Atribuição - CRC de Vila Nova de Gaia (Informações e Processos)

1131416181971

Comentários

• @augusto Li aqui no Fórum que um processo foi concluído, recebeu as certidões em casa, e na LR ainda constava "em despacho".
    Acredito que pelo volume de trabalho VNGaia não está atualizando o sistema.
    Olha o post do @Ivan Pereira, em 03/11
    GALERA FIQUEM TRANQUILOS O MEU CHEGOU EM CASA E ATÉ HJ ESTA EM DESPACHO NA LINHA DE REGISTROS KKKKKK
  • @Jorge não passe o número inteiro.

@Gabriel, meu processo é 39 e da última vez que falei LR, por volta do dia 10/11 estava em análise.
  • @augusto

processo: 30XXX/2016
  • @Sagatiba, vi o post do Ivan, em 03/11, mas, em post anterior do dia 26/10 ele mencionou que havia recebido o número do assento após ligar na LR, então?? Não entendi.

"Galera tirando a dúvida de muitos ! Não não recebi em casa ainda, eles não me avisaram pois nao tem tempo, descobri ligando para a LINHA DE REGISTRO E ME INFORMARAM ! Portanto quem é de julho e iniciozinho de agosto liga para a LR quem não , aguarda novamente repetindo SÓ TEM 1 FUNCIONARIA FAZENDO ISTO EM GAIA e a culpa nao é dela e sim do orgao gestor do governo ... EMAIL SÓ ATRASA O LADO DE TODOS ! "

@jorge Borges, obrigada, por nós atualizar.

Precisamos todos lembrar que setembro, nem PD nem VNG trabalharam processos, um mês a menos no ano.
  • Edilaine ReisEdilaine Reis Member
    editado November 2016
    Pessoal,
    estou acompanhando o processo do meu sogro número: 31xxx/2016 e ainda não finalizou, foi transferido de PD.
  • @Augusto @Sagatiba @jorge , é exatamente isto ! o meu chegou em casa , e alguns dias antes eu tinha ligado, para a LR e estava ainda em despacho, e logo em seguida chegou, oque leva a crer que existe um grande abismo entre as atualizações das informaçoes portanto nao se preocupem !
  • @Ivan qual era o número do seu processo, só os dois primeiros números, por favor.
  • Pessoal,

