@alecardosofernandes os meus processos não são procedentes de PD. Mandei direto a Vila Nova de Gaia. Mais estou esperando mais alguns dias para ligar na LR para ver se já foram enumerados.
Pessoal, solicitei pelo site CTT informações para ver se meus vales já foram sacados, porém me perguntaram qual seria a LOJA EMISSORA. O que seria loja emissora? Os correios ? No comprovante não tem esse campo.
@ana Carolina Marcondes, isso mesmo. A agência dos Correios que vc fez. Manda uma cópia do comprovante pra eles. Vc enviou os docs quando? @alecardosofernandes o meu tb não é de PD. Chegou lá dia 11/10 e o número é 39xxx.
@ana carolina marcondes passa para o ctt o local de emissão do vale. Por exemplo: ag dos Correios x, rio de janeiro, brasil. @camila teixeira queria ter uma ideia de prazo para conclusão. Se puder ir informando.
Boa tarde sou filha de portugueses casados no Brasil e falecidos gostaria de saber sobre atribuição a que tenho direito documentos necessários e se tenho que fazer a transcrição do casamento dos meus pais o atestado de óbito e dpois conseguir minha atribuição obrigada
@Katia, nenhuma novidade ainda? Pelo que estamos habituados a ver aqui, o vosso processo já deveria ter sido concluído. Talvez seja o caso, de buscar contato direto, devido a excepcionalidade da situação.
Estou aguardando também aqui as novidades. O processo do meu pai é 38xxxx.
Oi @Gabriel... pensei em vc está semana. Então pelo visto, nada ainda. Pois é... o meu em despacho desde 24/08. Segunda passada me disseram que está aguardando despacho da certidão e sem previsão mas desligaram na minha cara. Não sei se entendi certo ..rsrsrs. Vou ligar segunda próxima novamente. Boa sorte pra nós !
Ok Katia, vamos estar atentos as novidades. Há muito serviço, por isso creio que acaba demorando mesmo. Mas são sérios e creio que para já até o fim do ano, teremos boas notícias. Até porque ainda somos egressos de Ponta Delgada.
@Maria Helena, neste mesmo Fórum procure por DÚVIDAS BASICAS, é o tópico obrigatório para iniciantes no Fórum e na busca pela cidadania portuguesa. Lá encontrará muitas respostas. Se restarem perguntas, sem dúvida, os participantes mais bem informados (eles são muitos e muito solidários) apreciarão auxiliá-la.
@Katia continuamos aguardando. Com a informação de seu processo- aguardando despacho, em breve será uma tuga. Eu estou na torcida com o @Gabriel para celebrarmos com bacalhau e vinho este Natal, já como novos tugas!
@Katia O meu tb é de final de julho e nada. Ligo na LR e é só "em análise". Achei q ia sair rápido. Mas está demorando. Só espero que saia ainda esse ano.
@Katia Gonzaga o meus chegaram em PD, em Julho e , como informado anteriormente, após provocações por e-mail foi que recebi como resposta que os vales haviam caducados. Os vales foram reencaminhados, os processos receberam os números, 40XXX/2016 e até então a informação pela LR é de que estão "sendo trabalhados" em Gaia. Mudaram a expressão "em análise" para "estão sendo trabalhados" rs
Boa tarde, quanto tempo em média está demorando a atribuição em vila nova de gaia para processos novos ? Estou em dúvida se vou à Tondela ou gaia para dar entrada na atribuição dos meus filhos, pois estou em Portugal. Sabem me dizer se efetuo o pagamento da taxa diretamente no balcão em espécie ou existe um outro procedimento ?
@Manoel Gaspar Oliveira, pelo que eu acompanho aqui, ainda não temos processos iniciados e finalizados por VNG, eles ainda estão trabalhando nos processos transferidos de PD, portanto não temos ainda uma métrica de quanto tempo está demorando. Eu estou acompanhando o processo do meu sogro que chegou em PD em 2-ago-2016 e até o momento não foi finalizado.
Com relação as taxas pelo que eu li aqui, fazendo pessoalmente você precisa pagar em espécie.
Segue o modelo que me enviaram de Gaia @Kim Oliveira:
Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente: Nome: ……………………………………………………………………………………….………………. Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..…………… Naturalidade: ………………………………………………….......................……..…………………….. Filiação: ……………………………………………………………………………………………………. ……………………………………………………………………………………..………………….…… Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….…… ……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente: Nome: ………………………………………………………………………….……………………….…. Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..…………… Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….………….. Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..…. ……………………………………………………………………………………..….………………..…. Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…... ……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..……………. A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: …………………………………… Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ……… Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..…………………………. Celebrante: ………………………………………………………………………………………..………. Casamento: ……………………………… Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração: O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….……… A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................….. Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
Bom dia, Pessoal. Poxa gente, estou tentando ligar na linha de registo e dá sinal de ocupado direto. É assim mesmo? Estou ligando de um telefone fixo (00 xx 351 211 95 05 00 é deste jeito?). Alguém sabe me informar se chamada via skype é gratuito?
