Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações

1246719

Comentários

  • @Claudia, desde que enviei, acompanhei pela LR, so liguei dia 07 mesmo por curiosidade, ai descobri o numero.....
  • Certo @Brunno, vou ligar lá, mas vou mandar um email para a Conservatória também.
    Até sexta, aguardo os correios.
    Que aflição, pensar que pode estar tão perto de conseguir...
    Obrigada
  • @Claudia por favor, não mande email para conservatória. Essa orientação é dada à exaustão aqui no fórum, se não forem bombardeados com esse tipo de email eles podem focar o tempo de trabalho nos processos.
  • Bom dia.
    Pessoal preciso de ajuda de vocês. Não quero gerar nenhum tipo de discussão e sim alguma informação que me ajude.
    a situação e a seguinte.

    Meu pai conseguiu esse ano cidadania através do seu avô.
    tenho uma irmã que faz 17 anos no próximo dia 30, para que ela tem direito a cidadania ? Ele pode fazer o mesmo processo que ele fez antes que ela complete seus 18 anos ? Alguém já fez dessa forma e conseguiu ?

    Agradeço a todos.
  • Ola @Carolina

    Pois é, nunca mandei um email para lá, sempre respeitei o trabalho é o tempo deles e as indicações aqui do Fórum.
    Vou telefonar para os correios para saber se sacaram o meu Vale Postal e para os Registros.
    Espero que tudo dê certo.
  • Boa tarde pessoal.

    @Fabio Floriano, sim, consegui o número de processo pelo telefone e me informaram que estava em análise. Fico feliz que seu processo tenha sido concluído, nós também recebemos dia 07/11 a resposta positiva! :D

    "Bom dia!
    Exmº senhor:
    Informo que o seu processo foi concluído com sucesso. O seu assento de nascimento tem o número XXXX/2016 da Cons. dos Registos Centrais.
    Segue por correio uma certidão do seu nascimento.

    Com os melhores cumprimentos

    Clara Nogueira, CRC de Tondela"

    O processo inteiro foi o seguinte:

    12/08 - enviamos a documentação pelos correios (agência da Av. Pompeia)
    15/08 - enviamos o vale postal (no dia que enviamos a documentação estava indisponível o sistema)
    16/08 - enviamos um email à conservatória informando o envio da documentação e anexando o recibo do Vale Postal digitalizado, já que este não estava no pacote
    17/08 - a conservadora Ana Margarida enviou um email confirmando o recebimento da documentação e pedindo o envio de uma cópia certificada Certidão de Batismo do Português. (Havíamos preenchido o número no formulário, mas não foi o suficiente). Pedimos a cópia da certidão ao Arquivo Nacional de Bragança, para ser enviada diretamente à Tondela.
    02/09 - Arquivo Nacional de Bragança enviou a certidão
    05/09 - Tondela recebeu a certidão
    17/09 - ligamos na central, que informou o número de processo e o status "Em análise"
    07/11 - Tondela enviou email com resposta positiva e o número de assento

    O processo todo, depois que a documentação estava completa, levou 2 meses. Mais demorado do que o esperado, porém, com a quantidade de processos sendo enviados para lá, férias, etc, acredito que foi um tempo bom.

    Espero que os processos de todos sejam concluídos em breve!

    E muito obrigada por toda a ajuda, o fórum foi essencial para meu sogro conseguir a cidadania. Para se ter uma noção, ele já havia desistido pois seu irmão já tinha pago um advogado durante anos e o processo estava parado pois estavam tentando fazer aqui pelo consulado de São Paulo e a certidão de óbito do Português continha divergências e não era aceita. Foi por aqui que fiquei sabendo sobre todo o processo direto por Portugal e sobre a documentação que realmente era necessária. Muito obrigada de novo!

  • Legal @Raissa
    Parabéns!!!
  • editado November 2016
    Parabéns!!! @Raissa. Agora não precisam esperar a chegada da Certidão de Nascimento. Com o numero do assento informado no e-mail, podes solicitar o Cartão do Cidadão e Passaporte no consulado. Abraços e sorte a todos.
  • @Flavio de Souza Morgado
    Vamos ver se entendi. Seu pai fez nacionalidade por aquisição (naturalização), pulando uma geração.
    Você tem uma irmã menor e quer saber se ela tem direito de obter cidadania pelo mesmo processo.
    Que eu saiba, filhos menores de pessoas que fizeram nacionalidade têm direito sim. Deix'eu ver se encontro as informaçãoes do que vai precisar. Vou verificar se o processo dela é por atribuição ou o mesmo tipo do seu pai, por aquisição.
  • Então, Flavio.
    Fui lendo em outros tópicos. Sua irmã tem direito, pelo mesmo tipo de processo (aquisição). Porém, li que é difícil comprovar a ligação afetiva com Portugal para menores de idade. Se ela fosse morar em Portugal, seria mais fácil. Mas vai ver vocês têm essas ligacoes. Como foi que sei pai provou a ligação afetiva?
  • Boa Tarde

