Dupla nacionalidade

Acabo de transcrever a documentação do meu pai, portugues de nascimento, já falecido no consulado geral de São Paulo. Agora pretendo pedir a minha cidadania portuguesa. Posso pedi-la diretamente para Portugal, mesmo morando no Brasil. C omo devo proceder e quais seriam os custos e documentos? Obrigada.
«1

Comentários

• @Maria De Lourdes Loureiro,
    pode sim, pedir a sua cidadania pelos correios, e sem intermediários.
    Veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071

Custos para processo de atribuição = 175 euros
    Além dos emolumentos da Conservatória em Portugal, tem também os custos com a documentação.
  • E quais seriam exatamente os documentos e o prazo para conseguir a cidadania? Meu pai nasceu no Porto e acho que isso facilita. Mas o cartão cidadão e o passaporte tenho que tirar aqui no consulado?
  • Outra coisa, sou casada ha mais de 20 anos. Posso fazer a transcrição do casamento junto? E meu marido, tem direito a pedir cidadania portugusa?
    você viu o link que te enviei? Acho que não...

Documentos:
    - certidão do requerente (tipo de certidão no link acima)
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - cópia do RG do requerenteautenticada e apostilada
    - Vale Postal no valor de 175,00 €

Tempo:
    não temos como precisar, pois depende do fluxo de processos que cada conservatória vai recebendo.

CC e passaporte:
    após ter sua cidadania, pode requerê-los no consulado, ou diretamente em Portugal.

Transcrição de casamento:
    pode enviar documentação para os dois processos em uma só remessa do SEDEX EMS.
    Para seu marido ter acesso à cidadania, terá que provar vínculos com a comunidade portuguesa )na prática, morar em Portugal).

Documentos para Transcrição de casamento:
    - Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (tipo no link acima - inteiro teor com firma reconhecida e apostilada ou com selos de fiscalização reprográfica - depende de onde fará o processo)
    - Mesmo modelo acima citado para certidão de casamento
    - cópia do RG autenticadas
  • E para a transcrição do casamento. pode ser no Porto, tambem? Devo pagar alguma coisa para a transcrição? Desde ja, obrigada.
    transcrição do casamento custa 120,00 €
    Pode ser feita na 4a e Porto, mas não no ACP (Arquivo Central do Porto).
  • Marcia, bom dia. Apenas para me situar, decidi fazer por Tondela ou Ovar pois me disseram que são as mais rapidas. Para ambas , apenas a certidão de nascimento reprografica e apostilada e documento de identificação com firma reconhecida.Correto? O formulario 1c deve ter firma reconhecida da assinatura? Estou fazendo a nacionalidade portuguesa, para que meu filho possa fazer a dele. Para tanto, devo transcrever meu casamento, já que o declarante do nascimento dele foi meu marido? Se sim, posso fazer os dois procedimentos juntos nos Conselhos acima? Se não, posso enviar meus documentos e o do meu filho juntos?Devo enviar email para as conservatorias com copia dos documentos antes de envia-los , para saber se estão corretos? Eles respondem? Desde já ,agradeço.
  • Bom dia! Um tio meu solicitou cidadania portuguesa pois o seu pai, meu avô era português. Para isso, transcreveu o casamento e o óbito do pai dele. Não sei em qual conservatória foram feitas estas transcrições. Preciso ter estas informações ou basta agora que meu pai peça a dele? Afinal as transcrições citadas já foram realizadas. Obrigado.
  • Boa tarde, @Maria De Lourdes Loureiro,

todas as informações de tipos de certidão, e documentação para os processos encontram-se no link abaixo:

1C --> assinatura reconhecida por autenticidade em cartório ou presencialmente, no consulado
    1C de menor --> assinaturas reconhecidas do pai e da mãe (por autenticidade em cartório ou presencialmente, no consulado)

Precisa transcrever seu casamento, para passar a cidadania para seu filho, independente de quem foi o declarante (pois a mãe é a portuguesa).

Pode fazer a sua atribuição e a transcrição juntas.
    Eles recebem 2 processos em cada remessa.
    A atribuição do seu filho terá que ser enviada em outra remessa.

