LR poderia ter um site para pesquisa sobre o andamento do processo né? Facilitaria a nossa vida e com toda certeza a vida deles também que não teriam que atender dezenas de ligações diárias! Algumas coisas na humanidade que eu realmente não entendo! Setor privado: Puts ta ruim, vamos melhorar! Tempo é dinheiro. Setor Publico: Puts ta ruim, vamos piorar! Tempo é tempo.
Fui mandar e-mail pra saber se o vale postal já tinha sido recebido/sacado, a moça me respondeu de forma bem simples: "ainda não". To aqui rindo por fora, chorando por dentro srsrsrsrs
Olá pessoal, Liguei hj para LR para saber do processo da atribuição da minha mãe deixado pessoalmente na 3ªCRC do Porto e fui informada que a mesma não está fazendo processos de nacionalidade e que o processo da minha mãe foi enviado para ACP. Despois que a pessoa informou o status do processo, confirmei novamente a informação dada anteriormente sobre o processo ter sido encaminhado para ACP e deixei claro que a documentação foi entregue pessoalmente na 3ªCRC e a pessoa falou que como a 3ªCRC do Porto não está fazendo processos de nacionalidade, ela recebe a documentação e encaminha para outra conservatória, ACP ou Lisboa, no caso do processo da minha mãe, foi encaminhado para ACP.
Enfim.. achei mt estranha a informação, pq até onde sei, pelo que li aqui no fórum, a 3ªCRC do Porto tem autonomia para fazer esse tipo de processo. Alguém mais recebeu essa informação pela LR?
@Andreagf Também fiquei curioso com relação a isso... Se bem que a essas alturas, nem ficaria triste se mandassem pro ACP... O da sua mãe é de filhos ou de netos?
@Andreagf É naturalização (transmissão de avos para netos) ou atribuição (transmissão de pai para filho)? Se for naturalização, é só Lisboa quem faz mesmo. Agora essa informação de enviar para outra conservatória poder ser uma novidade... Será que a 3ª CRC perdeu o Conservador? Ou a IRN tirou essa função da 3ª CRC? A última vez que liguei na LR foi no dia 28/02 e aparentemente estava tudo certo... E pelas informações que estamos tendo aqui no Fórum, a conservatória está lenta, mas está andando... Estou pensando seriamente em dar uma ligada amanhã de manhã na LR só para matar essa curiosidade... #Desempaca3CRC #Acelara3CRC
@jhmelman e @eliasfsjunior, o processo é de atribuição por inscrição (de pai para filho) que até onde sei, a 3ªCRC tem autonomia para fazer este tipo de processo.
Eu já tinha ligado algumas vezes para a LR e td normal.. hj qd liguei me deram essa nova informação. Enfim..
Por favor quem ligar nos atualize. Alguém achou alguém resolução com essa mudança? Dei uma procurada e não encontrei nada. Apesar que não sei se não seria uma melhora para o andamento dos nossos processos, uma vez que parece que a 3a CRC já ficou abarrotada de processos.
Acabei de ligar e questionei a Sra. que sempre solicita me explicou alguns pontos que é de interesse de todos nós. Pode haver sim remanejamento de processos, como ocorreu em OUTUBRO onde a 3ªCRC passou a receber os processos da 1ª, 2ª e 4ª do Porto, e alguns processos de Gaia. E segundo informações a 3ªCRC não está dando conta do trabalho e a tendência se já não foram, segundo a Sra. e remanejar os processos para outros lugares. A mesma solicitou que eu entrasse em contato com a conservatória e perguntasse sobre o assunto, pois no sistema o processo da minha mãe ainda continua a ser tratado em uma fase MUITO INICIAL sem nenhuma movimentação.
Infelizmente é a nossa realidade... Boa sorte a todos!
Já enviei um email quanto a entrega da exigência, uma vez que uma amiga não conseguiu sequer informação presencialmente, indiquei apenas que minha exigência tinha chegado, pessoa que a recebeu e agradeci ao tratamento do processo e disse estava no aguardo do registro da nacionalidade. A mesma talvez em resposta automática aos vários emails apenas disse que agora tem que esperar a finalização do processo. Temos que nos organizar para que a mesma não sinta pressionada e envie isso tudo para Lisboa... Têm alguns relatos da superlotação em Braga também... e que alguns foram para Lisboa... Vamos ter calma para não acontecer o pior...
Caramba!!!!! Não podemos nem pensar nos processos sendo encaminhados pra Lisboa! Eles deveriam parar de receber e não encaminhar os antigos... vai entender!
@Pessoal, não acredito que os processos sejam encaminhados para Lisboa. Tem uma regulamentação dos balcões de nacionalidade em que fica estabelecida a hierarquia e consta que pelas conservatórias do Porto e Gaia quem responde é o ACP. https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/balcao-da-nacionalidade depois entra em "onde" e tem o pdf para download Pelo menos é isso que entendi, e também com os processos sendo transferidos de Lisboa para ACP não acredito que no caso de mudança dos processos da 3a. CRC esses sejam remetidos a Lisboa já que estão tentando desafogar o serviço acumulado lá.
Uma amiga foi la hoje, eles continuam tendo balcão de nacionalidade, mais quando ela questionou o meu processo, pq está demorando esse tempo todo, a atendente informou que depois da grande quantidade de processos que chegou la pelos correios, eles não estão mais priorizando processos que vem pelo correio
@fabricionit mas, isso não explica. O meu processo, por exemplo, foi entregue pessoalmente (por outra pessoa). Eles estão parados de uma maneira geral, creio eu.
Possível é, parece que tem que mandar um requerimento por escrito, mas parece que perde os emolumentos, os documentos não são devolvidos (e possivelmente já estariam fora da validade).
