Pessoal hoje assisti a um treinamento de 2:40 hrs no YouTube do CNJ, órgão que fiscaliza os Cartórios. Primeiro teremos que emitir as certidões de inteiro teor normalmente como é feito hoje , depois pedimos o apostilhamento de Haia outro custo , que iniciam em 780 cartórios de todas as capitais dos países. Ponto importante o papel moeda que será utilizado para emissão é produzido na casa da Moeda, com isto algumas capitais podem ter um tempo de atraso, mas o CNJ estará acompanhando de perto para que todas capitais comecem a emissão.
Pessoal Boa Tarde! Saiu no site do Estadão SP na sexta que o apostilamento vai custar R$ 97,73... Neste caso o valor será da certidão mais o apostilamento? (R$ 165,62)?
Após o Apostilamento de Haia, os documentos com selo (não repográficos), serao aceitos na Conservatoria de Ovar tal como é hoje? Porque já tenho todos os documentos em mãos e o Consulado do Rio acabou de me informar que agendamento só depois do dia 15 (até dia 19). Não entendi nada pois após a Apostilamento não é só no cartório? Eu perguntei isso a ela e ela repetiu essa informaçao do dia 15 ao dia 19.
Acabei de tirar 3 certidoes de inteiro teor: 2 de nascimento e 1 de casamento. Então não vou perdê-las com as novas regras. Bastará eu levá-las aos cartórios e pedir o apostilhamento?
Marcia...Segue vídeo explicando qual o procedimento os funcionários deverão utilizar após 14/08 e o documento de exemplo é um diploma porem não fala sobre firma do reitor...
não sei se vc escreveu para mim, porque tem outra Márcia nesta discussão, mas vou responder. O reconhecimento da firma servia para a legalização do consulado. Os consulados têm as assinaturas dos cartórios da área de abrangência e reconhecem aquela assinatura, tanto que qdo vc escolhe a opção no menu do consulado é "Legalização de documentos - reconhecimento de assinatura". Lembra?
Nao. Era para a minha amiga Márcia Bastos... Lembro sim... Mas eu tinha a dúvida se precisaria agora com esse.novo sistema ter que reconhecer a firma de quem assinasse os diplomas ou se a apostila ja resolveria tudo. Obrigada mais uma vez.
Boa tarde pessoal, me desculpem a ignorância no assunto mas pra mim ainda é um mundo novo e um tanto quanto complexo.
Questionei CRC de tondela em relação a documentação necessária para dar entrada no processo de atribuição.
O retorno foi: Ex.º Senhora: Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (reprográfica) e legalizada da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910). A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa. O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura.
Dentro dessa nova regra, o que muda no envio das documentações? Pelo que eu entendi é que os documentos que informam a necessidade de LEGALIZAR eu irei apostilar?
Ou seja solicito o a certidão de nascimento repodráfica e depois apostilo e assim por diante?
A partir de 14/8 as certidões para terem validade no exterior deverão ser apostiladas, não serão legalizadas no Consulado como atualmente. As Conservatórias ainda estão aceitando as legalizadas no Consulado. Porém, para quem está providenciado a documentação compensa aguardar o sistema de apostilamento.
Gente, pelo amor de Deus. Estou com todos os documentos e formulário preenchido, além de já pago. E eles estão pedindo pra esperar dia 14/08. Pergunto se eles vão aceitar ou não pq todos os documentos já estão tirados!
Envie o seu processo se você consegue legalizar no Consulado antes do dia 14/08 e atende as exigências da Conservatória escolhida, Estamos aconselhando a esperar quem ainda não solicitou as certidões, afinal elas não estarão prontas antes do dia 14.
