temos pedido muito para que não escrevam para as conservatórias, em função do volume de serviço, e principalmente depois da implementação das novas regras.
Veja se o email que você recebeu de Tondela não é o mesmo que escrevemos? A documentação de atribuição é a mesma, e o que muda é a certidão do requerente e a cópia autenticada do RG, que passa a ter que ser legalizada também.
Numa outra resposta, a conservadora foi muito prestativa e sem eu pedir levantou o número de registro do assento de nascimento do meu pai, bem como a sua a origem/localização.
Antes de mais nada, o xerox autenticado do RG foi LEGALIZADO no consulado? As Certidões de Nascimento são do tipo INTEIRO TEOR COM CÓPIA REPROGRÁFICA?
Primeiro você precisa fazer o Vale Postal (Finalidade= MANUTENÇÃO DE RESIDENTES / Destinatário=IRN.IP com o endereço completo da conservatória / Remetente=é o requerente no formulário 1C).
Depois do vale pronto, pagar, anotar a numeração no 1C, tirar xerox e anexar a xerox ao processo.
Boa noite Theresa, estou com a certidão de inteiro teor e com o RG, e ambos foram legalizados na sexta-feira 22/7 no Consulado de Portugal-RJ. Lá, ninguém me questionou sobre cópia reprográfica. Que cópia seria essa?
Depois de anotar o número do vale no 1C e anexar o xerox do vale aos documentos, é hora de postar os documentos.
Solicite o envelope plástico do Sedex EMS (já incluso no preço) e anote o Destinatário (CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE........... além do endereço completo).
Muito obrigado, Theresa e Marcia. Estou pensando em desistir de enviar para Tondela e penso em tentar PD ou Ovar. Sabem se estas conservatórias estão lentas? Existe alguma outra que aceite somente a certidão de inteiro teor sem cópia reprográfica?
Marcia, lendo o post desse link que você mandou parece que tanto Tondela, Ovar como Ponta Delgada, exigem Certidão de nascimento da pessoa a registar de inteiro teor, por cópia reprográfica. Concorda?
Se você é de São Paulo será exigido certidões reprográficas para qualquer das Conservatórias que você citou, sendo que Tondela só aceita esse tipo de certidão, mesmo que suas certidões tenham os selos de fiscalização. Se for de um estado que tem o selo de fiscalização poderá enviar para Ovar pois, Ponta Delgada estará encerrando as atividades dia 31/08. Seu processo corre o risco de bater lá e voltar para o Continente, no caso Gaia.
Certidões de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") devidamente ser legalizadas pelo Consulado
Ovar exige a transcrição de casamento mesmo que o pai português tenha sido o declarante.
@THERESALIMA ENTÃO A MINHA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR ORIGINAL SEM SER COPIA DO LIVRO DE REGISTRO NÃO VALE NADA PARA A CONSERVATÓRIA DE TONDELA? TEREI DE PEDIR QUE SEJA FEITA A COPIA DO LIVRO E AUTENTICAR A ASSINATURA DO ESCREVENTE E MANDAR PARA O CONSULADO PARA LEGALIZAR, AI SIM POSSO ENVIAR PARA A CONSERVATÓRIA DE TONDELA?
@Juliana Estou com o mesmo problema que você. Pra mandar pra Tondela terei que tirar nova certidão de tirar nova certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e voltar ao Itamaraty e ao Consulado Português. E pagar tudo novamente, claro. Pra fugir disso estou pensando em mandar para Ovar, mas aí precisarei transcrever o casamento de meus pais.
Comentários
temos pedido muito para que não escrevam para as conservatórias, em função do volume de serviço, e principalmente depois da implementação das novas regras.
Veja se o email que você recebeu de Tondela não é o mesmo que escrevemos?
A documentação de atribuição é a mesma, e o que muda é a certidão do requerente e a cópia autenticada do RG, que passa a ter que ser legalizada também.
Já estou com os documentos legalizados pelo consulado e prontos para serem enviados para a Conservatória de Tondela.
Como procedo agora com o vale postal e com os documentos? São duas operações separadas?
Pelo que eu entendi das informações que li até agora seriam os seguintes passos:
1- Nos correios (de preferência numa agência não franqueada), pago €175 pelo vale postal que deverá ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
1A- Qual das finalidades eu coloco? Tenho lido que as pessoas têm tido dificuldades neste ponto.
2- O número do vale postal gerado eu preencho no quadro 6, opção 2 do formulário 1C (já legalizado pelo consulado).
3- Coloco todos os documentos no envelope e envio para o mesmo endereço do vale?
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
4- Qual o tipo de envio que escolho? Fiz uma simulação no site dos correios e a opção de Sedex Mundi não estava disponível.
Obrigado.
Antes de mais nada, o xerox autenticado do RG foi LEGALIZADO no consulado? As Certidões de Nascimento são do tipo INTEIRO TEOR COM CÓPIA REPROGRÁFICA?
Primeiro você precisa fazer o Vale Postal (Finalidade= MANUTENÇÃO DE RESIDENTES / Destinatário=IRN.IP com o endereço completo da conservatória / Remetente=é o requerente no formulário 1C).
Depois do vale pronto, pagar, anotar a numeração no 1C, tirar xerox e anexar a xerox ao processo.
PD e Ovar aceitam as certidões de nascimento de INTEIRO TEOR do RJ normalmente.
Solicite o envelope plástico do Sedex EMS (já incluso no preço) e anote o Destinatário (CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE........... além do endereço completo).
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp
Se você é de São Paulo será exigido certidões reprográficas para qualquer das Conservatórias que você citou, sendo que Tondela só aceita esse tipo de certidão, mesmo que suas certidões tenham os selos de fiscalização. Se for de um estado que tem o selo de fiscalização poderá enviar para Ovar pois, Ponta Delgada estará encerrando as atividades dia 31/08. Seu processo corre o risco de bater lá e voltar para o Continente, no caso Gaia.
O processo é rápido lá?
Ovar aceita as certidões com selos, inteiro teor, com firma reconhecida e legalizadas. Só que, exige a transcrição de casamento dos pais.
Obrigado, Mariza.
OVAR
Certidões de inteiro teor, com a firma reconhecida do notário que a assina e que contenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital") devidamente ser legalizadas pelo Consulado
Ovar exige a transcrição de casamento mesmo que o pai português tenha sido o declarante.
Ovar aceita pedido de análise prévia de documentos?
ENTÃO A MINHA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR ORIGINAL SEM SER COPIA DO LIVRO DE REGISTRO NÃO VALE NADA PARA A CONSERVATÓRIA DE TONDELA?
TEREI DE PEDIR QUE SEJA FEITA A COPIA DO LIVRO E AUTENTICAR A ASSINATURA DO ESCREVENTE E MANDAR PARA O CONSULADO PARA LEGALIZAR, AI SIM POSSO ENVIAR PARA A CONSERVATÓRIA DE TONDELA?
devido ao período de férias, só voltarão a fazer análise de documentos por email a partir de 15/09.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-e-acp
Pra fugir disso estou pensando em mandar para Ovar, mas aí precisarei transcrever o casamento de meus pais.
O pessoal que não tem pressa não quer esperar até 14/8 para ver se depois da Apostila de Haia Tondela aceite as certidões como antes?
O problema é que Tondela está afogada em processos...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/53719/#Comment_53719
Qual conservatória, na sua opinião, está mais desafogada no momento?