Vcs tem certeza que é possível embarcar do Brasil para Portugal com passagem somente de ida, Portando somente a certidão portuguesa (no caso sem CC e sem passaporte português)??? Tenho essa duvida se isso realmente é possível...!?
@PedroNassif eu entrei em contato com o SFE e eles me garantiram.. Comprei somente ida! Estou indo para lá em Setembro, aviso vocês aqui o que deu na hora da alfandega!! Mas vou até levar o e-mail que o SFE me respondeu para provar.. Porque o SFE não pode passar uma informação incorreta. E querendo ou não, o que faz sermos cidadães portugueses é nossa certidão com o número do assento, então para mim faz sentido deixarem entrar no país.
entendi @jujumvieira... Mais ouvi um relato uma vez aqui msm no fórum de uma pessoa que tentou fazer desse jeito e a própria companhia aérea daqui criou caso na hora de embarcar somente com passagem de ida, por isso a minha duvida! Dai no caso então sairia normal com o passaporte brasileiro, somente com a passagem de ida e chegando lá entraria na fila de cidadãos Europeus portando a certidão portuguesa??
@PedroNassif isso, vou fazer isso.. Entrar na fila de europeu e ver o que vai dar.
Uma conhecida minha foi esses dias para PT mas ela não é cidadã europeia, foi com visto de estudante.. A companhia aerea nao deixou ela embarcar só com a passagem de ida.. Mas alegaram que o problema seria na conexão dela no Marrocos. Ai ela comprou uma passagem de volta na hora, mas não para o Brasil. Comprou uma passagem de Lisboa para outro país e liberaram.
No meu caso, além de ser cidadã europeia, comprei passagem direta para Lisboa.
O SFE respondeu meu e-mail sobre a possibilidade do meu marido entrar comigo somente com passagem de ida.. Eles responderam assim:
Exmo(a). Sr(a).:
Na posse de todos os documentos que comprovam a nacionalidade (UE e brasileira) e o casamento, a aquisição de passagem aérea sem o retorno incluído é uma questão entre o passageiro e a companhia.
Com os melhores cumprimentos, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Resolvemos que iremos comprar ida e volta para ele.. Mas aparentemente há uma possibilidade porém depende da cia aérea.
@marcia muito obrigada pela informacao. Vc nao vai acreditar. Entrei em contato e eles me informaram que ja estava tudo certo que a tal exigencia foi superada e me Mandaram o numero do assento da minha avó e tb a certidao... nem acreditei. Ja estava tudo certo e eu papando mosca todo esse tempo. Rs! Agora vou fazer a transcrição do casamento para entao dar entrada na da monha mãe e depois a minha. Obrigada!
Bom dia pessoal, sou novo no fórum e tenho algumas dúvidas! Minha mãe entrou com o processo de atribuição pelo Consulado de São Paulo, nº98xx/2017. Ela enviou os documentos dia 23/08/2017 e o processo foi numerado dia 25/10/2017 e desde então não obtivemos notícias. Dia 16/06/2017 enviei um e-mail para rcentrais.consulados@irn.mj.pt a procura de informações e fui informado de que havia entrado em diligência no mesmo dia. Após isso entrei em contato com o Consulado e o mesmo disse que estava lidando com a diligência. Após 3 dias, no dia 19/06/2017 eles atualizaram com a informação de que a mesma havia sido respondida. Porém desde então mando e-mails para o Consulado e a Conservatória e ambos não sabem me informar quando o processo será finalizado, ou qual a diligência e quanto tempo ela atrasará o processo. Alguém passou por alguma situação parecida? Saberiam me informar quanto tempo mais pode demorar para ser finalizado o processo?
Boa tarde. O meu processo entrei pelo Consulado ano passado no final de maio. Foi por naturalização. Semana passada recebi um e-mail pedindo a minha certidão de casamento que por sorte eu tinha e já enviei. A minha dúvida é a seguinte: Meu filho é menor de idade. Ele terá direito a minha cidadania? Por atribuição? Não pretendo fazer a convolação se ele tiver direito por atribuição. Obrigada pela ajuda
@Nally Tramontano Dei entrada no Consulado do RJ. Mas o do meu filho darei entranda pela IRN de Porto. Estou na dúvida quanto se ele tem direito por ser menor e se a dele será por atribuição .
@Vlad é a melhor pessoa pra te responder. Mas pelo que sei se você já é cidadã portuguesa, o processo dele é pr atribuição e por ser menor o processo dele tem prioridade.
Você sabe nos informar a data que seu processo deu entrada em Portugal?
Por exemplo, o meu entrou n consulado do RJ em 16/11/17, mas conta a partir de 23/11/17.
Dia 29/05/2017. Em julho recebi uma carta de Lisboa atribuindo o número do processo 32???/2017 e perguntando se eu gostaria de mudar para atribuição. Como não tinha como provar vínculo resolvi deixar como naturalização. Meu pai filho de portugueses. Já faleceu há alguns anos então tirei como neta. No site do Consulado exige comprovação de laços efetivos para meu filho. Dai minha dúvida.
Ótimo saber que seu processo por naturalização pelo Consulado do RJ saiu tão rápido!
Por isso que digo que cada informação aqui é muito preciosa!
O grupo pode me corrigir, mas você sendo cidadã portuguesa a comprvação d seu filho é a sua certidão de nascimento portuguesa. Por isso o processo dele vai por atribuição. Minha dúvida é apenas se existe ou não a obrigatoriedade de você transcever o casamento antes de dar entrada na cidadania dele. Minha sogra foi casada e é divorciada do meu sogro no Brasil. ME
Pode ter certeza de que a do seu filho por ser por atribuição, send ele menor e você dando entrada por aqui, sairá muito mais rápido.