    Acabei de saber que meus documentos chegaram no dia 03/11 e no dia 07/11 foi sacado o Vale Postal.
    Os Correios de Portugal estão de parabéns, trabalho excelente. Em dois dias me passaram todas as informações.
    Hoje tentei ligar na linha de registros as 6:00hs da manhã mas não tinha opção 1 somente a 2.
    Vou ligar amanhã as 5:00hs, para pegar meu nr de registro. Espero que consiga falar com eles.
    Agora um pouco mais tranquila.

  • @Claudia Menna Barreto, lembra do fuso. Eles estão somente a 2 horas na nossa frente, se ligar as 05 da manhã, aqui do Brasil, será ainda 07 em Portugal, a LR começa a funcionar às 09:00 antes disso ele só apresenta a opção 2 mesmo.

    Ou seja, para ligar assim que eles começam, tem de ser as 07:00 da manhã, horário de Brasília.
  • Obrigada @Brunno

    Peguei a informação aqui no forum que eram 4 horas de diferença para ligar as 5hs da manhã;
    Amanhã então vou conseguir.

    Valeu!!!
  • @Claudia, normalmente é isso mesmo. Porém estamos no horário de verão, 1 hora a frente, e eles no horário de inverno, 1 hora atrás.

    Ficamos com esse fuso de 2 horas até o final do nosso horário de verão.
  • Obrigada @Brunno mais uma vez!!!
  • Quero fazer a nacionalidade,minha mãe é Portuguesa,já fiz a transcrição de casamento dos meus pais porque fui registrada pelo meu pai que é brasileiro,o problema é que na minha certidão de nascimento os nomes dos meus avós maternos está errado,fazendo pela conservatória,alguém sabe informar se tenho que retificar minha certidão?
  • @matasanson, seu processo é de atribuição, não aquisição/naturalização.
    Que tipo de erro? Esse erro é da parte brasileira(familia brasileira)
  • Prezados, boa tarde! Fui buscar informações sobre aquisição e me informaram que preciso apresentar histórico escolar do ensino médio onde consta que estudei disciplina de língua portuguesa. Aleguei que tenho ensino superior, especialização, mestrado... e eles disseram que não vale. Tem de ser a de ensino médio. Vocês sabem se é isso mesmo? Agradeço pelo apoio!
  • @HCastelo Branco,

    Segue lista de documentos:

    Nós recomendamos que se envie documentos para uma conservatória que possua balcão de nacionalidade (como Tondela ou Ovar).

    Documentos necessários:
    - Certidão de nascimento do português
    - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório
    - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório
    - Vale postal no valor de €250
    e
    - certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português.

    Ou seja:
    Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou
    Certidão de antecedentes criminais --> apostilar
    Cópia do histórico escolar --> autenticar
    Cópia do RG --> autenticar
    Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório

  • Pessoal, o que preciso para fazer o processo de naturalização da minha mãe, por favor? Grata.
  • @luzimara, você postou a mesma pergunta em vários tópicos. Por que não lê as informações e depois todas as dúvidas. Quer tudo na mão.
  • @LUZIMARAMARAL,
    por gentileza, você está postando as mesmas perguntas em diversos tópicos e atrapalhando a organização do fórum. Além disso, não lê o que postamos, pois num desses tópicos, respondi para outra pessoa a mesma coisa (4 comentários acima do seu).
  • Caros amigos,

    Agora que a averbação do casamento dos avós da minha esposa foi feita, iremos dar início ao processo de naturalização dela. Inicialmente revendo a documentação necessária e o formulário de solicitação duas dúvidas surgiram:

    1) a data de emissão das certidões de interior teor brasileiras devem ser menores que 1 ano ? (o consulado português no Rio de Janeiro havia informado esse limite quando fomos na primeira visita lá). Lembrando, vamos fazer o processo por Tondela via correios, ou seja, Tondela existe certidões emitidas a menos de um ano?

