como enviar vale postal (não usar euro exportação)

1235

Comentários

• Bom dia, tem algum problema o vale postal ser no meu nome, sendo que minha mae assinou e fez o formulário? Obrigado.
  • @Reivictor

O vale tem que ser no nome e CPF do requerente,no caso sua mãe
    Leve a identidade dela.Os correios não costumam a criar problemas quanto a isso
  • Obrigada pelas respostas!!!
  • Ola pessoal, estou precisando de umas informaçoes.
    .Estou querendo dar entrada na cidadania da minha mãe, que filha de portugues. Já estou com todos os documentos dela em maos e um doc do consulado portugues aqui do Rio, para poder dar entrada na cidadania portuguesa direto em portugal.
    Por favor, como faço para enviar esses documentos? Por via postal? Qual a melhor conservatoria para mandar e o endereço?
    Desde já eu agradeço ajuda.
    Abraço
    Roberto
  • Mais uma pergunta. A certidão da minha mãe de inteiro teor fará 1 ano de feita em 29/07/2018. Será que terei problemas para enviar os documentos (farei até o dia 05/05)?
  • Amigos portugas, para Atribuição o Vale Postal continua de 175 Euros, na cotação mais cara dos correios? Qual conservatoria vcs acham q esta mais rápida? Estou pensando em mandar p Gaia. Abs!!!
  • @Reivictor No Blue Atlantic Center, fica na Avenida das Américas 15531, Recreio dos Bandeirantes - RJ.
  • Boa tarde!
    Li algumas informações no forum sobre o valor do vale postal e fiquei com uma dúvida. Vi algumas pessoas dizendo que enviaram 180 euros em vez de 175.
    O que eu fiz foi o seguinte:
    Fui nos correios e pedi para que fosse emitido um vale no valor de 175 euros, cotação euro (não euro exportação, a cotação mais alta). No dia essa cotação era 4,65 e uns quebrados, o valor foi 815,26 reais, + 47,23 de taxas, totalizando 862,49 reais. Corro algum risco de dar um valor inferior a 175 euros quando o vale postal for sacado?
    Obrigada!
  • Gente, estou tentando enviar o Vale Postal e não consigo, as agências dos correios não permitem. Alguém sabe de agências que tem aceitado recentemente no Rio de Janeiro?
  • editado July 2018
    @Caroline. ag da Rua Primeiro de Março. Veja se o valor da conversão está correto conforme consta no site dos correios

http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda
  • @Letícia Carvalho , como disse o @Vlad Pen sempre antes de ir na agência, veja no site dos correios a cotação, pois as vezes o computador da agência está desatualizado, ainda com a cotação do dia anterior.
  • @sidneioliveira fiz a conta antes de sair e o valor dos correios deu inclusive um pouco a mais do que eu tinha calculado (175 euros na cotação mais cara do euro do site deles + 35 reais + 1,5%). Isso quer dizer que está tudo certo, né?
  • Sim, desse jeito está tudo certo.
  • Acabei de ir a duas agências que me falaram que não fazem mais pessoa jurídica.
    Essa do centro, indicada por um membro aqui do fórum, me sugeriu colocar no nome de alguém lá da conservatória.
    Alguém que tenha conseguido recentemente poderia me dizer como fez, no nome de quem colocou?
    Não consigo retorno nos e-mails que enviei pra acp nem contato telefônico.
  • @brrasf você só conseguirá fazer no nome de IRN, IP. Quem te aconselhou isso te aconselhou errado.

Não envie mensagens ou telefone para o ACP ou para qualquer outra Conservatória. Eles mesmos pedem para que não se faça isso. E o motivo é simples: como eles são poucos para lidarem com muitos processos então eles se concentram em realizar o trabalho nisso. Sempre frisamos isso, para evitar que gerem a eles mais trabalho extra.
  • @brrasf

Faça o vale postal na Agencia da Rua Primeiro de Março ,64 - Centro
    Explique que quer fazer um vale internacional manutenção de residente.Eles estão muito acostumados a fazer esse tipo de vale e não criam problemas
  • Ou paga por Cartão de Crédito! É muitooooooo simples
  • Então, naquele mesmo dia eu procurei duas agências do centro, a do shopping nova America e a do largo do bicão. Todas disseram que faziam vale. Eu começava dizendo que era manutenção de residentes e, quando me pediam o nome da pessoa e eu respondia irn.ip, eles pararam o processo e falavam que assim não faziam mais.
    A do largo do bicão ainda falou “é cartório, né? Não faço”. Pedi pra falar com a chefe e foi negado mesmo assim.
    Eu consegui fazer na agência do mercado São Sebastião. Levou um pouco de tempo, mas foi. Um funcionário de lá me disse que eu era muito corajosa pq aquela área é super perigosa e os correios ali foram assaltados 6 vezes esse ano. Que não era bom levar essa quantidade em dinheiro.
    Enfim, pelo menos o vale foi feito. Vou enviar minha documentação pelo correio hj. Me desejem sorte! =D
  • @Caroline Araujo
    Como faz pra pagar com cartão???
    Vou fazer mais um processo. Bom saber, caso eu tenha problemas de novo quando chegar a hora. =)
  • Obrigada, Pedro. =D
  • boa Noite a todos.
    Alguém consegue me tirar essa duvida.
    Estou com os documentos prontos para enviar e fazer a transcrição do casamento dos meus avos em Ponta delgada.
    MAs estou com muito medo desse vale postal.
    Tenho uma amiga que mora em Portugal. Será que se eu mandar para ela, ela pode mandar por la em meu nome.
    Obrigada
  • @Denise...