As conservatórias não têm feito pré-análise de documentos.
    Qq dúvida, nos pergunte, que lhe ajudaremos a identificar possíveis erros de documentação.
  • @Martins Alves,
    não precisa dessas informações. Basta que seu pai peça a cidadania dele.
  • Sou novo aqui no Fórum e acho que minhas duvidas podem atrapalhar o fluxo do assunto em discussão. Peço perdão se isso acontecer. Solicito que me encaminhe para outra discussão se caso minhas duvidas forem inconveniente a esta sala.
    Desde já agradeço a compreensão de vcs.
    Estou tentando tirar a cidadania portuguesa mas tenho algumas duvidas:
    Sou neto de português.
    Meu pai filho de português já falecido.
    Estou tirando a nacionalização por Naturalização
    Já sei onde esta o assento de nascimento de minha avó
    Preciso transcrever o assento de casamento (no Brasil) e de óbito (no Brasil) de minha avó no acesso de nascimento dela? (O assento dela esta em CRCP de São João da Pesqueira).
    Com faço isso?
    As certidões têm que ser de Inteiro Teor e Fotocópia ou de Inteiro Teor e ou Fotocópia?
    Sou neto de Português tenho que fazer a transcrição primeiro ou posso da entrada tudo junto?
    O declarante do nascimento de meu pai não é conhecido. Como proceder? (ninguém da família lembra)
    Na certidão de óbito de meu avô também o declarante é desconhecido. Como proceder?
    Na certidão de Casamento e Óbito de minha avó o nome do pai dela (meu bisavô) foi registrado como Eduardo dos Santos quando na verdade é Julio Eduardo dos Santos. Devo proceder à retificação? Se caso positivo como faço isso?
  • @José Augusto,
    já lhe informei em outra discussão, que a certidão de óbito não é necessária para processo de cidadania, bem como não precisa transcrever o óbito.

Precisa transcrever o casamento de sua avó.
    Certidões de inteiro teor.
    Pode dar entrada dos 2 processos em uma só remessa: transcrição casamento dos avós e sua cidadania.

A certidão de casamento de sua avó terá que ser retificada.
  • @Marcia, obrigado!
  • Márcia me perdoe pela redundância. Quando estava digitando os questionamentos acabei incluindo a necessidade ou não do Óbito de minha avó. Mas vc em outra discussão já havia respondido. Mais uma vez peço que releve minha falta de atenção.
    Quero também agradecer sua atenção e cordialidade pelos esclarecimentos prestados.
    Márcia, tenho mais uma questão; Para retificar o nome tenho que solicitar a certidão de Nascimento da minha avó e a de Casamento dos meus bisavós? Ou somente com a certidão de Nascimento da minha avó eu consigo alterar?
    Para que essa alteração aconteça posso solicitar a certidão ou as certidões direto (via correio) pela Conservatória ou via Consulado aqui no Brasil? Faço essa pergunta por que o documento vem de fora e para a Promotoria ou o Juiz aceitar vai ter que ter uma chancela do Consulado Português aqui no Brasil ou a documentação que sai da Conservatória de São João da Pesqueira serve?
    Não observei se tem no site do Consulado Português essas informações.
    Agradeço desde já sua gentileza.
    J. Augusto.
  • @José Augusto,
    para retificar o nome do pai, na certidão de casamento de sua avó, terá que solicitar a certidão de nascimento de sua avó ou a certidão de certidão de casamento de seus bisavós. Como ambas são certidões portuguesas, não faria diferença.

Pode solicitar via a conservatória que a detém, ou via consulado, se for posterior a 1911 (caso de sua avó, provavelmente). Acredito que a certidão de sua avó seja mais conveniente, por ser mais nova (e deve estar digitalizada).

Uma pessoa postou que erros de grafia podem ser facilmente retificados.
    Porém, não é seu caso (mas, não custa verificar com o cartório detentor da certidão de casamento de sua avó).
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5348/erros-de-grafia-e-erros-evidentes-podem-ser-corrigidos-no-cartorio-onde-esta-o-registro
  • Boa tarde. Gostaria de saber que tipo de documento nos é enviado, quando se consegue a cidadania, pois precisaremos da certidão com o numero do assento para conseguir tirar o CC e o Passaporte. Grata
  • @Maria de Lourdes Loureiro, é enviado a certidão de nascimento. Geralmente enviam o numero por e-mail e depois chega na sua casa a certidão.
  • Márcia, mais uma vez muito obrigado pela gentileza. Vou providenciar isso vai dar um pouco de canseira e perda de tempo. Mas vai da certo.
    O meu avô também é Português, mas os dados dele esta incompleto e não consegui encontrar as documentações dele. Quem sabe vc pode me dar uma luz. Se eu encontrar talvez perca menos tempo. Se estiver correta.
    Segue abaixo informações referentes a José dos Santos Rodrigues;