    2) o formulário (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_6_f0/Artigo_6-4_cheque.pdf?nocache=1328889042.91) me parece direcionado as CRCs de Lisboa ou Porto (vejam no fina do documento). Como vou fazer por Tondela, posso utilizar-me deste mesmo formulário? (vou edita-lo para ficar digital e não ocorrererem erros de grafia, sendo assim posso não colocar a parte final que menciona as CRCs de Lisboa ou Porto).

    Abraços a todos,
    Marcelo & Gláucia
  • @Marcelo Magalhães, as certidões brasileiras tem validade de 180 dias

    O formulário está certo,é esse mesmo

  • Pessoal; sou nova aqui no fórum e li muita coisa mas nada sobre bisnetos. Porém, gostaria de uma orientação se alguém puder ajudar: sou bisneta de português e só tenho minha mãe viva (sem cidadania); avó (sem cidadania) e bisavô falecidos. Tenho direito à cidadania por aquisição? Já localizei todas as certidões de todos meus ancestrais, inclusive o registro de nascimento da paróquia do meu bisavô em Portugal; entretanto, as certidões de óbito e casamento dele tem discordância no nome da minha bisavó. Caso tenha direito a abertura de processo, como procedo? Li em algumas postagens que a certidão de casamento e óbito não são obrigatórias....; isso me facilitaria por conta destas divergências.. Desde já agradecida!
  • @Tatiran
    O que pode ser feito no seu caso é a aquisição da nacionalidade pela sua mãe. Ela tem direito. Faça isso o quanto antes.
  • No momento, você não pode fazer a sua cidadania. Mas faça a da sua mãe. Quando a lei mudar, você poderá ter direito.
  • Os documentos são esses postados acima:

    Documentos necessários:
    - Certidão de nascimento do português (no caso, seu bisavô)
    - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português, no caso, sua avó), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de nascimento do requerente (sua mãe), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório (da sua mãe)
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada (da sua mãe)
    - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório (da sua mãe)
    - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório (sua mãe é que tem que fazer isso)
    - Vale postal no valor de €250
    e
    - certidão de casamento da sua avó, se foi o marido dela o declarante do nascimento da sua mãe

    Ou seja:
    Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou
    Certidão de antecedentes criminais --> apostilar
    Cópia do histórico escolar --> autenticar
    Cópia do RG --> autenticar
    Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório

    Não precisa do óbito de ninguém
  • @Cynthia

    Muito obrigada pela ajuda!!!

    Em se enviando o processo; qual seria a melhor: Tondela ou Ovar, digo pela rapidez do processo de Nacionalização?
    Não seria então necessário a certidão de casamento de minha mãe no processo?
    Verifiquei que foi exigido para algumas pessoas o envio da certidão de nascimento para a conservatória, mesmo tendo as infos do concelho e Freguesia não é o suficiente informar no formulário? Eles não fazem envio entre as conservatórias? Caso não, terei que ainda solicitar.

    Outra dúvida, tenho um filho menor de idade; quando a lei mudar, não sei se tem alguma previsão.... e eu entrando com o processo, em se conseguindo a cidadania; será que depois posso fazer a atribuição a ele?
  • Certidão de casamento da sua mãe? Não. Primeiro você vai fazer com que ela "nasça" em Portugal. Depois ela até pode "casar"... kkk Transcrever o casamento dela pode até ser feito junto, é outro processo, mas dá pra mandar ao mesmo tempo, se você quiser. Custa mais 120 euros. Além de mais o valor das certidões... Não sei se é o caso agora. Transcrição de casamento sai rapidinho, você pode fazer mais pra frente.

    Quanto a sua outra pergunta, não sei. Parece que exigem se seu bisavô nasceu antes de 1911 e a certidão de batismo ou assento de nascimento não está informatizado. Se já está no sistema, o número só já é suficiente.

    Quanto a seu filho, se e quando a lei mudar, e você passar a ter direito, ele também terá. Mas isso depende de muita coisa.

    Quanto ao prazo das conservatórias, ninguém sabe... Ovar ou Tondela? Tire no palitinho. As vezes Tondela parece mais rápida, na última semana parece que deu uma parada... Vai saber. Acho que as duas são as melhores opções e não há tanta diferença assim entre as duas. Tondela parece mais chatinha com exigências. Acabei de fazer 4 processos em Ovar que ficaram prontos em 2 meses (chegaram em setembro, finalizaram em novembro).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.