Judeus Sefarditas - Informações e processos

1131132134136137155

Comentários

  • @rassu oi Rassu… Sim… si voce tem cidadania pela via sefardita, pode solicitar cidadania para seus filhos menores y para sua esposa. Para sus filhos menores , voce tem que provar vinculos com Portugal e para sua esposa voce tem q registrar seu casamento en Portugal e si su casamento es maior a 6 anos o si voce esta casado mais de 3 anos y tem un hijo , no vai ser necessario provar vinculos con Portugal para sua esposa.

  • @WVG muito obrigado

  • editado January 2023

    @MarceloRamires Sobre as estatísticas de quantos processos tem esperando nacionalidade portuguesa saiu essa matéria falando em 300 mil no geral.

    Registos sem capacidade para dar resposta a mais de 300 mil pedidos de nacionalidade portuguesa

    https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/01/20/registos-sem-capacidade-para-dar-resposta-a-mais-de-300-mil-pedidos-de-nacionalidade-portuguesa/316814/

  • @WVG , sobre filhos menores, a linga portuguesa é suficiente para comprovar esse vinculo, correto?

  • @Sergio1 fiquei preocupada com essa exigência de vínculos com Portugal para menores de idade (art. 2º). Filhos que nasceram anterior a aquisição do pai ou da mãe.

    Você esta sabendo se estão pedindo esse vinculo mesmo, como o WVG está falando? Antes, eu sei que não precisava. Hoje eu vi pelo site da justiça portuguesa (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Tem-menos-de-18-anos-ou-e-incapaz-e-nasceu-antes-de-a-sua-mae-ou-o-seu-pai-adquirir-a-nacionalidade-portuguesa?fbclid=IwAR1ZgeohqWR9p9isRJRqueR05DjPnjyb3NHufc5AcLNssvysVUcIa1nh_pQ) que tem que comprovar a ligação e até elencam como:


    "A ligação efetiva à comunidade portuguesa é automaticamente reconhecida se, quando fizer o pedido, o menor ou incapaz: 

    • tiver residência legal em Portugal há 5 anos 
    • estiver inscrito nas Finanças e no Sistema Nacional de Saúde (ou nos serviços regionais de saúde) 
    • provar que está a estudar em Portugal (se tiver menos de 18 anos)."


    Mas e na pratica? Como está?

  • @gkrainer

    Li o seu post sobre o seu irmão à espera na CRC Moita. Agora também estou no mesmo lugar. À espera em bola castanha 6 durante 1 ano (total de 3 anos já) agora em Moita. Estava a pensar quanto tempo demorou o seu irmão a ter a sua candidatura preenchida? 

  • @CAMLM

    esse é o problema... ninguém sabe... os conservadores têm poderes discricionários para dizer que os vínculos se encontram ou não.. obviamente se o menor vive e estuda em Portugal, os vínculos são mais fáceis de estabelecer, mas desde muito dos candidatos residem fora da europa e seus filhos também moram fora da europa, provar links para eles é muito mais difícil...

    não há um conjunto de requisitos a cumprir para os menores residentes fora de Portugal e tudo se baseia em boatos... o que foi aceite por um conservador, não é suficiente para outro conservador e isso torna as coisas mais difíceis.... A melhor abordagem é criar o máximo de links possível e enviá-los para avaliação. Obrigado


  • editado January 2023

    Será que é possível ser indeferido o pedido de nacionalidade de quem mandou sem o certificado da CIL? Eu li um comentário de um advogado que dizia que quem mandou o pedido para a conservatória sem o certificado pedindo para juntar depois da emissão fez prova contra si mesmo que o processo não estava completo na hora do pedido.

  • @PH86

    são milhares de pessoas que tiveram que regiar seus processos na conservatória antes de 1º de setembro e a maioria delas sem o certificado CIL. não ouvi nem vi nenhum processo que tenha sido rejeitado no momento do registro simplesmente porque não está completo. De facto, os processos apresentados desta forma estão a ser relatados como estando na bola 1 e o processo provavelmente irá avançar até chegar à fase 4 onde a conservatória irá pedir a certidão e/ou quaisquer documentos em falta se for o caso, a menos que o requerente envia todas as informações e solicita que sejam anexadas ao caso antes de chegar ao estágio 4

  • @CAMLM

    Meus advogados afirmaram ter recebido uma comunicação da Conservatória afirmando que irão solicitar a ligação efectiva a partir dos 4 anos de idade para todos os filhos de sefardita. No entanto, eles não têm, até agora, nenhum caso que tenham exigido até os 14 anos. Sempre tem alguém comentando que ouviu falar ou soube em algum fórum, Facebook, mas nunca vi nem conheci alguém que me falou diretamente. Pode ser que isto seja verdade ou apenas advogados espalhando boatos para fazer um extra. Há advogados disfarçados em todos os fóruns. Temos que esperar em vez de nos precipitar. Porém, cada um faz sua escolha! O importante é que cada um informe aqui assim que acontecer consigo. Isto esclarecerá tudo.

