Transcrição de Casamento ( CRC Tondela )

15678911»

Comentários

  • editado November 2019
    @Thais...

    A Apostila já faz esse reconhecimento...
    Se você Ler as informações que constam nesse documento que certifica as Certidões entenderá melhor para que serve...E quais informações da Certidão Apostilada são "Certificadas" pelo sistema de Apostilamento...

    O que acontece é que por vezes as Certidões vem de outros Estados e a assinatura do escrevente não consta no sistema Nacional através do qual os Cartórios fazem a checagem/conferência das assinaturas...
    Nesses casos é recomendável solicitar não só o reconhecimento de firma já no ato da solicitação da Certidão...Como também informar que após a conferência do documento recebido...Este poderá ser submetido ao Apostilamento...

    Nesses casos trata-se do reconhecimento do "Sinal Público" ...Que nada mais é do que a assinatura que o funcionário do Cartório tem registrada para uso na atividade que exerce dentro do sistema Nacional dos Cartórios...
  • @thaisborgomani, as firmas dos notários foram reconhecidas em todas as certidões que utilizei em meus processos até o momento, prefiro pagar cerca de R$ 7 pelo reconhecimento antes de apostilar, pois creio que seria mais uma maneira de garantir a idoneidade do documento, uma vez que houve notícias de inúmeras fraudes.
    Sucesso em seu processo!

  • @denis_mend não são dependentes. No caso eu já sou atribuída portuguesa pelo meu pai e estou dando entrada no processo dos meus filhos. Assim ia enviar junto no mesmo EMS a transcrição do meu casamento pois no futuro farei a nacionalidade do meu marido vindo de mim! Assim não tem problema em enviar junto pelo que eu li né ?
  • @nilton muito obrigada pelos esclarecimentos!!! Eu pergunto pois nunca precisei reconhecer firma das certidões apostiladas! Obrigada :)
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado November 2019
    @thaisborgomani, se você é a portuguesa. terá que transcrever o casamento ANTES de mandar a atribuição dos filhos!!
    Pelo que comentaram aqui, Tondela não está mais aceitando os processos de transcrição junto com os de atribuição que dependam da transcrição!!
  • editado November 2019
    @Thais o q foi dito no email q recebi é que " não enviar dois ou mais processos em q um deles dependa da conclusão do outro"No seu caso, a atribuição dos seus filhos dependem antes da conclusão da sua transcrição de casamento. Se quiser arriscar..
  • alguém teve notícias nos últimos meses sobre as transcrições de casamento por Tondela?
  • ninadelninadel Member
    editado October 2022
    @Nilton Hessel e @Vlad Pen, agora fiquei um tanto quanto confusa quanto a este assunto do reconhecimento de firma e apostila, sei que há inclusive cartórios que cobram separadamente pelo reconhecimento de firma+apostilamento (mesmo quando são a serventia de origem do documento).

    Li relatos de pessoas que saíram do cartório com a apostila e sem o selo do reconhecimento e a preocupação delas com isso, neste sentido, prefiro pecar por excesso, mas creio que a escolha é de cada um.

    Além do que, falei isso, pois lembrava-me de ter lido recentemente essa orientação quanto ao reconhecimento de firma e apostila, além de orientações mais antigas neste sentido e, acabei de encontrá-la: foi uma orientação do @Vlad Pen no fórum novo. Como tenho lido e relido este fórum (agora comecei a ler o novo fórum também) e, seguido à risca essas orientações, acabei citando quase que ipsis litteris partes de algumas delas.

    Observações:

    - todas as certidões que enviamos para Portugal, devem ser de inteiro teor, ter a firma reconhecida do notário que a assina e serem apostiladas.

    De qualquer maneira, solicitei esclarecimentos quanto à cobrança da apostila+reconhecimento de firma que alguns cartórios fazem e assim que tiver uma posição do órgão responsável eu aviso aqui.
  • Alguém sabe me dizer como fazer para acompanhar a transcrição de casamento?
    Esse tipo de processo tb tem chave de acesso pra acompanhar pelo site como os processos de cidadania?
  • @Patricia Freitas, transcrição de casamento não tem como fazer acompanhamento.
  • Olá!
    só comunicando que a transcrição de casamento que pedi para meus avós chegou semana passada.
    Tondela demora um pouco, mas estão trabalhando.
  • @Willian...

    Vendo suas postagens anteriores pude ver que o processo de seu Avô foi finalizado no final de Janeiro/2019...

    Seria possível você compartilhar as datas de referência da Transcrição recém finalizada para que os demais foristas pudessem ter uma referência...?
  • Para efeito de acompanhamento.

    Em outubro enviei os documentos para transcrição de casamento do meu irmão (ele é o português) e para o pedido de cidadania do meu sobrinho. Estes documentos foram enviados juntos e foram recebidos no dia 18/10/19, mas não sei que dia foram numerados.

    Ontem, dia 26/12/19, meu irmão enviou um e-mail para a conservatória solicitando informações sobre os dois processos e
    a conservatória respondeu hoje... a transcrição do casamento ainda não foi feita, mas o processo de cidadania do meu sobrinho já foi concluído.
  • @Patricia Freitas, se possível avise quando concluir a transcrição do casamento. Acho que é o primeiro relato que vejo de Tondela terminar o processo do menor antes de concluir a transcrição de casamento, eles sempre faziam a transcrição antes da atribuição.
  • Boa tarde.