Pessoal, boa tarde! Estou preparando 3 processos e tenho quase todos os documentos prontos (legalizados no Consulado), contudo não haverá tempo hábil para enviar para Portugal. Minha dúvida é se perderei todo o investimento e terei de refazer toda a documentação? Ou se poderei dar continuidade com eles dessa forma mesmo? Além disso tive um RG que retornou por falta do Sinal Público do Signatário e devo legalizá-lo no Consulado ou aguardar? Obrigado pela ajuda.
Pessoal, Só para compartilhar a informação, pois hoje fui ao cartório para realizar o apostilamento da cópia autenticada de um RG e fui informado que o procedimento está levando 5 dias e é obrigatório a apresentação do documento original. Abraço!
Aqui no RJ todos os cartórios que estive presente a informação era de que não tinham recebido o papel emitido pela Casa da Moeda.
Vamos aguardar o fim das Olimpíadas aqui no Rio.
A afirmação que tive aqui que o valor seria em torno de R$ 46,00 mas não sei se o valor final ou ainda acrescentar os outros valores de taxas e contribuições
A grande pergunta é , aquisição ( Historico escolar ) copia autenticada como era antes ou talvez seja ainda , ou pega a copia autenticada e faz o apostilamento ?
Desculpa a ignorância da pergunta , ficou um pequeno desvio esta informação em especifico do historico escolar
Pessoal. só complementando a informação que não coloquei completa. Estou tirando a cidadania da minha mãe via consulado em São Paulo. Já havia tirado todos os documentos antes do Haia e encaminhei por volta do dia 10 para o consulado. Porém o consulado daqui leva em média 30 dias para conferir os documentos e enviar para Portugal. Portugal irá aceitar? Eu não tinha como simplesmente como guardar os documentos pois gastei dinheiro pra tirá-los e alguns deles estavam dentro da validade de 1 ano e eu não os tirei novamente. Sendo bem sincera eu acho que eles tem que aceitar a partir da data dos documentos. Se eu os tirei antes do Haia não tem pq não aceitarem. Acho um absurdo tudo isso.
nós aqui não fazemos nenhum processo via consulados. Terá que entrar em contato com eles e verificar se precisa trocar as certidões. Como os consulados enviam processos para Lisboa, que é o local mais burocrático, tenho dúvidas se aceitarão.
Pessoal uma duvida, as conservatorias estão pedindo algum documento a mais? tipo a copia do livro da certidão de nascimento? pois fui informado disso e o cartorio no RJ não quer fazer isso, todos os doc, já estão ok, estou entrando por Portugal.
Comentários
O histórico escolar deverá ser xerox autenticado.
Xerox autenticada do Histórico Escolar. Não precisa reconhecer a firmá de quem assinou o histórico.
Saiu no site do Estadão SP na sexta que o apostilamento vai custar R$ 97,73... Neste caso o valor será da certidão mais o apostilamento? (R$ 165,62)?
Porque já tenho todos os documentos em mãos e o Consulado do Rio acabou de me informar que agendamento só depois do dia 15 (até dia 19). Não entendi nada pois após a Apostilamento não é só no cartório? Eu perguntei isso a ela e ela repetiu essa informaçao do dia 15 ao dia 19.
Acabei de tirar 3 certidoes de inteiro teor: 2 de nascimento e 1 de casamento. Então não vou perdê-las com as novas regras. Bastará eu levá-las aos cartórios e pedir o apostilhamento?
http://www.anoreg.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27091:exclusivo-anoreg-br-divulga-video-tutorial-sobre-o-sei-apostilamento-aprovado-pelo-cnj&catid=19:destaque&Itemid=180
não sei se vc escreveu para mim, porque tem outra Márcia nesta discussão, mas vou responder.
O reconhecimento da firma servia para a legalização do consulado.
Os consulados têm as assinaturas dos cartórios da área de abrangência e reconhecem aquela assinatura, tanto que qdo vc escolhe a opção no menu do consulado é "Legalização de documentos - reconhecimento de assinatura". Lembra?
Lembro sim...
