Mais vá com vontade de briga, e pergunta o principal...
O pq ninguém lhe da uma resposta sobre o andamento do seu processo...
Vc não ta pedindo favor nenhum, esta fazendo valer os seu direitos!! Agora os tugas pensa diferente se vc qr algo deles então é vc q tem q esperar. E pode ter certeza não terão nem uma pressa.....
Aki é assim tbm, se vc entra num café, vc tem q esperar pôs é vc q precisa deles e não estão nem ai p/ vc.
Se reclamar é dito a porta esta aberta pode abalar...
É logico isso não em todos os lugares mais ainda é comum.
Fui hoje ao consulado do Rio legalizar a certidão e assinar o formulario com a minha mãe pra enviar pra Portugal...
Para minha surpresa o atendente entregou um outro formulário e disse pra enviar pelo correio pro consulado que ficava pronto em 30 dias! Que o processo diretamente em Portugal estava levando uns 8 meses...
Também disse que a transcrição do casamento eles faziam depois em 1 dia...
Eu perguntei desde quando tava rápido e ele falou que estão fazendo assim a pouco tempo...
Agora é esperar que o consulado esteja mesmo funcionando!!
Vou enviar o processo da minha mãe na segunda e torcer pra que corra realmente rápido!!
De acordo com a folha de instruções é pra mandar os documentos pro consulado, eles analisam e depois é que enviam um boleto pra ser pago e se concluir o processo...
No site do consulado do RJ, na seção de nacionalidade, o modelo de download para atribuição não é mais aquele formulário rosa de antes. Verifiquem! O novo documento diz que devemos enviar de fato os documentos ao consulado por correio.
Tomara que eles não se desajeitem de novo e tornem a levar anos para concluir os processos. ABS
Pois é, no consulado me entregaram esse papel com as instruções e também a "Declaração de Nascimento" que deve ser preenchida. Mas no site não achei a declaração de nascimento...
ontem liguei pro Consulado do Rio e parece que estão novamente reformulando o sitio. Não se encontram muitas informações lá sobre essa mudança que esta ocorrendo. Fui recomendado por telefone a pedir por e-mail um requerimento para casamento e nacionalidade para dar entrada nos processos pelo próprio consulado porque esses formulários ainda não tem links para baixar...
Como as informações por lá costumam ser truncadas seria interessante que as pessoas que passassem por eles nos dissessem como as coisas estão....
Mandei os documentos do processo de nacionalida da minha mãe no início de Janeiro, segundo o site dos correios o processo foi entregue dia 12/01.
No dia 04/02 mandaram um e-mail do consulado avisando que é preciso a certidão de nascimento do pai(achei que não fosse preciso pois o pai também é português...). Minha mãe só me avisou disse hj... heheh
Parece que realmente estão mais rápidos, ao menos em menos de 1 mês entraram em contato! Agora vou mandar a certidão que falta e torcer pra que o processo ande rápido...
a cetidão do seu pai é antiga e nunca foi digitalizada?
Porque minha mãe se nacionalizou mês passado, rs, a certidão dela já estava no sistema da CRCentrais. Como o portal cidadão ainda não está recebendo pedidos de certidões com pagamento no carto de crédito eu liguei pro consulado e perguntei se podia enviar sem a certidão do português. A funcionária me disse que porque estava no sistema não precisava da certidao dela nem para transcricao do casamento nem para minha nacionalidade. Mandei assim mesmo para eles. Vou ficar puto se tiver que enviar depois a certidão dela rsrs
Livia, Continua custando 175 euros por atribuicao, porém os consulados tem precos ligeiramente diferentes. Os precos tambem variam se voce pede com urgencia ou sem urgencia. Os abaixo sao SEM urgencia em SP no dia de hoje. a) Para solteiros: 1- Nacionalidade - 605 euros 2- Nacionalidade e passaporte - 780 euros
b) Para casados: 1- Nacionalidade e transc. casamento - 835 euros 2- Nacionalidade, transc. casamento e passaporte - 1,010 euros
Ha variantes para viuvos, divorciados, maiores de 65 anos. Para detalhes e fazer comparacoes: www.consuladoportugalsp.org.br
Comentários
Quem dera q não.
É eu sei que é sério.....infelizmente.
Mandei mais um email pra lá, implorando que me respondam...
Vamos ver.
"Férias"
"Estarei ausente a partir do dia 18 de Dezembro até o dia 12 de Janeiro de 2011".
Copiei a resposta do e mail......
Entra no consulado e pergunta quem é palhaço?
Mais vá com vontade de briga, e pergunta o principal...
O pq ninguém lhe da uma resposta sobre o andamento do seu processo...
Vc não ta pedindo favor nenhum, esta fazendo valer os seu direitos!!
Agora os tugas pensa diferente se vc qr algo deles então é vc q tem q esperar.
E pode ter certeza não terão nem uma pressa.....
Aki é assim tbm, se vc entra num café, vc tem q esperar pôs é vc q precisa deles e não estão nem ai p/ vc.
Se reclamar é dito a porta esta aberta pode abalar...