Só não sei se pelo Porto é mais rápido ou se o grupo tem dica de conservatórias que estejam saindo com mais ligeireza.
Continuando: meu marido não precisou apresentar a certidão de casamento e nem a averbação de divórcio. Mas no caso do meu filho vamos ter que transcrever o casamento antes de dar entrada na cidadania dele.
Não se te afirmar se a diferença é porque minha sogra não consta como casada para Portugal o se é porque meu marido é maior e meu filho menor.
@Adrianaian se vc obteve a nacionalidade como neta pelo antiga lei 6.4 vc pode atribuir seu filho menor no processo de Atribuição.Precisa transcrever seu casamento antes em Portugal. Para filhos maiores ou aquisição da nacionalidade para o esposo ,antes terá q fazer q conversão de nacionalidade.
Comentários
Se Deus quiser os nossos serão os próximos a sair!
O meu é do dia 20/11 e seu 23/11
Vcs tem certeza que é possível embarcar do Brasil para
Portugal com passagem somente de ida, Portando somente a certidão portuguesa (no caso sem CC e sem passaporte português)??? Tenho essa duvida se isso realmente é possível...!?
Mais ouvi um relato uma vez aqui msm no fórum de uma pessoa que tentou fazer desse jeito e
a própria companhia aérea daqui criou caso na hora de embarcar somente com passagem de ida, por isso a minha duvida!
Dai no caso então sairia normal com o passaporte brasileiro, somente com a passagem de ida e chegando lá entraria na fila de cidadãos Europeus portando a certidão portuguesa??
Uma conhecida minha foi esses dias para PT mas ela não é cidadã europeia, foi com visto de estudante.. A companhia aerea nao deixou ela embarcar só com a passagem de ida.. Mas alegaram que o problema seria na conexão dela no Marrocos. Ai ela comprou uma passagem de volta na hora, mas não para o Brasil. Comprou uma passagem de Lisboa para outro país e liberaram.
No meu caso, além de ser cidadã europeia, comprei passagem direta para Lisboa.
Exmo(a). Sr(a).:
Na posse de todos os documentos que comprovam a nacionalidade (UE e brasileira) e o casamento, a aquisição de passagem aérea sem o retorno incluído é uma questão entre o passageiro e a companhia.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Resolvemos que iremos comprar ida e volta para ele.. Mas aparentemente há uma possibilidade porém depende da cia aérea.
obrigado
Mandaram o numero do assento da minha avó e tb a certidao... nem acreditei. Ja estava tudo certo e eu papando mosca todo esse tempo. Rs! Agora vou fazer a transcrição do casamento para entao dar entrada na da monha mãe e depois a minha. Obrigada!
Minha mãe entrou com o processo de atribuição pelo Consulado de São Paulo, nº98xx/2017. Ela enviou os documentos dia 23/08/2017 e o processo foi numerado dia 25/10/2017 e desde então não obtivemos notícias.
Dia 16/06/2017 enviei um e-mail para rcentrais.consulados@irn.mj.pt a procura de informações e fui informado de que havia entrado em diligência no mesmo dia. Após isso entrei em contato com o Consulado e o mesmo disse que estava lidando com a diligência. Após 3 dias, no dia 19/06/2017 eles atualizaram com a informação de que a mesma havia sido respondida. Porém desde então mando e-mails para o Consulado e a Conservatória e ambos não sabem me informar quando o processo será finalizado, ou qual a diligência e quanto tempo ela atrasará o processo.
Alguém passou por alguma situação parecida? Saberiam me informar quanto tempo mais pode demorar para ser finalizado o processo?
Agradeço desde já pela atenção.
Peça informações a linha registos
Linha de Registros (LR):
00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
O meu processo entrei pelo Consulado ano passado no final de maio. Foi por naturalização. Semana passada recebi um e-mail pedindo a minha certidão de casamento que por sorte eu tinha e já enviei. A minha dúvida é a seguinte:
Meu filho é menor de idade. Ele terá direito a minha cidadania? Por atribuição?
Não pretendo fazer a convolação se ele tiver direito por atribuição. Obrigada pela ajuda
Você deu entrada por qual consulado?
Dei entrada no Consulado do RJ.
Mas o do meu filho darei entranda pela IRN de Porto.
Estou na dúvida quanto se ele tem direito por ser menor e se a dele será por atribuição .
Você sabe nos informar a data que seu processo deu entrada em Portugal?
Por exemplo, o meu entrou n consulado do RJ em 16/11/17, mas conta a partir de 23/11/17.
Em julho recebi uma carta de Lisboa atribuindo o número do processo 32???/2017 e perguntando se eu gostaria de mudar para atribuição.
Como não tinha como provar vínculo resolvi deixar como naturalização.
Meu pai filho de portugueses. Já faleceu há alguns anos então tirei como neta.
No site do Consulado exige comprovação de laços efetivos para meu filho. Dai minha dúvida.
Por isso que digo que cada informação aqui é muito preciosa!
O grupo pode me corrigir, mas você sendo cidadã portuguesa a comprvação d seu filho é a sua certidão de nascimento portuguesa. Por isso o processo dele vai por atribuição.
Minha dúvida é apenas se existe ou não a obrigatoriedade de você transcever o casamento antes de dar entrada na cidadania dele. Minha sogra foi casada e é divorciada do meu sogro no Brasil. ME
Pode ter certeza de que a do seu filho por ser por atribuição, send ele menor e você dando entrada por aqui, sairá muito mais rápido.
Só não sei se pelo Porto é mais rápido ou se o grupo tem dica de conservatórias que estejam saindo com mais ligeireza.
Não se te afirmar se a diferença é porque minha sogra não consta como casada para Portugal o se é porque meu marido é maior e meu filho menor.
Obrigada pela informação.
Vou pesquisar tudo isso.