Mas eu tinha a dúvida se precisaria agora com esse.novo sistema ter que reconhecer a firma de quem assinasse os diplomas ou se a apostila ja resolveria tudo.
Obrigada mais uma vez.
me desculpem a ignorância no assunto mas pra mim ainda é um mundo novo e um tanto quanto complexo.
Questionei CRC de tondela em relação a documentação necessária para dar entrada no processo de atribuição.
O retorno foi:
Ex.º Senhora:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (reprográfica) e legalizada da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura.
Dentro dessa nova regra, o que muda no envio das documentações?
Pelo que eu entendi é que os documentos que informam a necessidade de LEGALIZAR eu irei apostilar?
Ou seja solicito o a certidão de nascimento repodráfica e depois apostilo e assim por diante?
Apostilar substitui a legalização? ou nada a ver?
Obrigada!
A partir de 14/8 as certidões para terem validade no exterior deverão ser apostiladas, não serão legalizadas no Consulado como atualmente. As Conservatórias ainda estão aceitando as legalizadas no Consulado. Porém, para quem está providenciado a documentação compensa aguardar o sistema de apostilamento.
Estou com todos os documentos e formulário preenchido, além de já pago.
E eles estão pedindo pra esperar dia 14/08.
Pergunto se eles vão aceitar ou não pq todos os documentos já estão tirados!
Você está pensando em mandar para que conservatória? E é processo de que?
Envie o seu processo se você consegue legalizar no Consulado antes do dia 14/08 e atende as exigências da Conservatória escolhida, Estamos aconselhando a esperar quem ainda não solicitou as certidões, afinal elas não estarão prontas antes do dia 14.
Sabe que prazo seria esse ? Li que para a Itália servirão até o fim do ano.
Mas e pra Portugal ?
Obrigada.
Estou preparando 3 processos e tenho quase todos os documentos prontos (legalizados no Consulado), contudo não haverá tempo hábil para enviar para Portugal. Minha dúvida é se perderei todo o investimento e terei de refazer toda a documentação? Ou se poderei dar continuidade com eles dessa forma mesmo? Além disso tive um RG que retornou por falta do Sinal Público do Signatário e devo legalizá-lo no Consulado ou aguardar?
Obrigado pela ajuda.
Os documentos legalizados no Consulado antes do dia 14/8 serão aceitos pelas Conservatórias durante um tempo. Envie logo.
Só para compartilhar a informação, pois hoje fui ao cartório para realizar o apostilamento da cópia autenticada de um RG e fui informado que o procedimento está levando 5 dias e é obrigatório a apresentação do documento original.
Abraço!
Qual é o cartório e em que cidade/estado se localiza?
Vamos aguardar o fim das Olimpíadas aqui no Rio.
A afirmação que tive aqui que o valor seria em torno de R$ 46,00 mas não sei se o valor final ou ainda acrescentar os outros valores de taxas e contribuições
Desculpa a ignorância da pergunta , ficou um pequeno desvio esta informação em especifico do historico escolar
Estou tirando a cidadania da minha mãe via consulado em São Paulo. Já havia tirado todos os documentos antes do Haia e encaminhei por volta do dia 10 para o consulado. Porém o consulado daqui leva em média 30 dias para conferir os documentos e enviar para Portugal. Portugal irá aceitar? Eu não tinha como simplesmente como guardar os documentos pois gastei dinheiro pra tirá-los e alguns deles estavam dentro da validade de 1 ano e eu não os tirei novamente. Sendo bem sincera eu acho que eles tem que aceitar a partir da data dos documentos. Se eu os tirei antes do Haia não tem pq não aceitarem. Acho um absurdo tudo isso.
nós aqui não fazemos nenhum processo via consulados.
Terá que entrar em contato com eles e verificar se precisa trocar as certidões.
Como os consulados enviam processos para Lisboa, que é o local mais burocrático, tenho dúvidas se aceitarão.
https://globoplay.globo.com/v/5254105/