Consulado do Rio

124»

Comentários

• Marcos Vinícius

Respondendo com um certo atraso... hehe

A certidão é do pai da minha mãe, meu avô..., é relativamente antiga, não lembro o ano de cabeça, mas deve ser por volta de 1940.

Agora já mandamos e chegou a cobrança, não sei se concluíram o processo, tenho que ver com a minha mãe, pq ainda é o processo dela...
  • Será mesmo que agora o consulado do RJ tá concluindo os processos em 30 dias? Assim que alguém confirmar isso, seria bom postar por aqui.

Meu processo tá lá em Portugal e vai para o nono mês de espera. Eu sinceramente acho um absurdo pagarmos tanto dinheiro, ter demora no retorno do processo. Enquanto isso, os paulistas tem sorte de contar com um consulado que resolve tudo em praticamente 15 dias.
  • ?

Será que álguem teria alguma informação, mesmo que sem certeza absoluta, sobre o tempo que está levando o processo nessa nova fase do Consulado do Rio?
    Obrigado.
  • Glauco

Acho que essa é uma pergunta muito difícil de responder porque eles só voltaram a aceitar processos em janeiro. Tenho um amigo que entrou com pedido de atribuição em janeiro e em fevereiro já tinha chegado o boleto. Eu não tive a mesma sorte. Mandei no dia 3 de março e até agora não chegou. Acho que o processo de ninguém foi concluído ainda.
    Para piorar, eles se negam a dar prazos ou previsões...
    Agora é só esperar mesmo.
  • Olá pessoas,

alguém que tenha recorrido aqui ao consulado do Rio tem notícias de seus processos?

Enviei o processo de transcrição de casamento de minha mãe conjuntamente ao meu pedido de atribuição em 3 de março e até hoje não recebi o tal do boleto.
    O que há de mais angustiante no Rio é que se contactá-los ele não dizem nem se o processo está lá ou não, não há registro de protocolo ou qualquer coisa parecida. Mandam-nos esperar e só. Se houver qualquer extravio nunca se saberá...
  • A lesma lerda

Olá pessoal,

Infelizmente, parece que o consulado do Rio está a mesma M..., de sempre.

A minha nacionalidade, levou 1 ano e 4 meses, a duras penas, sem nenhuma informação.

A do primeiro filho, mandei para a CRC (dez/2010) levou exatos 2 meses.

A do segundo filho, convencido pelo func do consulado, que garantiu que seria rápido, enviei a documentação para o consulado em jan/2011.Em março,enviaram email dizendo haver pendencia, que não achavam o meu assento de nascimento(feito por eles mesmo !). Fui pessoalmente no consulado, e mostrei o meu assento feito por eles. Na semana seguinte enviaram o boleto, e daí para cá, não temos mais informações, e eles tampouco informam coisa alguma, quando ligamos.

A do terceiro filho, enviei para a CRC (fev/2011), já tenho o número do processo, e segundo me informaram semana passada, já obteve parecer favorável, e está na última etapa do processo.

Toda vez que voce liga para a CRC, eles sempre te atendem e te dão uma posição do processo, eis a diferença.

Carlos
  • Saiu

Bem, parece que o desabafo deu certo !
    Só para me fazer pagar pela lingua, recebi hoje, email do consulado do Rio informando que saiu a nacionalidade do meu segundo filho.
    Portanto , início em janeiro/2011, término em 19/05/2011, levou 4 meses e 19 dias.

Carlos.
  • Carlos,

voce podia me dizer em quanto tempo recebeu o boleto?
    Não sei se a demora é porque mandei tanto o processo de trasncrição de casamento de minha mãe quanto o de minha atribuição juntos. Mas nenhum boleto referente aos processos chegaram. E os mandei dia tres de março...

Parabéns pela conclusão dos seus processos...

Abraços
  • Carlos Alberto,
    Parabens!
  • Denise - Marcos

Denise, obrigado ! É realmente um motivo para comemorar, pena que meus pais não estejam mais conosco, pois ficariam muito orgulhoso...

Marcos:

Dei entrada em jan/2011, levaram até março/2011 para me dizer que havia uma pendência, portanto , 2 meses para olhar a documentação.
    Depois que fui ao consulado mostrar a minha certidão,para mostrar que o erro foi deles, levou +- 10 dias para chegar o boleto.

Carlos
  • Liguei para lá e ficaram de me mandar a documentação por e-mail, porque disseram que o site está desatualizado.

Quem fez o processo pelo Consulado RJ entregou a documentação lá pessoalmente? Eles dão uma checada na hora, como é o procedimento?

Fiquei surpresa porque disseram aceitar a certidão do português original (bem velhinha)...

Outra coisa: documentos " extras" como o RG de Estrangeiro do português seriam um "plus" no processo ou não adianta de nada? Tenho vários documentos dele (ex: CTPS, RG) onde aparece a nacionalidade portuguesa..
  • Camila

O envio de documentação ao Consulado do RJ está sendo feito por correios. Eles dizem que depois de avaliar a documentação vão mandar um boleto para a casa se estiver tudo ok ou entrarão em contato caso haja pendência. Depois disso darão seguimento ao processo, segundo eles.

Quanto ao documento do nacional português só os dados referentes ao nascimento ou a própria certidão que terá uso mesmo. Isso considerando o Cons.do Rio....

Abs
  • Obrigada pela informação, Marcos!
  • Atualizando os dados do meu processo (que podem não ser o mesmo para todos) para aqueles que acharem conveniente usar o Consulado do Rio.
    Enviei o processo de transcrição do casamento de minha mãe junto do meu processo de atribuição em 03/03. Hoje, quase três meses depois, chegou o boleto referente ao averbamento do casamento. Acredito que o boleto da minha atribuição só deva chegar quando a transcrição for concluída...

Abs
  • Completando informações para aqueles que, por ventura, desejam usar o Cons. do Rio:

Mandei o processo de transcrição de casamento da minha mãe e meu pedido de atribuição de nacionalidade no dia 03 de março deste ano, por correio, ao consulado.

Ontem, quase três meses depois, recebi os boletos de pagamento referente aos processos.

Para a transcrição cobraram R$329,48 e para a minha atribuição cobraram 527,33. Esses preços não incluem o cartão cidadão. Espero que não demore muito depois do pagamento...

Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.