alguma novidade de VNG?????
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    O meu até hoje nem número tem, já reenviei vale por correios e email e nada e na linha registro tampouco dizem nada. Tá difícil viu...
  • Ao que parece já faz algumas semanas que não temos notícias de novas atribuições por Gaia.
  • Eu recebi confirmação de três processos há bastante tempo, mas as certidões não chegaram e não foram informados os números dos registos.
  • Prezados amigos do forúm,
    Com imensa gratidão e mistura intesa de sensações, venho lembrar que é possível acreditar no bem, no ser humano e em fazer o bem sem olhar a quem. Compartilho com vocês a conclusão do processo de Aquisição do meu pai, número 30xxx, que chegou em Ponta Delgada em 02 agosto. Estava para despacho quando transferido para Gaia no início de setembro, e foi concluído em 26 de outubro de 2016. A carta simples com a certidão digitalizada levou cerca de 1 mês para chegar, hoje 28 de novembro.
    Começei minha pesquisa há mais de um ano, partindo de pouquíssimas referências familiares e apenas com a xerox certidão de óbito do meu bisavô português.
    Preciso agradecer imensamente ao Mário Navarro, do forúm geneall, que achou o assento de batismo português e compartilhou comigo apenas por boa vontade, assim como tantas pessoas no forum me ajudaram, tiveram paciência ou simplesmente me fizeram aprender com suas histórias. O forum se tornou leitura diária, parte da minha rotina... rs!
    Fui no arquivo nacional, errôneamente no ifp, em vários cartórios por mais de uma vez, paguei diversas buscas de certidões que nem foram “buscadas”. Fui maltratada por diversas pessoas e também encontrei pessoas dispostas a ajudar simplesmente pelo ímpeto de ajudar. Ví muito 'deserviço', despreparo, má vontade. Fui diversas vezes ao consulado, fui na Cúria da Catedral Metropolitana e conheci o Paulo que achou a certidão do meu avô brasileiro. Ali entendi que as certidões brasileiras podem ser bem mais dificeis do que as portuguesas. Entrei em contato com igrejas, liguei para mil lugares, e ouví diversas vezes que o tempo estimado de espera na Linha de Registros era superior a 15 minutos.
    Fui enganada e maltrada muitas vezes mesmo. Também tive a sorte de encontrar este fórum. Tive a sorte de encontrar a Theresa Lima. Pessoa chave para que eu tivesse forças e não desistisse de tudo. Peça fundamental de esclarecimento. Extremamente generosa. Me lembrava de colocar os pés no chão e organizar coisas tão misteriosas e complexas para mim.
    Iniciei a minha pesquisa em agosto de 2015 e levei quase um ano para levantar todos os documentos. Theresa me apressou para que tudo fosse enviado ainda para PD, que iria encerrar o balção de cidadania. Minhas certidões ainda não eram da nova fase apostilhada e evitaria uma retificação. Ela sempre trouxe luz para a minha ansiedade. Tornar meu pai português mexia em lugares muitos profundos e me fez conhecer e aprender coisas inimagináveis.
    Eu começei do nada. Não sabia nada. Não entendia nada. Tinha horas que não sabia porque estava fazendo e acordada em taaaaaantas madrugadas. Lí muitas páginas de livros de registros portugueses e brasileiros. Tentei decifrar muitas páginas. A cada vez que encontrava rasgos e inelegibilidade torcia para que não afetasse a história portuguesa de ninguém.
    Conheci parentes. Aproximei parentes. Senti esperança e quero passar esperança para todos.
    Que a perseverança e os bons ventos acompanhe todos aqui!
    Agora quero ajudar outros familiares em novos processos de reconhecimento e luta.
    Escrevo emocionada, sem conseguir compactar melhor esse pedaçinho de história.
    Sigo esperando mudanças na lei para que bisnetos de portugueses consigam seus direitos.
    Obrigada, @marcia e a todos do fórum. @theresalima não tenho palavras para lhe agradecer. Nenhuma atitude será suficiente para expressar a minha gratidão. Grande parte da história da minha família existe pelo seu empenho, pela sua boa vontade. Que as boas energias estejam sempre com você e acompanhe toda a sua família. Que não lhe falte sorte e bons encontros no caminho. Obrigada por tudo! Obrigada! Por tudo!
  • Muito bonita sua história @letícia ! Parabéns pela sua cidadania. Faça bom proveito dela.
  • @Letícia . Parabéns.
    Então o meu está próximo pois chegou dia 1/08 e começa com 31.
    Aguardemos...
  • Só pra constar...
    Nesse momento um amigo meu em Gaia tentando pedir a atribuição. Gaia exige transcrição sendo o pai portugues o declarante.
    Isso não é doido ?
  • Belo depoimento, @Leticia S.

Muito, muito doido e sem sentido, @Katia Gonzaga.
  • @Leticia
    A generosidade da @Thereza e da @Marcia tem endereço certo: pessoas atentas e determinadas como você, que se deu ao trabalho de escrever um agradecimento tão tocante. Esse fórum foi a melhor coisa que eu encontrei na internet. Faz a gente acreditar no bem...
  • @Letícia S parabéns,
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado November 2016
    @Leticia S

Parabéns pela conquista da sua FAMÍLIA.

Você entendeu o espírito do fórum. Mais do que um papel para poder viajar e morar na Europa, você resgatou a História da sua família.

Quando a gente folheia os livros e vê quantas pessoas vieram para o Novo Mundo em busca de um sonho. Vieram famílias inteiras com a esperança de um futuro melhor. Às vezes até crianças sozinhas, sem ninguém para ampará-las. Todos vieram tentar um futuro melhor fugindo de guerras e da vida difícil que levavam. Chegaram aqui esperançosos e encontraram muito trabalho pela frente.