É logico isso não em todos os lugares mais ainda é comum.
Boa sorte....
Para minha surpresa o atendente entregou um outro formulário e disse pra enviar pelo correio pro consulado que ficava pronto em 30 dias! Que o processo diretamente em Portugal estava levando uns 8 meses...
Também disse que a transcrição do casamento eles faziam depois em 1 dia...
Eu perguntei desde quando tava rápido e ele falou que estão fazendo assim a pouco tempo...
Agora é esperar que o consulado esteja mesmo funcionando!!
Excelente noticia!!
Espero que seja assim mesmo, pois ajudará a muita gente!!
Coloque aqui o andamento, ok?
De acordo com a folha de instruções é pra mandar os documentos pro consulado, eles analisam e depois é que enviam um boleto pra ser pago e se concluir o processo...
Agora é esperar pra ver se é verdade mesmo...
Ao menos há esperança! eheh
Alguma resposta sobre essa grande mudança no Consulado do RJ?
Liguei para lá hoje comentando o fato e me disseram que desconhecem essa informação até então.
Tomara que eles não se desajeitem de novo e tornem a levar anos para concluir os processos.
ABS
Alguém tem como colocà-lo aqui na comunidade?
Eu também tentei baixà-lo da pagina do Consulado do Rio mas nao consegui.
Obrigada!
Livia
o formulario nao mudou, tem o link no guia de ajuda, ou direto no site do IRN.
Vou imprimir entao o formulario que està na guia de ajuda.
Se decidir fazer o processo pelo consulado do rio continue nos atualizando, por favor rs
Parece que as coisas estão mudando. Seria bom ter novidades do atendimento por lá...
Abraços
Para informacoes.
ontem liguei pro Consulado do Rio e parece que estão novamente reformulando o sitio. Não se encontram muitas informações lá sobre essa mudança que esta ocorrendo. Fui recomendado por telefone a pedir por e-mail um requerimento para casamento e nacionalidade para dar entrada nos processos pelo próprio consulado porque esses formulários ainda não tem links para baixar...
Como as informações por lá costumam ser truncadas seria interessante que as pessoas que passassem por eles nos dissessem como as coisas estão....
abraços
Parabéns!
Mandei os documentos do processo de nacionalida da minha mãe no início de Janeiro,
segundo o site dos correios o processo foi entregue dia 12/01.
No dia 04/02 mandaram um e-mail do consulado avisando que é preciso a certidão de nascimento do pai(achei que não fosse preciso pois o pai também é português...).
Minha mãe só me avisou disse hj... heheh
Parece que realmente estão mais rápidos, ao menos em menos de 1 mês entraram em contato! Agora vou mandar a certidão que falta e torcer pra que o processo ande rápido...
a cetidão do seu pai é antiga e nunca foi digitalizada?
Porque minha mãe se nacionalizou mês passado, rs, a certidão dela já estava no sistema da CRCentrais. Como o portal cidadão ainda não está recebendo pedidos de certidões com pagamento no carto de crédito eu liguei pro consulado e perguntei se podia enviar sem a certidão do português. A funcionária me disse que porque estava no sistema não precisava da certidao dela nem para transcricao do casamento nem para minha nacionalidade.
Mandei assim mesmo para eles. Vou ficar puto se tiver que enviar depois a certidão dela rsrs
Abs
Olá pessoal,
Estou ajudando meu marido no processo de atribuição...
Alguém por acaso tem o formulário atualizado de declaração de nascimento para filho de português?
Por e-mail está demorando e estou com medo do tempo dos documentos..
Se alguém puder me ajudar...
Um abraço,
Raquel.
Livia
Oi gente!
Alguém sabe se o valor da nacionalidade por atribiçao continua sendo de 175 euros em Portugal?
Estou fazendo meus tramites pelo Consulado do Rio e até o ano passado a nacionalidade por atribuiçao valia o equivalente a 175 euros.
Desta vez, me cobraram 527,33 reais. Achei muito caro porque equivale a 228 euros!
Sao mais de 50 euros de diferença!
Isso està correto?
Obrigada,
Livia
Continua custando 175 euros por atribuicao, porém os consulados tem precos ligeiramente diferentes. Os precos tambem variam se voce pede com urgencia ou sem urgencia. Os abaixo sao SEM urgencia em SP no dia de hoje.
a) Para solteiros:
1- Nacionalidade - 605 euros
2- Nacionalidade e passaporte - 780 euros
b) Para casados:
1- Nacionalidade e transc. casamento - 835 euros
2- Nacionalidade, transc. casamento e passaporte - 1,010 euros
Ha variantes para viuvos, divorciados, maiores de 65 anos.
Para detalhes e fazer comparacoes: www.consuladoportugalsp.org.br
Muito obrigada pela sua resposta. Entao é isso mesmo.
Boa sorte pra vc.
Livia
É o Consulado do Rio mesmo. Puxa, vc poderia me enviar? Obrigada!
raquel.carvalhaes@br.inter.net
P
Bjs,
Raquel.
Boa sorte!
Livia