Eu lembro de ter lido uma postagem aqui no fórum de alguém que conseguiu emitir o VP aqui em Portugal em nome de um familiar que estava no Brasil...Mas já faz um tempão e eu não consigo encontrar essa publicação...

Seria bacana você pedir para essa sua amiga ir até um balcão de atendimento do CTT e pedir informações mais atualizadas sobre a questão...
  • Vlad, em qual correio de campinas vc enviou? pode ser qualquer um??
  • @zangmarks tem uma Ag perto do Shopping iguatemi e outra em Valinhos na Av. Don Nery que fazem o VP
  • Bom dia.
    Amanhã irei aos correios enviar o processo de averbação do casamento dos meus avós.
    Farei o processo por Ponta Delgada. Alguém poderia conferir se estou enviando tudo certinho?
    Meus avós são ambos portugueses, mas casaram no Brasil. Eu, neta, sou a requerente. Estou enviando:
    1) Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha e reconhecimento de assinatura
    2) Cópias simples autenticadas das certidões de nascimento dos meu avós
    3) Requerimento com reconhecimento de assinatura POR AUTENTICIDADE no cartório
    4) Fotocópia certificada da minha certidão de nascimento e do meu passaporte
    5) xérox do vale postal

Quanto ao valor do vale postal: não deve ser em euro exportação, mas sim o de cotação maior. Porém hoje, no site dos correios, o euro exportação está com a cotação maior (Euro exportação = 4,4875 / Euro = 4,7119), então fiquei na dúvida. Qual valor de referência devo usar?

• @carolzitamp,
    Euro exportação = 4,4875 é menor que Euro = 4,7119
    A cotação deve ser pelo Euro - 4,7119
  • Boa noite!
    Só para reforçar, não usem o Euro Exportação!!!
    Confesso que na hora de tratar com o atendente do Correio tudo fica mais difícil (medo de dar errado e fica aquele pensamento de que estamos cometendo um crime e o pior, o atendente se recusar a fazer) e aí as ideias saem do lugar... rrssssss (rindo para não chorar rrssss)...
    Mês passado (Abril) tentei de tudo quanto é jeito pagar com o cartão de credito internacional e nada...ai parti para o correio...
    Cheguei para o atendente e pedi para fazer um VPI... sim faço, disse ele... passei as informações, mas na hora puxou a cotação euro exportação e me perguntou se era aquele valor... até dão um papel para conferir... nem conseguia ler rrssssss e taca le pau... depois com calma (dentro do correio ainda) fui ver a cotação no site e ai vi o erro... fiquei naquela, faço o complemento ou não faço, faço ou não faço... vou fazer, mas quanto afinal... vai conta daqui, conta de lá e pensei: um dia alguém contou no fórum que eles mandam um email pedindo o complemento do valor... Bingo! Vou esperar e aí eu faço um novo vale no valor certo (claro q com uns euros a mais sempre) Nesse dia para se ter ideia mandei 180 euros (so que no exportação)...

Conclusão: devolveram a documentação por causa de 5,42 euros que faltou. E o e-mail? Não teve... Deveria eu ter ligado? Mandado um e-mail? Pensei que nada resolveria pois uma dúvida não respondem ou demoram semanas...

Enfim, refazer o VPI e pagar o envio pela DHL

Resgatar o VP? Nem sei quando... já me deram dicas numa outra discussão e agora torcer para dar certo.
    Valeu pessoal!

Ps. Tenham calma, levem um colinha dos valores, vejam a cotação minutos antes de ser atendido no site do correios e respirem fundo!!!
  • editado May 2019
    @betotravassos...

A cotação da página dos Correios não é como aquela das casas de câmbio...
    Os Correios trabalham com o mesmo valor ao longo de todo o dia...
    Se você olhar o site ás 9:00h ou ás 16:00h...Verá que o valor é o mesmo...
    O IMPORTANTE...(Além de usar o € de MAIOR COTAÇÃO)... É verificar a DATA que aparece nessa página de cotação de moedas no site dos Correios...
    Já aconteceu de eles não atualizaram a página e a pessoa acaba fazendo pela cotação do dia anterior...(Que pode estar menor...)...
    Lembro de ter visto documentos serem devolvidos por uma diferença menor que €1,00...

Sobre a devolução do VP...Tem orientação de como proceder para conseguir seu dinheiro de volta...
    Para isso...Use o link que @Daniel Henriques te passou na "outra discussão" e procure seguir as orientações que @Mtrin publicou por lá...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.