Aquisição - CRC de VNGaia (Informações e Processos)
Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Aquisição / Naturalização: Dicas e Informações Gerais. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Gostaria de saber se posso abrir um tópico para aquisições em Gaia. Não encontrei nenhum topico relacionado,
Obrigada!
realmente não existia. Obrigada.
Qualquer novidade vou postando neste post.
se fizer por Ovar, terá que ter selos de fiscalização (ou ser reprográfica). Para as demais conservatórias, inteiro teor.
Mas, esta discussão é sobre VNGaia, então entendo que fará por lá.
Comece então dando uma lida nos tópicos abaixo:
http://www.cidadaniaportuguesa.com/netos/
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Conforme for surgindo as duvidas poste novamente.
Boa sorte!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/64446/#Comment_64446
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/64447/#Comment_64447
Liguei hoje na LR e fui informada que meu processo já esta em analise na conservatoria, depois de ter passado pela análise do SEF e demais orgãos. Meu processo foi recebido em VNGaia em 02/11.
Eu apostilei todas as certidões emitidas em cartorio (certidão de nascimento da minha mãe falecida, certidão de casamento dos meus pais e minha certidão de nascimento, os antecedentes penais e o meu RG, o historico você só manda uma cópia autenticada (isso para meu processo em VNGaia). Como foram enviados 5 processos na mesma época da mesma familia, mandamos apostilar os documentos todos em Brasilia (no 6° Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do DF) que foi mais barato (cada estado estipula o valor da apostila e em SP é mais caro mesmo).
Qualquer dúvida só avisar
Vou enviar para Gaia meu processo é de minhas duas irmãs, somos netos paternos de portuguesa, queria saber se:
1) posso enviar no mesmo envelope
2) posso enviar apenas uma única certidão de nascimento do meu pai, sua certidão de casamento, de nascimento e casamento da minha avó portuguesa, tendo em vista que seria a mesma para mim e minhas irmãs, já as demais, claro, mandariamos também cada uma a sua, assim como três vales postais separados.
3) lá não precisa transcrever o casamento da minha avó, estou certo?
Muito obrigado!
Se o português nasceu antes de 1911, é obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento, mesmo ele sendo o declarante na Certidão de Nascimento do filho.
Ligue na linha de registro informando o nome completo do aplicante e a data de nascimento. O numero é 351211950500, selecione a opção 1 e depois novamente 1. Lá você consegue o número do processo e o status. Recomendamos ligar pelo Skype pois fica mais barato
Acabei de ligar na LR e meu processo já foi finalizado e despachado para o Brasil. Não consigo mensurar a felicidade e a gratidão por esse fórum por toda a ajuda! Sem vocês, não teria sido possível.
Segue linha do tempo:
Recebido em Gaia em 07/11.
Em 14/11 o processo foi numerado 43XXX/16.
Em 16/01 estava em analise no SEF
Em 13/02 estava com a Conservadora para despacho
Em 16/03 já havia sido despachado para o Brasil.
Sejam perseverantes pois é possivel!!!
parabéns! Sucesso como portuguesa!
Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.
Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:
-Assento de Nascimento do(a) português(esa)
-Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada
-Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias)
-Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
-Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento
-Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)
Para maiores informações, favor acompanhar o link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento/p1
Obs: Para processos de Transcrição de Casamento não é necessário que as certidões sejam do tipo "por Cópia Reprográfica", bastam que sejam "em Inteiro Teor".
Enviei meu processo de aquisição dia 07/03/2017, eles receberam dia 14/03/2017 e para minha surpresa ontem 17/06/2017 eu recebi meu assento de nascimento português, foi muito rápido. Acho que aos que estão em dúvida para qual CRC enviar, eu recomendo Vila Nova de Gaia.
Boa sorte a todos.
Atualizando as informações de processo em VN de Gaia:
Processo de aquisição enviado: 23/05
Recebido: 31/05
Liguei hoje para a Linha de Registros e fui informada que recebi o número do processo: 25xxx/17
Pergunta: como posso acompanhar o status? A LR não informou! E como a conservatória entra em contato comigo caso caia em exigência? Devo mandar um e-mail informando o número de processo?
Obrigada!
Se tiver alguma exigência eles entram em contato . Fique tranquila .Boa Sorte .O processo da minha. mãe é 24xxx/17 Chegou lá 22/05 .O status do processo é pela LR mesmo .