  • @Prdntspinach ele está na bola 6 marrom há um ano. O processo dele começou no começo de 2020.

    Parece que a conservatória da Moita e uma das piores...

  • Bom dia! Comunico que recebi hoje por email a minha Certidão de Nascimento portuguesa, finalizando o processo! Comunico as datas:

    Enviado para CIL: 17/04/2020

    Recebimento do Certificado da CIL: 07/09/2020

    Enviado para CRC Lisboa: 08/09/2020, via DHL

    Recebido na CRC Lisboa: 11/09/2020

    Recebimento da senha/Bolinha 1: 18/09/2020

    Transferido para Alcobaça - 20/01/2022

    Bolinha 2 - 28/01/2022

    Bolinha 3 - 07/02/2022

    Bolinha 4 - 27/02/2022

    Bolinha 6 (marrom) - 14/10/2022

    Bolinha 7 (marrom) - 19/01/2023

    Bolinha 7 (verde) – 31/01/2023

  • @rfvieira Meus parabéns! 

  • Alguma movimentação recente de bolinhas de processos enviados à CRC Lisboa?

  • Acabei de olhar, ainda na bolinha 1 (meu proceso é de 22 de janeiro de 2021), mas foi transferido hoje: "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Ponte de Lima"

    Alguém sabe a que velocidade andam as coisas em Ponte de Lima?

  • Bom dia pessoal,

    Depois de 6 meses em ACP bolinha7 marrom meu processo mudo para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Anadia para criacao do asento de nacimiento.

    Alguiem sabe cuanto tempo demora conservatoria do anada em criar registro de nacimiento?


    obrigado

  • Um gráfico de quanto tempo processos que estão sendo completos agora (Registo feito, bolinha 7 verde) levaram desde sua entrada.

    Somente CRC Lisboa, sem urgência.


  • Hoje levantei o meu cartão de cidadão português na Presença Consular em Cardiff, Pais de Gales ao Consulado Geral de Portugal em Manchester, Inglaterra e também fiz o processo para obter o meu pasaporte português, que irei receber dentro de duas semanas.

  • Hoje (9/11/23) meu processo foi encaminhado para a Conservatória de PONTA DELGADA. Ele segue na bola 1 e foi enviado em janeiro de 2021 para Lisboa.

  • @MarceloRamires tem como explicar melhor como interpreta esse gráfico?

  • @Raquel_ e @diegoabq, o de vocês avançou além da bolinha 1, em Fundão?

  • Prezados, envie documentação completa, em meados de agosto/2022, para inicio dos processos meu e de um primo. Utilizamos o mesmo em envelope, contudo apenas ele recebeu a senha ainda em outubro 2022 e eu não recebi até hoje. Alguém passou por isso? Se positivo, qual caminho seguir? Desde já agradeço a atenção!

  • @PauloS

    Morada: Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto

    Email: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Telefone: (+351) 225 573 840 Você pode enviar um e-mail para este endereço. Envie um e-mail com suas credenciais.

  • @CAMLM O eixo X (horizontal) é a data em que o processo alcançou a bolinha 7, e o eixo Y (vertical) é o número de meses ao todo que o processo tomou (a última bolinha ali da direita levou 28 meses desde a entrada na crc até a bolinha 7 verde). A linha azul é uma linha de tendência, e ela estar inclinada para cima significa que os processos estão levando cada vez mais tempo na CRC

  • Pessoal, alguém sabe como está a questão da naturalização de filhos nascidos antes da naturalização do pai?


    Lembro que tinha um tópico, mas não localizei.


    Essa questão de apenas nascer em um país de língua portuguesa ainda continua valendo para presumir o vínculo com Portugal?

  • @Màrius Segue a saga:

    - Chave CRC Lisboa: 18/08/2020

    - Transferido para Conservatória do Fundão em 01/09/2021

    - Bolinha 2: 08/11/2022

    - Bolinha 4 Marrom: 30/11/2022

    Definitivamente a Conservatória do Fundão não é das mais rápidas. Muitas pessoas que deram entrada no mesmo período que o meu já concluíram todo o processo.

  • @diegoabq, obrigado por responder com todas as datas!

    Realmente há conservatórias mais rápidas e outras mais lentas. Temo que Ponte de Lima vá num ritmo não tão acelerado quanto Fundão. O que nos resta é esperar! Mas o seu processo já vai bem mais adiantado; espero que finalize logo, boa sorte! E novamente: obrigado!

  • @PauloS enviei 9 processos, em 3 não recebi a chave. Para receber a chave, liguei na Linha de Registos (+351211950500), opção 1 e 1, e obtive diretamente pelo telefone.

  • Pessoal, os processos da planilha estão demorando mais de 400 dias mesmo para ir na bolinha 4 ou o pessoal não atualiza as movimentações?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.