O processo do meu pai foi numerado em 30-01. Hoje liguei na LR e ela informou que está em análise e não houve mudança de conservatória, continua na 3a CRC. Tá difícil de saber o que está acontecendo por lá...
@Jandira Pinheiro quanto enviar tudo e pagar as taxas no momento é até o de menos, o problema é que estarei indo para Portugal em Julho e já gostaria de sair 100% Português, cartão cidadão, passaporte etc... Os dos meus filhos e esposa resolvo lá... Estou pensando seriamente, mas se depender do despacho da Sra. Conservadora para cancelar irá dar no mesmo...
Normalmente seria cedo, umas sete da manhã... Mas esses dias liguei pra lá nesse horário e demorou os mesmos 20 minutos de sempre... Se tiver como ligar por Skype sai bem mais barato que por telefone comum. Da última vez que liguei saiu a R$ 0,073 por minuto.
Pessoal, o que vejo aqui em Viseu e pela conversa que tive com um dos atendentes, tá ruim para todas as conservatórias. Ele disse que todas estão sobrecarregadas, muitos pedidos de atribuição todos os dias e por isso não conseguem concluir na mesma proporção que chega. Comentou que a Venezuela manda mais pedidos que o Brasil e que são muitos, muitos e muitos... A transcrição do casamento dos meus pais está parada, pois querem o pacto e o cartório do RJ afirma que eles não têm no livro, que só passou a ser obrigatório em 2002... Enfim... Vamos rezar para que algo melhore...
Olá pessoal Tenho boas notícias!!!!! Recebi o tão esperado e-mail, da conservadora da 3ªCRC do Porto, informando que o processo de atribuição da minha mãe foi concluído na data de hoje. Gostaria de agradecer imensamente a todos, que de alguma maneira, me ajudaram através desse fórum maravilhoso e, principalmente, a @Marcia e @Vlad Pen que foram muito amáveis e atenciosos comigo em todos os momentos.
Comentários
Ahh que bom saber!!!
Então vai dar bem tranquilo;
Legal a tabela dos dias uteis....rsrsrsrs
Obrigada.
Algumas coisas na humanidade que eu realmente não entendo!
Setor privado: Puts ta ruim, vamos melhorar! Tempo é dinheiro.
Setor Publico: Puts ta ruim, vamos piorar! Tempo é tempo.
Liguei hj para LR para saber do processo da atribuição da minha mãe deixado pessoalmente na 3ªCRC do Porto e fui informada que a mesma não está fazendo processos de nacionalidade e que o processo da minha mãe foi enviado para ACP.
Despois que a pessoa informou o status do processo, confirmei novamente a informação dada anteriormente sobre o processo ter sido encaminhado para ACP e deixei claro que a documentação foi entregue pessoalmente na 3ªCRC e a pessoa falou que como a 3ªCRC do Porto não está fazendo processos de nacionalidade, ela recebe a documentação e encaminha para outra conservatória, ACP ou Lisboa, no caso do processo da minha mãe, foi encaminhado para ACP.
Enfim.. achei mt estranha a informação, pq até onde sei, pelo que li aqui no fórum, a 3ªCRC do Porto tem autonomia para fazer esse tipo de processo. Alguém mais recebeu essa informação pela LR?
Agradeço suas respostas.
Também fiquei curioso com relação a isso... Se bem que a essas alturas, nem ficaria triste se mandassem pro ACP...
O da sua mãe é de filhos ou de netos?
Eu já tinha ligado algumas vezes para a LR e td normal.. hj qd liguei me deram essa nova informação. Enfim..
Ixi.... Amanhã já ligo pra LR de novo...
Alguém achou alguém resolução com essa mudança? Dei uma procurada e não encontrei nada.
Apesar que não sei se não seria uma melhora para o andamento dos nossos processos, uma vez que parece que a 3a CRC já ficou abarrotada de processos.
Novamente o "é bem recente". A novidade ficou por conta do "liga daqui a um mês".
Pode haver sim remanejamento de processos, como ocorreu em OUTUBRO onde a 3ªCRC passou a receber os processos da 1ª, 2ª e 4ª do Porto, e alguns processos de Gaia. E segundo informações a 3ªCRC não está dando conta do trabalho e a tendência se já não foram, segundo a Sra. e remanejar os processos para outros lugares. A mesma solicitou que eu entrasse em contato com a conservatória e perguntasse sobre o assunto, pois no sistema o processo da minha mãe ainda continua a ser tratado em uma fase MUITO INICIAL sem nenhuma movimentação.
Infelizmente é a nossa realidade... Boa sorte a todos!
https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/balcao-da-nacionalidade
depois entra em "onde" e tem o pdf para download
Pelo menos é isso que entendi, e também com os processos sendo transferidos de Lisboa para ACP não acredito que no caso de mudança dos processos da 3a. CRC esses sejam remetidos a Lisboa já que estão tentando desafogar o serviço acumulado lá.
Se tiver como ligar por Skype sai bem mais barato que por telefone comum. Da última vez que liguei saiu a R$ 0,073 por minuto.
Tenho boas notícias!!!!!
Recebi o tão esperado e-mail, da conservadora da 3ªCRC do Porto, informando que o processo de atribuição da minha mãe foi concluído na data de hoje.
Gostaria de agradecer imensamente a todos, que de alguma maneira, me ajudaram através desse fórum maravilhoso e, principalmente, a @Marcia e @Vlad Pen que foram muito amáveis e atenciosos comigo em todos os momentos.
Muito obrigada!
Agora é dar continuidade na transcrição e na sua atribuição