Nome: José dos Santos Rodrigues
    Data de Nascimento: na carteira de trabalho aparece a data de nascimento 06/outubro/1889 e na certidão de casamento e carteira de identidade de estrangeiro aparece a data de nascimento 06/novembro/1891 (acredito que esta seja a real data do nascimento dele)
    Mãe: Domingas Rodrigues
    Pai: José Maria Rodrigues
    Província: Na certidão de casamento dele esta observado a província TRÁS-DOS-MONTES e na carteira de trabalho dele esta Registrado BRAGANÇA - TRÁS-OS-MONTES.
    Alguns membros da família fizeram menção a VILA REAL.
    Na carteira de identidade de estrangeiro, esta registrado que veio de TRÁS-OS-MONTES e desembarcou no Brasil em 20/03/1912 no Porto de SANTOS pela embarcação Bolonha.
    Márcia sei que o este assunto esta fora da discussão deste bloco. Mas estou aproveitando para trocar um idéia sobre a certidão de nascimento de meu avô.
    Se eu encontra a referida certidão e se estiver em ordem com os documentos que tenho ganho mais tempo na correria da cidadania. Mais uma vez te agradeço pelo seu carinho e gentileza com os membros deste fórum.
    Obrigado(a), J. Augusto
  • @José Augusto,
    neste caso, peço ajuda da @Mariza Guerra, ou do @Kleber Silva AGuiar.. :)
  • Márcia,
    Não sei se entendi você pede ajuda ou eu?
    J. Augusto
  • José Augusto

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-2TMP

Na lista de passageiro aparece um José dos Santos Rodrigues porém não diz o local de origem. Sugiro que peça ao Museu da Imigração de São Paulo uma busca baseada nos dados do cartão de imigração.
  • Mariza Guerra
    Muito obrigado vou ver se encontro algo no Museu da Imigração em São Paulo
    José Augusto
  • Matheus DinizMatheus Diniz Member
    editado October 2016
    Ops, postei no lugar errado.
  • Onde aparece Maria da Conceição não esposa de Jose dos Santos Rodrigues e sim irmã dele.
    obrigado
  • Queridos amigos, boa tarde.
    Estou tentando pegar a certidão de nascimento de minha avó portuguesa Maria dos Santos esposa de José dos Santos Rodrigues. Caso não ache a do meu avô.
    Com a certidão de minha avó tenho que fazer algumas retificações na certidão de casamento dela e na certidão de nascimento de meu pai.
    Mas se não achar a do meu avô é isso que tenho que fazer.
    Para ganhar tempo entrei no Portal do Cidadão solicitando a referida certidão, mas da erro direto cheguei ate fazer o pedido e ele ficou nas compras mas na hora que vou concluir pede para colocar novamente o “Utilizador/palavra-chave” quando faço isso acontece isto:

A autenticação falhou, por favor tente novamente. Caso seja a 1ª vez no novo portal, escolha “Recuperar palavra-chave” para escolher uma palavra-chave mais segura. Pedimos desculpa pelo incómodo

Ou

Número máximo de tentativas captcha

Como obter essa certidão através do ‘PORTAL CIDADÃO”?
    Volta sempre para o utilizador.
    Minha compra já esta em uns 2 ou 3 pedidos, quando não entra começo tudo de novo.
    Já entrei através da AUTENTICAÇÃO e nada até já segui um procedimento aqui do Fórum com o tema “Como solicitar uma certidão no Portal Cidadão”
    Já até pensei em apagar o meu cadastro e fazer novamente, mas não acho o bendito

• Área Reservada e autenticação
    o Área Reservada
    o Autenticação

colinke no AJUDA ONLINE mas não entra no cadastro

Quando clico pede para por a chave e começa tudo de novo como já descrito.
    Alguém tem alguma sugestão?
    Agradeço a atenção e mais uma vez me perdoem pelo assunto não estar alinhado com esta discussão.

• Bom dia a todos. Finalmente acabei de fazer as certidoes e pretendo encaminhar na proxima semana. Vou enviar a Tondela,mas caso alguem indique outra , mais rapida ,eu agradeço. Quanto ao vale postal, faço a transferencia pela cotação do euro oficial? Se não der certo , devolvem o dinheiro? Agradeço desde ja.
  • @Maria de Loourdes Loureiro, bom dia!
    Você vai fazer em Tondela transcrição ou atribuição? Para atribuição você conseguiu a cerditão por cópia reprografica?
    O vale postal você vai no correio e eles fazem o calculo com a cotação do dia. Leve o endereço completo do vale de Tondela. Você leva em Real e diga que quer fazer um vale postal internacional para portugal em Euro.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Maria de Lourdes

Diga ao atendente dos Correios que deseja enviar X euros para manutenção de residente. Eles possuem a cotação, te informarão o valor em reais para que vc pague. Se vc tiver conta no Banco do Brasil poderá usar o cartão de débito. Faça o envio antes das três horas. O câmbio encerra cedo.

Não tem Conservatória concluindo processos rápido.
  • Maria de Lourdes

Diga ao atendente dos Correios que deseja enviar X euros para manutenção de residente. Eles possuem a cotação, te informará o valor em reais para que vc pague. Se vc tiver conta no Banco do Brasil poderá usar o cartão de débito. Faça o envio antes das três horas. O câmbio encerra cedo.

Não tem Conservatória concluindo processos rápido.
  • @Mariza Guerra, boa lembrança, esqueci de dizer esses detalhes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.