulado de ? Processo ?/2016 Numerado: março/2016 Diligência tratada: 07/08/2018 FASE: Por Integrar Centrais
humberto_jb ** Entrada: Consulado de São Paulo Processo 32xx/2018 Numerado: 23/03/2018 Diligência tratada: setembro/2018 FASE: Por Integrar Centrais
Meu pai deu entrada no consulado do RJ em 14.03.2018, e hoje fui informado que ja esta integrado e o número do assento (menos de 7 meses).
Com isso meu pai já é considerado cidadão português? faço essa pergunta pois vou transcrever o casamento dos meus pais para eu poder tirar minha cidadania! Com esse número de assento posso marcar a transcrição ?
Obrigado!
O processo foi feito pelo Consulado Geral de SP. O status aguardando integração apareceu dia 06/04/2018, e foi integrado em 26/09/2018. Ou seja, não deu nem 6 meses!
Mandei e-mail na conservatória por causa do post do Kyle. No Consulado ainda não consta, não sei pq...
Mas enfim, parece que tá andando mais rápido do que pensávamos! \o/
O processo do meu pai é de 09/05 e assim que ficar pronto avisarei aqui ❤️
Exmº Senhor(a)
Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.
Mais se informa que se encontram agora a ser trabalhados os processos inseridos em sistema por este Consulado no inicio de Abril 2018, não sendo contudo possível a esta Conservatória fornecer qualquer previsão para conclusão do presente processo e consequente integração do assento.
Entrada Consulado de São Paulo em 09/03/2017? Processo 23xx/2017 Numerado: março/2017 - Diligência enviada e recebida pelo Consulado em: 13/06/2018 FASE: No site do consulado não tem status. Recebida na CRcentrais em 07/08/2018 e mais nenhum retorno de previsão...obrigado pela sua cooperação
Exmª Senhora(a)
Continua actualizada a informação que tem vindo a ser prestada por esta Conservatória, e, tal como foi também informado continua a não ser possível fornecer uma previsão para conclusão dos processos e consequente integração dos assentos, uma vez que por directivas superiores, os processo encontram-se a ser avaliados pela ordem de entrada em sistema e consequente data em que a diligência foi cumprida pelo Consulado.
Os senhores Conservadores têm em mãos uma Lista de processos com diligencias que já se encontram respondidas mas que estão a trabalhar pela ordem acima referida, ao mesmo tempo que se encontram a ser vistos os processos novos, isto é, que entram em sistema diariamente.
Assim, sugere-se aos interessados que vão verificando os seus processos, porque este processos com diligências já cumpridas/respondidas, a seu tempo serão trabalhadas
São muitos Consulados e muitos processos com diligencias, pelo que o tempo de demora é superior ao que se pretendia e seria previsível.
Com os melhores cumprimentos
Os senhores Conservadores têm em mãos uma Lista de processos com diligencias que já se encontram respondidas mas que estão a trabalhar pela ordem acima referida, ao mesmo tempo que se encontram a ser vistos os processos novos, isto é, que entram em sistema diariamente.
Babi, pelo que entendi sim, tem duas filas. No texto acima deu a entender que os Conservadores vão analisando as diligências respondidas pelo consulado e alternando com os casos novos. O sistema deve intercalar e montar "a fila"para eles analisarem.
Vou aguardar até dezembro e encaminho outro e-mail para eles pra ver se meu processo ainda estará "por integrar centrais"...
Triste ver a minha irmã recebendo o ofício em casa da conclusão do processo sendo que demos entradas juntos!