Às vezes vejo pessoas falarem dos portugueses de maneira desrespeitosa. Essas PESSOAS cortaram o Oceano Atlântico enfrentando tempestades em barcos toscos a vapor numa viagem de cerca de 15 dias. Alimentavam-se de comida mofada. Frequentemente havia uma única mesa onde a comida era jogada diretamente sem pratos nem talheres. Dormiam amontoadas no chão de porões imundos de excrementos. Esses portugueses, alguns muito rudes pela vida, deixaram aqui as suas marcas na história do Brasil e formaram as bases das nossas famílias.

E agora, num movimento inverso, somos nós que voltamos ao Velho Mundo em busca de um futuro melhor para os nossos filhos e netos. Mas não é fácil.

E você, Letícia, você perseverou e MERECEU esse sucesso. Para você e sua família tem um sabor muito especial e fico muito feliz por ter contribuído para isso. Você recebeu um, dois, três, muitos NÃO como resposta. Mas você fez a sua ESCOLHA decidindo não aceitar e continuou em frente.

Para você Leticia e para todos os membros do fórum, dedico um pensamento de Richard Bach:

O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas.
    Não é a realidade, embora você possa exprimir a realidade ali, se quiser.
    Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas.

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
    Fazer é demonstrar aquilo que você sabe.
    Mas Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
    Vocês são tanto aprendizes, fazedores, professores.

• editado November 2016
    Arrebentou no comentário @theresa lima. Falou tudo e mais um pouco. Confesso que antes não parei pra pensar nos motivos que levaram nossos antepassados portugueses a vir pro brasil e muito menos suas condições nesse translado. Meu avô chegou aqui com 7 anos de idade e sei que ele não veio com seus pais.
  • Hoje eu obtive os números dos registos de três familiares. Os processos não foram abertos em PD, foram finalizados em Gaia há cerca de um mês e as certidões não chegaram! Os registos começam com 38.
  • Obrigada a todos!!!
  • @leticia parabéns por ter realizado seu desejo, superando toda as dificuldades que se apresentaram.

@Theresa acertou em cheio no coração, emocionada.
    Foram esses os sentimentos quando visitei pela primeira vez a aldeia em que meu pai nasceu, e quando recebi sua certidão de batismo.
    Muito amor e admiração pelo meu pai, sua coragem e conquistas.
  • @Matheus Pereira, parabéns! Mandou direto pra Gaia ou era de PD e só foi iniciado lá? Quando chegou? O que começa com 38 já é o assento ou é o número do processo? Conseguiu os números dos assentos pela LR? Passa as datas pra gente tentar ter ideia de como anda! ;-)
    @Leticia S e @Theresa Lima lindas palavras! Parabéns!
  • @Letícia S,parabéns!Lindo seu depoimento e gratidão

@Thereza,vc me fez chorar,viu?
  • Muito bonito mesmo, parabens @LeticiaS sem sacrificios não há vitória , todo seu esforço valeu a pena e sua gratidão não tem preço. Parabéns mais uma vez pela conquista!

@Marcia @Theresalima @Marianélida sem palavras para vocês!
  • E que comecem os de início 31...
  • Camila, fora enviados pra Ponta Delgada. Só foram abertos em Gaia e os vales tiveram que ser enviados outra vez.
    Eu soube pelo email de informatizações da CRCentrais.
    Os registos começam com 38, os números dos processos eu nunca soube.
  • @Letícia S,

puxa! Também chorei, com seu relato e com o comentário da @Theresa Lima (que merece muito o seu agradecimento).

Aqui as boas ações se multiplicam, e o bem prolifera.
    É muito gratificante sentir a alegria das pessoas, parece que volta em dobro.

A cidadania nos traz uma mistura de sentimentos e reverências àqueles que tiveram tantas dificuldades, desbravando um novo mundo. Meu avô paterno veio para cá aos 13 anos sozinho. Imagina!!!! Não gosto que meu filho de 14 vá a outro bairro sozinho... Levantar a história da família, é como um agradecimento aos nossos antepassados pela oportunidade que nos dão agora, de termos uma nova vida.

Parabéns, @Leticia, mais que a cidadania, seu pai tem uma filha extraordinária, guerreira, que não desiste!
  • Belas palavras, @marcia ! Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.