@Ana Carolina já vi outras pessoas reclamando o mesmo, parece que há congestionamento de chamadas. Tente bem cedo ou mais pro final da tarde, considere o fuso horário, e horario de verão brasileiro. A @Maria Adelaide liga pelo Skype, e informa ser gratuito, mencionou nao ser necessário inserir o 00XX (operadora), eu não usei Skype.
@Ana Carolina Marcondes, pelo skype você precisa comprar créditos, acho que o mínimo é RS 25,00 .. mas a ligação fica realmente centavos.. vale a pena. Para ligar pelo skype você não precisa colocar a operadora e precisa selecionar que vai ligar pra Portugal.. mas é super facil!
Pessoal, consegui falar agora pela manhã na LR e meus processos já estão enumerados... meu processo 44xxx/16 já é um passo rs! Agora só resta aguardar, mas só de ter o numero fico mais tranquila que receberam certinho. =D É somente na LR que obtemos o status dos processo ou eles só informam os numeros dos processos ?
@ana Carolina na LR você pode tb saber do andamento do processo, o Fórum, recomenda fortemente para não ligar nem enviar e-mail para CRC, para que possam concentrar-se nos processos.
@Mariah do que temos notícias, processos de números 29xxx/16 foram concluídos, nossa amiga @Katia com processo número 31xxx/16 tem notícia de aguardando despacho, mas, de acordo com ela desde 24/8.
Entendemos por isso que VNG tem muitos processos antigos de PD, assim como o meu, sendo trabalhados.
@Augusto, como está o seu processo? O meu da última vez que liguei ainda estava em análise. Como o seu também é inicial 38, pode ser que terminem juntos.
Comentários
@alecardosofernandes o meu tb não é de PD. Chegou lá dia 11/10 e o número é 39xxx.
Obrigaduuuu, vou informar eles e mandar o comprovante anexado.
@camila teixeira queria ter uma ideia de prazo para conclusão. Se puder ir informando.
Estou aguardando também aqui as novidades. O processo do meu pai é 38xxxx.
Segunda passada me disseram que está aguardando despacho da certidão e sem previsão mas desligaram na minha cara. Não sei se entendi certo ..rsrsrs.
Vou ligar segunda próxima novamente.
Boa sorte pra nós !
Se restarem perguntas, sem dúvida, os participantes mais bem informados (eles são muitos e muito solidários) apreciarão auxiliá-la.
@Katia continuamos aguardando. Com a informação de seu processo- aguardando despacho, em breve será uma tuga.
Eu estou na torcida com o @Gabriel para celebrarmos com bacalhau e vinho este Natal, já como novos tugas!
Achei q ia sair rápido. Mas está demorando. Só espero que saia ainda esse ano.
Oremos...
Vocês sabem qual o formulário que Gaia está usando para transcrever casamentos? Pode ser aquele do logo do consulado?
Estou em dúvida se vou à Tondela ou gaia para dar entrada na atribuição dos meus filhos, pois estou em Portugal.
Sabem me dizer se efetuo o pagamento da taxa diretamente no balcão em espécie ou existe um outro procedimento ?
pelo que eu acompanho aqui, ainda não temos processos iniciados e finalizados por VNG, eles ainda estão trabalhando nos processos transferidos de PD, portanto não temos ainda uma métrica de quanto tempo está demorando. Eu estou acompanhando o processo do meu sogro que chegou em PD em 2-ago-2016 e até o momento não foi finalizado.
Com relação as taxas pelo que eu li aqui, fazendo pessoalmente você precisa pagar em espécie.
Requerimento
para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:
O Nubente:
Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
……………………………………………………………………………………..………………….……
Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
……………………………………………………….……………………………………………………..
A Nubente:
Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
……………………………………………………………………………………..….………………..….
Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
……………………………………………………….…………………………………………………….
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
Nacionalidade do nubente: ……………………………………
Nacionalidade da nubente: ……………………………………
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
Casamento: ………………………………
Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...
Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.
…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….
Poxa gente, estou tentando ligar na linha de registo e dá sinal de ocupado direto. É assim mesmo? Estou ligando de um telefone fixo (00 xx 351 211 95 05 00 é deste jeito?). Alguém sabe me informar se chamada via skype é gratuito?
Tente bem cedo ou mais pro final da tarde, considere o fuso horário, e horario de verão brasileiro.
A @Maria Adelaide liga pelo Skype, e informa ser gratuito, mencionou nao ser necessário inserir o 00XX (operadora), eu não usei Skype.
É somente na LR que obtemos o status dos processo ou eles só informam os numeros dos processos ?
Alguma novidade de VNG? Acabei de ficar sabendo que o meu processo ainda não foi concluído.
Alguém teve o processo concluído recentemente????
abrs
@Mariah do que temos notícias, processos de números 29xxx/16 foram concluídos, nossa amiga @Katia com processo número 31xxx/16 tem notícia de aguardando despacho, mas, de acordo com ela desde 24/8.
Entendemos por isso que VNG tem muitos processos antigos de PD, assim como o meu, sendo trabalhados.
obrigado.