    Estou vou solicitar a minha Transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro em Ponta Delgada.
    Como devo preencher o Requerimento a meu pedido.
    Exemplo>
    Eu, ..........., na qualidade de __?___(o que eu coloco aqui?) , titular do documento ........vem requerer a V/ Exª a transcrição do casamento respeitante a : ( coloco meu nome? ) e (nome do meu esposo) ......juntando para o efeito a respectiva certidão e demais documentos ...


    Ficando desta forma:

    Eu, Fulana de Tal, na qualidade de: ESPOSA , titular do documento de identificação (Carteira de identidade) nº .....
    vem requerer a V/ Exª a transcrição do casamento respeitante a MIM : FULANA DE TAL e FULANO DE TAL....juntando para o efeito a respectiva certidão e demais documentos ...

    Agradeço desde já.
    Obrigada
  • Eu escreveria assim:Eu, Fulana de tal, titular do documento de identificação (Carteira de identidade) nº .....
    vem requerer a V Exª a transcrição de meu casamento com FULANO DE TAL....juntando para o efeito a respectiva certidão e demais documentos ...
  • @Daniel Henriques, pode deixar, aviso aqui sim.

    Eu tb nunca tive notícias que fizessem primeiro a nacionalidade, pensei que pudesse ter algo de errado com os documentos da transcrição do casamento, mas no e-mail, eles não informaram que tenha algo de errado. Então vamos aguardar mais um tempo.

    Sobre o processo de cidadania...
    Meu irmão acabou de me dizer que chegou uma carta da conservatória na casa dele, dizendo que o processo de cidadania do menor foi concluído e que ele pode se dirigir a qualquer conservatória afim de obter a certidão.
    Com isso entendo que Tondela não envia o assento de nascimento por correio e ele terá que pegar no civil online.
  • editado December 2019
    @Patricia Freitas, é a velha falta de padrão nos procedimentos... ACP esteve uma época fazendo o mesmo, apenas comunicava a conclusão mas não enviava a certidão, parece que agora está enviando novamente...
    Se chegou essa carta não vai receber a certidão mesmo, só resta solicitar pelo civilonline...
  • @Liane Alegria, muito obrigada.
    Estou tão cansada atras destes documentos que depois que fez a pergunta que fui perceber que era tão simples.
    Obrigada.
  • @Larissa, tudo bem!! Faz parte do processo!
    Um fabuloso 2020 para você e sua família!
  • Bom dia pessoal.

    A título de informação:

    Meu enteado e a esposa enviaram o processo de transcrição de casamento deles juntamente com a atribuição do filho menor.
    Hoje enviaram um em-mail para Tondela e em 5 minutos obtiveram a resposta:

    "Exmo Senhor
    A nacionalidade encontra-se concluída
    Os casamentos estão a demorar mais de 5 meses.
    Com, os melhores cumprimentos"

    Neste e-mail enviaram a data do assento e o registo do menino. Realmente estão fazendo a atribuição de menor primeiro! De repente seja válido enviar o casamento para POnta Delgada pois o meu saiu em 40 dias!!

    Obrigada sempre e até logo!!
  • Ah, o processo do menor chegou lá dia 17/12/2019! e foi concluído em 24/01/2020.
    38 dias!
  • @ninadel Bom dia, td bem? Essa listagem de documentos cabe a Ponta Delgada e Tondela? Quando você diz "com firma reconhecida do notário que a assina" ( é realmente exigido, pois em outras publicações m]ao identifiquei essa observação).
    No caso, o processo de transcrição será feito pela filha, no campo da nubente o nome deve ser pela certidão de Portugal ou a de solteira dela como brasileira ?
  • editado February 2020
    @Nina...

    Documentos são os mesmos para Tondela ou Ponta Delgada...:

    1 - Assento de Nascimento do nubente Português...(PORTUGAL)
    2 - Certidão de Nascimento do nubente Brasileiro...(BRASIL)
    3 - Certidão de Casamento deles...(BRASIL)
    4 - Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente...
    5 - Requerimento...
    6 - Cópia do Vale Postal

    A Certidão de Casamento fornece todas as informações necessárias para o preenchimento do requerimento...

    As orientações para o preenchimento estão todas no link abaixo...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

    Para deixar claro que a decisão de fazer ou não o reconhecimento da assinatura do escrevente deve ser tomada única e exclusivamente pelo interessado...Tomei a liberdade de copiar algumas informações sobre essa questão abaixo...
    Espero que essas informações te ajudem a decidir qual o melhor caminho...***Lembrando que um reconhecimento de assinatura por semelhança custa R$ 6,45...(Preço de São Paulo)...

    Trecho da postagem da @ninadel nessa mesma página...:

    "...Li relatos de pessoas que saíram do cartório com a apostila e sem o selo do reconhecimento e a preocupação delas com isso, neste sentido, prefiro pecar por excesso, mas creio que a escolha é de cada um..."


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/213805/#Comment_213805

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/213898/#Comment_213898

    Boa Sorte...
  • Galera uma coisa que já fiz no processo da minha avó. Mas não me lembro... Vou mandar o meu casamento, essas certidões para transcrever o casamento podem ser todas digitadas?
  • Uma outra dúvida, eu sou o português, estou na Inglaterra, a minha esposa pode mandar a transcriçao do nosso casamento? Mesmo sendo ela a estrangeira?
  • Para você não ter mais dúvidas @Jefferson...
    Certidões de NASCIMENTO...Somente REPROGRÁFICAS...
  • Ola pessoal bom dia , qual o prazo médio para finalizar uma transcrição em Tondela ??
  • @marcos 5 meses. Aconselho a enviar para Ponta Delgada.
Esta discussão está fechada.